Lagoa do Japonês

Lagoa do Japonês no Jalapão: Conheça o Passeio

A Lagoa do Japonês no Jalapão cada vez mais ganha destaque entre os atrativos desse paraíso tocantinense.

Embora não esteja especificamente dentro do território do Parque Estadual do Jalapão, mas sim próximo às Serras Gerais, muitos visitantes incluem a lagoa no roteiro pela beleza única e proximidade a outros atrativos comuns, como é o caso da Pedra Furada.

A Lagoa do Japonês chama a atenção por possuir um complexo com um belíssimo lago e uma gruta alagada, ambos com águas extremamente cristalinas, perfeitas para atividades de mergulho.

Então, se você quer saber mais sobre esse maravilhoso ponto turístico do Tocantins, basta continuar acompanhando este conteúdo. Boa leitura!

Localização

🚗 Onde fica?

A Lagoa do Japonês no Jalapão fica localizada na Fazenda Sucuriú, na zona rural da cidade de Pindorama do Tocantins, a cerca de 35 km de distância da sede da cidade (para o sul), e distante 240 km de Palmas, capital do estado.

O acesso é pelas rodovias TO-030 e TO-130.

📍 Lugares Próximos

  • Pedra Furada do Jalapão;
  • Cachoeira do Soninho;
  • Arco do Sol.

Conheça a Lagoa do Japonês no Jalapão

Lagoa do Japonês
Fonte: Adriana Füchter – Adriana Fuchter (Flickr)

A Lagoa do Japonês é um dos grandes atrativos que integram o roteiro pelo Jalapão e pelas Serras Gerais, no Tocantins.

Dentro de um contexto geral, o destino ainda é pouco conhecido, mas cada dia mais o público passa a ter ciência desse pedaço de paraíso, escondido praticamente no meio do nada.

Diferentemente de muitos outros destinos ao redor do mundo, a Lagoa do Japonês no Jalapão é um complexo natural, formado por uma lagoa e por uma gruta, ambos de belezas únicas.

A lagoa ocupa a maior área do complexo e chama a atenção por suas águas rasas, transparentes, com uma coloração verde esmeralda.

Já a gruta, que fica localizada em um dos extremos do lago, é o ponto mais bonito, e apresenta águas cristalinas, mas com uma coloração azul, sendo um pouco mais profunda.

Assim, há um contraste e uma combinação espetacular entre esses dois pontos.

O verde da lagoa, aliás, acaba se tornando uma extensão da própria mata que cerca o lugar, muito bem preservada e que encanta por sua vivacidade.

Outro ponto importante é que por ser um atrativo localizado dentro de uma propriedade particular, paga-se um valor de entrada para aproveitar as belezas da lagoa. São R$ 40,00 por pessoa.

Local perfeito para mergulhos e banhos

Assim como o próprio atrativo, a água da Lagoa do Japonês no Jalapão é extremamente calma, refletindo bastante a tranquilidade do ambiente.

E por serem águas muito transparentes, oferecem as condições perfeitas para mergulhos, banhos, nados e outras atividades.

A dica, nesse caso, é levar máscaras de mergulho (ou alugar no local). Assim, será possível observar com calma o fundo da lagoa, que é repleta de peixinhos, outras estruturas de rocha e alguns troncos antigos enfeitando o lugar.

Quanto à profundidade do local, a lagoa é bem mais rasa, sendo possível aproveitar tranquilamente. O ponto mais fundo é na região da gruta, que atinge os 3 metros com água.

Uma gruta com formações espetaculares

Além de toda a beleza da lagoa em si, seu grande diferencial é justamente a gruta que está em uma de suas extremidades. Como mencionado, a cor da água nesse local é diferente (azul) da do restante do local (verde), além de ser mais profunda.

Tanto a área externa quanto a área interna da caverna são belíssimas, repletas de formações geológicas, esculpidas pelo próprio tempo.

No entanto, por questões de segurança, o acesso ao seu interior acontece apenas com o apoio do guia, que pode ser contratado no local.

Para chegar à gruta, aliás, é possível seguir nadando ou andando por dentro da lagoa. Essa é uma experiência incrível, sendo possível explorar melhor a região.

Outra alternativa também é seguir em um pequeno barco, sendo essa uma opção voltada apenas para quem quiser explorar a gruta interiormente, junto com o guia local.

Há uma tirolesa no local

Outro atrativo muito procurado por quem conhece a Lagoa do Japonês no Jalapão é a tirolesa local. Essa é uma opção perfeita para quem curte uma dose maior de aventura.

A tirolesa tem um cumprimento incrível de 300 metros de extensão, e oferece uma visão panorâmica da lagoa. Por isso, é uma oportunidade única de observar o lugar por um novo ângulo, e se encantar um pouco mais com suas belezas.

O valor, é claro, é pago à parte, custando R$ 30,00 por pessoa.

Infraestrutura adequada

Outro destaque para a Lagoa do Japonês no Jalapão é a sua infraestrutura. No local, além de itens como a tirolesa e barcos de transporte até a gruta, há também dois decks de observação da lagoa, de onde é possível ter uma visão espetacular do lugar.

Quanto à estrutura turística, é possível encontrar ainda um restaurante e um bar no receptivo. Assim, quem conhece a lagoa, se depara com condições adequadas de atendimento.

Por ser um destino mais de aventura, o Jalapão não é tão completo no quesito infraestrutura. Por isso, lugares como a Lagoa do Japonês se apresentam como diferenciais, trazendo mais conforto e sendo pontos de segurança rumo a outros atrativos também.

Outro ponto positivo a se destacar é que há também uma área de camping disponível na propriedade. Assim, quem prefere ficar acampado enquanto explora a região, encontra uma ótima opção neste destino.

Ambiente perfeito para fotos

A Lagoa do Japonês no Jalapão se apresenta como um ambiente muito adequado para fotos. O cenário é incrível e os decks oferecem ótimos pontos para fotografar.

Nesse caso, uma alternativa é contar com equipamentos para registros subaquáticos, que irão fazer a diferença nas águas da lagoa.

Por que o nome Lagoa do Japonês?

A título de curiosidade, a Lagoa do Japonês possui esse nome graças a um antigo proprietário do local. Como ele era de origem oriental, o lugar acabou ganhando esse nome.

Como chegar à Lagoa do Japonês no Jalapão?

Como mencionado, a Lagoa do Japonês fica no território da cidade de Pindorama do Tocantins, 35 km ao sul do município.

Nesse caso, para chegar ao atrativo, a melhor forma é seguir até Palmas, capital do estado, onde está o aeroporto mais próximo.

Depois, de carro, basta pegar a TO-030 até a cidade de Santa Tereza do Tocantins, e seguir pela TO-130 até Pindorama, passando por Ponte Alta do Tocantins.

De Pindorama, o acesso continua pela TO-130, com o trecho final sendo pela Estrada da Lagoa.

Um ponto importante, que vale a pena mencionar, é que o percurso entre Palmas e Pindorama do Tocantins agora está totalmente asfaltado, com boas condições de tráfego.

No entanto, a partir da área urbana da cidade são 35 km de estrada de terra, onde os trechos mais ruins são os 14 km da Estrada da Lagoa, que inclui até mesmo uma pequena serra.

Qual a melhor época para visitar a Lagoa do Japonês?

Como a principal atividade da lagoa é justamente o mergulho em suas águas cristalinas, é interessante conhecer o local em uma época fora do período chuvoso.

Afinal, as chuvas acabam deixando a água bem mais turva e, embora não impeçam a atividade, acabam retirando um pouco da qualidade que o local tem a oferecer.

Assim, os melhores meses para visitar são entre maio e setembro, que correspondem ao período de seca. Outro ponto positivo quanto à escolha dessa época é que as estradas estarão bem mais enxutas, facilitando o acesso ao destino.

Dentre esses meses, porém, vale a pena evitar o mês de julho, que compreende a época das férias. Isso porque é alta temporada na região e as vagas no lago estarão bem mais concorridas.

Dicas para aproveitar a Lagoa do Japonês no Jalapão ao máximo

Lagoa do Japonês
Fonte: RViana (Flickr)

1. Vale a pena fazer reservas com antecedência

A Lagoa do Japonês no Jalapão conta com um limite diário de visitação de 150 pessoas. O motivo é justamente o de oferecer melhores condições de comodidade no local e, principalmente, preservar o atrativo ao longo do tempo.

Por isso, vale a pena reservar uma vaga com antecedência, principalmente na época de alta temporada.

  • Telefone para contato: (63) 99240-8085

2.  Use sapatilhas para proteção dos pés

O fundo da Lagoa do Japonês conta com muitas pedras, dos mais variados tamanhos. E embora seja um espetáculo visual incrível, lembrando bastante os corais caribenhos, caminhar descalço não é nada recomendado.

Por isso, uma dica importante é trazer as próprias sapatilhas ou então alugar no receptivo do lago.

3. Atente-se ao horário de funcionamento

A visita à lagoa tem um horário de funcionamento bem definido e funciona sempre entre 8h00 e 18h00. Por isso, é importante ficar alerta quando for organizar o roteiro.

4. Faça uma visita à Pedra Furada do Jalapão

Falando em roteiro, uma forma muito comum dos turistas aproveitarem o dia pela região é visitar a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada do Jalapão no mesmo dia.

Geralmente, eles conhecem a lagoa pela manhã, almoçam no receptivo e seguem para a pedra na parte da tarde.

A distância entre os dois pontos é de 82 km, sendo preciso retornar por Pindorama e Ponte Alta do Tocantins.

A Pedra Furada, aliás, é um dos pontos turísticos mais visitados do Jalapão, se destacando por ser o melhor lugar para observar o pôr do sol na região, junto às Dunas do Jalapão.

Prós e contras da Lagoa do Japonês no Jalapão

Pontos positivos

Como pontos positivos, é impossível não mencionar a beleza incomparável do lugar, sendo compatível com paraísos mundiais, como o próprio Caribe.

A cristalinidade da água é impressionante (principalmente em épocas sem chuva), e a variação das tonalidades entre a água da lagoa e da gruta também é incrível.

Outro destaque é a própria estrutura do lugar que, como mencionado, não é algo tão comum ainda no Jalapão.

Há um restaurante, bar, banheiros, área de camping, decks, tirolesas e mais. Assim, o visitante poderá aproveitar bastante o passeio sem se preocupar com itens básicos.

Pontos negativos

Embora conte com mais de 200 km de acesso asfaltado, saindo de Palmas até a sede de Pindorama, os últimos 40 km para a Lagoa do Japonês no Jalapão são bem difíceis.

O ideal, pensando também no próprio roteiro pelo Jalapão, é seguir em um carro 4×4, que oferecerá melhores condições de locomoção pelas estradas de chão, sem maiores riscos de problemas no caminho.

Outro ponto negativo, por assim dizer, é que trata-se de um atrativo pago (são R$ 40 reais por pessoa). Além disso, o ingresso dá acesso apenas ao lago, não sendo permitido entrar na gruta sem o acompanhamento de um guia (que pode ser requisitado no receptivo).

A visita à Lagoa do Japonês no Jalapão vale a pena?

E como não poderia ser uma conclusão diferente, a visita à Lagoa do Japonês no Jalapão vale sim muito a pena.

Afinal, o local é belíssimo e entrega um conteúdo bem diferente de outros atrativos da região, com uma lagoa e uma gruta para mergulhos e banhos.

Não à toa, cada vez mais o destino ganha destaque entre os visitantes do Jalapão, que incluem o passeio no roteiro.

Vale lembrar, é claro, que uma forma bem atrativa de completar o dia é visitar também a Pedra Furada do Jalapão, perfeita para um fim de tarde.

Quer conferir outros conteúdos sobre os atrativos do Jalapão? Então veja o que o Viagem Club preparou para você!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.

FAQ

O que fazer na Lagoa do Japonês?

As principais atividades disponíveis para os visitantes da Lagoa do Japonês no Jalapão são o mergulho e o banho. Afinal, trata-se de um complexo de águas cristalinas, com tonalidades verdes (lago) e azul (gruta). Além disso, também é possível praticar outras atividades no local, como a tirolesa.

Em qual cidade fica a Lagoa do Japonês?

A Lagoa do Japonês no Jalapão fica localizada na cidade de Pindorama do Tocantins, estando a cerca de 240 km de distância de Palmas, capital do estado.