Lagoa do Bonfim

Lagoa do Bonfim: Prós e Contras – Vale a Pena Visitar?

A Lagoa do Bonfim fica a apenas trinta quilômetros de Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte. Sem dúvida, o lugar representa um espaço bastante tranquilo do município de Nísia Floresta.

Se você estiver visitando a região, valerá a pena encarar um trecho da estrada para conhecer a Lagoa do Bonfim. Apesar de contar com pouca infraestrutura, todos os turistas se sentem confortáveis por lá.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as informações mais relevantes do local. Boa leitura!

Localização

Onde fica?

Ao sul de Natal, no município de Nísia Floresta.

Além de ser a maior lagoa potiguar, abastece o sistema “Adutor Agreste Trairi Potengi”, contando com trezentos quilômetros de extensão total, suprindo um contingente populacional de cerca de duzentas e vinte mil pessoas.

Lugares próximos

  • Capela Santos Anjos;
  • Chácara Bonfim;
  • Iate Clube;
  • Rua das Castanholas.

Como chegar?

É possível chegar na Lagoa do Bonfim, partindo de Natal, utilizando a BR 101. Desde já, tenha em mente que o caminho todo levar cerca de uma hora.

Assim também, quando o percurso o levar para fora da rodovia, será necessário passar por estradas locais, com chão de terra em bom estado de conservação.

Além disso, uma boa parte do acesso é livre, de modo que você não terá nenhum problema para conseguir entrar.

Do mesmo modo, não há, infelizmente, passeios de buggy que façam paradas na Lagoa do Bonfim.

Isto é, o único modo de chegar é mediante transportes particulares. De antemão, vale ressaltar que a Lagoa do Bonfim se encontra em uma APA (Área de Proteção Ambiental).

Logo, alguns ambientes podem ter o acesso proibido, visando a proteção das características ecológicas da localidade. Dessa forma, fique atento a todas as sinalizações, respeitando esses tipos de limitações.

Principais características da Lagoa do Bonfim

Lagoa do Bonfim
Fonte: ALLAN TRIGUEIRO SOARES (Flickr)

A cidade de Nísia Floresta conta com algumas lagoas famosas e que se converteram em pontos turísticos para quem viaja pelo Rio Grande do Norte.

Nesse sentido, a Lagoa do Bonfim se destaca com seus mais de nove quilômetros quadrados.

Neste local, você encontrará cerca de oitenta e três milhões de metros cúbicos (considerando apenas a água).

Os visitantes que desejam descansar com os seus familiares e, ainda, refrescarem-se nos dias de intenso calor, consideram a Lagoa do Bonfim uma das melhores opções turísticas.

O período de cheia (que se estende de maio a julho) faz com que a Lagoa do Bonfim atinja volumes impressionantes, ultrapassando a marca de oitenta milhões de metros cúbicos.

Durante a época da seca, entretanto, esse volume cai significativamente, girando em torno de quarenta milhões de metros cúbicos.

Quais são os prós e contras da Lagoa do Bonfim?

Lagoa do Bonfim
Fonte: Enilton Kirchhof (Flickr)

A Lagoa do Bonfim, conforme mencionado, conta com uma infraestrutura pouco adequada para receber os turistas. Acima de tudo, o acesso é bastante complicado em certas partes, livres nas regiões menos movimentadas e impossível em outras.

Como a Lagoa do Bonfim fica em uma APA (Área de Proteção Ambiental), alguns trechos, até mesmo quando percorridos em caminhadas, não permitem acesso por motivos de conservação do meio ambiente e das especificidades de seu ecossistema.

Ao contrário, os turistas que procuram um local para o descanso, considerarão a Lagoa do Bonfim um verdadeiro paraíso.

Sempre que planejar uma viagem a esse destino, lembre-se da existência de poucas alternativas para a hospedagem (a maior parte das vagas podem ser encontradas nas casas de veraneios).

Em conclusão, se você almeja passar alguns dias na Lagoa do Bonfim, recomendamos fazer uma reserva antecipada para o seu descanso.

Há uma parte que os moradores chamam de “Prainha”. Essa área não deve faltar em sua programação.

Trata-se, em suma, de um espaço deserto e bem simples – que é pouco acessado pelos visitantes em seus passeios diários.

Há, nessa parte da lagoa, uma maior concentração de águas mais claras, calmas e sempre limpas.

Afinal, vale a pena conhecer a Lagoa?

Lagoa do Bonfim
Fonte: Marney Queiroz (Flickr)

Definitivamente, conhecer a Lagoa do Bonfim vale muito a pena: além de bela, ela é cercada por areias brancas e fininhas, com águas chamativas e de um lindo tom de azuis.

O local é excelente para o banho, pois essas águas são calmas e apresentam uma temperatura amena. Os visitantes que desejam encontrar atividades no local podem fazer agradáveis passeios de quadriciclo pelas areias.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que sim!

Continue acompanhando o Viagem Club para mais dicas de viagens pelo Brasil e pelo mundo. Até a próxima!