Morro de São Paulo com Crianças: 13 Passeios e Atividades para Curtir

Fala, galera viajante! Se você pensa em viajar para o Morro de São Paulo com crianças, mas tem dúvida se é uma boa ideia, hoje trago informações sobre os principais atrativos desse belo pedacinho da Bahia.

Anúncios

Localizado na Ilha de Tinharé, na Costa do Dendê, a quase 100km da capital Salvador, o Morro de São Paulo é uma vila pertencente ao arquipélago de Cairu, que engloba também a Ilha de Boipeba e mais 24 ilhas.

Anúncios

Por ser isolado, antes de levar as crianças para o Morro de São Paulo, saiba que o acesso se dá apenas por lancha ou catamarã.

Você pode pegar um avião de Salvador, depois transporte terrestre + barco, ou seguir direto de Salvador por um catamarã do Mercado Modelo.

Há também a opção de usar um Ferry Boat (balsa) até Itaparica e depois pegar um transporte terrestre para o terminal de Bom Jardim.

A partir daí, é só pegar a lancha e seguir para o seu destino principal.

De qualquer maneira, o Morro de São Paulo só é acessível via marítima, mas vale a pena ir com crianças e aproveitar todas as atividades.

Então, confira nossas dicas para curtir a ilha paradisíaca de Cairu e montar seu roteiro de viagem!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Primeira Praia
  • Famosa por ser a "praia dos surfistas", e também pelos esportes radicais
  • Local mais próximo ao centro, perto dos barzinhos e restaurantes
Ver Passeio →
Segunda Praia
  • Águas mais calmas e banhos em piscinas naturais
  • Grande quantidade de bares, restaurantes e pratos variados
Ver Passeio →
Terceira Praia
  • Permite o passeio de caiaque pelas ilhas da região
  • É a maior dentre as praias do Morro de São Paulo
Ver Passeio →
Quarta Praia
  • Água calma, com lindas piscinas naturais
  • Maior faixa de área entre todas as praias do Morro de Sâo Paulo
Ver Passeio →
Quinta Praia
  • Também conhecida como "Praia do Encanto", devido a sua grande beleza
  • Integra uma área da Mata Atlântica com proteção ambiental
Ver Passeio →
Mergulho em Morro de São Paulo
  • Águas cristalinas super receptivas ao mergulho
  • É possível encontrar diversas empresas especializadas em práticas de mergulho
Ver Passeio →



O que fazer em Morro de São Paulo com crianças? Veja as principais atrações para curtir na região!

Entre praias e piscinas naturais do Morro de São Paulo, a ida até esse destino baiano promete encantar qualquer criança.

Mas, antes de começarmos, vale saber que as cinco principais praias do Morro são numeradas.

Todas elas possuem alguma atração interessante, outras não têm tanta estrutura, mas a diversão está garantida para a criançada.

Sabendo disso, vamos partir para o melhor do post: as atrações do Morro de São Paulo com as crianças.

1. Praticar esportes na Segunda Praia, como frescobol e slackline

Segunda Praia
Fonte: Wagner Bacciotti Campodonio (Flickr)

Uma das praias mais agitadas do Morro de São Paulo para levar crianças, desde que sejam mais crescidinhas (não é recomendável para um bebê).

Aqui, o sossego não tem vez e é ótima para aproveitar a infraestrutura local, com bares, restaurantes, quiosques e música ao vivo. Inclusive, não é à toa que o local também é chamado de Praia do Agito.

Por isso, a Segunda Praia é uma ótima oportunidade para a família e seus pequenos se divertirem com futebol, slackline, vôlei de praia e frescobol.

Afinal, são 400 metros de areia, com águas tranquilas, mornas e com lindas piscinas naturais.

Se você gosta de badalação e as crianças de sua família não são tão pequenas, leve-as para a Segunda Praia do Morro de São Paulo. Elas vão amar!

2. Andar de caiaque ou fazer Stand Up Paddle

Stand Up Paddle na praia
Fonte: Pierre PRUVOT (Flickr)

Também na Segunda Praia, mas principalmente na Terceira (por ter menos banhistas), é possível praticar Stand Up Paddle.

O esporte é recomendado para qualquer faixa etária e a família pode encontrar instrutores e alugar equipamentos no local.

Mas pensa que é só? Na Terceira Praia você também pode andar de caiaque ou apenas dar um mergulho nas águas claras e tranquilas.

Também vale a pena para quem busca sossego, ainda mais se decidir sair da Segunda Praia para a Terceira, porque entre elas há a Ilha da Saudade.

Contudo, é um lugar ideal para quem busca um momento de reflexão em Morro de São Paulo, ainda mais se for para uma lua de mel, não sendo, portanto, muito interessante para ir com crianças.

Por isso, melhor deixar para refletir sobre a vida em casa ou aproveitar o romance em outro momento, porque a criançada vai querer curtir cada atrativo, como o passeio “Volta à Ilha”.

Nessa atração da Terceira Praia do Morro de São Paulo, os viajantes podem conhecer belíssimas piscinas naturais da região sul da Bahia, como a Praia de Garapuá e Moreré.

Aproveite também para visitar a Ilha de Caitá na maré baixa. As crianças vão adorar ver os corais durante o mergulho. Simplesmente imperdível!

3. Brincar nas piscinas naturais da Quarta Praia

Quarta Praia
Fonte: Nianin (Flickr)

E, já que mencionei as piscinas naturais da Terceira Praia do Morro de São Paulo, que tal levar as crianças menores para ver os peixinhos na Quarta Praia, uma das maiores da ilha?

As piscinas naturais de lá e o mar sempre calmo e sossegado são ideais para quem tem filhos menores de 5 anos e está entre nossas dicas de viagem.

Mas, se só espiar os peixinhos não é suficiente, a área da Quarta Praia disponibiliza um local para comprar ração para peixes também.

Assim, seus pequenos vão brincar muito, enquanto alimenta os bichinhos e a alegria deles terá valido a viagem até a vila do Morro de São Paulo.

Ah, também é um ótimo lugar para descansar, mas diferente da sua vizinha Terceira Praia, a Quarta Praia é bastante extensa, com lindos coqueirais e mangues, com amplo espaço para brincar.

Definitivamente, a Quarta Praia é a melhor para viajar com os pequenos. Só lembre de passar o protetor solar neles e em você também, hein?

4. Mergulhar com crianças também é uma ótima opção a se fazer em Morro de São Paulo

Mergulho e Snorkel
Fonte: James Dexter (Flickr)

As crianças maiores de 10 anos terão motivos para voltar à ilha de Tinharé e se divertir no Morro de São Paulo.

É que na Primeira Praia é possível praticar mergulho, uma das melhores atividades para fazer com crianças em Morro de São Paulo.

Mesmo sem experiência, os pequenos, acompanhados pela família e pelo instrutor, poderão praticar a atividade com bastante segurança.

Além disso, terão a oportunidade de conhecer a vida marítima e alguns espécimes de animais marinhos.

Vale informar, ainda, que a Primeira Praia é a menor de todas as praias do Morro de São Paulo, com uma vista encantadora.

Por conta da presença de praticantes do surf e por ser uma área com ondas fortes, ela também ficou conhecida como a Praia dos Surfistas.

Entretanto, isso não deve desanimar as crianças, pois o local também oferece atividades mais radicais, como kitesurf e esqui aquático.

5. Conhecer a Quinta Praia ou Praia do Encanto

Quinta Praia
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

Mais uma de nossas dicas imperdíveis. A Praia do Encanto não tem esse nome à toa: são 1.600 metros de extensão de pura natureza e isolamento.

Há alguns hotéis luxuosos para quem ama contemplar o mar cristalino, a beleza dos coqueiros e descansar bastante após um dia exaustivo.

Mas, não pense que não é um bom passeio para a criançada. Como o hotel disponibiliza condução até o centro da ilha, você pode se hospedar com todo o requinte, mas levar as crianças para curtir outras praias.

Depois, na volta, é só curtir o merecido descanso nas areias desse encanto que é uma das praias do Morro de São Paulo.

6. Fazer diversos passeios partindo do Morro de São Paulo

Praia de Garapuá
Fonte: ian duffield (Flickr)

As crianças têm tudo para gostar do Morro de São Paulo e se esbaldar com os atrativos e paisagens da ilha.

Por exemplo, ainda na Primeira Praia, os viajantes podem visitar um dos monumentos históricos do Morro de São Paulo, conhecido como O Farol.

Mas, se a criançada já andou de caiaque na Terceira Praia, se divertiu bastante na Quarta Praia e conferiu a beleza marinha, o que está faltando?

Procurar outros passeios partindo do Morro de São Paulo com as crianças, claro!

Antes, garanta que elas tenham tomado um bom café da manhã para passar o dia passeando.

Afinal, dá para conferir outras praias mais afastadas fazendo um passeio de barco, como a Praia de Garapuá e a Ponta do Curral.

Garapuá, por exemplo, é uma praia sossegada, reduto de um clima bucólico e de pescadores nativos da vila.

Apesar de simples, a vista é exuberante, atraindo turistas que gostam de conhecer novidades escondidas no meio de um paraíso.

Por lá, os visitantes podem conhecer a Canoa nos Manguezais, dar um mergulho com snorkel e ainda caminhar por um trecho que ainda conserva a Mata Atlântica.

Pode ser interessante mostrar a riqueza do nosso Brasil às crianças.

Há também a Praia da Ponta do Curral no Morro de São Paulo, cercada por vegetação nativa. Junto às águas cristalinas e areia branca, com certeza o cenário é fantástico, digno de cinema.

Além disso, as crianças podem se divertir tomando banho de argila.

Apesar de ser considerado um produto medicinal de rejuvenescimento, a criançada pode achar uma boa ideia se lambuzar, enquanto amacia a pele.

Opções para brincar, não faltam.

7. Iniciar um tour cultural e histórico pelo Morro de São Paulo

Farol de Morro de São Paulo
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

Depois de visitar os principais cartões-postais do Morro de São Paulo, como a Quarta Praia, sabe onde mais você pode levar as crianças?

Para fazer um City Tour e conhecer a história e cultura do povoado dessa parte da Bahia.

City Tour tem a proposta de levar conhecimento sobre os primórdios do Morro de São Paulo.

Um desses conhecimentos é sobre a Costa do Dendê ter sido um dos primeiros lugares a receber os colonizadores portugueses.

Você também ficará frente a frente a construções antigas, algumas restauradas, outras em ruínas.

Ainda que haja crianças que preferem um passeio praiano e competições na faixa da areia com os mais diversos esportes, acredite, há outras  crianças com vontade de fazer um passeio histórico.

Elas podem ver isso como uma aventura e se empolgarem com cada descoberta.

8. Saltar da tirolesa

Tirolesa no Morro de São Paulo
Fonte: Nianin (Flickr)

Aventura, adrenalina e vista panorâmica – eis a receita para o seu roteiro de viagem ficar perfeito. O trio diversão você encontra na Tirolesa do Morro de São Paulo com as crianças.

Com uma extensão de 340 metros para percorrer e uma altura de 70 metros, essa é uma das atividades que une aventura com uma linda paisagem inesquecível.

Para chegar até lá, é preciso alcançar o Mirante do Farol, de preferência, com a orientação de um guia, que oferece um ótimo atendimento.

Os equipamentos e roupas necessárias podem ser alugados na hora, bastando se informar com os guias sobre as recomendações.

O salto da tirolesa leva você rumo à Primeira Praia, aquela que é ideal para mergulho de crianças acima de 10 anos.

Dessa forma, você já aproveita para curtir a praia, sendo até uma boa ideia ir ao Farol primeiro antes de seguir o roteiro das praias numeradas.

9. Ver a baleia jubarte no Morro de São Paulo

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

Entre os meses de julho e novembro, a família pode levar as crianças para contemplar as baleias jubarte na costa brasileira.

Eles são animais fascinantes e atrativos para todas as idades, mas sabemos que toda criança fica encantada com a possibilidade de ver de pertinho esses seres marítimos.

As baleias aparecem na costa da Bahia para fins de acasalamento e reprodução. Para chegar até elas, é preciso pegar um barco e seguir a rota até alcançar o ponto onde as baleias se encontram.

Além de avistar os belos animais do nosso Brasil, as crianças também terão a chance de conhecer melhor seus hábitos e espécies encontradas.

Uma criança adora ouvir uma história, ainda mais sobre animais fofos!

Por isso, as famílias contam com um guia oficial para que também não haja problemas no contato entre eles e os seres humanos.

Isso é importante, porque todo passeio é certificado em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, em prol da preservação dos animais.

Por todo esse cuidado, é natural que a distância exigida para fazer a observação seja de 50 metros.

Mas, atenção: se você tiver vontade de tirar muitas fotos, não esqueça de levar um protetor plástico para o seu celular ou câmera, pois a proximidade das baleias e o balanço das águas podem molhar seu aparelho.

Esse é um passeio para todas as famílias, com diversão e aprendizado garantidos!

10. Passear no Mangue Riders

Mangue Rider
Fonte: Mangue Rider (TripAdvisor)

Pode até não ser lei, mas tem criança que adora brincar na lama, ainda mais se der para pescar siris e caranguejos.

Esse é o passeio de Mangue Riders, uma diversão para lá de diferente em um dos ecossistemas mais complexos e ricos do mundo: os manguezais.

Eles são formados pela junção do rio e do mar, formando as famosas lamas por onde saem os siris, fonte de alimento e renda dos pescadores locais.

As famílias turistas são levadas para uma das casas desses pescadores para pescar siri e caranguejo na lama.

Depois dessa atividade diferente no Morro de São Paulo, as crianças poderão saborear a própria pesca no fogão à lenha.

A comida ainda vem acompanhada de uma surpresa exótica. O que será? Crianças adoram uma surpresinha, não é?

Mas é bom ficar atento na previsão do tempo, pois do contrário, vai ficar difícil acompanhar o pescador na pesca de outros peixes também.

Fora isso, o lugar é um verdadeiro paraíso baiano, uma das melhores opções para curtir a viagem.

Além disso, é um dos passeios culturais do Morro de São Paulo para quem quer ir com crianças, mesmo aquelas que parecem avessas à natureza.

O Mangue Riders traz descobertas interessantes sobre um mundo particular de quem vive na região.

É uma cultura e história que não se vê muito nos dias de hoje, mas que merecem e precisam ser preservadas para o bem de nossa fauna e flora.

11. Curtir um passeio de quadriciclo para Boipeba

Ilha de Boipeba
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Mais uma das praias do Morro de São Paulo que você precisa conhecer com crianças.

A Ilha de Boipeba esconde praias tranquilas e pouco exploradas, por isso, o passeio de quadriciclo é uma opção para os amantes de adrenalina.

O passeio é feito com ajuda de um guia, que dá as orientações para que tudo saia com máxima segurança.

São 8 horas de pura aventura (por isso, reforce o café da manhã), começando às 9 da manhã e percorrendo, ao todo, 23 km, entre mata atlântica, trilhas, matas fechadas, rios, além de Garapuá.

O destino final é, claro, na Ilha de Boipeba.

O legal é que os turistas nem sentem que percorreram tudo isso, porque é muito divertido e dá vontade de continuar o percurso da viagem.

Mas, ao chegar em Boipeba, nada de descanso. Uma criança com espírito aventureiro com certeza vai querer desbravar as praias, passear de barco, conhecer a vila e as piscinas naturais de Moreré.

É um dia inteiro de brincadeiras e adrenalina! Não deixe de levar seu filho para esse incrível passeio na Ilha de Tinharé.

12. Incluir um passeio Volta Ilha de barco

Terceira Praia
Fonte: Thales Moura (Flickr)

Já comentei o passeio Volta à Ilha, mas vale destacar um dos melhores passeios pela região da Bahia, na Costa do Dendê.

Partindo da Terceira Praia em uma lancha ou flex boat (barco inflável), o programa tem tradição e todo dia é possível sair para fazer a Volta Ilha (a depender da maré também).

A família pode aproveitar para dar uma parada em Garapuá e Moreré para curtir um banho ou mergulho com snorkel.

Como já mencionado neste post, a criançada poderá ver de pertinho os peixinhos e depois petiscar no bar flutuante, que também vende bebidas.

Após 50 minutos, é hora de seguir viagem e escolher parar em Boipeba ou ir direto de barco para a praia de Boca da Barra.

Durante a caminhada, os turistas conhecem a barraca do seu Guido, onde é vendida lagostas, passa pela Praia de Tassimirim, até alcançar a Mata Atlântica.

Com muitas árvores nativas, propriedades particulares e praias do Outeiro e Pedrinhas, o percurso é um encanto e não há espaço para cansaço.

Mas, se bater aquela fome, assim que chegar à Boca da Barra, você terá opção de bons restaurantes para almoçar.

Assim que todos estiverem satisfeitos, é hora de continuar a curtir as atrações, dessa vez, pelas balsas flutuantes que servem desde ostras cruas até gratinadas.

Bom, talvez você não esteja tão satisfeito (a) assim após o almoço, principalmente os pequenos.

Para completar o percurso Volta Ilha, os turistas vão parar em Cairu, cidade histórica que cuida de todo o Morro de São Paulo e das ilhas de Tinharé.

É possível conhecer o Convento de Santo Antônio, cuja construção data do século XVII. Os pequenos que gostam de construções históricas, vão se apaixonar por essa visita.

É uma aula de história com informações importantes para nenhuma criança dizer que é chata.

13. Assistir ao pôr do sol na ilha

Pôr do sol no Morro de São Paulo
Fonte: Alexandre Camerini (Flickr)

Depois de tantas aventuras, chegou a hora de se despedir dessa bela viagem em Morro de São Paulo. Para isso, nada como assistir ao pôr do sol e conferir o incrível contraste do céu alaranjado com as águas azuis do oceano.

É deslumbrante!

Mas, de qualquer ponto do Morro dá para ver o pôr do sol e ainda registrar o momento em fotos?

Ver o espetáculo, de qualquer lugar da ilha, sim, mas se você quiser uma experiência melhor, invista em lugares, como o Forte, Hotel Portaló ou A Toca do Morcego.

O Forte é o lugar mais tradicional para assistir ao pôr do sol, com 687 metros de extensão e um verdadeiro point do arquipélago de Cairu.

Para quem topa uma visão esplêndida com direito a música e drinks (para os adultos, claro), vale a pena curtir o evento do Hotel Portaló.

Agora, você pode deixar as crianças em pousadas ou hotéis com algum adulto e sair para a Toca do Morcego, uma espécie de lounge, com bar e restaurante.

Perfeito para curtir um momento a dois depois de proporcionar diversão aos filhos.

Qual o melhor passeio para Morro de São Paulo com crianças?

Bom, essas foram as 13 atrações para curtir as ilhas baianas com crianças. Mas será que existe algum passeio melhor do que o outro?

Bem, isso somente a criançada poderá dizer, até para repetir as atividades nas próximas viagens.

Claro que, se você viajar com bebês, a última palavra será da família, mas de todo modo, crianças gostam de espaço para brincar, correr, pular e comer bem.

Mas, se o seu filho não curte história, é melhor evitar passeios com teor cultural, como o City Tour.

Se ele tem medo de altura, melhor dispensar a tirolesa. Agora, se o negócio dos seus pequeninos é aventura, tem muita coisa para se fazer em Morro de São Paulo com as crianças.

Portanto, conhecer os gostos dos filhos ajuda a traçar o melhor roteiro para as viagens com a família nas férias.

Gostou dessas dicas? Então, bora conhecer outras paisagens impressionantes antes de preparar suas malas. Veja agora mais opções para as suas férias no Viagem Club!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Morro de São Paulo