Genipabu é, certamente, uma das paradas obrigatórias para quem decide visitar Natal, no Rio Grande do Norte. Mas, o que fazer em Genipabu?
Afinal, Genipabu é conhecido por, além das dunas móveis e o passeio de buggy, excelentes bares e restaurantes, contato com a natureza, bem como muitas aventuras e passeios.
Com efeito, passear por Genipabu é uma atração clássica dos turistas que visitam o Rio Grande do Norte. É quase inevitável contratar um passeio de buggy para curtir as dunas móveis com areias branquinhas.
Portanto, se o seu desejo é viajar para o Rio Grande do Norte, o passeio de buggy para conhecer as dunas móveis é brindado, ainda, pelas excelentes opções de hotéis próximos à praia.
O que fazer em Genipabu?
Se você está em dúvida sobre o que fazer em Genipabu, vamos te descrever as melhores opções!
1. Passeio de buggy
Quando você contratar seu passeio de buggy para conhecer as dunas de Genipabu e, também, as dunas móveis, evite ser surpreendido pela usual pergunta: “sem emoção ou com emoção?”
Em termos práticos, no entanto, é impossível não se emocionar no passeio de buggy por um cenário paradisíaco e quase selvagem.
De fato, o passeio pode incluir, além das dunas de Genipabu, a lagoa de Genipabu.
Isto é, as dunas de Genipabu contrastam com a cor sempre azul do céu e a água cristalina da Lagoa de Genipabu – com o mar ao fundo, formando um cenário verdadeiramente paradisíaco em seu passeio de buggy.
Certamente, uma das principais atrações turísticas das dunas de Genipabu é o passeio de buggy, bem como a lagoa de Genipabu.
Se você escolher uma aventura “com emoção”, descerá e subirá as dunas em alta velocidade. Mas, a alternativa do passeio de buggy “sem emoção”, todavia, é altamente recomendável ao viajar com crianças pequenas.
Quanto custa andar de buggy para conhecer as dunas de Genipabu?
O valor do passeio para conhecer as dunas de Genipabu dependerá, em grande medida, do grupo que ocupará o veículo.
Na praia de Genipabu ou, por exemplo, na lagoa de Jacumã, cada bugueiro ou empresa apresentará sua própria forma de trabalho e de cobrança. Logo, você encontrará diferentes preços.
De modo geral, as visitações às dunas de Genipabu, à praia de Genipabu ou à lagoa de Jacumã duram 1 dia inteiro, permitindo visitar os pontos mais distintos, como as praias de Santa Rita ou de Redinha, dentre outras.
Nesta região do litoral norte, os preços para 4 pessoas variam de R$ 200 a R$ 300 (a alimentação não está incluída).
Ao se dirigir para a praia de Genipabu ou para as dunas, portanto, você terá que pagar separadamente pela refeição.
Inclusive, a refeição tende a ser oferecida em uma parada na lagoa de Pitangui.
Ademais, você terá a chance de realizar paradas opcionais nas dunas de Genipabu ou na praia de Genipabu.
Lá, poderá passear no lombo de dromedários ou praticar esportes divertidos, como esquibunda ou aerobunda – muito populares por todo o litoral norte.
Vale a pena desembolsar um pouco a mais para, no litoral norte, reservar um passeio exclusivo para seu grupo na praia de Genipabu.
Dessa forma, você criará sua própria programação, definindo com mais liberdade o tempo que ficará em cada parada na praia de Genipabu ou em outras inúmeras atrações.
2. Parque Turístico Ecológico
Este parque urbano é o segundo maior (em extensão) do Brasil. Uma opção popular entre os turistas que visitam a praia de Genipabu, podendo ser um passeio em mais de mil hectares, bem pertinho de Natal – RN.
Localizado em uma APA (Área de Proteção Ambiental), as areias da praia de Genipabu e do parque, em si, realmente dançam ao sabor do vento, efeito admirado por todos que fazem o passeio.
Assim, a beleza que é possível desfrutar neste passeio é tamanha, que a região da praia de Genipabu serviu como cenário para várias produções (como “Flor do Caribe”, “Tieta do Agreste” e “O Clone”, entre outras).
O passeio pelo parque disponibiliza viagens de buggy e o famoso “esquibunda”. Banhistas deslizam pelas dunas da praia de Genipabu, em pranchas de madeira, até aterrissar na lagoa de Genipabu, 1 das 3 existentes no parque.
Caso não tenha medo de altura, confira o “aerobunda”. Nele, você descerá por um cabo (feito de aço), passando sobre a estonteante areia branca em um passeio inesquecível de Genipabu.
Por outro lado, se é um amante dos animais, não perca a experiência de dar um passeio pelas dunas andando em dromedários – vivenciando uma pequena aventura digna do deserto em Genipabu.
Tenha em mente que o “Parque das Dunas” – como é carinhosamente chamado em Genipabu – abre diariamente para o passeio, com limites de trezentos e cinquenta bugues entre 7h e 17h30.
3. Ponte Newton Navarro
Essa ponte representa um dos cartões-postais mais interessantes de Genipabu, podendo ser vista de longe, desde diferentes pontos do seu passeio – seja da praia, do parque turístico ecológico dunas ou da lagoa de Pitangui.
A sua recente construção – finalizada em 2007 – tornou-se em pouco tempo um dos pontos turísticos principais de Natal.
E é um passeio “obrigatório” para quem vai ao parque turístico ecológico dunas de Genipabu.
Chamada carinhosamente como “ponte de todos”, os passeios pela ponte Newton Navarro unem a região norte ao leste da cidade, por cima do majestoso rio Potengi.
Das dunas é possível visualizar, em seu passeio, os gigantescos cabos de aço a sustentar a ponte, oferecendo um cenário inesquecível para registrar em suas fotos.
4. Restaurantes de Genipabu
Os restaurantes são passeios badalados por quem visita as dunas, pois, apresentam excelente infraestrutura turísticas, trazendo frutos do mar e pratos típicos da gastronomia nordestina.
De fato, é uma experiência que não pode faltar em seu passeio.
O Bar 21, por exemplo, conta com localização privilegiada, sendo um dos destinos inclusos nos passeios da maioria dos turistas.
A construção do Bar 21 é sobre as pedras, acessível por um passeio desde a ponta da praia e vista tanto para o mar quanto para as dunas.
Isto é, restaurantes e bares compõem os cenários dos passeios mais interessantes – com vistas privilegiadas das dunas.
Além de ser um dos mais conhecidos restaurantes, o passeio ao Bar 21 o colocará em contato com todo o charme e classe da culinária local.
Os pratos com peixes e camarões, além de sabores típicos de Natal, são o destaque gastronômico do passeio às dunas. Outras opções interessantes, além do Bar 21, incluem “O Marisco”, o “Atlântico” e o “Enseada”.
5. Aquário Natal
O Aquário Natal é uma parada realizada pelo passeio de buggy, junto à praia da Redinha.
Simplesmente imperdível para os visitantes das dunas, o aquário de Natal reúne mais de trezentas espécies entre os mais distintos animais aquáticos.
O passeio pelo acervo de Natal mostra, para os turistas que visitam as dunas, leões marinhos, peixes, tubarões e vários outros animais, por exemplo, que se encontram nos mares de Natal.
Ao optar pelo passeio guiado (que faz muito sucesso entre as crianças que visitam as dunas), você poderá aprender mais, em Natal, sobre a vida marinha, com a oportunidade de ver, de pertinho, algumas espécies raras.
Os pagamentos para a visitação no aquário Natal podem ser feitos por cartão de crédito, débito ou dinheiro.
Mas, quando pagos em cartão de crédito, os valores para quem deseja conhecer esta incrível atração de Natal após o passeio pelas dunas sobem cerca de 10%.
6. Dunas móveis
Para conhecer as dunas móveis, você pode realizar um passeio com duração de quatro horas.
Assim, você sairá do hotel de sua preferência em Natal, passará pela ponte Newton Navarro e percorrerá as praias de Genipabu, Santa Rita e Redinha.
As dunas móveis, aliás, mudam conforme o soprar do vento – característica que pode ser notada em qualquer passeio por Natal, uma vez que as dunas são cobertas por vegetações.
Sem dúvidas, esse é um passeio no qual você apreciará as mais belas paisagens de Natal e de todo o litoral norte.
As dunas são os locais preferidos pelos bugueiros que, nelas, desenvolvem manobras radicais e muito divertidas.
Após uma deslumbrante vista da lagoa – cenário ideal para lindas fotos – você terá tempo livre em Natal para tomar banho nas águas mornas da praia ou fazer novos passeios de buggy.
7. Praia de Genipabu
Dentre as melhores dicas para aproveitar as maravilhas de Natal, passear de buggy e conhecer a Praia de Genipabu certamente são ideias merecem destaque.
As paisagens ecológicas de Natal chamam a atenção de todos que desejam andar de buggy e usufruir das melhores dicas em suas férias.
Um “oásis” à disposição para passear de buggy é outra das melhores dicas da viagem à Natal, com areias brancas (semelhantes às da praia Barra do Rio) e lagoas formadas por água doce.
Esta praia, somada ao parque ecológico Dunas de Genipabu, representam uma das melhores dicas de visitação.
Afinal, além dos agradáveis passeios de buggy, esses passeios colocam os turistas em contato com a paisagem mais variada e exótica da região.
As lagoas são perfeitas, mas certamente as grandes dunas com areias brancas são o que mais atrai os visitantes – estando presentes nas dicas e avaliações dos turistas – em cada passeio de buggy.
Não perca as dicas de quem já visitou esses locais: há diversos dromedários disponíveis para que você registre sua visita em lindas fotos, tanto em lagoas esplêndidas quanto em localidades famosas.
8. Outras praias
Apreciar outras praias é uma das dicas que, com certeza, deve ser levada em consideração. Se possível, escolha a Pousada Villa do Sol e aproveite as curtas distâncias entre as praias e lagoas.
A praia de Ponta Negra é a mais famosa, com destaque à região do “Morro do Careca” – neste local há diversas piscinas naturais.
Vale a pena tomar um café da manhã reforçado na Pousada Villa do Sol e, sem perder tempo, aproveitar o seu dia de descanso.
A água mineral dessa região do Brasil é amplamente reconhecida por sua pureza. No entanto, a emoção proporcionada aos turistas pelo complexo de praias surpreende, também, pela variedade de atividades aquáticas.
Portanto, o que não falta é lugar para acionar a sua máquina fotográfica e registrar, para sempre, as imagens de um dos destinos turísticos mais procurados e apreciados em todo o Brasil.
8.1 Praia de Ponta Negra
Se visitar esta praia, prepare a sua máquina fotográfica: a baía curvada, composta de colinas arborizadas, hotéis deslumbrantes e apartamentos charmosos é de tirar o fôlego!
Efetivamente, o lugar é considerado uma das mais belas praias brasileiras.
Aqui, você poderá caminhar por uma faixa de 2 km de areias brancas, de frente para o mar, até chegar na ponta sul, conhecendo outras praias que fazem do lugar um dos destinos mais procurados do Nordeste.
A cidade se orgulha de suas dunas espetaculares, pois o lugar tem montanhas de areia que excedem os cem metros de altura (parcialmente cobertas por árvores) e de frente para o mar.
Há uma abertura com areia (por isso que a duna é chamada de “Morro do Careca”).
Embora não seja permitido subir neste lugar, você pode tirar lindas fotos, fazer uma parada com as crianças para procurar conchas, passear pelas palmeiras ou, simplesmente, apreciar a vista do mar.
8.2 Praias de Ceará Mirim
De acordo com os dados acessíveis por qualquer aplicativo de GPS, Ceará Mirim está bem próximo do litoral potiguar.
Dessa forma, o local dispõe de 2 excelentes praias dentro de seu território, oferecendo uma formidável opção de turismo para os amantes da natureza.
Cada ponto de turismo em nosso país oferece, por exemplo, dados relativos à qualidade e pureza das águas de suas praias.
Entretanto, em Ceará Mirim, além da qualidade das águas, o “aerobunda” é um dos esportes mais procurados entre aqueles que se notabilizam pelas alternativas típicas de turismo.
Essas belezas podem ser visitadas de carro, uma vez que ficam a cerca de 40 km da capital potiguar.
Desse modo, é altamente recomendável formar um grupo de passageiros e sair do hotel ou pousada em seu próprio carro, a fim de conhecer todas as belezas de Ceará Mirim com o máximo de tranquilidade e conforto.
8.3 Praia de Pirangi
Caso seja possível, vá até a praia de Pirangi em seu carro. Por outro lado, se essa alternativa não lhe parecer viável, tente outro meio, como a contratação de um bugueiro credenciado.
O bugueiro está acostumado a levar os visitantes pelos melhores roteiros, logo, faça as reservas necessárias para conhecer as piscinas com ondas naturais e, ainda, o maior cajueiro de todo o mundo.
Ao garantir suas reservas na rede hoteleira, solicite ao bugueiro para levar você e seus acompanhantes por roteiros que incluam, por exemplo, a possibilidade de nadar em águas transparentes.
E não se limite aos passeios proporcionados pelo bugueiro!
Solicite, já no momento de fazer as suas reservas, o aluguel de espreguiçadeiras e assegure a compra de petiscos e refrescos nas barracas pelas quais passará em seu roteiro.
9. Atrações de Extremoz
Passear com um bugueiro, seguir um bom roteiro pelas praias e ficar no melhor hotel possível não esgotam, de modo algum, as possibilidades de diversão em Extremoz .
Você pode, se desejar, conhecer um importante manancial, com mais de quatro quilômetros de água pura, ao lado de um cenário exuberante.
Isso significa que o seu roteiro não precisa se limitar a caminhar pela areia branca, se emocionar no passeio com o bugueiro, tomar banho de mar e andar em dromedários.
A cidade recebe, em junho, muitos turistas para a celebração de sua célebre festa de São João.
As opções de lazer em Extremoz, portanto, estão repletas de programações culturais, inclusive, com a experiência de visitar a linda igreja de São Miguel e, assim, conhecer um pouco mais de nossa herança colonial.
Dicas de turismo para o que fazer em Genipabu
Está planejando realizar uma viagem pela região Nordeste? Então, não deixe de ir a Genipabu e, também, atentar para as dicas que apresentamos a seguir: elas farão toda a diferença.
É indicado, por exemplo, levar consigo uma muda de roupas e, pelo menos, uma toalha. Acomode-as na sua bolsa caso deseje entrar em bares ou restaurantes ao longo do trajeto.
Colocar óculos escuros, vestir roupas de banho confortáveis e passar o filtro solar pelo corpo são medidas simples e indispensáveis para aproveitar cada minuto de seu passeio.
Utilize dinheiro vivo
Muitas atividades disponíveis deverão ser pagas, obrigatoriamente, mediante dinheiro vivo. Dito de outra forma, o seu cartão de débito ou de crédito terá nenhuma ou pouca serventia.
Ademais, portar dinheiro vivo permitirá melhores chances de pechinchar com os bugueiros. Afinal de contas, é mais simples obter descontos quando você está com o dinheiro em suas mãos.
Contrate bugueiros credenciados
Há certos cuidados que são imprescindíveis ao êxito de seu passeio.
Sendo assim, a primeira medida para desfrutar apropriadamente (e com segurança) de sua estadia, consiste em assegurar a contratação de bugueiros devidamente credenciados para as funções que desempenharão.
Descer e subir as dunas, em Genipabu, pode representar um enorme desafio.
Assim, você deve se certificar de viajar exclusivamente com motoristas cautelosos e experientes. Desse modo, você e seus acompanhantes, familiares ou amigos, não ficarão expostos a nenhum tipo de risco.
O melhor modo de localizar bons profissionais ainda é o famoso “boca a boca”.
Isto é, você deve pedir indicações a amigos ou conhecidos que, anteriormente, já visitaram as praias. Se isso não for possível, recolha informações no próprio hotel em que estiver hospedado.
Escolha entre as melhores pousadas
Felizmente, há muitas pousadas disponíveis em Genipabu – apesar de que a sua rede hoteleira não é tão luxuosa quanto a existente em Natal. Mesmo assim, você não terá problemas em termos de conforto ou infraestrutura.
Selecione uma boa pousada, como a Villa do Sol, e relaxe nas típicas redes posicionadas em frente ao rio Potengi, bem próximo às dunas.
Se preferir, pousadas como a Genipabu Praia oferecem café da manhã, ao passo que a Ritual Beach Club oferece uma belíssima piscina externa de frente para o mar.