Morro de São Paulo com Chuva: 5 Passeios Incríveis para Aproveitar

A chuva resolveu aparecer durante sua viagem? Pois não tem problema! Com as dicas de hoje, você vai descobrir o que fazer no Morro de São Paulo com chuva.

O Morro de São Paulo é um dos locais mais belos de se visitar no município de Porto Seguro, na região sul da Bahia.

A ilha oferece uma variedade incrível de atividades ao ar livre, como as belas praias do local, trilhas incríveis, tirolesa, entre outros conteúdos interessantes.

Entretanto, há um fator que pode comprometer toda essa experiência incrível que você teria com o local: a chuva.

A queda das chuvas na região podem acabar com vários passeios e atividades ao ar livre, tornando o visitante um verdadeiro prisioneiro na pousada em que estiver alocado.

Mas, as chuvas não podem acabar com todos os atrativos da região. Isto porque o Morro de São Paulo ainda conta com diversos outros passeios cobertos que farão toda a diferença na hora de curtir um pouco daquilo que a região tem de melhor.

Pensando nisso, nós decidimos fazer uma lista com algumas das melhores atividades para fazer no Morro de São Paulo com chuva.

Além disso, também daremos algumas dicas super importantes para você não perder absolutamente nada durante sua visita à ilha.

Então, sem mais demora, vamos à lista!

Os melhores lugares para visitar no Morro de São Paulo com chuva

1 – Fortaleza de Tapirandú

Fortaleza de Tapirandu
Fonte: mospital (Flickr)

A Fortaleza do Morro de São Paulo, como também é conhecida, é um dos pontos turísticos mais tradicionais da história. Ou seja, não só da ilha, como de toda a região da Costa do Descobrimento.

Com suas obras iniciadas em 1630, chamado apenas de “Forte” no século XVIII, tinha o intuito de defender a Baía de Todos os Santos de navios com tripulações que pretendiam invadir a ilha. O objetivo desses navios era saquear os recursos da região.

Além disso, sua localização estratégica lhe dava um panorama extenso para o pórtico de entrada para a ilha, utilizado até os dias de hoje.

O forte foi uma das maiores construções já realizadas no país, contando com um sistema defensivo incrível.

Não é à toa que foi tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

2 – Igreja de Nossa Senhora da Luz

Igreja de Nossa Senhora da Luz
Fonte: Riotur.Rio (Flickr)

Também tombada como patrimônio histórico-cultural, a Igreja Nossa Senhora da Luz levou longos anos para ter sua construção finalizada. Isso ocorreu apenas entre o final do século XVIII e início do século XIX.

Entretanto, a construção, que antes pertencia às proximidades do farol do Morro de São Paulo, foi reconstruída no estilo barroco no centro da região.

Seu nome serve de homenagem para a padroeira local.

A Igreja também foi palco de vários saques desde sua construção, perdendo um acervo grandiosíssimo de metais preciosos, como ouro, prata, bronze e até mesmo uma coroa portuguesa.

3 – O Casarão do Morro de São Paulo

Pousada O Casarão
Fonte: O Casarão (TripAdvisor)

Construído em 1608 pela família Saraiva, a mesma família responsável pela construção da Igreja Nossa Senhora da Luz, O Casarão foi uma das primeiras construções de grande porte realizadas no local.

O principal cartão postal foi utilizado de diversas formas. Assim, já serviu como depósito de farinha, escola e, atualmente, como uma pousada e restaurante chamada Pousada e Restaurante Casarão.

A construção passou por inúmeras obras ao longo dos anos. Entretanto, toda sua concepção original se manteve intacta. Assim, ainda faz referência às antigas construções da era Colonial.

O local também conta com um panorama belíssimo, composto pela imensidão verdejante de matas e árvores próximas da construção de origem portuguesa.

4 – Fonte Grande de Morro de São Paulo

Fonte Grande
Fonte: Gabriel Elias Mococa Corrê de Oliveira (Flickr)

Criada em 1746 pelo vice-rei do Brasil, André de Mello de Castro, a Fonte Grande do Morro de São Paulo foi uma das maiores invenções tecnológicas do país naquela época.

Sua importância vem do fato de que a ponte abastecia toda a região com água própria para consumo. Além disso, garantia água potável também para o presídio situado no Forte de Tapirandú.

Sua importância também foi constatada por D. Pedro II. Isso aconteceu quando o mesmo tomou um banho na fonte de três bicas ao lado da Marquesa de Santos ao visitar o Morro de São Paulo, logo depois de visitar a Companhia Têxtil, em 1859.

5 – A noite no Morro de São Paulo

Morro de São Paulo a noite
Fonte: Javier Mazzeo (Flickr)

A noite no Morro de São Paulo é composta por diversos bares, restaurantes e muitas barracas de artesanato. Ou seja, é outra boa opção para curtir o Morro de São Paulo com chuva.

Você vai encontrar muita agitação, mesmo nos dias mais chuvosos.

O centro da ilha apresenta um número impressionante de coisas para fazer. Por exemplo: casas de shows, bares temáticos e teatros.

A energia que ronda o local é contagiante, fazendo com que você simplesmente esqueça completamente as chuvas persistentes.

Menção honrosa: Farol de São Paulo

Farol de Morro de São Paulo
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

O Farol de São Paulo é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas que vão para a ilha.

Iniciada sua construção no ano de 1848, o farol só teve suas obras finalizadas em 1855, tornando-se o farol mais moderno presente no litoral do Brasil.

A construção era de extrema importância para os marinheiros, que necessitavam de uma referência visual da localização do porto. Isso garantia que não houvesse qualquer tipo de problema com a tripulação e as cargas que seus navios traziam.

O caminho para chegar ao farol é feito por uma trilha bem simples. Ou seja, você pode conclui-la em apenas 10 minutos de caminhada.

Com uma trilha fácil e uma bagagem histórica incrível, o Farol é merecedor de sua visita, mesmo em dias chuvosos.

Posts Relacionados

Considerações finais

Mesmo que a chuva não apresente trégua, há diversos pontos turísticos muito interessantes que você pode visitar em qualquer ocasião, faça chuva ou faça sol.

E se você quer conhecer um pouco mais a fundo sobre esse lugar incrível que é o Morro de São Paulo ou outros lugares tão incríveis, não deixe de acompanhar os nossos artigos aqui no Viagem Club. Assim, você fica atualizado sobre os melhores roteiros de viagens pelo Brasil.

Até a próxima e boa viagem!