O que Fazer em Galinhos? 10 Atrações para Você Curtir

Vai viajar para o Rio Grande do Norte, mas ainda não sabe o que fazer em Galinhos? Então, prepare-se para conhecer um vilarejo sem igual!

Anúncios

Localizado a cerca de 160 km do aeroporto de Natal, o vilarejo de Galinhos é o que podemos chamar de um verdadeiro paraíso no litoral brasileiro.

Anúncios

Ainda que, frequentemente, as pessoas considerem São Miguel do Gostoso, Pipa e Natal como principais destinos turísticos, a praia de Galinhos não deixa a desejar.

Trata-se de uma beleza exótica, graças às suas águas azuis no mar aberto, incríveis dunas de areia e de sal e o seu braço de mar de água verde. Um espetáculo da natureza!

Então, se você vai para o Rio Grande do Norte, aproveite para montar seu roteiro para Galinhos e saiba o que fazer nesse paraíso do Brasil.

Boa leitura!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Visita à São Miguel do Gostoso
  • Várias praias maravilhosas para relaxar e curtir
  • Surk, Windsurf, Kitesurf e passeio de Buggy para quem procura atrações únicas
Ver Passeio →
Parrachos de Maracajaú
  • Considerado como o "Caribe brasileiro", por sua beleza
  • Pratique mergulho e diversos outros esportes aquáticos
Ver Passeio →
Praia de Pipa
  • Suas incríveis praias fazem de Pipa um dos principais pontos turísticos do Brasil
  • Sinta-se em um estúdio cinematográfico ao visitar o centro de Pipa
Ver Passeio →
Passeio de Buggy em Genipabu
  • Dirija seu buggy pelas principais dunas de Natal
  • Encontra no passeio águas quentes, lagoas tranquilas de água doce e brias suaves
Ver Passeio →
City Tour por Natal
  • Ideal para quem deseja conhecer a cidade com mais calma
  • O City Tour busca, e lhe leva de volta, até sua hospedagem
Ver Passeio →
Passeio à Barra do Cunhaú
  • Praias, piscinas naturais e passeios de barcos para quem ama ficar na água
  • Para quem gosta de esportes radicais, Windsurf e Kitesurf são as opções certas
Ver Passeio →



O que fazer em Galinhos RN? As 10 melhores atrações para curtir a cidade de Galinhos no Rio Grande do Norte

Com menos de 3 mil habitantes, o vilarejo da praia de Galinhos não é um destino popular no litoral norte do Brasil. Porém, mesmo fora do circuito de turismo em massa, a vila fica próxima de Natal e não deve nada aos outros locais famosos.

Ele está situado em uma península de areia entre o Oceano Atlântico e o famoso braço de mar, chamado de rio pelos moradores, e só existe uma forma de chegar lá: pela BR-406. Depois, pode pegar a RN-402 (de carro) ou RN-120 (4×4).

Agora, vamos conferir todas as dicas de atrações para conhecer Galinhos? Vambora!

1. Conhecer a Praia de Galinhos, nossa primeira atração na lista sobre o que fazer na região

Praia de Galinhos
Fonte: Charles Dumaresq (Flickr)

A Praia de Galinhos é um destino que consegue unir duas tribos: os fãs de praias desertas e os amantes dos esportes radicais, como windsurf.

Isso porque, em dias com pouco vento, é possível curtir o mar calmo, a atmosfera super agradável e o cenário desértico.

Fora que, se você não souber o que fazer em Galinhos com crianças, a boa pedida é levá-las para a Praia de Galinhos em dias mais calmos.

Por outro lado, se você pratica kitesurf ou windsurf, pode aproveitar o segundo semestre para curtir uma boa onda de ventos.

Em todo caso, Galinhos é um lugar exuberante, naturalmente belo, cercado por dunas e manguezais fabulosos, além de água cristalina perfeita para banho.

A propósito, uma das coisas que mais chamam atenção nesse lugar paradisíaco do RN é que a água de todo estabelecimento é salobra. Ou seja, se você espera por água doce, melhor esquecer em Galinhos/RN.

Seja água para tomar banho na pousada, escovar dentes ou qualquer outra atividade, a água é bastante salgada, por isso, as pousadas oferecem garrafões de água mineral (tem um custo) para aliviar a situação.

Por que a água de Galinhos é tão salgada?

A resposta para essa curiosidade é que o mar de Galinhos possui boa parte dos 95% de sal nacional produzido no Rio Grande do Norte.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup natal
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – NATAL/RN:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Isso rendeu à praia o nome de Mar morto brasileiro, tornando-se uma oportunidade para aqueles que não podem visitar o Oriente Médio.

Dessa forma, os viajantes têm uma sensação de flutuação maior, devido às águas mais densas perto das salinas naturais.

É realmente encantador!

2. Visitar a Praia do Farol de Galinhos

Praia do Farol de Galinhos
Fonte: Sergio Dantas (Flickr)

O Farol de Galinhos RN é um ponto turístico localizado no extremo da península e onde também há uma praia.

O farol é bem antigo, construído no início dos anos 1930 para guiar as embarcações que chegavam na região.

E, mesmo com as reformas, o Farol de Galinhos nunca perdeu seu estilo original, sendo um dos palcos perfeitos para tirar boas fotografias.

Inclusive, fotos mais distantes e próximas à praia lhe darão um ponto de vista interessante, ainda mais por causa das águas límpidas que refletem o Farol.

Do mesmo modo, o vermelho e o branco da construção se contrastam lindamente com o azul da praia, enquanto as águas que batem nas rochas próximas conferem uma dramaticidade ao lugar.

Como se não bastasse tudo isso, sua posição estratégica convida para assistir ao pôr do sol, na pontinha da Praia do Farol. Imperdível!

3. Praia do Pontal

Praia do Pontal de Tabatinga
Fonte: Narla Sathler Musse (Flickr)

Logo depois do Farol de Galinhos se encontra a Praia do Pontal, onde é possível contemplar as piscinas naturais na maré baixa.

Diferentes de outras partes do vilarejo, quem quiser chegar nessa praia vai precisar caminhar bastante, porque mesmo sendo próxima ao Farol, a Praia do Pontal possui um trajeto que leva 1 hora para alcançá-la, e isso tudo sem infraestrutura no lugar.

Por isso, é melhor levar algum lanche, bebida ou tomar um café da manhã reforçado para aguentar a jornada.

Também é recomendável usar protetor solar e ter sempre uma garrafinha d’água para se refrescar, pois o calor costuma ser forte.

De todo modo, você não perde tempo em ir lá: todas as partes de Galinhos-RN são fascinantes e você tem sempre o que fazer na região.

4. Dunas do Capim de Galinhos

Dunas do Capim de Galinhos
Fonte: Marcia Rosa (Flickr)

Galinhos é um lugar que possui características próprias, que vão além das águas extremamente salgadas.

Além do mar cristalino, a viagem para esse vilarejo é bastante convidativa por causa de suas dunas de areia branca, e claro, as imensas salinas naturais.

Por conta da areia, a região ficou conhecida como Costa Branca e seu aspecto, sem dúvidas, é lindíssimo.

Vale visitar, portanto, as Dunas do Capim, lugar paradisíaco bastante similar aos Lençóis Maranhenses.

Você pode contemplar as dunas e não encontrar seu fim, porque elas se perdem no horizonte.

Entre outras palavras, é um cenário incrível que pouca gente conhece. Aliás, é bem possível que você nem tivesse conhecimento de que o Maranhão não é o único lugar do Brasil que tem esse lado do Oriente Médio, não é?

Pois saiba que além das lagoas, onde é muito fácil flutuar por conta de suas águas salobras, a Duna do Capim de Galinhos ainda oferece uma visão fantástica das turbinas de energia eólica.

É impossível não admirar o contraste das turbinas com o Oceano Atlântico no horizonte. É parada obrigatória na sua viagem!

5. Duna do André

Falando em energia eólica, as turbinas ficam na Duna do André, uma das atrações para quem não sabe o que fazer em Galinhos.

Esse é um dos lugares tão apaixonantes quanto as outras dunas da região, principalmente pela incrível vista do pôr do sol.

Você pode tirar uma tarde para caminhar pela areia e desfrutar de um cenário quase deserto.

Nesse sentido, a Duna do André é um dos passeios à beira-mar perfeito para quem procura por descanso. Na verdade, toda a região de Galinhos/RN é ideal para relaxar, curtir e não pensar nos problemas do dia a dia.

6. Fazer um passeio de Buggy ou charretes

Passeio de Buggy em Galinhos
Fonte: Viajantes TV (Flickr)

Uma coisa que deixei de citar lá no início das dicas sobre o que fazer em Galinhos é em relação à agenda de passeios.

Assim que você chega à península de areia, os buggys e as charretes já ficam à espera da sua contratação para fazer um bate-volta pelo município.

Você pode optar pelo passeio de charrete até o Farol de Galinhos, conhecer a construção e assistir ao pôr do sol. O passeio leva 50 minutos e pode custar R$ 30 por pessoa. Mas sempre consulte os valores antes de embarcar.

Agora, o passeio de buggy começa na Praia de Galinhos, passa pela praia do Pontal e segue para o Farol da vila.

Além de tirar boas fotos, você vai poder conferir o fascinante encontro das águas calmas com as mais agitadas no Pontal, incluindo as piscinas naturais.

Em seguida, o bugueiro te leva para as Dunas do André, atravessando paisagens tão deslumbrantes, que são difíceis de esquecer.

Inclusive, o cenário é tão inesquecível e hipnotizante que, certamente, você não vai se incomodar com o vento sacudindo as dunas móveis direto nas suas pernas, não é?

Depois desse passeio incrível, é hora de almoçar. O buggy faz uma parada no distrito de Galos, onde há opções para provar a gastronomia regional.

Imediatamente, o bugueiro vai te levar para a Duna do Capim, seu último destino de passeio com buggy.

Não é necessário repetir como esse cenário é um paraíso, como se tivesse saído de algum filme.

Os parques eólicos ali fazem um acabamento perfeito na região, onde a modernidade se contrasta com a bucólica Galinhos. Vale a pena fazer esse passeio.

7. Vilarejo de Galos

Se você achar que já fez tudo o que tinha que fazer em Galinhos, saiba que ainda tem atrações para incluir em seu roteiro de viagem.

A próxima parada, por exemplo, é no vilarejo de Galos, um distrito pertinho de Galinhos, mas bem menor que a sua vizinha: cerca de 500 e poucos habitantes.

Proporcionalmente, também possui menos salobras, mas sem deixar de lado as belíssimas praias que circundam as ruas de areia.

A propósito, por ser menor que Galinhos/RN e rodeado de areia, o único meio de transporte até lá é o barco.

Você pode ir de carro/ônibus até Pratagil e depois seguir de barco por 10 minutos até o seu destino.

Assim que você desembarca, a sensação é de estar pisando em uma cidade escondida, longe do turismo de outras regiões populares. E isso, sem dúvidas, é maravilhoso!

Por isso, aproveite para fazer passeios de buggy, barco e charrete para conhecer o vilarejo de Galos e saborear a gastronomia local.

Conheça também a fauna e flora que enriquecem o cenário de Galos. Mesmo sendo uma vila pequena, o local é abundante em natureza, com muitos mangues e estuários que atraem crustáceos, animais marinhos e pássaros nativos.

Vale a pena se aprofundar em cada pedacinho de Galos e ver de perto a rara garça-azul.

E você não vai levar muito tempo para conferir tudo, afinal, lembre-se que Galos é bem pequena, mas cheia de charme.

8. Se divertir no passeio de barco / canoa

Canoa na areia
Fonte: JAN VAN DEN BOSCH (Flickr)

Se você montou um roteiro de 2 dias em Galinhos, aproveite o passeio de barco para fazer o mesmo circuito do buggy.

A diferença, claro, é que a viagem será por mar, longe das areias das dunas, mas sem deixar de prestigiá-las.

Mas, se você tiver receio de enjoar durante a viagem, saiba que as águas são bem tranquilas, apesar de todo vento na região.

A vantagem aqui é que você consegue ter um novo ponto de vista das belezas naturais de Galinhos. Inclusive, o barco faz um tour pelas dunas de sal do Rio Grande do Norte, uma oportunidade para tirar mais fotos.

Além disso, o passeio faz o percurso pelo braço de mar, passando pelos pontos turísticos já mencionados neste post, incluindo a vila de Galos.

Por fim, você pode optar pelo passeio gastronômico de Junior Tubarão, famoso guia turístico de Galinhos. Ele não só guia, como conta histórias e diverte os turistas.

Então, se o passeio de barco tradicional não lhe agradar, escolha o passeio com Junior Tubarão!

9. Comer bem em Galinhos

Brésil Aventure
Fonte: Rafael N (Flickr)

Só de ouvir falar no litoral nordestino, você já fica com água na boca?

Pois a ala gastronômica de Galinhos é outra coisa que não deixa a desejar para os melhores restaurantes de cidades turísticas.

Tudo bem que os restaurantes e bares são mais rústicos, mas se você vai para Galinhos tome nota disso: dificilmente você vai encontrar muito requinte por lá.

Contudo, as opções são deliciosas e vão desde sanduíches a frutos do mar – sim, não pode faltar essa iguaria nas regiões litorâneas!

Aproveite para incluir em seu roteiro a Lanchonete da Família Silva, o Brésil Aventure ou o Restaurante Irene.

Agora, se você não quiser perder tempo garimpando lugares onde comer, prefira se hospedar em pousadas que oferecem refeições e café da manhã.

A pousada Peixe Galo, por exemplo, é uma ótima (e única) opção em Galos para a sua viagem. Além de boa comida, a pousada Peixe Galo ainda garante água menos salobra que a sua vizinha.

Portanto, não esqueça de anotar essas dicas para quando você for viajar para este destino, hein!

10. Praticar esportes aquáticos em Galinhos ou em São Miguel do Gostoso

Stand Up Paddle na praia
Fonte: Pierre PRUVOT (Flickr)

Lembra do kitesurf e windsurf citados neste post? Pois bem, eles não são as únicas opções de esportes para praticar em Galinhos.

O Stand Up Paddle também divide as atenções dos amantes de um bom passeio sobre o mar tranquilo desse vilarejo do Rio Grande do Norte.

A recomendação é fazer esse passeio à tardinha e pegar o pôr do sol enquanto desliza pela água cristalina. É uma experiência e tanto!

Mas, aproveitando sua temporada neste paraíso de mar salgado, você pode visitar um dos lugares onde o vento faz a curva: São Miguel do Gostoso.

O município fica na esquina da América do Sul e, assim como a ilha de Galinhos, a região de Gostoso também é propícia para esportes náuticos.

Sem contar que é um dos pontos de encontro de kitesurfistas, sejam amadores, profissionais e aprendizes, já que Gostoso também oferece aulas para quem quiser se tornar um craque dos mares.

A dica é dedicar 2 dias para Galinhos e 2 para São Miguel do Gostoso. Vale a pena!

O que fazer à noite em Galinhos?

Até aqui já deu para perceber que a vibe de Galinhos é fazer passeios de natureza roots, não é? Praias quase desertas, lagoas deslumbrantes entre dunas, abundância de fauna e flora e belos manguezais.

Por isso, é um bom lugar para descansar mesmo, sem chance de badalação virando a noite em Galinhos.

Você pode curtir bons restaurantes ou bares na vila pacata, desfrutar de bons drinks e jogar conversa fora. Você vai até sentir que o clima é outro, tendo a sensação de estar fora da realidade dos grandes centros urbanos.

Dicas de viagem para Galinhos / Galos

Como vimos, tanto Galinhos quanto a vila de Galos não possuem uma boa infraestrutura para receber turismo em massa.

Seja as estradas um pouco problemáticas ou o excesso de sal na água dos estabelecimentos de Galinhos, a região só é uma boa pedida para quem não se importa de se desligar do mundo.

Isso porque a vila não tem agências bancárias e muito provavelmente você terá dificuldades para usar o cartão – que dirá pagamento online! Então, a sugestão é levar dinheiro em espécie.

Sobre as condições das pousadas, seja em Galinhos ou em Galos, procure comprar água mineral para escovar os dentes e lavar os cabelos. Lembre-se que a água é salobra, proveniente de poços artesianos ao invés de encanada.

E, por último, leve carregadores bivolt, pois a energia elétrica de lá é 220v.

Essas foram as dicas de viagem para você melhor aproveitar seu destino. Já anotou o que fazer em Galinhos? Se sim, acompanhe as dicas de outros destinos nacionais, no Viagem Club!

Perguntas e Respostas

Quantos dias ficar em Galinhos RN?

Entre 1 a 2 dias é o suficiente para conhecer a península e fazer os passeios de Galinhos.

Onde fica a ilha de Galinhos?

A ilha está localizada no litoral do Rio Grande do Norte, na Península de Galinhos, distante 160 km de Natal.

Como chegar na Ilha de Galinhos?

Saindo da capital do RN, siga de carro pela BR-406 ou pela RN-402. Ou você também pode pegar um ônibus na rodoviária de Natal. Ao chegar em Pratagil, estacione o carro ou desça do ônibus e embarque em um barco para completar o trajeto.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Natal