Das muitas viagens que casais fazem no decorrer da vida, nenhuma tem tanta importância quanto a lua de mel. E, sem dúvida, passar a Lua de Mel em Trancoso é uma experiência inesquecível.
É um momento maravilhoso de romance, descobertas e tranquilidade. Ainda, é uma oportunidade para os noivos descansarem após a correria do casamento.
Dessa forma, é muito importante escolher um destino que proporcione relaxamento e experiências únicas.
Poucos lugares são tão interessantes quanto Trancoso, uma vila muito apaixonante localizada em Porto Seguro, Bahia.
Assim, descubra como você e seu amor podem realizar seus sonhos na Lua de Mel em Trancoso!
O que fazer e onde ficar na sua Lua de Mel em Trancoso?
Trancoso oferece experiências para todo mundo.
Na baixa temporada, é uma das praias mais relaxantes da Bahia, sendo referência em hotéis, restaurantes e passeios por paisagens que te farão ter certeza que você encontrou o paraíso.
Já nos períodos mais badalados, o casal poderá aproveitar o cenário de natureza e mar através de festas incríveis, com atrações de todo o Brasil.
Reunimos, então, 10 dicas para uma experiência perfeita durante sua lua de mel.
1. Hospedagem para casais em Trancoso
Apesar de ser uma vila não muito grande, Trancoso conta com todo tipo de hotel e pousada para casais, em vários locais diferentes.
Com certeza, o mais famoso deles é o Quadrado de Trancoso. Charmoso, rústico e com um ar único, essa pequena parte do vilarejo foi fundada por pescadores e hoje é um dos locais mais procurados pelos turistas.
Por lá, você encontrará ótimas pousadas e um pôr do sol esplêndido. Outra vantagem do Quadrado de Trancoso é que ele fica a pouco mais de 15 minutos das praias dos Nativos e Coqueiros.
O restante da vila também é uma ótima opção, com outras opções de estadia e mais atrações. Dessa forma, Trancoso conta com lugares que vão do mais alto luxo até hospedagens em conta para orçamentos mais apertados.
Alguns destaques de hospdagem em Trancoso são:
- Uxua Casa Hotel & Spa;
- Soleluna Casa Pousada;
- Pousada Capim Santo;
- Casa La Torre Hotel Boutique;
- Pousada Big Bamboo.
2. Praia do Espelho
Agora que você já sabe onde ficar, está na hora de descobrir as principais atrações.
Claro, o principal motivo para passar a Lua de Mel em Trancoso é conhecer suas maravilhosas praias e podemos dizer que a Praia do Espelho é uma que você não pode perder.
Com suas falésias, uma longa faixa de areia e diversos estabelecimentos, muitos até escolhem o local como destino da sua viagem, se hospedando e passando todo o período nesse lugar paradisíaco.
E chegar lá não é difícil: seja de carro, lancha ou mesmo de ônibus, o acesso é super tranquilo.
3. Praia da Barra do Rio dos Frades
Quer um local mais isolado e tranquilo para conhecer durante a lua de mel em Trancoso? Então, essa é a praia certa.
Sem construções ou qualquer tipo de intervenção humana, a praia da Barra é o local de deságue do Rio dos Frades e possui um cenário bem único, com um manguezal ambientalmente protegido.
O único ponto negativo é a dificuldade para chegar, sendo mais recomendado aproveitar dias de maré baixa, já que o caminho até lá é repleto de água.
4. Praia de Patimirim
Para um romance mais radical, Patimirim é a praia da região mais procurada por surfistas.
Também isolada, aqui o casal vai poder desfrutar de um contato maior com a natureza, já que a mata local fica mais próxima da faixa de areia.
E quem não é fã de ondas poderá aproveitar as piscinas naturais formadas pelos corais.
5. Praia dos Coqueiros
Assim como a praia dos Espelhos, a praia dos Coqueiros é uma das mais procuradas, principalmente por sua infraestrutura totalmente preparada para os turistas.
Então, se você se hospedar no Quadrado, levará apenas 10 minutos de caminhada para chegar até lá.
Ali, o casal pode experimentar a cozinha baiana, seja em restaurantes mais caseiros ou em estabelecimentos com muita sofisticação.
6. Praia dos Nativos
Também resolvemos trazer mais uma praia local com diversos hotéis e pousadas para quem está indo passar a Lua de Mel em Trancoso.
Não é só o Rio de Janeiro que tem praias deslumbrantes. Na praia dos Nativos, há muitas belezas para admirar na presença do seu amor.
Além disso, o casal não irá se preocupar com deslocamento, alimentação ou diversão, tendo em vista que tudo está disponível no local. Pois é, tudo mesmo, como nos seus sonhos.
Ainda, na alta temporada será possível encontrar diversas festas promovidas pelos bares, enquanto na baixa temporada será interessante curtir o clima de vila de pescadores.
7. As melhores trilhas de Trancoso
Saindo um pouco das praias, Trancoso também oferece vários passeios ecológicos, onde vocês poderão descobrir os encantos da mata atlântica e percorrer a pé, a bicicleta ou a cavalo muitos caminhos em meio à natureza.
É tudo lindo, lindo mesmo.
O conhecido Parque Nacional do Pau Brasil, declarado patrimônio mundial pela Unesco, possui mais de 190 quilômetros de floresta selvagem, com cachoeiras e mirantes que vão ficar na sua memória.
Entre as matas nativas, também é oferecido o passeio de caiaque no Rio Trancoso.
Através dele, turistas podem aproveitar um trajeto de 30 minutos que começa na já citada mata atlântica e termina na linda praia dos Nativos.
8. A observação de jubartes em Trancoso
Assim como em outros lugares de Porto Seguro, o mar de Trancoso recebe a visita das magníficas baleias jubartes durante alguns meses do ano.
Dessa forma, se você for visitar o litoral sul da Bahia entre os meses de julho até outubro, busque por um passeio com esse objetivo!
Imagine só: se seu desejo é uma lua de mel marcante, nada mais memorável do que lindas baleias.
9. Rio da Barra
Outra área paradisíaca do litoral de Porto Seguro é o Rio da Barra.
Apesar de só ser acessível de carro, com certeza vale o esforço. Ainda, fica pertinho de Caraíva, vila vizinha que muitos visitam durante a lua de mel em Trancoso.
Acessível através de vários passeios saídos do Quadrado ou de algumas das praias próximas, Caraíva se diferencia pela atmosfera mais rústica e isolada.
Para se ter ideia, a energia elétrica só foi chegar por lá há não muito tempo.
Com isso, muitos casais que visitam Trancoso acabam também visitando a Caraíva, onde dizem ter vivido momentos maravilhosos.
10. Conheça a cultura local
Finalmente, Trancoso traz mais do que praias e outras maravilhas naturais: esse paraíso oferece um misto de culturas, indo desde as vilas pesqueiras a tribos indígenas que habitam o lugar há séculos.
Assim, é possível visitar a aldeia de Pataxós através de passeios guiados, onde o casal poderá vivenciar rituais, descobrir novas formas de arte e até experimentar o famoso peixe assado em folha de patioba e farinha de puba.
Já a cultura dos pescadores está presente em praticamente tudo, desde a culinária com ingredientes locais até a histórica igrejinha de Trancoso.
Inclusive, alguns se encantam tanto pela atmosfera da igreja que resolvem organizar o próprio casamento por lá!
Já pensou, casar e passar a Lua de Mel em Trancoso? Sem dúvida, deve ser uma experiência única.
Algumas outras dicas importantes para sua lua de mel
Depois de tudo isso, temos certeza que Trancoso entrou na sua lista de destinos para uma linda lua de mel.
Todavia, ainda há a parte prática da viagem, como custos, melhor época para visitar a região, qual tipo de serviço te proporcionará mais conforto, entre outras coisas.
Uma lua de mel em Trancoso é cara?
Dependendo do tipo experiência que você procura, Trancoso pode se encaixar em diferentes orçamentos.
Quer viver grandes momentos sem levar em consideração preços?
Muitos hotéis e restaurantes de lá estão entre os mais badalados do Brasil, oferecendo o máximo de luxo e exclusividade que um casal pode desejar.
Gastou tudo no casamento e precisa economizar na lua de mel? Pois isso também é possível em Trancoso.
Pousadas mais simples, com café da manhã incluído, restaurantes mais frequentados por moradores e passeios que podem ser feitos a pé ou com transporte público, como para a praia dos Nativos, estão na lista de atrações baratas.
Com isso, Trancoso está disponível para todos os públicos. É só vir e curtir!
Qual a melhor época para visitar Trancoso?
Durante o ano, o litoral baiano possui períodos de alta e baixa temporada.
A primeira vai desde dezembro até um pouco depois do carnaval, enquanto a baixa temporada é em todo o restante do ano, com exceção de feriados prolongados.
Aqui vão as principais diferenças entre os dois períodos:
- Primeiramente, isso irá impactar no seu orçamento, tendo em vista que a alta temporada possui estadias um pouco mais caras, o que é de se esperar;
- Também, a alta temporada de Trancoso é repleta de festas em show, mais voltada para quem quer uma viagem agitada. Ainda, pode ser complicado achar vagas em um ou outro hotel mais procurado;
- Além disso, se o seu desejo é ficar à beira-mar apenas apreciando a vista e a natureza, sem muita gente por perto, a baixa temporada é o período certo para você. Também vai ser mais relaxante não ter que dividir o espaço com dezenas de pessoas em barcos ou bares, não é?
Gostou das nossas dicas? Então, para mais ideias de passeios e viagens, veja mais conteúdo relacionado no Viagem Club. Esperamos que você curta muito.
Tem dúvidas ou sugestões? Mande um e-mail para a nossa equipe. Até mais!