Lugares Para Conhecer no Rio Grande do Norte: 20 Boas Opções

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Procurando os melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte? Neste artigo, apresentamos 20 excelentes opções para você incluir no seu roteiro de viagem!

Anúncios

Dessa forma, você faz a sua viagem valer a pena e guarda as melhores lembranças possíveis.

Contemplamos não só a capital, Natal, mas outras cidades encantadoras com atrações imperdíveis. Confira!

Conheça quais são os 20 melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

É importante destacar, antes de qualquer coisa, que as indicações não estão organizadas em roteiros para você conhecer os pontos turísticos. Para isso, recomendamos outros de nossos conteúdos.

Aqui não há ponto de partida ou chegada, apenas uma seleção de locais que você provavelmente vai querer conhecer ao longo de sua estadia.

1. Praia de Ponta Negra

natal em abril - praia de ponta negra
Créditos de Imagem: Grace Abelha (TripAdvisor)

A Praia de Ponta Negra está entre as praias mais famosas de Natal e de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Além da excelente infraestrutura e da água boa para banho e para a prática de esportes aquáticos, a Praia de Ponta Negra ainda tem uma vista privilegiada para um cartão-postal da capital: o Morro do Careca.

Conhecê-la é uma excelente oportunidade de se divertir na praia de várias maneiras diferentes, seja tomando um banho de mar, fazendo um passeio de Jangalancha ou curtindo a boemia na noite potiguar.

2. Baía dos Golfinhos

Baía dos Golfinhos - RN
Fonte: Rafael Vianna Croffi (Flickr)

Baía dos Golfinhos é o nome popular da Praia do Curral, que fica na região de Pipa, em Tibau do Sul.

Ela é um dos melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte porque por lá é possível ver golfinhos fazendo acrobacias em seu habitat natural.

Além disso, a praia é bastante sossegada, o que faz dela um bom lugar para tomar banho de mar e para levar crianças. A caminhada na orla, com vista para o mar e para montanhas, também é um diferencial!

3.Praia de Barra de Tabatinga

Praia Barra de Tabatinga
Fonte: Fagner (Flickr)

A Praia da Barra de Tabatinga é querida pelos turistas e potiguares por ser uma região tranquila, bonita e onde o mar é calmo.

Ademais, é possível ver golfinhos de lá, o que torna a ida a Nísia Floresta, no litoral sul, muito mais interessante.

Se visitar o estado do Rio Grande do Norte procurando por um lugar tranquilo e paradisíaco para relaxar, essa é uma ótima opção para você!

4. Dunas de Genipabu

vista das dunas de genipabu
Créditos de imagem: GenivalSF (TripAdvisor)

As Dunas de Genipabu não podiam faltar em nossa seleção de lugares para conhecer no interior do RN porque fazem parte de um parque turístico ecológico.

Para conhecê-las, você deve viajar até Extremoz, cidade que fica a aproximadamente 20 km de Natal.

Se fizer o passeio de buggy ou quadriciclo pelas dunas, com certeza aprenderá muito sobre a vegetação local.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup natal
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – NATAL/RN:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Além disso, poderá tomar um banho gostoso na lagoa que faz parte do complexo ou na Praia de Genipabu, que é uma das praias mais belas do município de Extremoz.

Destacamos ainda o esquibunda e o aerobunda, atividades que deixarão o seu dia nas dunas ainda mais divertido!

5. São Miguel do Gostoso

o que fazer em são miguel do gostoso
Créditos: Focus Fotografia Turística

São Miguel do Gostoso é um município do litoral norte do RN que vale a pena conhecer, mesmo não ficando tão próximo de Natal. A distância da capital é de cerca de 108 km.

A cidade é um dos lugares para conhecer no Rio Grande do Norte por ser o tipo de vilarejo encantador que faz os turistas se apaixonarem pelo simples e pelo rústico.

Ruas, casas e comércios têm uma decoração harmônica e colorida agradável aos olhos. Ademais, as praias não decepcionam, pois entregam o que esperamos de uma boa praia nordestina: águas mornas, um entorno paradisíaco e boa comida.

6. Barra do Cunhaú

Barra do Cunhaú
Fonte: Clarisse Carvalho (Flickr)

Outro município do Rio Grande do Norte que você deve procurar conhecer é Canguaretama, pois lá você terá acesso às belíssimas piscinas naturais de Barra do Cunhaú.

O Rio Grande do Norte é um estado conhecido pelas belas praias, lagoas e piscinas naturais.

Em um contexto em que há tanta abundância de atrações turísticas, Barra do Cunhaú se destaca por também ter arrecifes que formam belas piscinas naturais.

Por essa razão, o local também recebe o apelido de “Caribe brasileiro”.

Ainda sobre Barra do Cunhaú, os turistas se apaixonam pelo encontro entre as águas salgadas do mar com as águas doces dos rios Catú e Curimataú.

7. Lagoas de Nísia Floresta

Lagoa de Nísia Floresta
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

As Lagoas de Nísia Floresta são tão encantadoras que até chegam a roubar a atenção que os turistas dão às praias do Rio Grande do Norte.

Elas são verdadeiros paraísos isolados entre dunas, nos quais é possível aproveitar tanto um banho gostoso nas águas mornas quanto praticar uma imensidão de esportes aquáticos ou na areia.

Elas estão entre os melhores lugares para conhecer no interior do RN porque oferecem uma boa estrutura no que diz respeito à alimentação e ao lazer do turista.

Nesse contexto, se destacam a Lagoa do Carcará e a Lagoa de Arituba.

8. Praia do Amor

melhores praias de natal - praia do amor
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

A Praia do Amor fica na região de Pipa, em Tibau do Sul.

Ela é um dos lugares para conhecer no Rio Grande do Norte principalmente se você gosta de praticar esportes radicais.

Ao contrário de outras praias que apresentamos até aqui, a Praia do Amor tem o mar revolto, o que é excelente para quem é surfista, por exemplo.

9.  Cajueiro de Pirangi

Maior Cajueiro do Mundo
Fonte: Flavio (Flickr)

O Cajueiro de Pirangi é um dos principais pontos turísticos do estado do Rio Grande do Norte.

Ele fica no município de Parnamirim, que fica 12 km ao sul da capital.

Vale muito a pena conhecê-lo porque trata-se do maior cajueiro do mundo, com uma copa frondosa que se estende por vários quilômetros.

Em alguns momentos do ano, principalmente entre novembro e janeiro, é até possível comer o fruto que o maior cajueiro do mundo dá.

10. Ponta do Mel

Praia da Ponta do Mel
Fonte: JAN VAN DEN BOSCH (Flickr)

A Ponta do Mel faz parte do Pólo Costa Branca, no município de Areia Branca, em que ficam localizadas as salineiras de Mossoró e muitos sítios arqueológicos e paleontológicos.

Em especial, ela se destaca por ser um vilarejo em que o sertão encontra o mar. Não existe outro local no mundo em que isso aconteça.

11. Dunas do Rosado

Dunas do Rosado
Fonte: Delson Cursino (Flickr)

Ainda no Pólo Costa Branca, outro dos lugares para conhecer no Rio Grande do Norte é a Área de Proteção Ambiental das Dunas do Rosado.

Ainda pouco conhecidas pelo grande público, as dunas do local são coloridas porque sua composição reúne sedimentos de falésias vizinhas.

Para ver as dunas em um momento especial, não deixe de visitá-las perto do momento em que o sol se põe. A visão é cinematográfica!

12. Baía Formosa

pontos turisticos de natal - baia formosa
Créditos de imagem: Antonio Dantas (TripAdvisor)

Baía Formosa é um dos lugares para conhecer no RN para quem quer ter um contato profundo com a natureza, seja pela terra, seja pelo mar.

O município, que é uma vila de pescadores, fica 96 km ao sul de Natal.

As praias da região são excelentes para a prática do surf e de outros esportes aquáticos, enquanto em terra é possível conhecer lagoas e trilhas localizadas nos 2.365 hectares de Mata Atlântica e manguezal.

Por lá você encontra pontos turísticos importantes para o estado, como a Lagoa da Coca-Cola e a Mata da Estrela.

13. Parrachos de Maracajaú

natal em maio - parrachos de maracajaú
Créditos de Imagem: Bruno Soares dos Santos (Flickr)

Não poderíamos deixar de apontar os Parrachos de Maracajaú (veja aqui) como um dos lugares para conhecer no interior do RN.

Os parrachos ficam no município de Maxaranguape, que fica no litoral do estado do Rio Grande do Norte.

Quando a maré está baixa, é possível curtir as belas piscinas naturais que se formam na região, entre recifes de corais.

Para aproveitar o passeio, você tem a possibilidade de fazer um mergulho de snorkel ou com cilindro e ver a magnitude da fauna aquática de perto!

14. Barra de Punaú

Punaú
Fonte: Rosanetur (Flickr)

Barra de Punaú é o nome que se dá tanto a uma reserva de turismo quanto a uma praia que fica no município de Rio do Fogo.

O local é especial principalmente pelos contornos paradisíacos que os coqueiros e a vegetação natural dão à água. Lá, o Rio Punaú se encontra com o mar, o que torna o ambiente ainda mais especial.

15. Praia do Forte

praia do forte
Créditos de Imagem: Nailton Barbosa (Flickr)

Voltando à Natal, um dos melhores lugares para conhecer no RN é a praia do Forte, que tem uma excelente localização na capital.

Esta é uma das praias mais gostosas para banho com crianças, pois várias piscinas naturais se formam na areia.

Além disso, é nessa praia que fica o Forte dos Reis Magos, uma estrutura fundamental para a história do Brasil e que fica aberto para visitação.

16. Praia de Camurupim

Praia de Camurupim
Fonte: Hilmário (Flickr)

Ainda falando em praias com piscinas naturais, outra delas que você encontrará no estado do Rio Grande do Norte é a Praia de Camurupim, que fica em Nísia Floresta.

O diferencial aqui é que as piscinas e o mar são separados por arrecifes. Assim sendo, se formam várias enseadas ao longo de toda a extensão da praia, tornando-a ótima para banho.

As águas da praia são calmas e bastante mornas. Se você viajar com crianças, esse é um destino que elas vão aproveitar!

17. Praia da Pipa

natal em novembro - praia da pipa
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

A Praia da Pipa é um dos melhores lugares para conhecer no RN, principalmente no município de Tibau do Sul.

A região se caracteriza principalmente pelas falésias e coqueirais que contornam o mar.

Logo, a vista é bastante agradável. O pôr do Sol no dito “chapadão” é uma das atrações mais imperdíveis do local.

Vale destacar que a infraestrutura é razoável, pois há barracas, quiosques e até um mirante no local.

18. Praia de Tourinhos

praia de tourinhos
Créditos de Imagem: Ruma Sem Rumo (TripAdvisor)

Entre as praias do estado do Rio Grande do Norte, a praia de Tourinhos se destaca principalmente pelo horário em que o sol se põe.

O pôr do sol dessa praia é considerado um dos mais bonitos do Brasil.

19. Castelo Zé dos Montes

Castelo Zé dos Montes
Fonte: Alxarife Esteves (Flickr)

O Castelo Zé dos Montes é um cartão-postal do Rio Grande do Norte e, principalmente, do município de Sítio Novo.

A estrutura, que se assemelha a um castelo medieval, foi construída por um aposentado em um dos pontos mais agrestes do estado.

Zé dos Montes levou 36 anos até que Zé não pudesse mais finalizar a construção de seu castelo.

Contudo, mesmo inacabado, o local ainda é uma das atrações mais visitadas do estado até o presente momento.

O monumento, que tem mais de 100 compartimentos, foi construído após Zé receber algumas visões sobrenaturais.

20. Rio do Fogo

Rio do Fogo
Fonte: Márcia Procopio Rocuet (Flickr)

Para encerrar a nossa série de sugestões, indicamos que você visite o município de Rio do Fogo.

Ainda que já tenhamos falado sobre ele mais acima, chamamos a atenção para a cidade mais uma vez para recomendar a visita aos parrachos do Rio do Fogo, também conhecidos como Parrachos de Perobas.

Por lá você terá a oportunidade de nadar em uma piscina natural e ver a fauna marinha de perto.

O lugar é muito bonito e gera experiências marcantes para os turistas!

Qual desses lugares mais chama a sua atenção?

Esperamos que esse conteúdo tenha dado a você muitas ideias de lugares para conhecer no Rio Grande do Norte! Como você pôde ver, há muitos locais espetaculares para ver que ficam fora da capital.

Por esse motivo, é importante que, em seu roteiro de viagem, você não se limite à capital potiguar. Se o meio de transporte não for um fator limitante, permita-se viajar até destinos um pouco mais distantes.

O Rio Grande do Norte não vai decepcionar você!

Para mais conteúdos sobre o RN, continue acompanhando os conteúdos aqui do ViagemClub! Confira a dica e conheça a linda Lagoa Nova.

Perguntas frequentes

Quais as cidades turísticas mais conhecidas do Rio Grande do Norte?

Entre as cidades com atrações turísticas relevantes, Natal, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Extremoz são as mais conhecidas.

Quais são as melhores lagoas do Roteiro das Águas de Nísia Floresta?

Se destacam a Lagoa de Arituba, pela estrutura, e a Lagoa de Carcará pelo pôr do sol.

Quais são as praias mais famosas do Rio Grande do Norte?

A Praia de Ponta Negra, a Praia de Genipabu e as praias do balneário de Pipa estão entre as favoritas dos turistas. Elas apresentam mais infraestrutura e variedade de atividades.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Rio Grande do Norte