Morro Vermelho

Morro Vermelho no Jalapão: Conheça o Passeio

O Morro Vermelho no Jalapão é um atrativo repleto de formações rochosas, de coloração avermelhada, que ficam bem próximas ao território do parque estadual.

Ele fica perto da estrada que liga São Félix do Tocantins a Novo Acordo, e por isso é um ponto de parada muito comum entre os visitantes.

Trata-se de um atrativo único na região, sendo um dos mais belos pontos de observação do pôr do sol no Jalapão.

E como fica no caminho de volta para Palmas, capital do Tocantins, em muitos roteiros ele é escolhido como um último ponto de parada da viagem a esse paraíso tocantinense, fechando com chave de ouro o passeio.

Quer saber mais sobre o Morro Vermelho? Então acompanhe o que o Viagem Club preparou!

Boa leitura!

Localização

🚗 Onde fica?

O Morro Vermelho fica localizado na cidade de Novo Acordo, em uma área bem próxima ao Parque Estadual do Jalapão. São 71 km de distância para o centro da cidade, através da TO-030.

📍 Lugares Próximos

  • Poço Encantado;
  • Cachoeira das Araras;
  • Serra da Catedral.

🚗 Como chegar?

Para chegar ao Morro Vermelho no Jalapão, o acesso acontece tanto por meio de Novo Acordo, quanto de São Félix do Tocantins. Em ambos os casos, a estrada utilizada é a TO-030, que liga os dois municípios.

O monumento natural fica bem próximo à estrada, aproximadamente no meio do trajeto entre os dois municípios. No entanto, para São Félix, a distância é um pouco maior: 77 km.

Após chegar ao local, tudo o que resta é fazer uma pequena trilha para chegar ao topo do morro.

Conheça o Morro Vermelho no Jalapão

Serra do Gorgulho
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

O Morro Vermelho no Jalapão também recebe o nome de Morro do Gorgulho ou Serra do Gorgulho.

Trata-se de um conjunto de rochas de coloração avermelhada que ficam ao lado de um trecho da TO-030, entre São Félix e Novo Acordo.

Essas formações lembram bastante várias chaminés, tendo se formado ao longo de milhões de anos, pela ação dos ventos e também devido às mudanças climáticas frequentes na região.

O atrativo fica próximo à Serra da Catedral, a aproximadamente 48 km de distância, e apresenta uma visitação muito similar ao mesmo.

Isso porque, por estarem perto da estrada, muitos visitantes aproveitam a passagem por ambos os locais apenas para observar o cenário, da estrada mesmo.

Apesar disso, com o auxílio de um guia, é possível subir até o topo das serras e aproveitar o visual incrível do cerrado ao redor.

O Morro Vermelho, aliás, se destaca justamente por oferecer um contraste incrível com o verde da mata que cerca as rochas.

Além da observação do local e da possibilidade de realizar uma trilha pela região, o morro se apresenta como uma parada estratégica, devido à presença de um pequeno ponto com a comercialização de águas e com banheiro.

A trilha para o Mirante do Morro Vermelho

Embora apenas observar as serras e fotografar o cenário já seja uma atividade realmente incrível, vale a pena o esforço para conhecer o local lá de cima.

Nesse caso, há uma trilha consideravelmente tranquila até a parte elevada, com exceção de uma escadaria talhada na rocha, que é um pouco mais íngreme.

Após alguns minutos, chega-se ao mirante do Morro Vermelho, de onde se tem uma visão privilegiada da região.

Qual é o melhor horário para conhecer o atrativo?

O Morro Vermelho no Jalapão é um passeio que cai bem em praticamente todas as horas do dia, salvo à noite ou quando o sol estiver muito forte, o que tornaria a trilha mais cansativa.

No entanto, os melhores momentos para conhecer o local, sem dúvidas, são ao amanhecer ou entardecer.

O que acontece é que o vermelho das rochas se tornará muito mais intenso nesses períodos, principalmente no pôr do sol, quando a luz fica em uma posição perfeita.

Devido à sua localização, aliás, em muitos roteiros turísticos, o Morro Vermelho entra como o último atrativo do Jalapão, encerrando a viagem por esse paraíso tocantinense.

Estrutura do local

Além da beleza indiscutível do atrativo, o Morro Vermelho no Jalapão se destaca realmente por ser uma parada estratégica na viagem de volta para Palmas.

Ele fica no meio do trajeto entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo, e conta com a presença de um pequeno bar.

Embora simples, é um ponto perfeito para comprar água ou algum suprimento, havendo também banheiros para o público.

Quanto à estrutura da trilha de acesso à serra, trata-se de um caminho ainda bem rústico.

Prós e contras do Morro Vermelho no Jalapão

Pontos positivos

As formações rochosas da Serra do Gorgulho são incríveis e a vermelhidão das rochas contrasta perfeitamente com o verde do Cerrado.

Além disso, é um ponto perfeito para observar o pôr do sol, similar a outras opções como a Serra da Catedral, Dunas do Jalapão ou Pedra Furada.

Apesar de a trilha ser a melhor opção de passeio, também dá para aproveitar bastante a parada da estrada mesmo, e tirar belíssimas fotos com a vista do morro.

E, pensando na viagem de volta do Jalapão, é um refúgio importante, sendo um ponto de parada estratégico.

Pontos negativos

A estrutura do local ainda é precária, e a trilha de acesso ao mirante do Morro Vermelho ainda é bem rústica.

Vale a pena conhecer o Morro Vermelho?

Morro Vermelho
Fonte: VAMOQUEVAMO! (Flickr)

A visita ao Morro Vermelho no Jalapão é uma atividade que vale a pena realizar, não importando se você sai de Curitiba, de São Paulo, de Belo Horizonte ou de qualquer outro canto do país.

Afinal, as belezas do lugar são muito atrativas, com rochas incrivelmente vermelhas, que se intensificam com o entardecer.

Seja apenas para observar da estrada ou para seguir pela trilha até o topo, a parada no atrativo trará ainda mais qualidade ao roteiro pelo Jalapão.

Aliás, é uma forma única de fechar com chave de ouro a viagem pelo parque.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais ou por e-mail.

Quer saber tudo sobre o Jalapão e muitos outros destinos do Brasil e também do mundo? Confira outros materiais que o Viagem Club preparou!

Até a próxima e boa viagem!