Melhores restaurantes de Campos do Jordão: 15 locais para comer bem

A Suíça Brasileira, como é conhecida a cidade de Campos do Jordão, oferece os melhores restaurantes para você apreciar a gastronomia jordanense. Aliado ao clima mais frio da Serra da Mantiqueira, os melhores restaurantes de Campos do Jordão têm cardápio e ambiente para todos os gostos.

Além de bons restaurantes em Campos do Jordão, a cidade também conta com cafeterias e bares, com pratos variados, incluindo carnes nobres, fondue, pastéis com diferentes recheios e demais iguarias.

Mas, com tantas opções, fica difícil saber onde comer em Campos do Jordão durante as viagens, certo?

Por isso, fizemos uma lista dos melhores locais para comer bem na Serra da Mantiqueira e, dessa forma, viver uma incrível experiência gastronômica. Confira!

Onde comer em Campos? Dicas dos melhores restaurantes de Campos do Jordão

Não é só o clima ameno que atrai os turistas; a culinária de Campos do Jordão é um dos grandes atrativos em qualquer época do ano que atrai pessoas de diferentes lugares.

Mesmo durante as festividades do Natal (quando há diversas atrações turísticas), os turistas já viajam pensando onde almoçar em Campos do Jordão – e não é para menos!

A cidade “esconde” tesouros gastronômicos no famoso centrinho (como é chamada a Vila Capivari) e em outros lugares próximos dali.

São lugares com bom custo-benefício ou para quem pode gastar um pouco mais para curtir um ambiente mais requintado. A nossa lista, portanto, tem uma seleção variada para todo tipo de público.

Veja qual deles será seu primeiro destino ao chegar em Campos do Jordão!

1. Pastelão do Maluf, uma opção mais barata e muito bem recheada para comer em Campos do Jordão

Pastelão do Maluf
Fonte: Norton G (TripAdvisor)

Vamos começar a nossa lista de melhores restaurantes em Campos do Jordão com uma opção que é um excelente custo benefício: o Pastelão do Maluf.

O nome é uma homenagem ao político Paulo Maluf que já foi fotografado comendo pastel no local.

Inclusive, o pastelão não tem esse nome à toa: ele é enorme e bem recheado – não é apenas o tradicional recheio de carne ou queijo, mas também de frutas com calda de chocolate, hmm, delícia!

Além do pastel, o Pastelão do Maluf também oferece pratos como acompanhantes, podendo ser uma porção de batatas fritas, frangos, além da oferta de lanches.

Ah, já deu para perceber que o restaurante é tipo um bar, não é? E, por isso, o ambiente é bem informal: você escolhe o pastel, vai até o caixa fazer o pedido e aguarda a sua senha ser chamada.

É um destino imperdível em Campos do Jordão.

  • Endereço: Av. Macedo Soares, nº 134 e 135 (loja 01 e 02), Vila Capivari.

2. Baden Baden, a primeira cerveja gourmet do Brasil

Cervejaria Baden Baden
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Essa vai para os fãs da boa cerveja e petiscos deliciosos!

A cervejaria artesanal Baden Baden é um restaurante com cara de bar e um dos melhores points para curtir a noite sem deixar de lado a boa culinária.

Localizada na área mais badalada da Vila Capivari, a Baden Baden, existente desde os anos 80, é uma grande referência quando o assunto é cerveja gourmet. Até porque, é a primeira do tipo produzida no Brasil!

De estilo alemão, a choperia é um dos lugares onde comer em Campos do Jordão para quem gosta de ambientes descolados e com ótimas opções de pratos.

Tem para todos os gostos: desde aquele cliente que não dispensa uma boa comida alemã (como salsichas e um joelho de porco que é uma delícia), até os vegetarianos e veganos.

Para completar a experiência, a Baden Baden oferece a degustação de seis tipos de cervejas com seis pratos à escolha do Chef da casa.

A ideia é mostrar a harmonização da bebida com as iguarias em um evento guiado e sob agendamento prévio.

Os cervejeiros de plantão não vão perder essa chance, não é?

  • Endereço: Rua Djalma Forjaz, 93, loja 10, Vila Capivari.

3. Mercearia Campos

Mercearia Campos
Fonte: Mercearia Campos (TripAdvisor)

Logo em frente ao Baden Baden, fica localizada a Mercearia Campos, um amplo espaço para quem não gosta de esperar tanto tempo por uma vaga – pelo menos, quando não é alta temporada.

O restaurante conta com um cardápio variado de massas, carnes, peixes, saladas e sanduíches. Destaque para a picanha brasileira, o filé a parmegiana e o truta Meuniére (ao molho de alcaparras).

Há também uma seleção de petiscos, como o dadinho de tapioca e o bolinho de arroz, excelentes escolhas para acompanhar uma cerveja artesanal ou um drink mais elaborado, como um Bloody Mary (vodka e suco de tomate temperado).

De sobremesas, é possível ficar na dúvida, pois há opções deliciosas, como o chocolate quente, o fondue, Petit Gateau e o fabuloso Strudel de Maçã, servido com sorvete de creme.

  • Endereço: Rua Djalma Forjaz, 130.

4. Confraria do Sabor, um dos melhores restaurantes de Campos do Jordão que presenteia o cliente

Confraria do Sabor
Fonte: Confraria do Sabor (TripAdvisor)

Imagine que, após comer em um restaurante, o cliente receba uma peça exclusiva de cerâmica para levar para casa?

Pois essa é a ideia da Confraria do Sabor, que por pertencer ao grupo Prato da Boa Lembrança, presenteia o cliente com esse mimo.

Localizado no centro da Vila do Capivari, o restaurante tem opções variadas de cardápio (desde carnes a massas), além de incríveis apresentações.

Mas, o ponto alto desse espaço gastronômico em Campos do Jordão não são apenas os pratos diversificados (o que já é muito importante), mas também a opção de estacionamento e manobrista.

Em se tratando de um lugar com pouca oferta de estacionamentos gratuitos e próximos a restaurantes, a Confraria do Sabor se destaca por esse diferencial.

Portanto, se você vai viajar para Campos do Jordão, gosta de variar os pratos, precisa estacionar o carro e ainda tem paixão por cerâmica, a dica é conhecer a Confraria do Sabor.

  • Endereço: Av. Vítor Godinho, nº: 191, Vila do Capivari.

5. Arte da Pizza, para quem não dispensa uma boa comida italiana

Arte da Pizza
Fonte: Arte da Pizza (TripAdvisor)

Que tal saborear uma massa fininha, crocante, com boas opções de recheios e ingredientes especiais, ao mesmo tempo em que aprecia o verde do bosque?

Então o restaurante Arte da Pizza é o seu próximo lugar onde comer em Campos do Jordão.

A pizzaria fica localizada dentro do Grande Hotel, onde funciona também o Senac de Gastronomia. Inclusive, a Arte da Pizza recebe auxílio dos estudantes do centro universitário e o local é aberto ao público, mesmo sendo em um hotel.

Para facilitar os clientes, e considerando que a pizzaria fica no meio de um bosque – cuja subida é bem íngreme –, uma van no hotel pega os visitantes e os levam até o restaurante.

É coisa rápida e em menos de 5 minutinhos você estará em um ambiente aconchegante, com variados sabores de pizzas, e alguns que você, provavelmente, nunca experimentou, como o queijo da Serra da Estrela.

É simplesmente imperdível!

A dica, contudo, é chegar cedo ou reservar seu lugar, porque o local, além de ofertar delícias da comida italiana, também é muito disputado.

Vale a pena, então, se antecipar e garantir uma vaga na Arte da Pizza.

  • Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, nº 3549.

6. Dona Chica, o melhor restaurante para comer ao ar livre em Campos do Jordão

Dona Chica
Fonte: Dona Chica (TripAdvisor)

Se você pretende fazer uma viagem com a família, o espaço Dona Chica é um dos melhores restaurantes de Campos do Jordão.

Localizado dentro do Horto Florestal da cidade, o restaurante é uma opção rústica e saborosa para depois de uma caminhada em uma das trilhas locais.

Como se trata de um espaço perfeito para levar a família toda, o restaurante Dona Chica disponibiliza mesas ao ar livre para todo mundo se sentir à vontade.

Tanto é que há esteiras entre as árvores e algumas redes para descansar. Por causa disso, não é exagero dizer que estar na Dona Chica é como estar na casa dos avós.

Falando sobre a comida, a culinária por lá é bem artesanal. O pessoal do restaurante prioriza demais a comida regional da Serra Paulista.

Então, quando estiver na Dona Chica, experimente os pratos tradicionais, como o bolinho de Javaporco e a Paella da Montanha, opção de entrada e prato principal, respectivamente.

Também aprecie drinks, cervejas e sucos variados. Tem muita coisa boa para comer!

Ah, detalhe: a Dona Chica tem essa vibe de comida caseira, casa dos avós e ambiente rústico, então, para completar o combo, saiba que é o cliente que se serve.

É uma espécie de self-service. Mas, se você estiver acostumado, esse é o seu próximo lugar onde comer em Campos do Jordão.

  • Endereço: Av. Pedro Paulo, s/nº, Horto Florestal.

7. Le Foyer, um dos melhores restaurantes para comer fondue em Campos do Jordão

Le Foyer
Fonte: Priscilla Matsui (TripAdvisor)

Os apaixonados pela alta gastronomia vão amar o restaurante Le Foyer, situado no hotel Chateau La Villette, em Campos do Jordão.

Desde 2009, a culinária francesa de Le Foyer deixou de ser apenas para hóspedes e resolveu desbravar o mundo externo para levar seus sabores únicos a todas as pessoas.

A experiência gastronômica em um ambiente rústico confere a esse restaurante o aspecto de um lugar cheio de charme e que exala romantismo.

É a combinação perfeita para saborear uma comida inspirada nas receitas da fundadora do hotel, Sra. Ana Maria Rozette, e com fortes influências da culinária internacional.

Além de uma boa carta de vinhos, o Le Foyer também se destaca com o melhor fondue da cidade. É uma boa pedida para quem é fã da iguaria.

Além disso, o restaurante também oferece o prato da Boa Lembrança, como a Confraria do Sabor, para você levar para casa um presente feito de cerâmica.

  • Endereço: Rua Cantídio Pereira de Castro, nº 100.

8. Villa Gourmet, um dos restaurantes pet friendly em Campos do Jordão

Villa Gourmet
Fonte: Sebrae-SP (TripAdvisor)

Outro local para comer bem na Vila Capivari é o Villa Gourmet, um restaurante pet friendly de Campos do Jordão. O termo significa que o restaurante aceita receber seu gato ou cachorro de estimação, pois eles são muito bem-vindos por lá.

Além de estar bem localizado, o Villa Gourmet é muito agradável e possui mesas próximas ao deck para observar o movimento no centrinho.

Com amplo espaço, ninguém precisa esperar tanto tempo para sentar à mesa e fazer o pedido; as vagas são bem distribuídas e todo mundo tem a sua vez.

Aproveite para saborear um cardápio que mistura toques regionais com o sabor contemporâneo, e experimente uma de suas iguarias especiais: o fondue.

  • Endereço: Av. Macedo Soares, nº 203.

9. Esquina do Djalma, um dos botecos mais diferenciados de Campos do Jordão

Esquina do Djalma
Fonte: Esquina do Djalma (TripAdvisor)

Não é bem um restaurante, mas sim, um boteco – um novo conceito de boteco –, que assim como o Baden Baden, serve uma boa cerveja artesanal. Trata-se da Esquina do Djalma.

O local é bem descolado, perfeito para quem gosta de agito, com músicas ao vivo e diversas opções de cervejas artesanais e drinks criativos.

Inclusive, não dá para falar da Esquina do Djalma sem mencionar a inspiração para criar o boteco: anos dourados.

Três empresários, então, criaram o Djalminha, um personagem que representa um maitre engomadinho, ao estilo dos jovens da década de 50.

A propósito, a fachada do boteco chama bastante atenção, de forma positiva, e fica difícil não espiar o seu conteúdo.

No que se refere à culinária, os clientes vão se deparar com uma comida estilo street food, em outras palavras, é comida de rua ou de bar.

Além disso, o cardápio tem pratos diversificados, porque além da comida street, há também uma sequência de fondue, que pode incluir chocolate, queijo, carne e frango.

Para beber, nada como experimentar sabores diversos, como a Cerveja Djalminha, com aromas cítricos; a cerveja de gengibre, chamada de Moscow Mule; os coquetéis, como o Irish (conhaque, creme de avelã e pimenta); e os novos sabores das caipirinhas, que podem incluir tangerina, romã e gengibre.

  • Endereço: Rua Djalma Forjaz, nº 149.

10. Libertango, a culinária argentina em Campos do Jordão

Libertango
Fonte: Libertango (TripAdvisor)

Só pelo nome, dá para imaginar qual a referência da decoração, música ambiente e comida do restaurante Libertango, não é?

Sim, estamos falando da Argentina! O local tem um toque de nossos hermanos por toda a parte do restaurante.

Mas, apesar de uma fachada imponente, os preços são atrativos, principalmente se considerar a culinária de Libertango: os cortes de carnes, macios, suculentos, que desmancham na boca. Deu água na boca, não é?

Quando estiver em Campos do Jordão e bater a vontade de comer uma belíssima e saborosa carne, vá para Libertango e peça o carro chefe da casa, um Ojo de Bife. É simplesmente um charme!

Há também uma sobremesa tipicamente argentina que você precisa incluir em seu cardápio: o alfajor. Não saia do restaurante Libertango sem experimentar essa iguaria especial.

  • Endereço: Av. José Manoel Gonçalves, 160.

11. Krokodillo, um dos melhores restaurantes em Campos do Jordão para economizar com crianças

Krokodillo
Fonte: Pescador1000 (TripAdvisor)

Você quer levar as crianças para comer em Campos do Jordão, mas ainda não escolheu um bom restaurante?

Suas dúvidas acabam aqui, pois o melhor lugar para almoçar com crianças é no Krokodillo.

Isso porque a criançada adora tirar fotos na entrada do restaurante, onde há uma boca enorme de crocodilo. Inclusive, é um dos pratos exóticos servidos no local.

Há também uma variedade de porções de aves, peixes e massas, para quem não quiser arriscar um javali ou crocodilo.

Depois do almoço, nada como uma sobremesa para adoçar o paladar e sem aumentar tanto a conta final.

Para isso, vale saborear o melhor e mais barato rodízio de fondue de Capivari e Horto Florestal, em Campos do Jordão.

Portanto, boa comida, preços que cabem no bolso e decoração temática: excelente combo para quem vai levar a família.

  • Endereço em Capivari: Av. Senador Roberto Simonsen, nº 1350 e Av. Sílvio da Costa Rios, nº 133;
  • Endereço no Horto Florestal: Av. Pedro Paulo, nº 21.

12. Matterhorn, empório e restaurante em Campos do Jordão

Matterhorn
Fonte: Sonia Mayumi (TripAdvisor)

Um restaurante quase escondido em cima de um empório.

Assim é o Matterhorn, um espaço em Campos do Jordão com oferta de produtos nacionais e importados, com vagas limitadas, o que o torna um ambiente exclusivo.

Caso o turista não encontre uma vaga, o restaurante oferece um drink ou vinho, uma vez que esse é justamente o diferencial de Matterhorn: uma carta variada de bons vinhos.

Quem pretende um jantar a dois, pode contar com esse espaço romântico, a luz de velas e ao som de uma música tocada por um pianista.

Enquanto aprecia a boa música e o clima suave e aconchegante, pode apreciar também o belíssimo cardápio suíço, que conta com carnes, massas e, mais uma vez, o fondue.

Inclusive, para muitos, o Matterhorn oferece o melhor fondue da região, mas isso, claro, depende de cada pessoa.

  • Endereço: Rua Djalma Forjaz, 93, Lj 20.

13. L’Osteria Villa Casato

L'Osteria Villa Casato
Fonte: L’Osteria Villa Casato (TripAdvisor)

A proposta intimista no atendimento e um cardápio elaborado que permite uma experiência única, são características do restaurante L’Osteria Villa Casato.

O local tem o comando do Chef Ajax Cavenaghi, que trouxe a gastronomia italiana à Campos do Jordão.

Apesar de poucas opções, a justificativa é que a dedicação maior é pelo uso de ingredientes nobres e de qualidade no preparo dos pratos.

Isto é, em vez de oferecer um cardápio recheado de opções, a L’Osteria Villa Casato prefere apostar na elaboração da comida para agradar seja qual for o paladar.

Essa aposta, bem como o ambiente intimista e moderno, deram ao restaurante uma atmosfera propícia para comemorações ou pedidos de casamento.

Além disso, o local conta com dois diferenciais: primeiro, é o Menu degustação que você pode pedir. Ele consiste em experimentar mais de um prato, mas em porções menores.

Segundo, a sobremesa tem cara de rica, isso porque se trata de uma torta de chocolate com folha de ouro. Você se imagina comendo uma torta com folha de ouro? Puro requinte, hein?

  • Endereço: Rua Andre Koitchkoff, nº 297.

14. Vila Chã, uma casa portuguesa com certeza!

Em nossa lista de melhores restaurantes de Campos do Jordão, tivemos a culinária suíça, alemã, italiana, argentina e brasileira, então, o que estava faltando? Comida portuguesa com certeza!

Vila Chã é mais um local na lista de onde comer em Campos do Jordão.

Com mais de 15 anos de experiência, o restaurante se instalou na antiga casa de uma família portuguesa para trazer as delícias típicas de Portugal.

Tem pratos variados de bacalhau, sardinhas ao forno, pescados e coelhos.

Já para adoçar o paladar, as sobremesas também não fogem das raízes portuguesas: tem fios de ovos, pastéis de Belém, fondue, pastéis de Santa Clara, etc.

  • Endereço: Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 99.

15. Chocolate Montanhês e Chocolate Araucária, a hora das chocolaterias de Campos do Jordão

Fábrica de chocolate Araucária
Fonte: moniquemagaldi (Flickr)

Se além de saber onde comer em Campos do Jordão para almoçar e jantar, você também quiser apreciar um bom chocolate, chegou o momento.

Vamos citar duas chocolaterias famosas da Serra Paulista para você conhecer. A primeira é o Chocolate Montanhês, lançado em 1979, o espaço tem diversos tipos de bombons, fondues, sorvetes, trufas, etc.

Fica bastante difícil escolher qual doce comer primeiro, mas é garantia de que todos são extremamente deliciosos e pedem bis.

Já o Chocolate Araucária, lançado em 1991, traz um diferencial: os visitantes podem conhecer a fábrica da cidade de Campos, descobrir como os chocolates são feitos e qual a história por trás da loja.

Além de ganhar amostras, no final do tour é possível comprar as belezas gastronômicas da fábrica, porque ficar na vontade você não fica.

  • Endereço do Chocolate Montanhês: Praça São Benedito, nº 5, loja 01, e nº 45, loja 02;
  • Endereço do Chocolate Araucária: Av. Amadeu Carletti Jr, nº 255, Lot Atalaia.

Posts Relacionados

Já sabe onde comer em Campos do Jordão?

Não restam dúvidas de que as opções de restaurantes na cidade de Campos do Jordão são muitas, e seus pratos variados e formas de atendimento também.

Você pode escolher entre as culinárias, a proximidade com a sua hospedagem ou centrinho de Capivari, ou pelo preço.

Aliás, há outras opções de onde comer em Campo do Jordão, como o Harry Pisek, o Sabor Chocolate, Café Palácio, Empório dos Mellos (o café da manhã é mais econômico), Ludwig, Rostie e Só Queijos.

A lista é grande, mas ficamos com os 15 melhores restaurantes e bares para você que vai passar uma temporada ou o final de semana em Campos do Jordão.

Será que um deles vai se tornar o seu preferido da cidade para almoçar, jantar ou fazer um lanche rápido?