Carregando...

Melhores Praias Perto de Salvador: 19 Lugares para Conhecer

Para você, que pretende fazer um tour pelas melhores e principais praias perto de Salvador, o ideal é contar com um bom roteiro de viagem.

Anúncios

Afinal, a Bahia não é um dos destinos turísticos do Brasil mais visitados à toa. A região famosa pelo vatapá, acarajé e os trios elétricos, também encanta pelas belíssimas praias do litoral.

Anúncios

E, como há tantas praias boas em Salvador, fizemos uma seleção com as praias perto da capital baiana também.

Vamos conferir!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Quais as melhores praias perto de Salvador?

Se você já conferiu alguns pontos turísticos, como o Centro Histórico de Salvador, incluindo o Pelourinho, Mercado Modelo e a Igreja do Bonfim, então é hora de curtir os arredores onde estão as praias próximas da capital da Bahia.

Você vai conferir as áreas propícias para banho ou apenas para admirar a formação de piscinas naturais na maré baixa. Vamos lá!

1. Praia do Forte, uma das melhores praias de Salvador

Praia do Forte
Fonte: Marina Munne (Flickr)

Nossa primeira parada é na famosa Praia do Forte, considerada a mais bonita e mais badalada de Salvador.

Localizada a 60 km da capital baiana, a partir da Estrada do Coco, Linha Verde, ou BA-099, a Praia do Forte era uma antiga vila de pescadores e possui lindos coqueiros e piscinas naturais.

Além de tomar um banho em suas águas cristalinas, os viajantes podem fazer um bate e volta pelas praias perto de Salvador ou se hospedar nas melhores pousadas da região.

Há também muitas lojinhas, os melhores restaurantes, o Projeto Tamar e a capela de São Francisco de Assis, um cartão-postal que vale a pena visitar na Praia do Forte.

Além disso, se você for adepto (a) a passeios mais radicais, considere o quadriciclo como seu meio de transporte. Não vai se arrepender!

2. Praia de Imbassaí

Praia de Imbassaí
Fonte: Osvaldo Pontes (Flickr)

Pertinho da Praia do Forte de Salvador, você encontra a Praia de Imbassaí, a Primeira Praia da Linha Verde, conhecida estrada que liga Bahia ao Sergipe.

Diferente da sua vizinha, Imbassaí é bem isolada e rústica, situada na Mata de São João, perfeita para meditar.

Mas, mesmo que você não goste de praias isoladas, vale considerar o passeio, porque a Praia de Imbassaí possui dunas incríveis e um rio de água doce para tomar banho.

Do mesmo modo, considere também o passeio pelo centro da aldeia para comer muito caju e se deliciar com a culinária local.

3. Praia de Guarajuba

Praia de Guarajuba
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

A 40 km de Salvador, Guarajuba é uma das melhores praias perto da capital para descansar também.

Mas, apesar de menos badalada que a Praia do Forte, a Praia de Guarajuba possui muitas belezas, como praças, jardins e um calçadão à beira-mar.

É também uma região repleta de condomínios e casas de veraneio para a família alugar. Inclusive, Guarajuba também tem o resort Vila Galé Marés, no mesmo caminho onde há bares, restaurantes e lojas.

Frequentemente, os turistas combinam esse passeio com Arembepe, situado no Mar Aberto, no Largo de São Francisco.

4. Morro de São Paulo, uma das ilhas mais charmosas de Cairu

Morro de São Paulo
Fonte: CuchoGOL (Flickr)

Morro de São Paulo é um vilarejo situado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu. É um dos melhores lugares para fazer um roteiro de 3 dias ou mais, porque tem muita coisa bacana para conhecer.

A começar pelas famosas cinco praias enumeradas e o Centro Histórico do Morro de São Paulo. São passeios imperdíveis para a família toda!

Aproveite para saltar de tirolesa na Primeira Praia ou praticar esportes radicais na Segunda Praia.

Conheça também os monumentos da vila, como o Farol do Morro de São Paulo, deslumbre o pôr do Sol na Toca do Morcego e experimente a culinária baiana.

Morro de SP também possui outras praias igualmente lindas, como a Praia da Gamboa e de Garapuá.

Em um dia, pelo menos, dá para conferir um pouco de cada uma das praias enumeradas. Para chegar lá, invista em um catamarã ou avião, partindo de Salvador. Para entender melhor, veja aqui como ir de Salvador ao Morro de São Paulo.

5. Praias de Boipeba

Boipeba
Fonte: dany monteiro (Flickr)

Outra praia perto de Salvador é a Boipeba, cujo nome em tupi faz referência a tartaruga marinha. A praia fica na Ilha de Boipeba e você chega lá de lancha, saindo do Morro de São Paulo, mais precisamente, pela praia de Garapuá.

Nessa região há muitas praias para conhecer, como a Praia de Moreré, Bainema, Tassimirim e a Praia da Cueira, cuja areia branca é envolvida pela água cristalina do mar.

Quem quiser mais movimento, pode seguir por um trecho de Tassimirim para a Boca da Barra, onde há restaurantes e boa infraestrutura à beira-mar.

Outro local também interessante em Boipeba é a Cova da Onça, um lugar que serve frutos do mar bem frescos, perfeito para depois de um banho de mar.

Confira a dica: como ir de Salvador à Boipeba.

6. Praia de Itapuã, local onde está a casa de Vinícius de Moraes, agora hotel e restaurante

Praia de Itapuã
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Passar uma tarde em Itapuã é um dos atrativos mais famosos de Salvador, pois ficou famosa na canção do poeta Vinícius de Moraes.

Isso também ajudou Itapuã a se tornar um dos melhores pontos turísticos de Salvador, que conta com lindas paisagens, cercada por coqueiros e areias douradas.

Da mesma forma, as construções são sempre alvo de belas fotos, como a estátua da Sereia, o farol de Itapuã, que até de longe pode ser contemplada, e claro, a casa de Vinícius de Moraes, transformada em hotel e restaurante.

Ainda que essa não seja uma das praias perto de Salvador propícias para banho, a Praia de Itapuã é para apreciar, principalmente pelos seus arrecifes.

Portanto, não deixe de passar uma tarde em Itapuã!

7. Praia do Tobar (Ilha dos Frades)

Ilha dos Frades
Fonte: Raoni Coriolano (Flickr)

Perto de Salvador, você ainda encontra outras melhores praias para curtir em suas férias, como a Praia do Tobar, ótima opção para quem curte contato com a natureza.

Essa praia fica situada na Ilha dos Frades, a 25 km de Salvador, uma ilha que pertence à Baía de Todos os Santos.

A ilha tem muitas outras praias e cenários deslumbrantes em meio a preservada Mata Atlântica, mas você pode se concentrar na praia do Tobar.

Lá, o destino é tão incrível, que você pode passar o dia todo para desfrutar da culinária local e conhecer construções históricas. Uma delas é o Forte onde ficou preso o general Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha.

É ou não é um dos verdadeiros passeios turísticos e culturais que vai além das praias? Então não dá para perder!

8. Praia do Flamengo

Praia do Flamengo
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Outra que faz parte da lista de praias perto de Salvador é a Praia do Flamengo e uma das melhores para a prática de surf.

Próxima também de Stella Maris, a Praia do Flamengo está localizada na divisa de Salvador com a cidade de Lauro de Freitas.

Ao longo do tempo, se tornou famosa e recebe muitos praticantes de kitesurf e surf por conta das belas ondas da praia. Isso, de forma alguma, prejudica os banhistas, viu? Tem espaço para todo mundo!

E, ao mesmo tempo, a Praia do Flamengo tem forte infraestrutura, como barracas com guarda-sóis e espreguiçadeiras. Por isso, a praia fica bem lotada, ainda mais no verão.

9. Praia de Stella Maris

Praia de Stella Maris
Fonte: …your local connection (Flickr)

Afastado do centro de Salvador, a Praia de Stella Maris é o que podemos chamar de destino perfeito. A propósito, na maioria das vezes, as melhores praias de Salvador estão afastadas do centro.

Saindo do aeroporto, você consegue chegar à Stella Maris em 10 minutos de carro, e assim que chega, já pode contemplar a areia dourada que molda o longo trecho da praia.

Além de ser uma das praias mais privativas perto de Salvador, é também a mais tranquila do bairro.

Além disso, se você tiver sorte, vai encontrar lindas piscinas naturais que se formam na maré baixa, além de se banhar nas águas quentes da praia.

Definitivamente, é um lugar incrível para correr na areia, tomar banho ou surfar, porque o espaço é grande!

10. Costa do Sauípe

Costa do Sauípe
Fonte: Maurício Almeida (Flickr)

Localizado a 76 km da capital baiana, sendo uma das praias perto de Salvador, a Costa do Sauípe é um complexo de resorts, seguindo pela Estrada do Coco.

Com vasta infraestrutura (incluindo um sistema all-inclusive, piscinas e restaurantes), há muitas atividades ao ar livre para serem feitas por toda a família.

Por exemplo, só de praia são 6 km de extensão e grande vegetação local que o complexo preserva. O viajante poderá contemplar a desova das tartarugas-marinhas, ainda mais se curtir o maior contato com a natureza.

Entretanto, a visita à praia da Costa do Sauípe é exclusiva aos hóspedes dos resorts e uma hospedagem lá não sai barata.

Por outro lado, dá para conferir de perto esse paraíso sem pesar no bolso: você pode contratar um Day-Use (uma diária) para passar um dia em um dos resorts da Costa do Sauípe e curtir todas as atrações.

11. Praia da Pontinha

Ilha do Bom Jesus dos Passos
Fonte: Fernando Sergio (Flickr)

Em nossa lista de melhores praias perto da capital Salvador, não dá para ignorar a Praia da Pontinha.

Situada na Ilha de Bom Jesus dos Passos, a 62 km da capital da Bahia, a região tinha como primeiros habitantes os índios Tupinambás, e posteriormente invadida pelos holandeses.

Com estilo bucólico, a Praia da Pontinha é um dos destinos para quem gosta de descansar após chegar de viagem.

Ao se deparar com o mar azulado e as águas cristalinas, fica claro porque essa é uma das praias paradisíacas de Salvador.

É realmente encantadora, ainda mais que essa paisagem toda lembra outros cenários que têm lindas piscinas naturais.

12. Praia de Pituba

Praia de Pituba
Fonte: Alexandre Pazuello (Flickr)

Apesar de constar aqui como uma das melhores praias que ficam perto de Salvador, não é recomendável mergulhar na Praia de Pituba.

A alcunha de “melhor praia” é graças a sua proximidade com um dos bairros (Pituba) mais povoado de Salvador.

Devido a sua popularidade, essa praia recebe muitos visitantes para apreciar a paisagem geral, uma vez que a água do mar, infelizmente, não é a mais limpa da capital.

Ainda assim, quem curte movimento e um passeio pelo centro de Pituba, vale a pena a visita.

Afinal, as melhores praias também podem ser aquelas com bom visual para aproveitar uma tarde no calçadão.

13. Praia de Ondina, a referência do Carnaval, cercada de hotel de luxo

Praia de Ondina
Fonte: Antônio Falcão (Flickr)

Uma alternativa à praia anterior, é a popular Praia de Ondina. Bastante procurada por fãs do Carnaval, essa praia é referência para quem viaja no feriado, durante a festa mais popular do Brasil e da Bahia toda.

A praia está situada entre o Rio Vermelho e a Praia da Barra e é cheia de atrações, como shows de música e muita festa para receber os foliões.

Você pode chegar à Praia de Ondina de ônibus a partir de Salvador e comprar um acesso a um dos blocos de Carnaval para curtir as atrações.

A rua é tomada por trios elétricos, com apresentações diversas que se estendem por mais de 4 horas.

Se você procura por agito, Ondina é o seu lugar para visitar durante sua viagem a Salvador.

14. Praia Rio Vermelho

Praia Rio Vermelho
Fonte: Rafael Almeida (Flickr)

Conhecida região onde os barcos de pesca atracam, a Praia Rio Vermelho não é bem uma área propícia para nadar.

Contudo, vale lembrar que as praias perto de Salvador não precisam ser as melhores em questão de qualidade para mergulhar, mas também, para deslumbrar-se com seu visual.

E isso você descobre ao pisar nessa praia, com uma das vistas mais emocionantes da vida salvadorenha.

A partir do Rio Vermelho você ainda pode passear e encontrar a Praia da Paciência, de Santana, e a nossa próxima parada: a Praia do Buracão.

15. Praia do Buracão

Praia do Buracão
Fonte: Claudia Loughran (Flickr)

Mais escondida, a Praia do Buracão se destaca como sendo uma das melhores praias para curtir esportes aquáticos perto de Salvador. Isso porque, ela é conhecida por suas fortes correntezas.

A partir da faixa de areia – pequena, diga-se de passagem –, já é possível contemplar o mar cintilante e toda a beleza local.

Além disso, a Praia do Buracão ainda consegue ser incrível também no inverno, onde você pode visualizar a maré cobrindo toda a areia e deixando apenas as rochas à mostra.

Apesar disso, ela é bem rústica e não possui tanta estrutura para você passar o dia todo lá.

16. Praia da Paciência

Praia da Paciência
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

No Rio Vermelho, a Praia da Paciência quase não recebe visitantes de fora, porque poucos sabem que ela existe. Mas, trata-se de uma enseadinha bem charmosa, com uma mureta que a protege da avenida Beira-Mar.

Ao redor, o Morro da Paciência emoldura a enseada que exibe uma praia com boa qualidade para mergulho em suas águas quentes.

Tão logo o turista se aproxima, é notável as suas belas formações rochosas e o grande número de moradores locais.

Você pode alugar um guarda-sol e espreguiçadeira e descansar na região e comer alguma coisa em algum boteco próximo.

17. Praia do MAM (Cidade Baixa)

Praia do MAM
Fonte: Ataliba Neto (Flickr)

O famoso Museu de Arte Moderna da Bahia também tem uma praia de águas cristalinas e uma bela vista para a Baía de Todos os Santos.

A Praia do MAM está localizada logo após Marina da Bahia, no fim da Avenida do Contorno, e é muito procurada por turistas e também moradores.

Também pudera! A praia fica de frente para o Museu e possui uma faixa de areia dourada bastante convidativa.

O viajante encontra não só acesso à área de lazer como também à cultura, já que o Museu abriga grandes obras de arte referentes à vida rural antiga de Salvador.

Imediatamente, você vai se deparar com obras de Carybé, Mário Cravo, Emanuel Araújo, José Resende, e tantos outros que compõem o quadro de artistas brasileiros no MAM.

18. Praia do Porto da Barra

Praia do Porto da Barra
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Uma das melhores praias de Salvador é a Praia do Porto da Barra, que fica perto do centro da capital baiana.

Com águas azul-turquesa, o mar sempre está perfeito para banho o ano todo, não é à toa que vive lotada, mesmo com a sua orla pequena.

Quem gosta de uma praia atrativa, um pouco comercial, vai gostar bastante do Porto da Barra.

Você aluga um guarda-sol e espreguiçadeira e escolhe o melhor ponto para assistir o pôr do sol, um dos eventos que mais atrai turistas.

Agora, se o seu negócio não é agito, muita gente na orla disputando os melhores lugares para descansar, o guia turístico com certeza vai indicar a Praia do Farol da Barra, nossa penúltima parada.

19. Praia do Farol da Barra

farol da Barra
Fonte: Anderson Rodrigues da Silva (Flickr)

A opção menos agitada do Porto da Barra é a Praia do Farol da Barra. Mesmo sem tanta procura, isso não significa que seja ruim. Pelo contrário!

As águas de lá são calmas e quentes, perfeitas para banho na maré baixa, e a região ainda traz um dos cartões-postais da cidade: a Fortaleza de Santo Antônio.

Há também muitos restaurantes abertos até tarde da noite e grandes eventos, como o Réveillon.

O que achou das opções de melhores praias pertinho de Salvador?

Selecionamos as 19 melhores praias de Salvador e perto também da capital para que você possa escolher qual delas incluir em seu roteiro de viagem.

Mas, além das mencionadas, como a Praia do Forte e Costa do Sauípe, vale a pena conhecer também a Praia São Tomé de Paripe (por onde você segue para a Ilha de Maré), além da Barra Grande, Mangue Seco e outras praias que se encontram a partir da Estrada do Coco.

Curtiu as opções deste conteúdo sobre as praias perto de Salvador? Então bora conferir o que fazer em Salvador em 3 dias!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador