As 14 Melhores Praias de Salvador

A famosa capital baiana do axé, do vatapá e do acarajé, também é famosa por suas praias litorâneas. Mas, nem todo mundo que viaja para a Bahia, sabe que a cidade abriga as melhores praias de Salvador

Anúncios

A Praia de Itapuã, por exemplo, é a famosa musa inspiradora dos poetas. Quem nunca ouviu “É bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã…”, de Vinícius de Moraes

Anúncios

Já a Praia do Farol da Barra é aquela onde está a Fortaleza de Santo Antônio, presente nos cartões-postais e nas imagens de Carnaval de Salvador.

Como se vê, as melhores praias de Salvador têm história e atrai turistas de todos os lugares o ano todo!

Por isso, se você pretende fazer uma viagem à Bahia, não deixe de conferir as praias do litoral baiano, seguindo nossas dicas neste post. Bora lá!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Sobre a cidade de Salvador (Bahia)

Salvador é a capital baiana, no Nordeste do Brasil, fundada em 1549 e uma das mais antigas capitais brasileiras. 

Cheia de paisagens incríveis, contexto histórico e uma boa carga cultural, Salvador se tornou uma das melhores cidades para ser visitada.

É famosa pelos trios elétricos no Carnaval, pela comida típica baiana e por diversos artistas do nosso cenário musical e literário, como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Amado e Maria Bethânia.

Como os turistas gostam de conhecer a cultura rica da cidade baiana, a dica é visitar a Basílica de Salvador, a Igreja do Convento do Carmo (do século XVII) e o Museu de Arte Sacra.

Além disso, o passeio pela natureza também não fica atrás. Salvador abriga um Jardim Zoológico e o Parque Metropolitano de Pituaçu e o de Abaeté. Excelente oportunidade para assistir a eventos musicais nos finais de semana.

Mas todo esse passeio pela cultura e história de Salvador merece um descanso, não é?

Então, está na hora de conferir a nossa seleção de melhores praias de Salvador (BA) para você apreciar, descansar ou dar um belo mergulho.

Quais são as melhores praias de Salvador?

1. Praia do Porto da Barra

Praia do Porto da Barra
Crédito: José Luiz Gonzales (Flickr)

Além de ser uma das melhores praias de Salvador, a Praia do Porto da Barra também é uma das 10 melhores praias do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian.

E não à toa, já que essa praia, banhada pela Baía de Todos os Santos, contém águas límpidas e de um belo azul-turquesa.

A Praia do Porto da Barra fica a 15 minutos do centro de Salvador e possui apenas 600 metros de orla. Isso, no entanto, não a torna inferior às demais, já que sua beleza é exuberante.

Além disso, as crianças podem gostar de tomar banho nessas águas cristalinas durante a maré baixa, principalmente porque nesse período há formação de piscinas naturais.

A vista do Porto da Barra se completa com os praticantes de vela e windsurf, esportes náuticos comuns na região. 

2. Praia de Stella Maris

Praia de Stella Maris
Crédito: Ruiz Bahia (Flickr)

Uma praia de areia dourada e convidativa para um mergulho, assim é a Praia de Stella Maris. Localizada a 10 minutos do aeroporto, a Praia de Stella Maris traz conforto, beleza e uma vista paradisíaca aos turistas.

Ela é excelente tanto para quem busca descansar quanto para os surfistas. Além disso, assim como Porto da Barra, ela também possui formação de piscinas naturais durante a maré baixa. 

As águas dessas piscinas naturais são quentes e perfeitas demais para você não desfrutar. Pode ser que você queira tomar um banho de sol (chamado também de “astro rei”), descansar na areia, praticar surf ou admirar os surfistas aproveitando as ondas.

Contudo, por ser um dos lugares incríveis de Salvador, a areia pode não ter espaço na alta temporada. 

Por isso, se estiver pensando em viajar para a cidade no final do ano e quiser conhecer a Praia de Stella Maris, reserve antecipadamente sua vaga em um dos resorts ou casas de veraneio da região.

E aproveite para conhecer também a famosa Cabana Doce Vida.

3. Praia de Ondina

Praia de Ondina
Crédito: Cristianmar Betancourt (Flickr)

A Praia de Ondina é popularmente conhecida como uma referência para quem vai curtir o Carnaval de Salvador. 

O local é o último point para os foliões no circuito Barra-Ondina. Como se sabe, o Carnaval baiano é marcado por trios elétricos, isto é, caminhões com cantores e alto-falantes, que são acompanhados por uma multidão em diversos trechos da cidade.

Sendo assim, a Praia de Ondina, localizada entre o Rio Vermelho e a Praia da Barra, é cercada por hotéis de luxo e restaurantes.

Também possui lindas piscinas naturais na maré baixa, mas é preciso ter cuidado quanto à maré alta, pois nesse período há muitas pedras no fundo que podem machucar quem for mergulhar no mar.

4. Praia do Farol da Barra

Farol da barra
Créditos: Anderson Rodrigues da Silva (Flickr)

Outra que entra para a nossa lista de melhores praias de Salvador é a Praia do Farol da Barra, um dos mais famosos cartões-postais da Bahia.

É lá que está situada a Fortaleza de Santo Antônio, presente nas imagens que promovem o Carnaval de Salvador.

O Farol da Barra também abriga o Museu Náutico da Bahia, que guarda muitos documentos e fotos da vida da Marinha Brasileira local.

Portanto, além de conferir um dos atrativos históricos de Salvador, você também pode desfrutar de águas perfeitas para banho e das piscinas naturais.

O agito noturno também não fica de fora. Há bares e restaurantes com pratos típicos baianos para ninguém precisar ir longe para saborear o que a Praia do Farol da Barra tem.

5. Praia do Buracão

Praia do Buracão
Crédito: Claudia Loughran (Flickr)

Agora, no Rio Vermelho, a Praia do Buracão não é recomendada para crianças e idosos, no entanto, é ponto de encontro para esportistas. Principalmente os mais aventureiros.

É que Buracão tem mar agitado e forte correnteza, então é boa para quem pratica esportes radicais, ou para os banhistas que querem apenas apreciar a paisagem rústica e pouco explorada do local.

Há também pouca, mas boa infraestrutura, como barracas e ambulantes vendendo petiscos, cadeiras e guarda-sóis.

Quem quiser, ainda dá para provar o melhor do acarajé de Salvador, na Praia do Buracão, pois lá os acarajés são bem famosos.

6. Praia do Flamengo

Praia do Flamengo
Créditos: Amanda Saldanha (Flickr)

Assim como o Rio de Janeiro, a capital baiana também tem a sua Praia do Flamengo. Situada na fronteira de Lauro de Freitas, pertinho do aeroporto de Salvador, a Praia do Flamengo é bastante popular, e motivos não faltam.

O cenário marcado por coqueiros, rochas e dunas de areia garantem uma atmosfera de reclusão mágica, ideal para uma tarde na areia.

Já para os adeptos de aventura no mar, as opções incluem praticar kitesurf, surf, ou pesca submarina. 

O local também tem ótima infraestrutura, com restaurantes, barracas, hotéis e casas de temporada para uma boa estadia. Os ambulantes são variados e podem vender desde pingentes a petiscos aos turistas.

7. Praia de Piatã

Praia de Piatã
Crédito: Adson dos Santos Silva Junior (Flickr)

A Praia de Piatã também é uma das melhores opções de praias de Salvador, sendo boa tanto para banhistas (na maré baixa) quanto para surfistas (na maré mais alta).

A praia também é repleta de barzinhos, com cerveja gelada e música ao vivo. Além disso, o calçadão entrega boa infraestrutura, com ciclofaixa, acesso ao transporte público e muitos ambulantes.

Sendo assim, a Praia de Piatã, vizinha de Itapuã, é perfeita para crianças e idosos, mas tem que ter cuidado com a maré alta.

8. Praia do Forte

Praia do Forte
Crédito: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Um dos destinos mais bonitos de Salvador, com uma faixa de areia fina e uma vista incrível do céu. Assim é a Praia do Forte, a 60 km ao norte de Salvador, no distrito de Mata de São João.

O nome é por causa de um Forte que não existe mais, mas você pode fazer uma imersão histórica ao visitar o Castelo Garcia D’ávila, construído no século XVI.

Lá é um grande edifício, chamado também de Casa da Torre, que concentra características medievais que todo apaixonado por história vai amar.

Já para os amantes da natureza, curtir o nascer do sol é uma das melhores coisas a se fazer em uma das praias mais bonitas de Salvador. Poder sentir a brisa entre as palmeiras e se banhar nas águas do mar azul-turquesa é fantástico demais!

Aproveite para conhecer o projeto não governamental Tamar, que protege as tartarugas marítimas e também fazer um passeio de barco pela costa da Praia do Forte, onde é possível admirar as baleias Jubarte

A região oferece atividades para todo tipo de perfil: para quem curte snorkel, vela, canoagem, passeio a pé, de bicicleta ou a cavalo. Vale a pena conferir cada cantinho dessa praia!

9. Praia de Amaralina

Praia de Amaralina
Crédito: Sérgio Rocha (Flickr)

O mar da Praia de Amaralina pode não ser bom para banhos o ano todo, ainda mais por ter muitas ondas, ideais para surfistas.

Porém, compensa pela belíssima vista e por sua orla bastante frequentada pelos viajantes. Tem excelentes quitutes e bebidas, servidos por bares e restaurantes espalhados pelo calçadão, muito bem agitado a qualquer hora do dia.

Uma dica é experimentar o melhor da gastronomia baiana em uma das barraquinhas da orla. Você não pode sair de Salvador sem provar o acarajé, o famoso bolinho recheado de feijão frito no azeite de dendê. É simplesmente imperdível!

10. Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem
Crédito: jf garbez (Flickr)

Para curtir um dia relaxante, com vista para a Baía de Todos os Santos, o destino perfeito é a Praia de Boa Viagem, localizada na Cidade Baixa. A praia dá acesso a um lindo pôr do sol e também a Mont Serrat e a Ponta Humaitá.

De águas limpas, Boa Viagem costuma encher aos finais de semana, mas compensa pelo visual, pela tranquilidade, e pela infraestrutura do local.

Além dos petiscos típicos da região, Boa Viagem é conhecida por um evento que ocorre todo dia 1º do ano: a Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes.

11. Praia de Jaguaribe

Praia de Jaguaribe
Crédito: Osvaldo Pontes (Flickr)

A praia que já sediou campeonatos de surf é vizinha de Piatã e fica a 20 km do centro de Salvador.

Eis a Praia de Jaguaribe, um espaço tanto para quem gosta de esportes aquáticos quanto para quem prefere apenas tomar um banho de mar.

Bastante frequentada, principalmente por esportistas, Jaguaribe possui uma faixa de areia para a criançada brincar e coqueiros no calçadão para quem ama sentir a brisa do local.

É excelente também para aproveitar o sol e comer alguns petiscos deliciosos no local. Vale a pena dar uma passadinha por lá.

12. Praia da Armação

Praia da Armação
Crédito: Stephen McParlin (Flickr)

Outra praia na nossa lista de melhores praias de Salvador é a da Armação. Como possui mar agitado e ondas muito fortes, não é aconselhável o banho nas águas em alguns pontos de lá.

Em contrapartida, a longa faixa de areia convida os banhistas para uma partida de vôlei e beach soccer.

A Praia da Armação também dispôs de uma pista de cooper na orla, perfeita para quem ama caminhar ou pedalar.

13. Praia do MAM

Praia do MAM
Crédito: Alexandre Martinazzo (Flickr)

Ao seguir pela Avenida do Contorno, você vai chegar nas águas calmas da Praia do MAM. O nome é porque ali funciona o Museu da Arte Moderna da Bahia, construído diante de uma extensa faixa de areia dourada.

O visual é deslumbrante e essa é uma das melhores praias de Salvador, principalmente pelo o que representa para a região.

Além de ser um espaço de bem estar, a praia abriga uma instalação de arte dentro do Parque das Esculturas, desde os anos 90.

Além de duas obras de arte de Carybé e de 20 artistas brasileiros, o MAM está repleto de outras obras e desenhos que refletem a vida rural de Salvador antigamente.

Vale a pena conhecer a Praia do MAM e suas belíssimas obras de arte.

14. Praia de Itapuã 

Praia de Itapuã
Crédito: Francisco Aragão (Flickr)

Passar uma tarde em Itapuã, seguindo as palavras de Vinícius de Moraes, é constatar que o local é um verdadeiro paraíso tropical de Salvador.

O mar azul, as piscinas naturais, os coqueiros do extenso calçadão e as areias douradas convidam turistas a contemplar a Praia de Itapuã, que no Tupi significa “Pedra Redonda”.

O local também é um ponto turístico, pois é nessa região que as baianas, durante o Carnaval, seguem vestidas à caráter em direção à Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã para lavar seus degraus.

Também costuma ser ponto de encontro de muitas personalidades da Bahia e do mundo, incluindo a Rua da Música, conhecida como Rua K, próxima de Itapuã.

Não deixe de apreciar as paredes das casas com antigos mosaicos e também o Farol de Itapuã. E quem gosta de castelos de areia, ainda pode admirar o trabalho do artista Bel Borba. 

Mais algumas belas praias de Salvador

  • Praia de Pituba: Pituba pode não ser a mais limpa, mas se você procura por uma praia mais movimentada, pertinho do Centro e popular, vai gostar de conhecer Pituba – possui bons restaurantes;
  • Praia da Paciência: jeitosa, pequena e mais ocupada pelos próprios moradores. A enseada moldada pelo Morro da Paciência tem a beira-mar protegida por uma mureta. O que chama a atenção também são suas formações rochosas;
  • Praia do Rio Vermelho: apesar de suas águas não terem boa qualidade, uma vez que recebe barcos de pesca, a Praia do Rio Vermelho tem uma excelente vista da Praia da Paciência, da Mariquita e de Santana;
  • Praia do Imbassaí: situada na estrada costeira (Linha Verde) que conecta Bahia a Sergipe, a Praia do Imbassaí é isolada e rústica, cercada por dunas e cortada por um rio de água doce. O centro da aldeia tem uma vasta culinária e muito caju para saborear;
  • Praia do Mangue Seco: Mangue Seco é outra praia da Linha Verde, ornamentada por manguezais e coqueiros, além de lindas dunas. A bela costa da praia com 30 km de extensão só pode ser alcançada pelo mar ou com uso de buggy. A dica é experimentar a principal iguaria do Mangue Seco: moqueca de aratu.

Gostou de conhecer as melhores praias de Salvador?

Salvador é a cidade da alegria, do mar, do sol e dos famosos trios elétricos. Não deixe de visitar a capital da Bahia, seus principais pontos turísticos e, claro, as melhores praias de Salvador.

Confira tambémMahi Mahi Salvador: um paraíso sobre o mar!

Quais as praias mais limpas de Salvador?

A Praia Porto da Barra é uma das 10 melhores praias do mundo, segundo The Guardian, justamente pelas águas limpas e pela beleza local. Stella Maris e Itapuã também encabeçam a lista de praias limpas de Salvador.

Qual a praia mais chique de Salvador?

A Praia de Ondina fica em uma região nobre de Salvador, onde há muitos hotéis e restaurantes de luxo.

Qual a praia mais visitada em Salvador?

A Praia do Forte e a Praia do Porto da Barra são as mais famosas e visitadas em Salvador.

Qual a praia mais perigosa de Salvador?

De acordo com o Salvamar, são quatro as praias mais perigosas de Salvador: Praia do Flamengo, Stella Maris, Jardim de Alah e Jaguaribe.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador