Melhores Restaurantes de Arraial d’Ajuda: 13 Mais Legais para Conhecer

Quer conhecer quais são os melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda para curtir ainda mais sua viagem? Então, você está no lugar certo!

Arraial d’Ajuda é um dos lugares mais belos em todo o território nacional.

Situado na região sul da Bahia, fazendo parte da Costa do Descobrimento, Arraial d’Ajuda recebe diversos visitantes ao longo do ano. Aliás, muito dessa fama se deve aos seus pontos turísticos belíssimos e à alta gama de atividades para se realizar no local.

Entretanto, esse pequeno distrito também impressiona ao apresentar uma gastronomia ainda mais imponente que as belezas naturais presentes na região.

A culinária baiana é uma das mais amadas do país, ganhando espaço até mesmo em cozinhas internacionais, com diversas releituras típicas dos pratos da região.

E foi pensando nisso que nós decidimos separar alguns dos melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda para você aproveitar enquanto estiver na região de Porto Seguro. Vamos lá?

A Rua do Mucugê e os principais pontos gastronômicos de Porto Seguro

A Rua do Mucugê é a principal rua de Arraial d’Ajuda, afinal, tudo gira em torno do local, desde as diversas pousadas para os mais diversos gostos, até os principais restaurantes do distrito.

A gastronomia é um dos pontos mais fortes do local, que disponibiliza uma grande variedade de pratos típicos da região. Você vai encontrar desde pratos mais simples até menus mais complexos e sofisticados.

Não é à toa que muitos dos turistas que visitam a “Rua mais charmosa do Brasil” a elegem como um dos melhores lugares para se comer na Bahia. Afinal, não é qualquer lugar que consegue manter um equilíbrio perfeito entre simplicidade, rusticidade e luxuosidade, não é mesmo?

Não espere encontrar muitos restaurantes abertos durante o almoço na Rua do Mucugê

Apesar de sua especialidade e reconhecimento no que diz respeito à gastronomia local, a grande maioria dos estabelecimentos, como bares e restaurantes, costuma iniciar suas atividades apenas no final de tarde.

Por isso, se você pretende visitar o local para realizar um almoço em família, poderá se frustrar ao ver apenas um ou outro restaurante em funcionamento durante esse horário.

Posts Relacionados

Melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda: Rua do Mucugê

Varanda do Mucugê

Varanda do Mucugê
Fonte: Arthur Schincar (TripAdvisor)

Situado bem no início da rua, o restaurante Varanda do Mucugê oferece pratos de excelente qualidade com um ótimo custo-benefício, sendo uma boa opção dentre os locais onde comer em Arraial d’Ajuda.

A especialidade da casa é o trabalho com carnes, oferecendo uma boa variedade de pratos para uma ou duas pessoas.

Entre os principais pratos estão o bife de chorizo, picanha, medalhão de filé mignon e bife a parmegiana, além de PFs, os pratos executivos, massas e moquecas preparadas pelo local.

Com exceção dos bifes de chorizo, que é um prato individual, os demais pratos podem servir até duas pessoas.

Além disso, um ponto bastante importante a se ressaltar é que o restaurante abre tanto para o almoço quanto para o jantar.

Manguti

Manguti
Fonte: Jaqueira (TripAdvisor)

Inaugurado em 1989, o Manguti é um dos estabelecimentos mais tradicionais da Rua do Mucugê, estando presente até mesmo quando o local era chamado de Estrada do Mucugê.

O restaurante recebe a visita de diversos turistas curiosos para experimentar o famoso nhoque da casa, que pode ser combinado com um filé mignon, além de ter até três opções de molho para o prato.

Além do prato mais atrativo da casa, o Manguti também oferece PFs, que são chamados de “refeições caseiras”, bife acebolado, peixe à milanesa, entre outros pratos.

O restaurante também é um dos poucos que abrem mais cedo, durante o horário de almoço até o horário de jantar.

Boi nos Ares

Boi nos Ares
Fonte: Alice Strijbos (TripAdvisor)

Fazendo um pequeno jogo de palavras com o nome de “Buenos Aires”, o restaurante Boi nos Ares oferece cortes argentinos de altíssima qualidade. Assim, destacamos o local como um dos melhores restaurantes para se comer em Arraial d’Ajuda.

Situado no epicentro da Rua do Mucugê, mais precisamente na Praça Erva Doce, o restaurante conta com a culinária argentina como principal diferencial contra os demais restaurantes da região.

Certamente, entre os pratos mais pedidos da casa estão o filé mignon, bife de chorizo e picanha, que você pode encontrar em porções de 200, 300 ou 400 gramas.

Além disso, um dos pontos principais do restaurante é o chimichurri, que chegou de forma prévia à Arraial d’Ajuda, antes de ser apresentado para o resto do nordeste brasileiro.

Takeshi Sushi

O Takeshi Sushi é a clássica recomendação para os visitantes amantes da culinária japonesa.

O restaurante inaugurado em 2015 fica localizado no Beco das Cores e apresenta um cardápio bastante tradicional da culinária japonesa, contando com sashimis e sushis que aqui podem, ou não, contar com recheio de cream cheese e outras opções.

Pizzeria Napoletana Da Luigi

Pizzeria Napoletana Da Luigi

Elogiada como a melhor pizzaria da região e, possivelmente, uma das melhores pizzarias de todo o nordeste, a Pizzeria Napoletana Da Luigi oferece massas frescas feitas por um exímio pizzaiolo napolitano, o que faz toda a diferença.

A pizzaria é um dos pontos gastronômicos mais famosos da região, considerada pelos turistas que a visitam como uma das melhores pizzarias de toda a Bahia.

As massas de fermentação natural fazem toda a diferença na qualidade das pizzas produzidas por um verdadeiro chefe do sul da Itália, ou seja, com vasta experiência na área de produções de massas diversas.

Praça Caminho do Mar

Praça Caminho do Mar
Fonte: Michelle B (Flickr)

Apesar de não ser exatamente um restaurante, a Praça Caminho do Mar é um espaço comercial que conta com diversos bares e pequenos restaurantes.

O local apresenta uma boa variedade de estabelecimentos, que contam com um cardápio bastante amplo.

Um dos estabelecimentos mais visitados da Praça Caminho do Mar é a sorveteria Fior di Latte, que conta com uma grande variedade de sabores, incluindo sorvetes típicos das regiões da Itália, bem como uma grande variedade de frutas e coberturas disponíveis para os sorvetes.

Don Fabrizio

Don Fabrizio
Fonte: Don Fabrizio (TripAdvisor)

O restaurante Don Fabrizio, ou Fabrizio Gastronomia, como também é conhecido, é um dos restaurantes mais apreciados da Rua do Mucugê.

A especialidade em frutos do mar atrai uma grande parcela de turistas e nativos da região.

O restaurante conta com um cardápio que transita entre comidas típicas mais simples e outros pratos gourmets mais sofisticados.

Praça da Igreja: os encantos gastronômicos além da história

Erguida entre os anos de 1549 e 1551, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda é um dos maiores centros históricos da Bahia. Aliás, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, como patrimônio histórico.

Como um dos principais pontos de visitas dos turistas, a Praça da Igreja não se garante apenas em sua história riquíssima, mas faz bonito também com seus bares e restaurantes que oferecem comidas de dar água na boca.

O local de clima bastante tranquilo com um panorama de tirar o fôlego oferece uma gama altíssima de pratos e petiscos locais. Estes caem facilmente no gosto do público, gerando um encantamento ainda maior pela região.

Melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda: praça da Igreja

Café da Santa

Café da Santa
Fonte: Café da Santa (TripAdvisor)

O Café da Santa oferece um local bastante calmo, ideal para passar o tempo apreciando a beleza do local, acompanhado de um bom café.

O local oferece uma grande variedade de doces e salgados, a grande maioria expostos na vitrine do estabelecimento, como pães de queijo, bombas de chocolate, tortas, entre outros.

Mas o principal atrativo do local fica para os seus sanduíches. Afinal, as opções presentes no cardápio ganham boa parte dos clientes que por ali passam. Entre os sabores estão: croque madame e ciabatta recheado com carpaccio.

Armazém Santo Antônio

Armazém Santo Antônio
Fonte: Veruska (TripAdvisor)

Fundado em 2015, o Armazém Santo Antônio é responsável por proporcionar um ambiente mais vívido aos visitantes da Praça da Igreja.

Oferecendo uma experiência mista entre bar e restaurante, o estabelecimento quase sempre conta com shows de música ao vivo, atraindo aqueles que buscam por um entretenimento mais animado durante a noite.

O local também conta com bons pratos e petiscos, como as massas e uma seção inteiramente dedicada às empanadas argentinas.

Egadi

Egadi
Fonte: AlexDP76 (TripAdvisor)

O Restaurante Egadi é uma das melhores opções para aqueles que buscam uma ótima experiência com a culinária italiana.

O restaurante oferece uma grande variedade de massas, como spaghetti alle vongole, alla Norma, seja com berinjela e ricota, seja com polpetone.

Além da parte de restaurante, o “Égadi”, como é pronunciado, oferece também as funções de um bar, oferecendo uma grande variedade de vinhos da casa.

Estes, além de deliciosos, apresentam bons preços, com alguns custando menos de R$ 100,00.

As praias da região e suas diversas barracas

Certamente, a região de Arraial d’Ajuda tem as praias exuberantes como maior atrativo.

Praias como a Praia do Taípe e a Praia da Pitinga atraem diversos turistas para a região devido às suas belezas naturais.

No entanto, essas praias contam também com diversas barracas que garantem não só uma boa comodidade aos turistas, mas também pratos de altíssima qualidade.

Além das barracas, é possível encontrar diversos restaurantes em pousadas próximas às praias.

Melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda: praias

Barraca do Nel

Barraca do Nel
Fonte: Alberto Shinohara (TripAdvisor)

Situada na Praia dos Pescadores, a Barraca do Nel oferece um ambiente totalmente simples e tranquilo. Assim, atrai boa parte dos frequentantes da praia por conta de sua comida extremamente saborosa.

Entre as opções estão o arroz de polvo, um dos pratos mais queridos da barraca, moqueca de frutos do mar, bobó de camarão, bem como diversos petiscos para aqueles que não abrem mão de comer algo mais simples bebendo uma cerveja.

Bistrô d’Oliveira

Bistrô D'Oliveira
Fonte: Bistrô D’Oliveira (TripAdvisor)

Salmo Oliveira foi o grande idealizador de um dos mais visitados restaurantes de Arraial d’Ajuda, o Bistrô d’Oliveira.

Após trabalhar durante um bom tempo no Eco Resort, o chef fundou em 2012 o restaurante que se tornaria em pouco tempo um dos estabelecimentos mais marcantes quando se trata dos melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda.

Entrando no restaurante, é notável perceber imediatamente a grande inspiração voltada à culinária francesa. Você vai encontrar, por exemplo, pratos como filet de badejo com crosta de maxixe sobre um musseline de mandioquinha.

Ademais, o restaurante também oferece menus inspirados na culinária tailandesa como diferencial.

Rigatoni Beach Club

Pousada Rigatoni
Fonte: Régio Vasquez (Flickr)

A pousada Rigatoni oferece uma alta gastronomia italiana, não apenas para seus hóspedes, mas também para o público em geral. Isto porque a pousada disponibiliza a cozinha para qualquer pessoa que decida visitar o local procurando ótimas comidas.

Situado na Estrada da Balsa, o restaurante tem como especialidade as bruschettas da casa, bem como as diversas massas ao sugo com a presença, ou ausência, de frutos do mar.

Gostou de conhecer os melhores restaurantes para comer em Arraial d’Ajuda?

A gastronomia presente em Arraial d’Ajuda mostra, mais uma vez, que a beleza local não é o único tesouro presente na região de Porto Seguro.

Além disso, com diversos restaurantes que apresentam suas próprias releituras de pratos internacionais e, muitas vezes, locais, os estabelecimentos gastronômicos conseguem causar um efeito bastante interessante, brincando com o paladar dos visitantes do local.

Para conhecer um pouco mais sobre restaurantes incríveis espalhados pelo Brasil, não deixe de acompanhar outras matérias aqui do Viagem Club. Até a próxima!