Itacaré ou Morro de São Paulo: Como Escolher o Melhor Destino?

Há uma grande questão levantada pelos turistas, principalmente para aqueles que não podem ficar por muito tempo na região, que é: Itacaré ou Morro de São Paulo? Qual o melhor destino para se visitar?

A Costa do Dendê abriga uma imensidão paradisíaca única, com praias de areias brancas e águas cristalinas e matas verdejantes, mas é claro que nem todos os lugares compartilham exatamente as mesmas características.

Vamos analisar, agora, qual o melhor local para atender suas expectativas de viagem.

Morro de São Paulo e Itacaré: os detalhes que fazem a diferença

Apesar de possuírem diversas praias que compõem o visual local, Itacaré e Morro de São Paulo contam com diversos pontos singulares que ajudam a determinar o público ideal para cada destino.

Para aqueles que buscam um lugar com mais eventos e festas noturnas, além de uma experiência mais “gourmet” e águas mais mansas, o Morro de São Paulo certamente é o local que se encaixa perfeitamente nos requisitos.

Já para aqueles que queiram curtir uma experiência mais tranquila, aliada a eventos noturnos mais baratos, Itacaré suprirá melhor as suas necessidades.

Mas não se engane, os dois lugares oferecem uma gama enorme de atividades e eventos aos seus visitantes. Ou seja, o que muda é a intensidade e, é claro, os pontos em si.

Ambos os lugares contam com a presença ilustre da natureza. Entretanto, as diferenças ficam para os coqueiros, que são mais evidentes no Morro de São Paulo.

Enquanto isso, Itacaré possui a mata atlântica como vegetação predominante na região.

O melhor custo-benefício

Por oferecer uma experiência mais glamourosa, o Morro de São Paulo se torna uma opção mais cara, girando em torno de R$ 1.450,00 por pessoa durante 4 dias.

Vale lembrar que esse valor é praticado para dias convencionais.

Ou seja, não estamos falando de feriados prolongados, festas de fim de ano e a alta temporada local. Afinal, isso faz o valor facilmente dobrar.

Já em Itacaré, é possível passar os mesmos 4 dias com cerca de R$ 990,00, já que as pousadas são mais baratas e o comércio local é mais acessível.

Posts Relacionados

Quantos dicas ficar em Itacaré ou Morro de São Paulo?

O número de dias influencia diretamente nas experiências.

Assim, muitos acabam escolhendo os dias de forma errada, passando pouquíssimo tempo no local ou tempo até demais.

Por isso, decidimos aconselhar você sobre qual é o número ideal de dias para ficar em qualquer um dos dois locais.

Ambos os destinos de viagem podem ser visitados por 4 dias, já que os dois pontos turísticos são relativamente pequenos, e podem ter toda a sua extensão visitada por esse período.

No entanto, o ideal seria manter uma estadia de, pelo menos, 7 dias em Itacaré e 5 dias no Morro de São Paulo.

O número dos dias é baseado não só na visitação dos principais pontos de cada local, mas na qualidade de apreciação por parte do turista, assim como um tempo dedicado ao descanso.

Afinal, é ideal aproveitar a paz e tranquilidade de cada um dos lugares.

O que fazer em Itacaré?

Praia da Concha

Praia da Concha
Fonte: Samory Pereira Santos (Flickr)

Situada perto do centro de Itacaré, a Praia da Concha é de muito fácil deslocamento e apresenta uma grande variedade de barracas de praia em seu entorno.

Apesar de não ser uma das mais belas, o local vale muito a pena por conta de sua localização.

Rua da Pituba

Rua da Pituba
Fonte: Sônia Lima Brems (Flickr)

A Rua da Pituba é o principal centro comercial de Itacaré, tornando-se um ponto turístico extremamente necessário, se é que podemos dizer isso.

Composta por diversos bares e restaurantes, a rua ganha nova vida ao anoitecer. É quando recebe um grande número de visitantes, além de oferecer ótimas comidas e muita música ao vivo.

Costa do Cacau

Costa do Cacau
Fonte: Davi Brito (Flickr)

Sem dúvidas, um dos pontos turísticos mais visitados, a Costa do Cacau é a principal produtora da fruta no Brasil, ao lado de Ilhéus, a mais famosa cidade produtora do país.

O lugar oferece uma grande variedade de derivados, como sucos e drinks, mostrando que o sabor do chocolate não é a única coisa produzida pelo cacau.

Península de Maraú

Península de Maraú
Fonte: Vladimir Cordeiro (Flickr)

A Península de Maraú é um dos locais mais lindos da região, entretanto, ligeiramente afastado de Itacaré.

A região conta com praias exuberantes de areias brancas e águas de um tom azul-esverdeado cristalino.

Outro ponto que vale muito a pena visitar no local são as piscinas naturais de Taipu de Fora.

O que fazer no Morro de São Paulo?

O Farol de Morro de São Paulo

Farol de Morro de São Paulo
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

Inaugurado em 1855, o Farol de Morro de São Paulo foi considerado como um dos projetos mais modernos inclusos no litoral brasileiro.

Sendo mantido pela Marinha do Brasil, o farol conta com um mirante com uma vista belíssima para as matas e praias da ilha.

O caminho do farol é feito por uma trilha que se situa em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz, sendo considerada uma trilha bem tranquila, já que aproximadamente 10 minutos separam os visitantes do farol.

Primeira Praia

Primeira Praia
Fonte: Desconto ao cubo (Flickr)

Localizada bem perto do centro da ilha, a Primeira Praia é o primeiro ponto turístico a dar as boas-vindas aos visitantes.

Entretanto, a praia não conta com tantos quiosques ou restaurantes próximos.

Assim, seus únicos atrativos são as águas cristalinas do local e o ponto final da tirolesa do Morro de São Paulo.

O mais curioso da ilha é que a grande maioria das suas praias tem o nome de acordo com sua ordem de visitação. Ou seja, temos a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta praia.

Passeio de Volta a Ilha

O Passeio de Volta a Ilha é feito através de um barco, onde os turistas fazem um tour ao redor do arquipélago de Tinharé, cursando um trajeto que dura um dia inteiro.

A experiência é encantadora e vale muito a pena, mas saiba que você deverá reservar um dia inteiro para o trajeto.

Considerações finais

Bem, assim encerramos esse pequeno guia de viagens, mostrando as semelhanças e diferenças entre esses dois pontos turísticos da Bahia.

Portanto, chegou a hora de decidir qual dos dois lugares tem mais a ver com você e qual dos dois suprirá melhor as suas necessidades de destino de viagem.

Para conhecer um pouco mais da Costa do Dendê e de outros locais incríveis que só o Brasil oferece, não deixe de acompanhar outros textos aqui do Viagem Club para garantir um roteiro de viagens completo.