As 8 Melhores Praias de Morro de São Paulo

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

As melhores praias de Morro de São Paulo consolidaram-se como um dos destinos prediletos dos turistas que viajam ao litoral da Bahia.

Anúncios

Desde que os seus cenários paradisíacos entraram nos roteiros de férias, muitos viajantes escolhem esses locais em busca de boas possibilidades de tranquilidade e de sossego.

Logo depois de chegar, não há quem fique indiferente aos mais de mil quilômetros de extensão de praias banhadas pelo Oceano Atlântico!

Desse modo, as praias de Morro de São Paulo, representam a maior faixa costeira de nosso país, com maravilhas e características bastante peculiares.

Em contrapartida à amplidão dessa área, ela está repleta de cidades que, de um modo ou outro, se beneficiam de cenários únicos e paisagens naturais.

Finalmente, em Cairu (menos de 200 km de Salvador), por exemplo, os moradores já se habituaram a turistas oriundos de diversas partes do mundo.

Que tal descobrir o que fazer em Morro de São Paulo a fim de aproveitar a maré alta (ou a maré baixa, dependendo das suas preferências) e se encantar com cada praia de Morro de SP?

Então, vamos lá!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Primeira Praia
  • Famosa por ser a "praia dos surfistas", e também pelos esportes radicais
  • Local mais próximo ao centro, perto dos barzinhos e restaurantes
Ver Passeio →
Segunda Praia
  • Águas mais calmas e banhos em piscinas naturais
  • Grande quantidade de bares, restaurantes e pratos variados
Ver Passeio →
Terceira Praia
  • Permite o passeio de caiaque pelas ilhas da região
  • É a maior dentre as praias do Morro de São Paulo
Ver Passeio →
Quarta Praia
  • Água calma, com lindas piscinas naturais
  • Maior faixa de área entre todas as praias do Morro de Sâo Paulo
Ver Passeio →
Quinta Praia
  • Também conhecida como "Praia do Encanto", devido a sua grande beleza
  • Integra uma área da Mata Atlântica com proteção ambiental
Ver Passeio →
Mergulho em Morro de São Paulo
  • Águas cristalinas super receptivas ao mergulho
  • É possível encontrar diversas empresas especializadas em práticas de mergulho
Ver Passeio →



Quais são as melhores praias de Morro de São Paulo?

O Morro de São Paulo que, conforme mencionado, é a localidade preferida de muitos turistas, integra o município de Cairu – localizado na famosa Ilha de Tinharé.

Nesse ínterim, a extensão é popularmente chamada de “Costa do Dendê”, abrigando um verdadeiro espetáculo de belezas naturais, com rios, ilhas, cachoeiras, lagoas e manguezais.

Afinal, trata-se de um tranquilo vilarejo que reúne 4 povoados constantemente visitados por públicos dos mais variados perfis.

Dessa forma, muitas famílias, casais, grupos de mochileiros e, até mesmo, indivíduos famosos, encontram, nessas praias, um refúgio adequado para se distanciar da agitada rotina dos grandes centros urbanos.

Simultaneamente, há turistas que escolhem o destino para descansar e viver novas aventuras.

Constantemente, as melhores praias de Morro de São Paulo são classificadas como locais especiais, com destaque para as suas piscinas naturais, os altos coqueirais e as águas cristalinas do mar.

Frequentemente, os visitantes aproveitam para passear por praias distintas, uma vez que elas ficam bem pertinho umas das outras.

Acima de tudo, o acesso a algumas delas pode ser realizado a pé.

Principalmente, porém, os turistas preferem utilizar o catamarã como meio de transporte – uma embarcação de propulsão à vela.

Eventualmente, ele é usado também para conduzir os viajantes que partem da capital baiana.

Da mesma forma, o ponto de embarque e desembarque pode ser facilmente encontrado diante do Mercado Modelo.

Pouco antes de programar a sua viagem, leia este post até o final para tomar decisões bem-informadas, dirigindo-se às atrações que se assemelham com as suas preferências.

Por último, apresentamos, a seguir, os nomes das praias, as principais atrações oferecidas e demais informações úteis que, certamente, contribuirão para aprofundar o seu conhecimento acerca das melhores praias de Morro de São Paulo.

Boa leitura!

1. Primeira Praia

Primeira Praia
Fonte: …your local connection (Flickr)

Conforme pode ser verificado em muitos pontos turísticos e lugares espalhados pelo nosso país e, também, pelo mundo, nem todas as praias existentes no morro de São Paulo recebem nomenclaturas específicas.

À primeira vista, isso pode soar estranho, mas, algumas delas são conhecidas de acordo com a ordem na qual aparecem na ilha. Isto é, as posições ocupadas naquela porção específica de terra.

Atualmente, porém, há distinções pronunciadas entre essas praias, de acordo com os atrativos e as características que cada uma delas reserva.

Do contrário, a Primeira Praia propicia ótimas ondas durante o inverno, sendo indicada para os visitantes habituados à prática de surfe.

Por exemplo, essa peculiaridade explica, em grande medida, porque a Primeira Praia recebe tantos surfistas.

Antes de tudo, ela é a praia favorita dos moradores locais e das famílias que têm crianças pequenas, uma vez que assegura o acesso rápido, especialmente, às pessoas que se encontram no centro.

Contudo, a Primeira Praia não é recomendada a quem não pode (ou não gosta de) fazer passeios rápidos – independentemente da hora do dia.

Sempre que a história do local é narrada, os habitantes enfatizam que foi nessa praia que as primeiras casas de férias (ou de veraneio) foram construídas.

Por lá, você pode andar de Banana Boat, esqui ou ir no Mirante da Tirolesa.

2. Segunda Praia

Segunda Praia
Fonte: Lisa di Mambro (Flickr)

Com os seus 400 m de extensão, essa praia recebe visitantes com muita frequência, sobretudo, durante os períodos noturnos.

Afinal, nesses momentos os restaurantes e bares apresentam shows musicais que atraem jovens turistas.

Nesse ínterim, inúmeras pessoas de divertem com atividades que envolvem o nado nas piscinas naturais, a prática de esportes ou os simples e agradáveis banhos de sol na Segunda Praia.

Enquanto isso, futevôlei, frescobol, rúgbi e vôlei são algumas das modalidades esportivas mais comuns na Segunda Praia.

De maneira idêntica, muitos grupos decidem se organizar no local, a fim de participarem de competições.

Apesar disso, esses não são os únicos eventos que agitam a área e chamam a atenção dos transeuntes locais: outro elemento que não deve ser negligenciado pode ser encontrado no fato de que a Segunda Praia fica nas proximidades da Ilha da Saudade, um dos cartões-postais mais importantes do Morro de São Paulo.

Igualmente, a Segunda Praia também é reconhecida por abrigar os recifes de corais e os cardumes mais belos do litoral, tornando inesquecíveis todos os passeios feitos por lá.

Por outro lado, os visitantes mais animados podem se divertir nos estabelecimentos que se dedicam à organização de festas de luau a cada segunda-feira e quinta-feira na Segunda Praia.

3. Terceira Praia

Terceira Praia
Fonte: Thales Moura (Flickr)

A Terceira Praia é dotada de oitocentos metros de extensão total. Em síntese, é uma das melhores opções para os visitantes que apreciam praticar o mergulho.

À primeira vista, o fato de ser bastante sossegada e tranquila atrai muitos turistas.

Do mesmo modo, sua longa barreira formada por corais gera incríveis cenários que permite a contemplação da vida subaquática.

Do contrário, por ter menos agitação que as outras praias, ela briga lojas, restaurantes e hotéis variados.

Logo em frente dela, tem a Ilha de Caitá.

Assim como o objetivo de alguns visitantes transcende a prática do mergulho, valerá a pena alugar uma prancha específica ou caiaque para realizar o stand up paddle. De maneira idêntica, você nunca esquecerá a experiência de remar nas calmas águas desse paraíso.

Tanto quanto uma interessante transformação que ocorre Terceira Praia assim que as marés sobem, as águas acabam por esconder, completamente, sua respectiva faixa de areia.

Contudo, o único elemento que permanece visível é o próprio mar. Em primeiro lugar, existe uma passarela que percorre toda a extensão da praia.

Conforme as condições climáticas, é possível transitar sobre essa estrutura e, assim, vivenciar uma fantástica experiência.

Antes que se tornasse nacionalmente conhecida como “praia da calmaria”, ela já recebia muitos turistas em várias pousadas.

Anteriormente, para chegar ao local, basta seguir o caminho da Segunda Praia, pois, a Ilha da Saudade é o ponto geográfico que as separa.

4. Quarta Praia

Quarta Praia
Fonte: Nianin (Flickr)

Não tem tempo ruim em Morro de SP para quem quer curtir a praia. A Quarta Praia é prova disso.

Com os seus oito quilômetros de extensão, a Quarta Praia é a mais deserta e a maior de todas no Morro de São Paulo.

Por exemplo, isso não implica que o local não atenda às mais distintas necessidades.

Tal qual ocorre em outras praias, a procura por esse destino é realizada, majoritariamente, por quem busca um bom lugar para realizar caminhadas, tirar uma soneca, meditar ou ler sem perturbações.

Primordialmente, muitas pessoas utilizam a Quarta Praia para passear de charrete, a cavalo ou de bicicleta.

Então, uma das maiores vantagens é que todo esse percurso é acompanhado por belas piscinas e corais emoldurados pelo oceano.

Enquanto toma um banho agradável na Quarta Praia, você ficará maravilhado com a limpidez das águas da região, à medida que elas tendem a ser quentes ou mornas.

Antecipadamente, para finalizar o seu roteiro nesse ambiente exclusivo e afastado, recomendamos a visita a um dos 2 restaurantes que podem ser encontrados bem no início dessa praia.

Imediatamente, assim como na maior parte dos estabelecimentos locais, encontrará espaços que servem diversos preparos e deliciosos pratos da culinária baiana.

Sobretudo, ela é classificada como a praia que permite o contato mais íntimo dos turistas com a natureza.

Às vezes, como ela é, desde uma perspectiva geográfica, afastada da região central do Morro de São Paulo, os visitantes podem se sentir desestimulados a percorrer essa distância (cerca de dois quilômetros).

5. Praia do Encanto ou Quinta Praia

Quinta Praia
Fonte: Plompp (Flickr)

Assim também, talvez você adote o perfil de turista que aprecia ficar longe de multidões ou perto somente daqueles indivíduos que viajam em sua companhia.

Do mesmo modo, não deixe de considerar a Praia do Encanto (ou “Quinta Praia”).

Ou seja, o encanto não está somente no nome do local: a praia conta com uma impressionante riqueza de flora e fauna pertencentes à região da Mata Atlântica.

Ainda mais importante: sua extensão (cerca de 2 km), recebe cuidados ambientais periódicos.

Bem como visam preservar as espécies animais e vegetais que habitam a Praia do Encanto, essas medidas garantes que os locais de hospedagem sejam bastante confortáveis e acolhedores, em meio a ambientes que propiciam tranquilidade e paz.

6. Praia de Garapuá

Praia de Garapuá
Fonte: Ian Duffield (Flickr)

Ocasionalmente, os visitantes encontram muitas alternativas de diversões nas melhores praias de Morro de São Paulo. A de Garapuá não é exceção.

Logo após a sua chegada, você verá que, apesar de todas as localidades terem as suas próprias características, é possível vivenciar momentos distintos em cada uma.

Analogamente, a Praia de Garapuá fica na famosa Ilha de Tinharé, bem perto da Praia do Encanto.

Por último, embora tenha uma quantidade reduzida de pousadas (se comparada à região vizinha) sua área é de dois quilômetros, trazendo ondas pequenas no mar e piscinas naturais capazes de agradar os visitantes.

Constantemente, a lagoa de mesmo nome funciona como um atrativo adicional, assim como os manguezais e o monumento histórico mais importante do local: a capela consagrada a São Francisco de Assis.

Assim também, se você tiver o tempo necessário para prolongar a sua viagem, é indicado seguir em direção ao lado oposto do Morro de São Paulo, a fim de conhecer de perto o vilarejo Garapuá.

Acima de tudo, essa região, na Ilha do Tinharé, é alcançada logo depois de passar pela Quarta Praia, geralmente, a caminho da Boipeba.

Tanto quanto as demais atrações, a Quarta Praia dispõe de belas piscinas naturais e recifes, dotados de pequenos peixes coloridos junto ao mar e ambientes ainda mais rústicos.

7. Praia da Gamboa

Praia da Gamboa
Fonte: …your local connection (Flickr)

Esse local que fica nas proximidades das melhores praias de Morro de São Paulo.

Nesse meio tempo, vale destacar que ela está situada junto a um vilarejo formado por pescadores e que pertence, também, à cidade de Cairu.

Raramente, os turistas escolhem outro caminho que não seja o passeio “Volta à Ilha” – efetuado a pé ou de barco, sendo que a primeira alternativa é mais indicada aos visitantes que apreciam fazer trilhas.

Ainda assim, você encontrará, na Praia da Gamboa, restaurantes que proporcionam deliciosos pratos, com o que há de melhor na gastronomia regional.

Apenas para citar alguns dos atrativos que encantam os visitantes, não deixe de conhecer, por exemplo, o chamado “paredão de argila” (substância utilizada para rejuvenescer a pele).

Porém, outras atrações que também merecem ser visitadas incluem o Bar Flutuante (na Ilha da Coroa), a Igreja de Nossa Senhora da Penha e a “Fonte do Céu”, uma belíssima queda d’água.

8. Prainha do Forte

Praia do Forte
Fonte: Marina Munne (Flickr)

Pouco depois de chegar à Prainha do Forte, você certamente ficará encantado com a majestosa Fortaleza de Tapirandu.

Bem como um dos mais importantes monumentos da ilha, a construção foi tombada, pelos institutos específicos, como patrimônio histórico do Brasil.

Apesar disso, como ela foi edificada no período colonial, a intenção original era a de proteger os habitantes da região contra ataques e roubos.

Enfim, nas suas proximidades, essa praia é considerada, por muitas pessoas, como a melhor do Morro de São Paulo.

Nesse sentido, a Prainha do Forte é constituída somente quando as marés estão baixas.

Logo, você poderá mergulhar e, ainda, entrar em contato direta com a beleza de recifes de corais e cardumes.

Similarmente, caso esteja chovendo durante a sua viagem, visite o Museu do Forte, instituição fundada em 2017.

Sempre tenha uma segunda opção de passeio, caso a sua programação original seja comprometida.

Depois que cumprir essa agenda, terá enriquecido significativamente o seu conhecimento a respeito da história de nosso país.

Por fim, você já deve ter percebido como essas praias são atrativas.

Igualmente, cada praia possui peculiaridades que surpreendem quaisquer turistas, contemplando todos os estilos de vida.

Juntamente a esse aspecto, não perca a chance de as conhecer no seu tempo livre ou nas suas férias.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Morro de São Paulo