Maior Cajueiro do Mundo: Saiba Tudo, Prós e Contras de Visitar

O Maior Cajueiro do Mundo, presente no Rio Grande do Norte, a poucos quilômetros da capital, Natal, é um dos pontos turísticos mais visitados do estado.

Anúncios

A grandiosidade do pé de caju, que conseguiu crescer de forma descomunal, atrai turistas de diversas regiões do país e do mundo.

Anúncios

Assim, se você quer conhecer mais sobre o lugar, bem como os prós e contras da visitação, basta continuar a leitura.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Visita à São Miguel do Gostoso
  • Várias praias maravilhosas para relaxar e curtir
  • Surk, Windsurf, Kitesurf e passeio de Buggy para quem procura atrações únicas
Ver Passeio →
Parrachos de Maracajaú
  • Considerado como o "Caribe brasileiro", por sua beleza
  • Pratique mergulho e diversos outros esportes aquáticos
Ver Passeio →
Praia de Pipa
  • Suas incríveis praias fazem de Pipa um dos principais pontos turísticos do Brasil
  • Sinta-se em um estúdio cinematográfico ao visitar o centro de Pipa
Ver Passeio →
Passeio de Buggy em Genipabu
  • Dirija seu buggy pelas principais dunas de Natal
  • Encontra no passeio águas quentes, lagoas tranquilas de água doce e brias suaves
Ver Passeio →
City Tour por Natal
  • Ideal para quem deseja conhecer a cidade com mais calma
  • O City Tour busca, e lhe leva de volta, até sua hospedagem
Ver Passeio →
Passeio à Barra do Cunhaú
  • Praias, piscinas naturais e passeios de barcos para quem ama ficar na água
  • Para quem gosta de esportes radicais, Windsurf e Kitesurf são as opções certas
Ver Passeio →



Localização

🚗 Onde fica?

Avenida São Sebastião, sem número – Praia de Pirangi – em Pirangi do Norte, Parnamirim – município do Rio Grande do Norte.

📍 Lugares Próximos

  • Praia Pirangi do Sul (800 m);
  • Natal (12 km);
  • Praia de Pirangi (100 m);
  • Praia Pirangi do Norte (900 m).

Conhecendo o Cajueiro de Pirangi

Maior Cajueiro do Mundo
Fonte: João Antonio (Flickr)

O maior cajueiro do mundo localiza-se na Praia de Pirangi, no estado do Rio Grande do Norte.

O Cajueiro de Pirangi, como é conhecido, está devidamente registrado no próprio Guinness Book, o Livro do Recordes, desde o ano de 1994.

Para se ter uma ideia, são cerca de 8.500 m² de copa, o que é algo absurdamente grande. E, como todo esse tamanho, ele é capaz de produzir algo em torno de 70 mil frutas por safra.

Em outras palavras, são mais de 2,5 toneladas de caju por safra, apenas do cajueiro de Pirangi. Não à toa, trata-se de um dos principais pontos turísticos de Parnamirim e de toda a região da Grande Natal.

Turismo no local

O maior cajueiro do mundo realmente é uma área muito visitada, que atrai muitos turistas durante o ano. Afinal, não é em todo lugar da natureza que existe uma árvore com a magnitude do cajueiro de Pirangi.

Assim, trata-se de um ambiente que oferece também muito mais do que a visitação da árvore em si. Isso dado que, ao seu redor, há muitas lojas de artesanatos, por exemplo, com artes do município e da região.

Além do mais, há um mirante, com cerca de dez metros de altura, onde é possível tirar as melhores fotos da paisagem completa.

E outro ponto importante é que é possível caminhar pelas passarelas presentes na área do terreno ocupada pelo cajueiro. Então, dá para aproveitar bastante o espaço, ouvir as histórias contadas pelos guias turísticos e até mesmo saborear os cajus, na época de safra.

Fora isso, ainda é necessário levar em consideração que trata-se de uma área do litoral, com toda a beleza da praia de Pirangi.

Explicações para o crescimento da árvore

Esse gigante cajueiro da praia data ainda do ano de 1888, sendo de responsabilidade de Luís Inácio de Oliveira, que era pescador.

Inicialmente, tratava-se apenas de uma árvore comum, plantada normalmente como qualquer outro cajueiro.

Assim, não foi nenhum adubo especial ou químico que causou esse efeito de crescimento exagerado. No entanto, desde o início, cientistas da região já começaram a estudar o fenômeno raro que estava acontecendo, como solo, terreno, etc.

Então, a ciência pôde mostrar que o motivo que fez a árvore crescer de forma descomunal foram anomalias genéticas do próprio cajueiro.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup natal
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – NATAL/RN:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

A verdade é que os galhos do pé de caju crescem mais para os lados, assim, criam raízes ao tocar o solo. A planta não possui apenas um único tronco, mas sim várias ramificações. Por isso, é também chamado de “O Polvo”.

Mas engana-se quem acha que essa é uma anomalia única no mundo. Afinal, há outros exemplares, como o Cajueiro Rei, no Piauí, que inclusive já busca desbancar a árvore de Pirangi do Norte no Guinness Book.

Quais são os prós e contras do local?

Maior Cajueiro do Mundo
Fonte: Flavio (Flickr)

Pontos positivos

Estrutura

A estrutura do lugar, mas mantendo toda a harmonia com natureza, é um ponto a se destacar. Afinal, é possível caminhar pelas passarelas debaixo da árvore, tirar fotos do mirante, etc.

Além do mais, também há muitas lojinhas ao redor, bem como estacionamento (pago) para deixar os veículos.

Lazer

Quem vai conhecer o cajueiro, não se limita apenas a apreciar as belezas que o pé de caju gigante consegue proporcionar. Isso dado que a árvore está localizada em plena praia de Pirangi. Assim, dá para curtir toda a beleza e tranquilidade do litoral.

Pontos negativos

Entrada paga

Esse é um ponto negativo a se levantar, dado que o acesso à árvore não ocorre de forma gratuita. Assim, para conhecer o cajueiro gigante, plantado por Luiz Inácio de Oliveira, é necessário desembolsar R$ 8 de entrada.

De qualquer forma, o valor é baixo, não sendo um aspecto que vai fazê-lo desistir da experiência.

Vale ou não a pena conhecer o local mais famoso em Pirangi do Norte, no Rio Grande do Norte?

Maior Cajueiro do Mundo
Fonte: Juliana Baiocchi (Flickr)

Após observar fatores importantes sobre o maior pé de caju do mundo, é possível perceber toda a beleza que o lugar possui. Afinal, é uma experiência bastante diversificada, que não é encontrada em muitas atrações.

Por isso, vale muito a pena conhecer o lugar e tudo o que ele pode proporcionar. Embora não seja um ambiente de entrada gratuita, o valor cobrado é baixo.

Além do mais, fora a possibilidade de conhecer um dos pontos turísticos mais visitados do estado, também é possível aproveitar a praia de Pirangi.

Leia mais conteúdos relacionados no Viagem Club.

Perguntas frequentes

Quantos quilômetros tem o maior pé de caju do mundo?

O cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, é registrado como o maior pé de caju do mundo, com cerca de 8.500 mu00b2 de copa, o que equivale ao tamanho de 70 pés de caju. A árvore possui um perímetro de cerca 500 metros de extensão.

Qual o tamanho do maior cajueiro do Brasil?

O maior cajueiro do Brasil, na verdade, é também o maior pé de caju de todo o mundo, e conta com 8.500 mu00b2 de copa. Esse é o cajueiro de Pirangi, localizado no estado nordestino do Rio Grande do Norte.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Natal