Melhores Restaurantes de Trancoso: 15 Lugares para Comer Bem

Hmm, essa viagem tem cheirinho de dendê… Fala, galera viajante! Você, que tem interesse em conhecer o sul da Bahia, saiba que por lá o sabor arretado de dendê e pimenta vermelha se espalha entre os melhores restaurantes de Trancoso.

Não é à toa que esse pedaço de paraíso na região de Porto Seguro atrai turistas o ano todo para saborear os mais diversos pratos de frutos do mar.

Contudo, mesmo que essas iguarias sejam comuns em destinos litorâneos, há quem gosta de diversificar sabores.

Por isso, alguns dos melhores e mais frequentados restaurantes apostam em comidas internacionais no charmoso vilarejo de Trancoso.

Mas, ao se deparar com um destino gastronômico como esse em Porto Seguro, no litoral baiano, muita gente se preocupa com preços.

Afinal, é possível comer bem e barato?

Se você sair dos points mais badalados, como à beira-mar ou em Quadrado, é tranquilo encontrar restaurantes por quilo mais baratos, por exemplo.

Por outro lado, se você vai à Trancoso justamente para apreciar a vista do mar ou conhecer restaurantes refinados para comer, nós também incluímos na lista.

Saiba onde comer em Trancoso agora mesmo!

Quais são os melhores restaurantes de Trancoso (Bahia)?

Um dos destinos turísticos mais visitados na alta temporada te convida a conhecer a comida regional e internacional da Bahia.

Além da boa gastronomia, a região é histórica, pois dizem que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou no Rio dos Frades em 1500.

Por isso, fizemos uma listinha para você saber onde comer em Trancoso, enquanto aprecia o cenário histórico. Vamos lá!

1. Capim Santo, nosso primeiro restaurante oferece jantar gourmet

Capim Santo
Fonte: Charles Stefferson (Flickr)

Aberto em 1984 por Sandra Marques e Nando Leite e com lojas em São Paulo e Rio de Janeiro, o restaurante Capim Santo tem uma proposta moderna e intimista para o seu público.

Trazendo o estilo da era hippie, com uma vibe natural e orgânica, Capim Santo oferece música ao vivo, luz baixa e um cardápio variado, entre comida baiana e ingredientes saudáveis.

Apesar de ter aperitivos mais em conta, como o Bombom de camarão e chutney de manga, o lugar oferece pratos principais que ultrapassam R$100.

É o caso da Lagosta gratinada, o arroz integral servido com o leito de espinafre, ou ainda, os camarões com leite de coco, um dos pratos mais pedidos. Uma delícia!

De sobremesa, você encontra opções com o capim limão, inclusive, é a bebida de entrada que batizou o restaurante e que ninguém dispensa.

  • Endereço: Rua do Beco, nº 55 – Quadrado.

2. O Cacau

O Cacau
Fonte: SSA10 (TripAdvisor)

Baiana de Salvador, Dora Miranda abriu O Cacau no final dos anos 90, escondidinho por entre as árvores, perto da igrejinha de Quadrado.

Por lá, vale a pena conferir as comidas baianas e com ingredientes internacionais, como é o caso do filé de badejo ao creme de wasabi.

Além do prato típico já esperado, como o bobó de camarão, moquecas e outros frutos do mar, O Cacau ainda destaca seus mini-acarajés de entrada (impossível comer só um mini-acarajé).

Já para quem quer fugir um pouco das iguarias tipicamente litorâneas, é só pedir o escondidinho, picadinho ou bolinho de carne seca. Tudo isso celebrado com uma deliciosa caipirinha de caju.

Ah, não deixe de reservar com antecedência, pois O Cacau é bastante procurado para festas de casamento que ocorrem na igrejinha.

  • Endereço: Praça São João Batista, nº 96 – Quadrado.

3. Silvana & Cia, um dos mais antigos e tradicionais restaurantes no Quadrado de Trancoso

Silvana&Cia
Fonte: Dulcineia T (TripAdvisor)

Inaugurado há mais de 40 anos, o restaurante Silvana & Cia fica debaixo de uma amendoeira e possui a receita de moqueca mais famosa de Quadrado.

Entre outras iguarias famosas, também se encontra o Peixe na folha de bananeira, que não é nada econômico, mas serve duas pessoas.

O espaço é bem aconchegante, daqueles perfeitos para quem não tem pressa de voltar para as suas acomodações.

Dá para jantar mais cedo enquanto curte as luzinhas se acendendo nesse tradicional restaurante em Trancoso.

  • Endereço: Praça João Batista, nº 150 – Quadrado.

4. Maritaca

Maritaca
Fonte: tr92016 (Flickr)

Um dos melhores destinos para quem ama pizza é o Maritaca, comandado por Márcia Taliberti.

São pizzas fininhas e crocantes, de dar água na boca (não deixe de pedir a crostata de entrada, uma deliciosa massa com azeite, sal grosso e alecrim).

O ambiente é confortável e super agradável, no melhor estilo rústico-chique. Lá, você pode chegar e ficar à vontade nas mesas ao ar livre (é necessário reservar durante a alta temporada).

Como esse restaurante é conhecido há mais de 15 anos como uma sala de jantar de Trancoso, vale visitar nesse horário e apreciar um cenário aconchegante.

Ao chegar, você vai perceber que não é só de pizza que vive o Maritaca: o cardápio é variado, com risotos, filés e peixes, ou seja, para todos os gostos.

  • Endereço: Rua do Telégrafo, nº 388.

5. Cantinho Doce

Cantinho Doce
Fonte: Fernanda F (TripAdvisor)

Um lugar aconchegante, jovem, bem pé na areia no mapa de Trancoso é o restaurante e bar Cantinho Doce.

O espaço já foi dedicado inteiramente a cachaças há uns 30 anos, mas isso não significa que os famosos drinks da noite não estejam lá.

Você pode experimentar, por exemplo, a caipiroska de jabuticaba ou mel com gengibre. As pingas também fazem sucesso e alguns exigem até um paladar desafiador, como a pinga com cobra. Vai arriscar?

Além dos drinks, a experiência no Cantinho Doce também se estende para os pratos sofisticados, como o prato Camarão no coco verde ou a Lagosta no abacaxi.

Aproveite o charme das velas no chão e da música ao vivo, combinação perfeita para terminar a noite.

  • Endereço: Praça São João Batista, nº 15 – Quadrado.

6. Jacaré do Brasil

Jacaré do Brasil
Fonte: Jacaré do Brasil (TripAdvisor)

Um dos melhores e mais badalados restaurantes com preço 5 estrelas, é isso que você vai encontrar no maior point da vida social em Trancoso.

Quem está acostumado com ambiente animado, vai adorar o clima de Jacaré do Brasil.  Ainda que ofereça um cardápio com frutos do mar, o local não é considerado um restaurante tipicamente baiano.

Claro que você vai se deparar com um mix de iguarias, como o arroz com camarão e polvo ao curry, mas o espaço é famoso por seu cardápio comfort food.

Isso inclui bife à milanesa e ojo de bife com fritas e chimichurri, entre outros pratos com carne vermelha. Um escândalo de tão bom!

Há opções saudáveis também, como a beterraba assada com rúcula, que podem ser acompanhadas de caipirinhas ou com o famoso drink jacaré, com limão, gengibre, gin e tônica.

  • Endereço: Rua Carlos Alberto Parracho, nº 121.

7. Floresta, no sertão do Rio da Barra

Para quem gosta de viver uma boa experiência gastronômica, a pedida é visitar o restaurante Floresta, localizado no meio de um seringal do Rio da Barra.

Trata-se da filial do Jacaré do Brasil, em um espaço exclusivo e acessível apenas para quem faz reserva.

A consumação é fechada em um valor mínimo, sem incluir bebidas, mas vale a pena pelo cenário meio Boho das tendas individuais.

O prato do dia é único, informado na reserva, e com um buffet de acompanhamentos e sobremesas. Não sair de lá sem comer o bobó de camarão da Floresta é uma regra.

Só é importante destacar que a distância da estrada até lá é de 7 km, o que pode desanimar algumas pessoas.

  • Endereço: Condomínio Fazenda Rio da Barra.

8. Barraca do Jonas, a mais tradicional barraca de praia de Trancoso

Essa não é bem uma dica de restaurante, mas não dá para deixar de fora do nosso guia as melhores barracas de praia de Trancoso.

E esse é o caso da Barraca do Jonas, situada entre a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros.

Diferentes de outras barracas, a do Jonas não tem consumação mínima e ainda entrega os melhores peixes e camarões fresquinhos em seu cardápio.

Para acompanhar, tem a famosa e deliciosa farofa de banana. Quem já conhece, já sabe que toda guarnição tem essa farofa e não abre mão.

Entre petiscos e bebidas, aqui é o lugar perfeito para fazer sua refeição à beira-mar, mesmo que você queira, depois, dar uma passadinha na Praia do Rio Verde.

  • Endereço: Praia dos Coqueiros, Trancoso.

9. El Gordo, o restaurante-pousada com vista para a praia

El Gordo
Fonte: El Gordo (TripAdvisor)

Ainda situado no Quadrado de Trancoso, tem um restaurante-pousada com uma vista incrível para a Praia dos Nativos: El Gordo, um dos mais tradicionais do vilarejo de Trancoso.

A pousada é muito charmosa, com mesas em volta das piscinas e uma linda decoração.

À noite, a sensação da brisa no rosto e o jantar à luz de velas moldam um dos melhores e mais charmosos restaurantes em Trancoso com vista para o mar.

O cardápio recebe o comando do chef Wladimir Umezu, que traz influências asiáticas, portuguesas e brasileiras para os pratos da casa.

  • Endereço: Praça São João Quadrado.

10. Praia das Tartarugas

Imagine comer em um restaurante com vista panorâmica para as praias semi-desertas de Arraial d’Ajuda e Trancoso?

Esse restaurante nada mais é do que a Praia das Tartarugas, situada entre o Rio da Barra e a Praia de Taípe.

E, como tem essa vista no alto da falésia, ela acabou conhecida como o restaurante-camarote, até por ser um lugar exclusivo, uma vez que o acesso é feito por um túnel que leva até a praia.

Até aí já deu para perceber que a Praia das Tartarugas é privativa e garante um dia no cercadinho que realmente vale a pena.

Você é servido com petiscos enquanto aguarda o seu almoço. São dadinhos de tapioca, ceviche e outros quitutes no bar montado na praia.

A consumação mínima ultrapassa os R$ 120, então se você é adepto a restaurantes mais requintados e vips (com altos preços), vai adorar o cardápio variado, como o spaghetti de manteiga de camarão ou o polvo com abóbora.

Tudo no capricho!

  • Endereço: Condomínio Terravista, Trancoso.

11. Restaurante da Silvinha, escondida na Praia do Espelho

Restaurante da Silvinha
Fonte: Leona_bblt (TripAdvisor)

Sabe aqueles lugarzinhos escondidos em meio à vegetação e à beira de um riacho?

Esse é o Restaurante da Silvinha, um pequeno espaço lançado em 1998 por Silvinha Calazans Luz.

O local propõe, inclusive, um desafio, já que não há placas indicando o caminho: você precisa seguir pela praia e pegar o riachinho, até se deparar com o esconderijo da Silvinha.

Outro ponto interessante é que não há cardápio: você chega e almoça o peixe do dia e acompanhamentos, podendo ser lentilhas, arroz, cuscuz marroquinho, entre outros.

  • Endereço: Na Praia do Espelho, em Caraíva.

Posts Relacionados

Onde comer barato em Trancoso? Dicas para comer bem com ótimos preços

12. Lua Verde Saladeria

Lua Verde Saladeria
Fonte: Lua Verde Saladeria (TripAdvisor)

Se o seu negócio é comer bem, mas de forma saudável, a opção saborosa e light é a Lua Verde Saladeria.

O nome sugere isso mesmo que você está pensando: uma salada verde a quilo, com direito a um molho artesanal de sua preferência.

Lá você também encontra o açaí natural de sobremesa e sorvetes artesanais, como os de tamarindo e graviola, servidos de forma diferenciada: na cumbuca de coco.

  • Endereço: Rua da Gameleira, nº 23.

13. Rabanete, um dos melhores e mais econômicos restaurantes em Trancoso

Rabanete
Fonte: Restaurante Rabanete (TripAdvisor)

Gosta de self-service e de pagar pouco? O Rabanete é esse lugar! O almoço é feito no fogão à lenha e servido a um preço justo no Quadrado de Trancoso.

O espaço segue a regra de não ter demora na entrega dos pratos nem extravagância, pelo contrário: o restaurante é modesto e entrega uma comida de qualidade, quente e saborosa.

E, o melhor de tudo é que o cardápio diário é temático, com opções de comida baiana, mineira, oriental, entre outras.

  • Endereço: Praça São João Batista, nº 308.

14. Chimichurri, uma das novidades em Trancoso

Chimichurri
Fonte: Chimichurri (TripAdvisor)

Enquanto que a maioria serve frutos do mar, o Chimichurri vai na contramão e surpreende os fãs de churrasco na grelha, à moda Argentina.

Você pode começar com a provoleta e depois iniciar uma sequência de cortes, conhecida como parrillada.

Ou escolher seu prato com corte preferido, entre bife de chorizo, picanha, e até mesmo polvo e lagosta assados sem espeto.

Sim, tem “churrascada” de frutos do mar em Trancoso.

Endereço: Praça São João Batista, nº 298.

15. Tapioca da Elma, dica de comidinha rápida no Quadrado de Trancoso

Tapioca da Elma
Fonte: Tapioca da Elma (TripAdvisor)

Na entrada de Quadrado, todo mundo sente o cheirinho especial vindo da Tapioca da Elma. Também pudera, são salgados e doces bastante recheados e custando menos de R$ 25 cada.

Um deles, inclusive, leva carne seca, rúcula, manjericão, queijo coalho e molho chutney de sua preferência (tomate ou manga).

Uma excelente opção para uma tarde em Trancoso.

Gostou de nossas dicas para comer bem em Trancoso?

Esses foram o nosso top 15 melhores e mais incríveis restaurantes para comer bem (e alguns deles baratos) em Trancoso.

A maioria fica em Quadrado ou arredores, mas todos eles arrasam na gastronomia, seja em um vilarejo, com vista para as praias, ou escondido em meio à vegetação.

Então, experimente as noites na cidade e saboreie o melhor do tempero regional.

E, se quiser conhecer mais sobre esse destino na região de Porto Seguro, é só conferir o Viagem Club com tudo que você precisa saber antes de planejar suas viagens. Saiba mais!