Qual é a Melhor Época para ir a Ushuaia?

Ushuaia é considerada a cidade do fim do mundo, pois os argentinos a enxergam como a cidade mais ao sul de todo o continente americano; a mais próxima da Antártida.

É exatamente por esse lado exótico que muitas pessoas viajam para lá a fim de explorar a natureza em seu entorno.

Muita gente se pergunta sobre qual é a melhor época para ir a Ushuaia, pois a cidade se divide entre o período de frio absoluto e o de frio moderado – não, o verão é apenas uma lembrança por aqui.

Se você quer saber qual é a melhor época para conhecer essa cidade, veja a seguir os pontos positivos e negativos de cada estação do ano.

A estrutura da cidade para te receber bem o ano inteiro

Muito antes de ser conhecida como o destino de milhares de turistas todos os anos, esta parte do arquipélago denominada Tierra del Fuego, que divide sua fronteira com o Chile, foi por muito tempo, considerada um dos lugares menos interessantes da Argentina.

Sua estrutura não é tão bem-feita a ponto de oferecer opções de hospedagens diferentes, mas os restaurantes são interessantes e seus cardápios, autênticos e deliciosos.

Enquanto isso, se você está buscando por infraestrutura de hotéis cinco estrelas, esta não é a cidade para você.

A verdade é que Ushuaia é uma cidade para aventureiros de plantão.

Cidade Ushuaia
Ushuaia

Os ventos do outono em Ushuaia te levarão a diversas aventuras

Durante o outono, Ushuaia começa a receber os ventos cada vez mais gelados vindo dos dois oceanos nos quais a cidade encontra sua costa: pacífico e atlântico.

Os dias começam a ficar mais curtos, mas ainda assim é possível encontrar o sol e, em consequência, as montanhas mantêm somente os seus picos cobertos por neve.

As máximas chegam a 12 °C, mas a noite encontra temperaturas negativas.

Para curtir a cidade, porém, você encontrará no outono o final da alta temporada, quando as pessoas começam a visitá-la em busca dos prazeres do gelo e dos animais em época de acasalamento.

É possível, também, passar um longo dia curtindo o Parque Nacional Terra do Fogo, cujas plantas estarão envolvidas com as folhas em tons alaranjados, por isso mesmo, muito bonitas para serem apreciadas, ainda mais aquelas à beira de lagos, que não estarão congelados nesta época do ano.

Haverá uma boa quantidade de esportes relacionados à natureza, como ciclismo, trilhas e rapel – pelo menos até o final de maio, quando a região começa a enfrentar o período de frio mais forte.

Ushuaia
Foto Flickr | Manoel Rovais

O inverno e as grandes atrações da cidade que atraem milhares de turistas

O início do frio do inverno começa no outono, mas é com a chegada da estação mais fria do ano que a neve vem com tudo em Ushuaia, principalmente em regiões mais próximas às montanhas.

As máximas vão a 7 °C normalmente, e as mínimas podem facilmente se manter em -3 °C e até -10 °C.

Em contrapartida, é nessa época que a cidade recebe uma boa quantidade de turistas, que vêm em busca de passeios no mar para apreciação de baleias, pinguins e leões-marinhos.

Raridades como essas merecem ser conferidas, desde que você agende os passeios com antecedência.

Vale lembrar que o tempo é incerto nessa época, mesmo que o frio seja predominante. Isso significa que alguns passeios podem ser cancelados por conta de nevascas.

Apesar de não haver mais ciclismo e outros esportes relacionados a dias menos frios, você ainda pode encontrar aventuras que envolvam o gelo, principalmente em pistas de esqui na região.

Para quem quer ver neve, essa é a melhor época para ir a Ushuaia.

A primavera chegou e a natureza começa a ganhar vida em Ushuaia

Com a chegada da primavera, a neve começa a derreter somente no final de setembro, quando a natureza desperta e, desta forma, novas cores tomam o lugar do branco.

As folhas renascem nas árvores e muitas plantas ganham flores, o que é uma novidade e tanto para uma região da Patagônia que está acostumada ao branco da neve.

Não se engane: o frio continua por ali. As temperaturas máximas vão a 13 °C, mas as mínimas se mantém baixas, atingindo facilmente 2 °C.

Com isso, tudo o que você vai encontrar na cidade está relacionado à natureza, seja para a observação de animais na costa da Argentina, um lugar para construir um lar momentâneo, seja pela natureza ao seu redor.

Ushuaia
Foto Flickr | Massimiliano Rossi

O verão e a inusitada estrutura de uma cidade gelada

O verão em Ushuaia é praticamente a continuidade da primavera, mas com dias mais longos e o sol a pino em boa parte do tempo.

Isso não significa, porém, que as temperaturas se elevam para te lembrar que o tempo vai aquecer.

Há muito o que fazer em Ushuaia no verão.

Os parques ficam mais bonitos e disponíveis sem nenhum impedimento relacionado ao frio extremo ou à neve. Os esportes relacionados aos bosques voltam a fazer sucesso, assim como o visual de uma cidade montanhosa.

A temperatura máxima fica em torno de 15 °C, tendo as noites frias em costumeiros 5 °C. Ou seja, o sol vem apenas para lembrar que ele existe e que há luz, pois o frio continua intenso.

Para quem quer sofrer menos com o frio intenso, essa é a melhor época para ir a Ushuaia.

Posts Relacionados

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos ingressos para as atrações?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em [current_date format=”j \\d\\e F \\d\\e Y”].

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

[faq]

Confira tambémComo Chegar em Ushuaia? 3 Formas para Conhecer a Cidade do Fim do Mundo