melhor época para ir a Ushuaia

Qual é a Melhor Época para ir a Ushuaia?

Ushuaia é considerada a cidade do fim do mundo, pois os argentinos a enxergam como a cidade mais ao sul de todo o continente americano; a mais próxima da Antártida.

É exatamente por esse lado exótico que muitas pessoas viajam para lá a fim de explorar a natureza em seu entorno.

Muita gente se pergunta sobre qual é a melhor época para ir a Ushuaia, pois a cidade se divide entre o período de frio absoluto e o de frio moderado – não, o verão é apenas uma lembrança por aqui.

Se você quer saber qual é a melhor época para conhecer essa cidade, veja a seguir os pontos positivos e negativos de cada estação do ano.

A estrutura da cidade para te receber bem o ano inteiro

Muito antes de ser conhecida como o destino de milhares de turistas todos os anos, esta parte do arquipélago denominada Tierra del Fuego, que divide sua fronteira com o Chile, foi por muito tempo, considerada um dos lugares menos interessantes da Argentina.

Sua estrutura não é tão bem-feita a ponto de oferecer opções de hospedagens diferentes, mas os restaurantes são interessantes e seus cardápios, autênticos e deliciosos.

Enquanto isso, se você está buscando por infraestrutura de hotéis cinco estrelas, esta não é a cidade para você.

A verdade é que Ushuaia é uma cidade para aventureiros de plantão.

Cidade Ushuaia
Ushuaia

Os ventos do outono em Ushuaia te levarão a diversas aventuras

Durante o outono, Ushuaia começa a receber os ventos cada vez mais gelados vindo dos dois oceanos nos quais a cidade encontra sua costa: pacífico e atlântico.

Os dias começam a ficar mais curtos, mas ainda assim é possível encontrar o sol e, em consequência, as montanhas mantêm somente os seus picos cobertos por neve.

As máximas chegam a 12 °C, mas a noite encontra temperaturas negativas.

Para curtir a cidade, porém, você encontrará no outono o final da alta temporada, quando as pessoas começam a visitá-la em busca dos prazeres do gelo e dos animais em época de acasalamento.

É possível, também, passar um longo dia curtindo o Parque Nacional Terra do Fogo, cujas plantas estarão envolvidas com as folhas em tons alaranjados, por isso mesmo, muito bonitas para serem apreciadas, ainda mais aquelas à beira de lagos, que não estarão congelados nesta época do ano.

Haverá uma boa quantidade de esportes relacionados à natureza, como ciclismo, trilhas e rapel – pelo menos até o final de maio, quando a região começa a enfrentar o período de frio mais forte.

Ushuaia
Foto Flickr | Manoel Rovais

O inverno e as grandes atrações da cidade que atraem milhares de turistas

O início do frio do inverno começa no outono, mas é com a chegada da estação mais fria do ano que a neve vem com tudo em Ushuaia, principalmente em regiões mais próximas às montanhas.

As máximas vão a 7 °C normalmente, e as mínimas podem facilmente se manter em -3 °C e até -10 °C.

Em contrapartida, é nessa época que a cidade recebe uma boa quantidade de turistas, que vêm em busca de passeios no mar para apreciação de baleias, pinguins e leões-marinhos.

Raridades como essas merecem ser conferidas, desde que você agende os passeios com antecedência.

Vale lembrar que o tempo é incerto nessa época, mesmo que o frio seja predominante. Isso significa que alguns passeios podem ser cancelados por conta de nevascas.

Apesar de não haver mais ciclismo e outros esportes relacionados a dias menos frios, você ainda pode encontrar aventuras que envolvam o gelo, principalmente em pistas de esqui na região.

Para quem quer ver neve, essa é a melhor época para ir a Ushuaia.

A primavera chegou e a natureza começa a ganhar vida em Ushuaia

Com a chegada da primavera, a neve começa a derreter somente no final de setembro, quando a natureza desperta e, desta forma, novas cores tomam o lugar do branco.

As folhas renascem nas árvores e muitas plantas ganham flores, o que é uma novidade e tanto para uma região da Patagônia que está acostumada ao branco da neve.

Não se engane: o frio continua por ali. As temperaturas máximas vão a 13 °C, mas as mínimas se mantém baixas, atingindo facilmente 2 °C.

Com isso, tudo o que você vai encontrar na cidade está relacionado à natureza, seja para a observação de animais na costa da Argentina, um lugar para construir um lar momentâneo, seja pela natureza ao seu redor.

Ushuaia
Foto Flickr | Massimiliano Rossi

O verão e a inusitada estrutura de uma cidade gelada

O verão em Ushuaia é praticamente a continuidade da primavera, mas com dias mais longos e o sol a pino em boa parte do tempo.

Isso não significa, porém, que as temperaturas se elevam para te lembrar que o tempo vai aquecer.

Há muito o que fazer em Ushuaia no verão.

Os parques ficam mais bonitos e disponíveis sem nenhum impedimento relacionado ao frio extremo ou à neve. Os esportes relacionados aos bosques voltam a fazer sucesso, assim como o visual de uma cidade montanhosa.

A temperatura máxima fica em torno de 15 °C, tendo as noites frias em costumeiros 5 °C. Ou seja, o sol vem apenas para lembrar que ele existe e que há luz, pois o frio continua intenso.

Para quem quer sofrer menos com o frio intenso, essa é a melhor época para ir a Ushuaia.

Confira tambémComo Chegar em Ushuaia? 3 Formas para Conhecer a Cidade do Fim do Mundo

Perguntas e Respostas

Qual é o melhor mês para viajar para Ushuaia?

É justamente no verão a melhor época para viajar a Ushuaia, sobretudo em janeiro, quando as temperaturas estão ligeiramente mais altas, mas, ainda assim, proporcionam dias mais bonitos e ensolarados.

O Parque Nacional Terra do Fogo fica deslumbrante nesse mês, assim como os pinguins vêm em maior quantidade à Ilha Martillo.

Quando ver aurora boreal em Ushuaia?

Existe um fenômeno chamado Aurora Austral, visto normalmente no inverno da Antártida, mas que também se encontra no céu de Ushuaia nos dias mais frios, quando o sol demora mais a aparecer.

É simplesmente um espetáculo visual inesquecível.

Quais são os meses que neva?

É comum que entre julho e setembro neve em Ushuaia, pois é o ápice do inverno, quando o tempo fica estável no frio intenso e, desta forma, você terá acesso à neve em diversas situações, das estradas às estações de esqui.