natal em buenos aires

9 Dicas para Aproveitar Bem o Natal em Buenos Aires

Se Buenos Aires já é uma das cidades mais bonitas da América do Sul naturalmente, imagine como deve ser incrível passar o Natal em Buenos Aires! Muitos turistas comprovam isso todos os anos.

Com seus pontos turísticos que fazem a mistura perfeita entre arte, cultura, lazer e história, a capital argentina é um verdadeiro deleite para quem vai visitá-la.

Planejar a viagem para lá nessa época do ano é, então, a oportunidade de curtir uma cidade que recebe de braços abertos as pessoas de todas as partes do mundo que querem conhecer o ritmo portenho e comemorar o final do ano.

Por isso, ao planejar sua viagem de Natal em Buenos Aires, você precisa se inspirar com ideias do que fazer por lá e curtir ainda mais a sua estadia.

E então, preparado para viver momentos inesquecíveis?

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Don Julio Parrilla
  • Cardápio com empanadas, massas e, claro, muita parrilla
  • Restaurante disputado, portanto, precisa fazer reserva antes
Ver Restaurante→

Fogón Asado
  • Serve menus especiais nas datas comemorativas de final de ano
  • Experiência gastronômica de 3h para conhecer muitos tipos de assados
Ver Restaurante→

La Parolaccia
  • Com 11 filiais em Buenos Aires, a filial de Puerto Madera é a mais indicada
  • Menu completo que conta com a massa como protagonista
Ver Restaurante→

Obelisco
  • Praça no entorno reúne milhares de pessoas em dias de comemorações, principalmente do futebol
  • Os melhores horários para visita são de manhã cedo ou à noite
Ver Mais→

Tango El Querendi
  • Une tradição, história, dança, cultura e gastronomia
  • Show musical e de dança com 5 etapas
Ver Mais→

Galerias Pacifico
  • Um dos principais e mais bonitos shoppings de Buenos Aires
  • O teto da galeria é uma verdadeira obra de arte que, por si só, já vale a visita
Ver Local→

Bosques de Palermo
  • Conjunto de parques e bosques com jardim botânico, planetário e muito mais
  • Enorme área verde para prática de esportes, caminhadas e piqueniques
Ver Mais→

Natal em Buenos Aires: Como Desfrutar da Cidade “Vazia”?

Muitos portenhos vão para outros lugares, inclusive fora do país, no final do ano, o que torna Buenos Aires no Natal um pouco mais vazia do que o normal.

Com seus quase 3 milhões de habitantes, Buenos Aires não fica deserta, mas o Natal é uma época propícia para você conhecer a cidade com mais calma, ainda mais porque os dias 24, 25 e 31 de dezembro são mais vazios.

Como os argentinos têm costume de passar as festas de final de ano em família, você não vai encontrar muitos pontos abertos para curtir uma noitada, à exceção das casas de tango.

Passear durante o dia pode ser bem proveitoso, tendo em vista que os próprios moradores estarão em descanso ou preparando suas respectivas comemorações em casa.

Aproveite para caminhar pelos parques e avenidas que costumam ser mais movimentados, mas preste atenção aos horários. Parques fechados, como o Jardim Botânico, não abrem. Já o El Rosedal e Plaza de Mayo são excelentes para passear.

1. Cuidado com o transporte público, táxis e cambistas

Táxi em Buenos Aires
Táxi em Buenos Aires

Se por um lado a cidade fica mais vazia, por outro isso significa que o transporte público estará mais escasso, sobretudo os ônibus.

O metrô opera normalmente nos dias comemorativos, como 24 e 25 de dezembro, mas diversas linhas têm tempo muito maior e algumas delas nem sequer funcionam. Se você depender desse meio de transporte, consulte o itinerário.

Já a noite de Natal pode ter um grande problema relacionado com o transporte, pois além do serviço público não funcionar bem, táxis são praticamente impossíveis de serem encontrados.

Quando são, é necessário ficar de olho para ver se não te empurram uma nota falsa no troco. Por isso, apesar das tarifas aumentarem nessa época, a melhor opção é solicitar um Uber ou Cabify quando precisar.

Por falar em golpe, porém, não é somente com os taxistas que você pode obter uma nota falsa. Como as casas de câmbio fecham nessa data, há diversos cambistas nas ruas empurrando notas falsas também.

O melhor a se fazer é trocar o dinheiro necessário, se for o caso, antes do Natal. Evite trocá-lo na rua ou em lugares de procedência duvidosa.

2. Comer bem em Buenos Aires é regra

Don Julio
Restaurante Don Julio

Natal em Buenos Aires é sinônimo de comer muito bem.

Como a cidade já oferece diversas opções gastronômicas habitualmente, no final do ano os cardápios ficam ainda mais especiais.

Como o Natal é uma época extremamente quente na cidade, aqui não há muitos pratos pesados, como é o costume fazer em dois dos países pelos quais Buenos Aires teve grande influência: Itália e Espanha.

Para começar o jantar, por exemplo, é comum uma entrada de presunto parma com melão, além de saladas dos mais diversos tipos e frescas, e tomates recheados.

Como prato principal, porém, é claro que o grande churrasco argentino, a parrilla, é servido como estrela do jantar, acompanhado de vegetais, tortas e batatas em suas mais diversas receitas.

A sobremesa, como não poderia deixar de ser, acompanha a alta temperatura dos dias na Argentina, como é o caso da salada de frutas e do sorvete, além do tradicional panetone.

3. A ausência de fogos e de muvuca na rua

Seja no Natal ou no Ano Novo, não é comum encontrar grandes muvucas nas ruas.

As famílias ficam reunidas em suas casas, mas nem todo mundo curte essa forma de comemorar, além de que há milhares de turistas na cidade nessa época do ano.

Quem prefere o agito das ruas, vai encontrar em alguns pontos uma movimentação mais baladeira, como é o caso do pessoal que costuma passar em frente ao Obelisco, curtindo um bom vinho e a madrugada quente de Buenos Aires.

Ou seja, mesmo que você vá para lá e não esteja com sua família inteira, além dos restaurantes e casas de tango, você também vai poder curtir a galera que passa a noite na rua.

Não pense que todo mundo fica por lá desordenadamente. É uma galera que realmente quer curtir as ruas portenhas.

4. Shows de tango se tornam ainda mais especiais

show de tango no Catulo
Dançarinos no Catulo Tango

El Querandi, Señor Tango, Piazzolla Tango e tantos outros estão de portas abertas para comemorar o Natal com os viajantes de plantão.

Com shows de tango diferenciados, cujas propostas são mais intimistas e com cores quentes, o espetáculo pode transformar o ato de curtir o Natal em uma grande memória de sua viagem.

Afinal, além de celebrar o tango, essas e outras casas de show também celebram a noite portenha com as luzes de Natal e com grandes jantares.

Para tornar tudo ainda mais especial, após o final do espetáculo, elas costumam ter DJs com músicas que prometem agitar a noite até o início da manhã.

Ou seja, é para você curtir a noite de Natal com a raiz portenha em sua veia e, de quebra, tomar café da manhã em um dos diversos pontos especiais da cidade.

5. Compras de Natal em Buenos Aires

galerias pacífico decoração de natal
Créditos: Rodrigo Motta (Flickr)

Justamente porque Buenos Aires fica toda enfeitada para o Natal, as compras podem ser aproveitadas enquanto você admira a beleza da decoração em diversos pontos da cidade.

Há diversos shoppings e Outlets pela cidade, sendo a primeira opção a melhor escolha para curtir a decoração enquanto faz compras.

Uma das atrações que mais atraem as pessoas são as feiras ao ar livre.

Em San Telmo, todo domingo você conhece a feira de mesmo nome, com antiguidades e que merece ser conferida porque você pode terminar o passeio no mercado municipal.

Há também a Grande Feira de Natal da Recoleta, que ocorre sempre no mês de dezembro e conta com inúmeras opções de roupas e calçados, chegando aos vinhos e produtos artesanais.

Por ali você vai encontrar algumas boas opções de compras de Natal para levar ao Brasil.

6. A decoração dos parques e das margens do Rio de la Plata

vista do parque pelo rio tigre
Parque de La Costa – vista do Tigre

É claro que uma cidade como Buenos Aires, com o Rio de la Plata às suas margens, não poderia deixar de lado a decoração de Natal.

Os parques – como é o caso dos Bosques de Palermo, Parque las Heras, Reserva Ecológica Costanera Sur e a beira do rio em Puerto Madero – ficam todos enfeitados, com luzes piscantes em diversos pontos.

Nas avenidas, como a 25 de Mayo e a 9 de Julio, você vai encontrar luzes espalhadas por toda a extensão, além de poder admirar o que o comércio local preparou.

7. Lugares para passar a noite de Natal

natal em buenos aires
Créditos: Eat Sleep Travel (Flickr)

É comum que as pessoas passem o Natal com suas famílias, mas quem é de fora, sobretudo fazendo turismo, vai a restaurantes para curtir o melhor da gastronomia local.

Como a cidade já é famosa por sua culinária, no Natal tudo fica ainda mais especial.

Por isso, regiões como a de Puerto Madero e Palermo, repletas de opções requintadas, oferecem jantares ainda mais especiais, com festas de Natal acontecendo em diversos estabelecimentos.

Outra opção para comer bem em Buenos Aires no Natal é aproveitar as ceias que os hotéis preparam, seja o que você estiver hospedado ou não.

Seguindo o exemplo do grandioso Alvear, em Puerto Madero, outros estabelecimentos constroem um verdadeiro menu somente para a época festiva do Natal.

8. Como é o clima da cidade na época mais bonita do ano

Obelisco Buenos Aires 1
Obelisco Buenos Aires – Flickr | Gabriel Angel

Por estar localizada no hemisfério sul, Buenos Aires tem as temperaturas altas do verão da mesma forma que o Brasil.

Ou seja, apesar de sua aparência europeia, a capital da Argentina sofre com temperaturas acima de 30 °C e, por ter bastante concreto, a sensação térmica pode ser ainda maior.

Por outro lado, você vai encontrar dias ensolarados e, com a cidade mais vazia, serão perfeitos para curtir as praças e parques, além de não precisar se preocupar com chuvas e ventos gelados vindos do Rio de la Plata.

9. Conheça as comemorações alternativas do Natal em Buenos Aires

Restaurante La Cabrera
Restaurante La Cabrera

Que tal aproveitar que o Natal em Buenos Aires é uma época festiva e voltada à família e curtir os restaurantes e casas de tango da cidade?

Em Palermo, o restaurante La Cabrera prepara uma ceia especial para a noite natalina. Em Puerto Madero, o Puerto Cristal também acompanha essa comemoração com cardápio exclusivo.

As casas Madero Tango, Señor Tango e Esquina Carlos Gardel também levam seus visitantes a uma noite de muita música e dança, regados a vinho e celebrados com jantares sensacionais.

Ou seja, mesmo que o costume dos argentinos seja estar em família, ao invés de comemorar na rua, há lugares que tornam a experiência do turismo ainda melhor.

E então, preparado para curtir o Natal em Buenos Aires?

Espero que tenha gostado das dicas!

O Papai Noel argentino está pronto para te dar as boas-vindas e recebê-lo para uma deliciosa ceia de Natal e momentos inesquecíveis na capital Buenos Aires.

Então, é só reservar suas passagens aéreas, sua hospedagem favorita, fazer suas malas e esperar até a meia-noite para curtir os fogos de artifício e as demais atrações da cidade.

Tem dúvidas? Dicas? Sugestões? Mande um e-mail para nós.

Até a próxima!

Perguntas e Respostas

Onde passar a ceia de Natal em Buenos Aires?

Há diversos lugares em Buenos Aires para você curtir a ceia de Natal, mas dentre eles estão alguns dos bons restaurantes de Puerto Madero e Palermo, como o La Cabrera e Puerto Cristal.

Pense em uma casa de tango também como a melhor opção.

Como os argentinos comemoram o Natal?

Os argentinos costumam comemorar o Natal em família, de uma forma bastante parecida com o que é feito no Brasil.

Contudo, enquanto por aqui tudo começa algumas horas antes, na Argentina eles começam à meia-noite em ponto.

O que fazer na Argentina em dezembro?

Como as temperaturas da Argentina em dezembro estão altas como em parte do Brasil, o clima é perfeito para bater perna durante o dia, conhecendo os diversos parques e pontos turísticos, enquanto à noite os shows de tango se tornam inesquecíveis.

Temos um guia sobre Buenos Aires de dezembro que você vai gostar.