Mergulho em Natal

Mergulho em Natal: 4 Lugares e Dicas Para Você Curtir

Natal é tudo de bom: clima agradável o ano todo, ótimas opções de hospedagem, lindas praias em meio a áreas de preservação e muito mais. Tudo isso faz a região ser muito procurada por quem busca um banho de mar revigorante. Por isso, hoje vamos dar dicas de mergulho em Natal.

Como você sabe, há inúmeras opções de praias na capital potiguar e seus arredores.

Uma das mais conhecidas e procuradas pelos turistas é a de Ponta Negra, mas desde já vamos antecipar: apesar de todos os seus predicados, ela não está na nossa lista.

É possível que alguns dos passeios até incluam uma passagem de barco por Ponta Negra, mas a parada para mergulho é mais adiante. Por lá, as atrações são outras.

Mas como o nosso assunto aqui é apresentar os melhores pontos para mergulho, prepare os óculos de banho, pegue seu snorkel, vista sua roupa, passe o protetor solar e vamos nessa!

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Maracajaú
  • Ponto turístico mais famoso para mergulho
  • Águas límpidas e calmas
Ver Local→

Pirangi
  • Ótimas opções de bares, restaurantes e hospedagem
  • Muitas belezas naturais e áreas de preservação
Ver Mais→

Perobas
  • Águas super transparentes
  • Vida marinha farta
Ver Local→

Punaú
  • Águas claras e de temperatura agradável
  • O local possibilita o aluguel de pranchas de stand-up paddle e caiaques
Ver Local→

Estas são as melhores opções para fazer mergulho em Natal (RN)

Listamos quatro pontos muito procurados pelos turistas para mergulho em Natal. Alguns deles são famosos pelos parrachos (corais), e outros pelo seu entorno.

Qualquer que seja sua escolha, a atividade será inesquecível.

1. Maracajaú

mergulho nos parrachos de maracajau
Julic (TripAdvisor)

Talvez você já tenha ouvido falar na expressão ‘Caribe brasileiro’. Pois ele fica a 65 quilômetros de Natal, na praia de Maracajaú, na cidade de Maxaranguape.

Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do nordeste brasileiro quando o assunto é fazer mergulho.

As águas límpidas e calmas dão o tom perfeito para você observar ao máximo os parrachos de Maracajaú.

Tratam-se de cerca de 15 quilômetros de piscinas naturais formadas a partir de 7 quilômetros mar adentro, cuja profundidade máxima não passa de três metros.

Para se fazer o passeio é preciso antes de tudo pegar uma lancha ou um catamarã.

O passeio pode ser adquirido diretamente em Natal, mas se você preferir ir de carro até Maracajaú também terá a opção de adquirir a experiência por lá.

Nesse caso, contudo, recomendamos fazê-lo com antecedência.

Isso porque o acesso às piscinas naturais é limitado, e já pensou chegar até à praia e descobrir que a experiência no dia já está lotada?

Bom, mas ao chegar aos parrachos de Maracajaú você será recebido em um ponto de apoio onde receberá tudo o que precisa para o mergulho, como snorkel e colete salva-vidas.

Os equipamentos já estão incluídos no preço.

Se preferir, você também pode fazer um mergulho com cilindro. O equipamento e a roupa de banho, contudo, não estão incluídos no preço do passeio e são cobrados à parte.

Depois disso, é só se jogar na água e aproveitar a beleza e a tranquilidade emanados pelos parrachos de Maracajaú.

2. Pirangi

praia de pirangi
Créditos de Imagem: Rebeca (Flickr)

A Praia de Pirangi é considerada a mais famosa do Rio Grande do Norte, e entre as opções de praias para se fazer mergulho em Natal, ela é uma das melhores.

E a gente vai explicar o por quê.

Primeiro, pela facilidade de acesso. Ela fica no município de Parnamirim, a poucos quilômetros da capital.

Além disso, Pirangi oferece ótimas opções de bares, restaurantes e hospedagem.

Mas o nosso foco aqui é o mergulho, e pode ter certeza que a opção por Pirangi é certeira.

A região oferece muitas belezas naturais e áreas de preservação. É lá, também, que fica o maior cajueiro do mundo!

Para fazer um passeio a uma das piscinas naturais, você precisará ir até a Marina Badauê para pegar um barco.

Como no caso de Maracajaú, é ele que levará você até o ponto ideal mar adentro.

As belezas naturais da costa de Pirangi são únicas. Os passeios para mergulho variam e consideram muito a condição das marés, mas em geral tem paradas por Pirangi do Sul, Pirambúzios e Ponta do Flamengo.

Como você pode perceber, por aqui a prática do mergulho não tem como não agradar.

3. Perobas

Praia de Perobas
Fonte: ALLAN TRIGUEIRO SOARES (Flickr)

A Praia de Perobas é outra opção de mergulho em Natal em meio aos parrachos, mas as atividades aqui têm uma vantagem.

Até pelo fato de os corais aparecerem em menor número, a praia não é tão badalada como a do ‘Caribe brasileiro’. Assim, o passeio é, de certa forma, mais exclusivo.

Pegue o seu snorkel, mergulhe e veja uma vida marinha farta. A quantidade de espécies de peixes de diferentes tipos impressiona.

Mas as águas da Praia de Perobas são tão transparentes que mesmo se você olhar por cima d’água irá se encantar com a beleza do lugar.

Outra dica que podemos dar se você optar por este passeio é: separe uns minutos para simplesmente se refrescar nessas águas maravilhosas – mas não esqueça o protetor solar!

Uma desvantagem é que Perobas fica um pouco mais longe: são 75 quilômetros de distância para Natal. Se decidir ir, procure o traslado com empresas especializadas.

4. Punaú

Punaú
Fonte: MAX MAFALDO (Flickr)

Alguns dos passeios para mergulho em Natal incluem uma parada pela Praia de Punaú (veja aqui).

Aqui é outro ótimo local para a prática de mergulho, mas em geral os turistas preferem fazer essa parada por outro motivo: relaxar.

As águas claras e de temperatura agradável, claro, são ótimas para o mergulho.

Mas o que chama mesmo a atenção é o entorno: dunas e coqueirais são a moldura perfeita para esse paraíso. De quebra, é nesta praia que o mar se encontra com o Rio Punaú.

Além do mergulho, o local possibilita o aluguel de pranchas de stand-up paddle e caiaques. Vale a pena incluir no roteiro!

Perguntas Frequentes

Quanto custa um mergulho em Natal?

Há diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, e os valores variam de acordo com o tipo de passeio e o local escolhido. Em média, os valores giram em torno de R$ 100. Alguns mergulhos com cilindro, porém, chegam a custar R$ 240.

Onde fazer mergulho com cilindro em Natal?

Apesar de estar disponível em mais de um lugar, o melhor ponto para se fazer mergulho com cilindro em Natal (RN) é na praia de Maracajaú. As piscinas naturais por lá chegam a três metros de profundidade, e uma imagem ao lado dos parrachos certamente será inesquecível. As empresas que oferecem o serviço têm acompanhamento de instrutor e o mergulho ocorre com total segurança.