Centro Histórico Arraial D Ajuda

Inverno em Porto Seguro: Como Curtir as Atrações?

Muita praia, um lindo mar, clima de férias, um sol ótimo para se bronzear… tudo isso combina muito com o verão, mas você já pensou em passar o inverno em Porto Seguro?

Apesar de Porto Seguro ser mais procurada durante os meses mais quentes e ensolarados, sabemos muito bem que o inverno no Brasil, principalmente no Nordeste, não é marcado por temperaturas baixas, neve nem nada do tipo.

Assim, muitos pontos turísticos não sofrem com uma mudança tão grande de clima durante os meses menos quentes e isso se aplica também ao litoral baiano.

Ainda, a baixa temporada pode propiciar momentos de mais calma e tranquilidade, tendo em vista que menos festas acontecem e um público menor marca presença nas vilas e praias da região.

Além disso, lugares como Trancoso e Arraial d’Ajuda oferecem preços mais baixos fora dos meses de verão.

Isso torna mais fácil achar uma hospedagem confortável que caiba no seu orçamento.

Um fator negativo que pode te afastar de Porto Seguro durante o inverno é a questão de alguns estabelecimentos fecharem durante os meses com menos movimento.

Todavia, isso não acontece em todos os meses do inverno, tendo em vista que alguns feriados e fins de semana praticamente se equiparam aos períodos de maior procura durante o verão.

Por fim, um detalhe curioso é que o período de chuvas da região não é totalmente no inverno, então você poderá escolher meses com menos calor e também com pouca chuva.

Outros fatores também podem impactar na sua programação e por isso reunimos diversas dicas para curtir o inverno em Porto Seguro!

Porto Seguro durante o inverno

Ir para Porto Seguro sem visitar algumas das suas famosas praias seria um grande desperdício, certo?

Por isso, muitos acabam se preocupando com o clima de lá em períodos que não sejam verão.

Mas, ao analisar estatísticas e seguindo os relatos dos locais, nem todos os meses de inverno apresentam tempo fechado.

E mesmo nos meses em que chove mais, o céu costuma se abrir após alguns dias.

De julho a setembro, em Porto Seguro

Tendo em vista que o inverno se inicia no final de junho e vai até o fim de setembro, são 3 meses que devem ser avaliados.

O primeiro mês de inverno, julho, é o menos recomendado, com pancadas constantes de chuvas elevando a média a 176mm mensais.

Ou seja, se decidir visitar Porto Seguro em julho, certamente vai enfrentar muitas chuvas.

Ainda, por conta disso, algumas praias e atrações naturais ficam inacessíveis, além do acesso para o município e o transporte interno ficarem prejudicados, pois muitas estradas e ruas não são pavimentadas e acumulam bastante lama.

Já durante agosto e setembro a situação muda, com muito mais sol, mas sem tanto calor.

Nesses meses, o tempo irá favorecer uma programação praiana sem altas temperaturas, sendo especialmente recomendados para quem não gosta ou não pode sofrer com dias mais quentes.

Adicionalmente, o mar de agosto é perfeito para o surfe e outros esportes radicais, com ondas que permitem a prática sem oferecer perigo.

Já em setembro, as temperaturas começam a subir, mas nada exagerado.

A chuva e o tempo fechado não são constantes, principalmente durante a primeira metade do mês.

Por isso, nada de esquecer o protetor solar!

Ah, outra dica: embora seja muito difícil sentir frio durante o dia, o inverno em Porto Seguro pode trazer temperaturas mais baixas durante a noite, com mínima de até 15 ºC.

Por isso, é melhor colocar algumas roupas mais compridas na mala, como casacos e calças, por via das dúvidas.

Assim, você não vai sofrer com ventos gelados durante os passeios noturnos.

Mas nada muito grosso, afinal, muito raramente a temperatura local chega aos 10 ºC.

As melhores atrações durante o inverno em Porto Seguro

Não é só porque as temperaturas estão mais baixas que Porto Seguro deixa de ser um dos destinos mais divertidos do Brasil!

Além das lindas praias, muita gente bonita e passeios espetaculares, esse local da Bahia também possui um centro histórico maravilhoso e com certeza vai se tornar um dos seus destinos preferidos!

Por isso, veja agora 7 atrações que valem a pena serem visitadas em Porto Seguro!

1. Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Mesmo no inverno, as praias baianas são incomparáveis com qualquer outra do Brasil. E em Porto Seguro, uma se destaca: a Praia do Espelho.

Localizada entre Trancoso e Caraíva, esta praia tornou-se famosa pelo mar cristalino e muito tranquilo.

Ainda, as maravilhosas falésias naturais compõem uma paisagem deslumbrante.

Sua faixa de areia tem grande extensão, com alguns lugares mais desertos e outros mais habitados.

Também, quando o nível do mar está mais baixo, piscinas naturais se formam entre os corais, sendo perfeitas para quem não sabe nadar ou para famílias com crianças.

Por ser uma praia super famosa, não é difícil achar um hotel ou pousada confortável por lá, principalmente na baixa temporada.

Todavia, caso você esteja indo nos meses de inverno com menos turismo, em semanas sem feriados ou distantes das férias escolares, será melhor buscar informações sobre quais estabelecimentos estão funcionando.

Como algumas épocas são de baixíssima procura por parte de viajantes, diversos lugares costumam suspender o funcionamento, retornando somente na alta temporada.

2. Observação de baleias jubarte

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

De julho a outubro, baleias jubartes de todo o planeta costumam procurar águas quentes como destino para seu período de reprodução.

Dessa forma, esse mamífero marinho que pode chegar a mais de 15 metros de comprimento e cerca de 40 toneladas viaja milhares de quilômetros em busca do parceiro ideal.

Sabe qual é um dos locais preferidos desses animais majestosos durante essa época?

Isso mesmo: o mar de Porto Seguro!

Assim, mesmo durante o inverno brasileiro, as águas do litoral baiano costumam ter a temperatura elevada que as baleias tanto amam.

Com isso, um grande número delas costuma passear em regiões próximas ao município e a observação desse fenômeno é um dos melhores passeios que você poderá fazer durante o inverno.

Ainda, este é um passeio cuja programação prévia é vital, tendo em vista que não é possível prever com 100% de certeza os momentos de aparição.

Para conseguir vê-las, é preciso estar acompanhado de um guia com experiência e equipamentos de segurança.

Os mais recomendados por quem costuma aproveitar a atração são os biólogos cuja área de pesquisa envolve justamente o estudo das baleias.

3. Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Na alta temporada, Trancoso costuma ser um dos lugares mais procurados por conta das suas paisagens paradisíacas e dos luxuosos resorts e hotéis localizados por lá.

Já no inverno, esse distrito de Porto Seguro se torna um recanto de tranquilidade e calmaria, com preços mais acessíveis e praias desertas.

Mais especificamente, a linda vila chamada de Quadrado, no centro de Trancoso, é o destino perfeito durante os meses de julho a setembro.

Fundada por pescadores, o lugar ainda mantém a atmosfera rústica e litorânea, com diversos estabelecimentos usando os prédios originais, que antes serviam de domicílio para os trabalhadores do mar.

A famosa Igreja de São João Batista, fundada em 1656, foi construída no centro do Quadrado e possui uma linda vista para o mar.

Por esse motivo, muitos a escolhem como cenário para casamento, principalmente nos meses mais calmos do inverno.

Também, a atmosfera rústica pode não aparentar, mas muitos bares e restaurantes de lá são comandados por chefs premiados, com cardápios muito sofisticados.

Um ponto positivo de visitar o Quadrado durante os meses de inverno é a facilidade de encontrar hospedagem, tendo em vista que mesmo os lugares mais procurados não costumam lotar.

É até possível encontrar boas promoções mesmo em um hotel mais luxuoso.

Por fim, uma das dicas principais é procurar as previsões meteorológicas antes da sua ida para o Quadrado ou mesmo para uma das praias de Trancoso.

Como não há estradas pavimentadas ou estruturas semelhantes, o transporte sempre é feito por mar ou por estradas de barro.

Quando ocorre muita chuva, fica bem complicado voltar para a cidade, seja de carro próprio ou por transporte público.

Caso você tenha se interessado e deseje passar sua lua de mel por lá, falamos sobre o assunto nesse post.

4. Recife de Fora

Recife de fora
Fonte: redmktg (Flickr)

Que tal conhecer a natureza local? Um dos passeios mais incríveis disponíveis em Porto Seguro é a visita de barco a Recife de Fora.

O lugar é uma espécie de reserva ambiental para a fauna e flora marinhas, com cerca de 17 km² de tamanho.

Nas áreas onde a visitação é permitida, você poderá observar desde corais mega coloridos com peixinhos super simpáticos até grupos de golfinhos e outros bichos maiores.

Para os mais aventureiros, há mergulhos com cilindro ou com snorkel, permitindo ver ainda mais de perto as belezas naturais.

5. Visitas às tribos locais

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira
Fonte: Mandy Canhestro (Flickr)

Muito antes da chegada dos portugueses ou mesmo dos pescadores, Porto Seguro já abrigava diversas tribos com culturas, histórias e idiomas únicos.

Algumas delas vivem por lá até os dias de hoje e permitem visitas aos seus locais de moradia.

A mais famosa delas é a tribo pataxó, que vive na Reserva da Jaqueira.

A reserva da Jaqueira abriga 827 hectares de mata atlântica, protegida por leis federais e fiscalizada por órgãos públicos.

Na aldeia presente em seu interior, 34 famílias recebem de segunda a sábado turistas que desejam conhecer seus costumes.

Os passeios oferecidos são chamados de vivências e podem incluir desde rápidas experiências que duram cerca de 3 horas até o Kãdemãvey, onde a tribo realiza uma cerimônia de casamento para os visitantes!

Dependendo da programação escolhida, será possível experimentar rituais de purificação, banhos de rio, pinturas faciais e a deliciosa culinária pataxó, com ingredientes locais e técnicas ancestrais.

6. Passeio pelo centro histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Ana Paula Hirama (Flickr)

Você sabia que Porto Seguro foi o local de chegada dos primeiros portugueses no Brasil?

No longínquo ano de 1500, Pedro Álvares Cabral e sua comitiva desembarcaram no litoral baiano, mudando para sempre a história do Brasil e do mundo.

Ou seja, por conta dessa forte relação com a chegada dos europeus, Porto Seguro abriga diversos prédios e lugares históricos, abertos para visitação do público.

Um dos lugares mais famosos nesse sentido é a Cidade Alta, onde os portugueses fixaram o Marco do Descobrimento, símbolo do poder da família real portuguesa.

Ali também foram construídas a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, em 1535, e a Igreja de São Benedito, em 1551.

Um pouco mais afastado, o farol de Porto Seguro também é outro ponto turístico histórico, apesar de ser mais moderno – foi inaugurado em 1907.

Muitos optam por fazer o passeio chamado de “rota do descobrimento”, passando por todos esses lugares e também visitando museus, lojinhas de artesanato e paisagens naturais.

Outro benefício do passeio é o acompanhamento de guias, que irão contar as histórias e curiosidades sobre cada local.

7. Arraial d’Ajuda

Arraial D'Ajuda à noite
Fonte: Rômulo Ferreira (Flickr)

Com um clima muito agradável, Arraial d’Ajuda é um lugar quase obrigatório para quem está indo para Porto Seguro.

Ou seja, mesmo no inverno, tanto um passeio rápido quanto uma estadia de alguns dias por lá vão valer muito a pena.

Se você estiver hospedado no centro da cidade em Porto Seguro, será possível chegar em Arraial por meio da balsa.

Lá, os dias têm bastante sol, calor na medida certa e bares na beira da praia.

Já a noite costuma ser um pouco mais agitada, com muitos quiosques e shows de música ao vivo.

Se sua viagem acontecer nos meses de baixa temporada, isso será menos perceptível, mas ainda vai ser divertido encontrar brasileiros e até estrangeiros de diferentes países.

Dicas finais para curtir o inverno em Porto Seguro

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo!

Percebeu que, mesmo no inverno, Porto Seguro é um ótimo lugar?

Como pontos positivos, a economia em gastos com hotel e a tranquilidade são os melhores motivos para ir até lá na baixa temporada.

Também não será necessário colocar casacos pesados e botas na mala, já que o clima não é muito diferente dos meses de verão.

Assim, se você pretende ir para Porto Seguro em julho, ou em qualquer outro mês, veja nossos posts sobre como arrumar a mala e quanto custam as viagens para lá!