Carregando...

O que Fazer em Pituba, Salvador? Vale a Pena? Como Aproveitar o Local

Vai viajar e quer saber o que fazer em Pituba, Salvador? Pois é justamente sobre isso que falaremos hoje.

Anúncios

Considerado um dos bairros mais movimentados de Salvador, Pituba abriga uma grande variedade de comércios, como restaurantes, bares, farmácias e tudo o que um bom bairro deve conter.

Anúncios

Mas e quanto às atrações? Será que vale investir um tempo de sua viagem para visitar Pituba?

Isso é o que nós iremos descobrir agora.

Localizado na região central de Salvador, Pituba chama a atenção por conta de sua proximidade com os principais locais do município.

Assim, planejada para seguir a mesma proposta que a cidade de Belo Horizonte, Pituba é o município de maior variedade comercial de Salvador.

Devido à praticidade do local, Pituba acaba atraindo um grande número de turistas, que encontram no local um “ecossistema” prático e de boa acessibilidade.

Mas, afinal de contas, o que fazer em Pituba?

Se essa é a sua principal dúvida, então confira o que você pode fazer enquanto estiver no município baiano.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



O que fazer em Pituba: 7 coisas que você precisa fazer durante sua visita

Além da amplitude comercial do local, Pituba conta com vários pontos turísticos incríveis, alguns deles sendo os mais icônicos de todo o estado da Bahia.

Confira, em seguida, a nossa lista de tudo o que você deve fazer e os locais que você precisa conhecer em Pituba. E então, vamos lá?

1. Centro Histórico de Salvador

Centro histórico de Salvador
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1984, o Centro Histórico de Salvador foi tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO apenas no ano de 1985.

Com construções erguidas desde a era colonial, o bairro mais encantador de Salvador nos leva em uma verdadeira viagem no tempo, reconstruindo a velha aura dos séculos XVII e XVIII.

Prédios, igrejas, centros culturais e pequenos espaços comerciais nos dão um breve vislumbre de um país que ainda dava seus primeiros passos.

Portanto, se quiser viver uma experiência cultural riquíssima, não deixe de conhecer o Centro Histórico de Salvador.

2. Praia do Forte

Praia do Forte
Fonte: Marina Munne (Flickr)

A Praia do Forte é uma das praias mais encantadoras de Salvador, portanto, um ótimo passeio para você curtir durante a viagem. Afinal, seu visual rústico atrai a atenção de diversos turistas que visitam o local.

Mas, apesar da rusticidade, a praia conta com uma infraestrutura impecável, contando com um extenso número de restaurantes e barracas ao seu redor.

Muito frequentada pelos pescadores locais, a praia de Salvador serve de palco para diversas atrações incríveis.

Aliás, uma dessas atrações é o Projeto Tamar, idealizado por um grupo de biólogos marinhos que dão uma verdadeira aula sobre a vida marinha e a importância da preservação ambiental.

Além do projeto, um dos pontos mais visitados da região é, sem dúvidas, o Castelo Garcia D’Ávila, a única construção medieval erguida no Brasil.

Por fim, os turistas podem visitar as ruínas do castelo, enquanto conhecem a história do local.

3. Farol da Barra

farol da Barra
Fonte: Anderson Rodrigues da Silva (Flickr)

Erguido antes mesmo de a cidade de Salvador ser fundada, o Farol da Barra é muito mais do que apenas um monumento para se tirar belas fotos.

No ano de 1536, o Farol da Barra foi erguido no Forte Santo Antônio da Barra, considerada a primeira fortificação erguida no país.

Uma das curiosidades mais interessantes a respeito da fortaleza é que ela foi erguida 13 anos antes da primeira cidade do Brasil ser fundada, Salvador.

A torre original foi substituída e em 1829 a nova construção de 22 metros de altura foi posta em seu lugar.

O farol é um dos pontos turísticos mais visitados de toda a Bahia, e é claro que durante sua visita à Pituba você não poderia deixar de visitá-lo, não é mesmo?

4. Mercado Modelo

Mercado Modelo
Fonte: Raoni Coriolano (Flickr)

Construído para ser utilizado como a terceira alfândega de Salvador, o Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país, seja pela sua história incrível ou pelas lendas um tanto quanto… interessantes.

Fundada em 1912, a construção, que completou 110 anos no dia 2 de fevereiro de 2022 serviria como um posto de abastecimento para a Cidade Baixa, com uma localização privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

Durante esse período, o edifício sofreu cinco incêndios, sendo o de 1969 o mais violento de todos, levando abaixo a antiga construção.

Reconstruído em 1971, no local onde o mesmo se encontra até hoje, o mercado também possui seu próprio folclore.

Um deles alega que a construção seja amaldiçoada, principalmente devido aos escravos que eram “mantidos” no subsolo do local.

Apesar dessa hipótese já ter sido refutada por suas incoerências, muitos trabalhadores alegam ouvir gritos e barulhos de correntes ao avançar da noite.

Lenda urbana ou não, o prédio comercial tombado pelo IPHAN certamente merece a sua visita.

5. Praia do Porto da Barra

Praia do Porto da Barra
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Salvador e praia têm tudo a ver, não é mesmo?

Banhada pela Baía de Todos os Santos, a Praia do Porto da Barra é conhecida mundialmente por suas águas tranquilas e mornas. Aliás, figura entre as praias com o melhor banho de mar do Brasil.

Além de suas águas tranquilas, outro ponto super positivo da praia é sua ótima localização, contando com um bom número de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes.

Além do banho de mar, você também pode fazer longas e tranquilas caminhadas pela orla da praia.

Para quem curte algo mais relaxante, admirar o pôr do sol na Praia do Porto da Barra também é uma ótima ideia.

6. Farol de Itapuã

Farol de Itapuã
Fonte: Luiz Antonio Dourado Gonçalves (Flickr)

Representado pelas suas listras horizontais vermelhas e brancas, o Farol de Itapuã é um dos cartões postais mais conhecidos e belos de Salvador.

Localizado na Praia de Itapuã, uma das praias mais famosas do país, o farol foi inaugurado em 1873. Aliás, o farol de 21 metros foi o quinto construído na Bahia.

O litoral baiano já foi considerado um dos mais perigosos para navegações, devido ao grande número de rochas e, é claro, falta de iluminação.

Hoje o farol é uma atração gratuita, com visitas ocorrendo a qualquer momento do dia. No entanto, recomendamos evitar visitá-lo após 22h.

Quais os pontos positivos e negativos de se visitar Pituba?

Prós

Visitar ou se hospedar em Pituba possui pontos muito positivos. Um deles é o seu polo comercial extremamente aquecido. O local conta com um grande número de lojas, restaurantes, farmácias, bares e, é claro, hotéis e pousadas.

Além disso, sua proximidade com o centro de Salvador também é de grande ajuda, afinal, locomover-se de forma prática é uma das melhores coisas para uma viagem.

Contras

Entretanto, como ponto negativo, devemos destacar a falta de segurança que o local oferece, principalmente em horários mais avançados do dia. Evite, portanto, fazer seu passeio por Pituba muito tarde.

Vale a pena visitar Pituba?

Certamente, Pituba apresenta muitas qualidades importantes para um bom divertimento em família. Seu grande número de atrações e monumentos incríveis são, sem dúvida, um dos maiores atrativos da região.

Estar próximo das praias e centros urbanos é de grande ajuda para aproveitar vários passeios em um só dia.

Analise os prós e contras deste bairro de Salvador e, então, decida se vale a pena inclui-lo em seu roteiro.

Para ler mais conteúdo relacionado e conferir outras dicas e lugares para curtir durante suas viagens, acesse o Viagem Club. Até a próxima!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador