Carregando...

O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália? Os Principais Passeios e Pontos Turísticos

Se você não sabe o que fazer em Santa Cruz Cabrália, não saia daí, pois este conteúdo que preparamos vai trazer todas as dicas que você precisa conhecer para curtir esse município baiano!

Anúncios

A região de Santa Cruz de Cabrália faz parte da Costa do Descobrimento e fica pertinho de Porto Seguro e Prado. Juntas, disputam o posto da cidade que recebeu os portugueses em 1500.

Anúncios

De todo modo, foi em Santa Cruz de Cabrália que o Frei Henrique de Coimbra, acompanhando Pedro Álvares Cabral, presidiu a primeira missa do Brasil, e é neste município da Bahia que muitos turistas curtem as férias e apreciam suas praias, como a Praia da Coroa Vermelha.

Para saber o que mais tem para fazer em Santa Cruz Cabrália, continue a leitura e se encante pela história e belezas naturais do local.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Afinal, o que fazer em Santa Cruz Cabrália?

Por ser uma região histórica, na chamada Costa do Descobrimento, muitos municípios baianos se tornam ponto de encontro de turistas do Brasil inteiro.

Para quem ama contato com a natureza, Santa Cruz de Cabrália é um excelente lugar, cheio de boas histórias e atrações incríveis.

Confira com o Viagem Club as nossas dicas de roteiro sobre o que fazer no município de Santa Cruz de Cabrália!

Visitar a Praia da Coroa Vermelha, palco de celebração da primeira missa do Brasil

Praia de Coroa Vermelha
Fonte: Julye Marley (Flickr)

A Praia da Coroa Vermelha (veja aqui) tem histórias para contar.

Primeiramente, é a praia onde o Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa do Brasil, em 26 de abril de 1500, quatro dias após a chegada de Pedro Álvares Cabral na Bahia.

Além disso, a Praia da Coroa Vermelha possui barracas de artesanato, incluindo o Museu Indígena, com artefatos e muitas informações históricas sobre os índios Pataxós.

É, sem dúvida, um local que guarda uma parte da história da Bahia, além de ser muito encantadora, principalmente durante a maré baixa, quando há formação de piscinas naturais e um banco de areia.

Agora, se você se preocupa com o “quanto custa”, saiba que nessa praia as barracas oferecem preços mais acessíveis do que em Porto Seguro. Já é uma boa dica sobre o que fazer em Santa Cruz Cabrália, não é?

Posar diante do letreiro de Santa Cruz Cabrália, Praça do Coração e monumento na Praia de Mutá

Letreiro de Cabrália
Fonte: Cabrália Noticia

Quando você chega de Porto Seguro para Santa Cruz Cabrália, depara-se com um monumento símbolo da chegada dos portugueses à Bahia.

São estátuas de indígenas, posicionadas às margens da BR 367, como se estivessem assistindo à primeira missa do Brasil.

Outras duas atrações boas para fotos são o monumento com uma cruz e uma coroa na Praça do Coração, e o letreiro de Santa Cruz Cabrália à beira-mar, que convida todos que chegam na Praia de Mutary a fazerem uma selfie.

Esses, portanto, são três paradas obrigatórias antes de seguir seu roteiro de passeios por esse município baiano.

Fazer tour até o Parque Marinho da Coroa Alta

Parque Marinho da Coroa Alta
Fonte: osvaldo farias (Flickr)

O ecoturismo é forte em Santa Cruz de Cabrália e é um dos melhores momentos para quem não sabe o que fazer na cidade.

O Parque Marinho da Coroa Alta é um desses passeios turísticos e encantadores para quem curte uma viagem de escuna em alto mar.

É dessa forma que a vida marinha pode ser contemplada graças às águas cristalinas, incluindo corais e as piscinas naturais (quando em maré baixa).

Fazendo essa tour, você pode chegar até o local da foz do Rio João de Tiba, na Ilha Paraíso e na Ilha do Sol, a 6km de distância.

O nome ficou eternizado na música Milla, do Netinho: “Tudo começou há um tempo atrás na Ilha do Sol”.

E quem viaja para lá percebe a magia desse destino, pois é uma ilha famosa pela alcunha de Ilha dos Doces, por oferecer diversos tipos de doces regionais, como cocadas, quindins, tortas, e até o Viagra Baiano, feito com catuaba, coco, guaraná em pó e amendoim.

Difícil é sair dessa ilha sem comer alguns deles.

O passeio pelo Parque Marinho da Coroa Alta continua e você poderá tirar belas fotografias diante do famoso e curioso “coqueiro erótico”. Ecoturismo e diversão em um só lugar!

Conferir a Praia de Santo André, famosa após a Copa do Mundo 2014

Praia de Santo André
Fonte: s a n d r a 2 0 20 (Flickr)

Aproveitando que você está fazendo passeio de barco pelo Rio João de Tiba, na Ilha Paraíso, não deixe de fazer uma parada na vila de Santo André.

O vilarejo ficou famoso em 2014 por causa da hospedagem da seleção alemã de futebol em um resort da região. Isso foi o estopim para o local ganhar os olhares dos turistas para essa vila de Santa Cruz Cabrália.

Na praia de Santo André também é possível tomar banho de lama e observar as grandes extensões de Mata Atlântica e seus manguezais.

Além dela, há também a Praia Guaiú, a 16 km de Santo André. Basta pegar uma balsa e depois seguir de jipe até a vila dos pescadores.

O acesso não é dos mais fáceis, mas justamente por ser deserta, ela carrega sua beleza única, com águas cristalinas, areias clarinhas, coqueiros ao redor e piscinas naturais na maré baixa.

Se você quiser observar a vida marinha, não deixe de praticar o mergulho com snorkel, pois tudo na Praia de Guaiú é um verdadeiro paraíso!

Relaxar na Praia de Mutá, referência de beleza em Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro

Praia do Mutá
Fonte: Porto Seguro Turismo (Flickr)

A Praia de Mutá é outro lugar na lista sobre o que fazer em Santa Cruz de Cabrália, sendo parte da praia localizada neste município e outra em Porto Seguro. Além disso, fica pertinho da Praia de Coroa Vermelha.

Trata-se de uma região com águas calmas, paisagens exuberantes, rodeadas por coqueiros, o que contribui para um dos passeios mais relaxantes da viagem.

Portanto, se você gosta de clima pacato, inclua a Praia de Mutá em seu roteiro de viagem para Santa Cruz Cabrália.

Conhecer a Fazenda Mãe Tereza

Fazenda Mãe Tereza
Fonte: Thais Cristina Escarati (Flickr)

Se você acha que praias são as únicas opções sobre o que fazer em Santa Cruz de Cabrália, aqui vai uma super dica de lazer: visitar a Fazenda Mãe Terra, um parque ecológico na cidade para quem busca tranquilidade.

A Fazenda Ecológica ocupa um espaço de 27.000 m² de Mata Atlântica, muitos mangues, e tudo isso banhado pelo Rio Camurugi, conhecido por suas águas negras.

O local é fantástico, de natureza abundante e perfeito para passar algumas horas com as crianças.

A propósito, se você estiver pensando em fazer um roteiro de 3 dias em Porto Seguro e quiser incluir Santa Cruz Cabrália, saiba que são 6 horas de passeio na Fazenda Mãe Tereza, com saída a partir das 8h30.

É bom se planejar para não deixar nenhuma atração de fora.

Esse tempo todo no parque tem justificativa: a Fazenda Ecológica tem diversas opções para os turistas se divertirem.

Entre eles, passeio a cavalo, banhos de lagoa com tirolesa, banhos de lama negra, pesca artesanal, passeio de trenzinho, de barco e de caiaque, caminhadas monitoradas e prática de esportes (vôlei, futebol, basquete, ping-pong).

Além disso, é uma ótima maneira de observar a fauna e a flora da região, incluindo árvores de piaçava e cajueiros, além de pica-paus e tamanduás.

Ah, claro que um passeio que atravessa o meio-dia não podia deixar de oferecer um delicioso almoço uruguaio, chamado de “parrilhada”.

O custo médio é de R$ 90 para adultos e crianças acima de 10 anos. Gratuito apenas para os pequenos de 0 a 5 anos de idade.

  • Endereço: rua Campo Alegre, S/N.

Incluir o Parque Ecológico do Santuário no roteiro

Parque Ecológico do Santuário
Fonte: Booking.com

Já que estamos falando de parques ecológicos, aqui vai mais um: o Parque Ecológico do Santuário, também chamado de Santuário Hotel Fazenda.

Ele está localizado na Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental (APA), bem na beira do rio Santo Antônio. Além disso, há uma estátua e a capela de Santo Antônio também.

Para quem, definitivamente, busca respirar a natureza, este Parque Ecológico do Santuário tem seus atrativos, como trilhas, mirantes, além de cascatas, piscinas e cachoeiras.

Sua infraestrutura também garante restaurantes, cabanas, picnic e atividades para todas as pessoas, independente da idade.

E os passeios no rio? No Santuário tem também!

Você pode passear de chalana, lancha ou jangada por águas sinuosas, enquanto se deslumbra pela bela natureza que cerca o rio.

Já o passeio por terra inclui trilhas com três níveis de dificuldade:

  • Trilha Tupã: fácil;
  • Trilha Tupi: médio;
  • Completa: difícil. É a trilha que leva à Casa do Tarzan.

Todas as trilhas são percorridas com ajuda de um guia de turismo nativo da região, dessa forma, ele não só conhece o caminho como também pode falar sobre a flora e fauna para os viajantes.

Além disso, há também uma brincadeira feita em barcos chamada “pesque e solte”, que consiste em pescar tilápias em gaiolas e depois devolvê-las ao rio.

Então, se você tinha algum preconceito com o termo “ecológico” por achar uma atração monótona, já deve ter mudado de opinião, não é?

  • Endereço: rua da Fazenda, nº 300 – às margens do rio Santo Antônio;
  • Preço: R$ 450 (abril/2022) para hospedagem na fazenda.

Entrar na Aldeia Indígena Pataxó

Aldeia Indígena Pataxó
Fonte: Alexandre Almeida (Flickr)

Se você estiver aberto a novas experiências, mas não sabe bem o que fazer, que tal visitar a Aldeia Indígena Pataxó, em Santa Cruz de Cabrália?

Você pode tirar fotos com os índios, ouvir histórias, entrar nas ocas deles e se aprofundar em suas culturas.

Essa é uma rica experiência para os apaixonados por história e cultura, e que não pode ficar de fora do seu roteiro para Santa Cruz de Cabrália.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Outra dica de viagem sobre o que fazer em Santa Cruz Cabrália é conhecer outra parte histórica – e religiosa – da Bahia: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Sua construção é datada do século XVII, no centro histórico da cidade, assim como a Casa da Câmara e Cadeia, que já abrigou a primeira intendência brasileira.

Além disso, o centro histórico possui dois mirantes para quem deseja contemplar a vista panorâmica da cidade do alto: ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição, e também na Av. Cristal, lado a lado com a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.

Construções tombadas como Patrimônio Histórico Nacional e encantos que atravessam o tempo são boas opções de lazer e cultura no centro histórico para os turistas que chegam à Santa Cruz Cabrália.

Praia de Arakakaí e Apuã

Praia de Arakakaí
Fonte: Sâmmela Freitas (Flickr)

Se você pensa em levar crianças para Santa Cruz Cabrália, melhor evitar a Praia de Arakakaí. Isto porque Arakakaí é conhecida por ser um dos pontos de encontro dos praticantes de surf e windsurf devido às boas ondas do mar.

Mas se você não pretende entrar nas águas verdes e claras de Arakakaí, pode levar a criançada para curtir a boa infraestrutura local.

Pertinho dali, fica a Praia de Apuã, também chamada de Praia das Tartarugas, por causa da presença de tartarugas marinhas.

Apesar de ter muito mais pedras, é possível encontrar áreas mais calmas para banho de mar. Pode ser uma boa atração para quem se hospeda no hotel Cabrália, de frente para a praia.

O que fazer em Santa Cruz Cabrália com crianças?

Até aqui, você conferiu várias atrações em Santa Cruz Cabrália, sendo que nem todas são propícias para levar os pequenos.

Por isso, vale a pena conferir a nossa pequena seleção de coisas para fazer em Santa Cruz Cabrália para famílias com crianças. Veja só:

  • Tomar banho de mar ou de lama na Praia de Santo André;
  • Tirar fotos diante do letreiro de Santa Cruz Cabrália;
  • Fazer passeios de barco, trem e a cavalo na Fazenda Mãe Tereza;
  • Brincar na tirolesa ou praticar esportes na Mãe Tereza;
  • Conhecer a Aldeia Indígena Pataxó;
  • Fazer trilhas e picnic no Parque Ecológico do Santuário de Santo Antônio;
  • Passear pelo Parque Marinho da Coroa Alta;
  • Comer doces na Ilha do Sol;
  • Mergulhar nas praias propícias para crianças, como a Praia de Coroa Vermelha;
  • Entrar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
  • Comprar produtos na feirinha de artesanato da Praia de Coroa Vermelha.

Viu só? Tem muito o que fazer em Santa Cruz Cabrália com crianças e certamente elas vão amar o passeio.

O que mais fazer em Santa Cruz Cabrália, em Porto Seguro?

Depois de visitar as praias, conhecer o local onde foi celebrada a primeira missa do Brasil na Praia de Coroa Vermelha e praticar diversas atividades em Santa Cruz Cabrália, talvez dê tempo de conferir outras atrações em Porto Seguro.

Caso você tenha planejado 7 dias de roteiro, veja o que mais incluir em sua lista de passeios em Porto Seguro:

Experimentar a gastronomia regional

Bobó de camarão
Fonte: Restaurante Consulado da Bahia (Flickr)

Uma das coisas que você não pode deixar de fazer entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro é saborear a culinária local.

Da moqueca de camarão aos pratos tipicamente italianos, a Bahia oferece sabores diversos, seja em restaurantes no centro da cidade, seja à beira-mar.

Definitivamente, comer bem também é um atrativo do lugar e é uma das melhores coisas a se fazer em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro à noite.

Tomar sol na Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Sem dúvida, viajar para Porto Seguro e esquecer de incluir a famosa Praia do Espelho no roteiro é frustrante.

Uma das mais belas praias do Brasil, com cenário tipicamente caribenho, está localizada em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

Lembre-se de montar um roteiro de 7 dias para esse destino incrível, cercado por belas falésias e vegetações sem igual. Você não vai se arrepender!

Curtir a ótima infraestrutura na Praia de Taperapuan

Praia de Taperapuã
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Você pode até gostar de tirar um tempinho para descansar em uma praia deserta, afinal, é uma boa oportunidade para deixar de lado as preocupações do dia a dia.

Contudo, um dia em uma praia com infraestrutura impecável como a Praia de Taperapuan é inesquecível.

Você pode tomar um banho de mar, pegar um bronzeado, comer nas melhores barracas de praia, renovar as energias e até praticar algum esporte. Além de tudo, é um dos passeios gratuitos em Porto Seguro. Não é tudo de bom?

Mergulhar e passear de barco no Parque Marinho Recife de Fora

Parque Marinho de Recife de Fora
Fonte: Marcio Bianchi (Flickr)

Pensa que a nossa cota de parques na Bahia acabou? Pois você está (felizmente) errado!

Dando uma volta em Porto Seguro, você pode conhecer o Parque Marinho Recife de Fora, um excelente lugar de preservação das espécies marinhas.

Se você gosta de mergulhar, pode fazer isso com ajuda de profissionais altamente preparados e com equipamentos específicos para ver os peixinhos de perto.

Por outro lado, você também pode continuar o passeio de barco sem dar um mergulho. Essa é uma das melhores opções de lazer na lista sobre o que fazer em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Já sabe o que fazer em Santa Cruz Cabrália?

Seguindo as nossas dicas de roteiro, é impossível não saber o que fazer em Santa Cruz Cabrália, certo?

O local possui belezas inigualáveis, praias paradisíacas, uma bela vista, ilhas apaixonantes, além de concentrar a história da chegada dos portugueses ao Brasil.

Não resta dúvida, portanto, de que a Bahia é a sua próxima parada nas férias, não é?

Então, descubra mais pontos turísticos com o Viagem Club agora mesmo!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Bahia