o que fazer em ushuaia

O que fazer em Ushuaia? Os 10 Melhores Passeios e Pontos Turísticos da Cidade

Quer saber o que fazer em Ushuaia? Então continue conosco para descobrir como aproveitar esse lugar incrível da melhor forma possível.

Localizada no extremo sul da Argentina, Ushuaia é popularmente conhecida como a “Terra do Fim do Mundo”.  Situada na Terra do Fogo, a cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle.

Devido à sua localização, o clima frio é predominante e bastante característico no local, deixando o céu encoberto até mesmo durante o verão. No local, também é possível avistar diversos navios e cruzeiros que partem com destino à Antártica.

O clima congelante e as belas paisagens naturais presentes no local fazem com que o destino seja um dos favoritos dos brasileiros. E se você, assim como tantos outros, também deseja viver essa experiência para lá de fantástica, confira agora tudo o que você precisa fazer em Ushuaia.

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Canal de Beagle
  • O canal também abriga uma beleza singular, fazendo com que o passeio de catamarã valha ainda mais a pena
  • Durante a navegação, é possível avistar o Farol Les Eclaireurs
Ver Local→

Presídio de Ushuaia
  • Museu Marítimo e Presídio do Fim do Mundo
  • Não deixe de conhecer as antigas instalações do presídio e todos os itens históricos preservados
Ver Local→

Glaciar Martial
  • Oferece uma linda vista da cidade e do Canal de Beagle
  • O visual é realmente incrível lá de cima
Ver Local→

Lagoa Esmeralda
  • A lagoa conta com um grande número de atividades que podem ser realizadas pelos turistas
  • Cada uma das trilhas é mais interessante que a outra
Ver Local→

Glaciar Vinciguerra
  • Um dos passeios mais bonitos, com vista exuberante da natureza, das montanhas, da fauna, bosques e cavernas de gelo
  • Para quem realmente gosta de caminhar
Ver Local→

Plaza Malvinas
  • Fácil de encontrar moradores locais tomando mate, fazendo caminhada e brincando com os filhos
  • A praça é um ótimo local para tirar fotos, já que conta com um visual deslumbrante das montanhas nevadas
Ver Local→

Cerro Castor
  • A prática do esporte de inverno é um grande chamativo do local
  • As pistas são extensas, indicadas para esquiadores amadores e também para os mais experientes
Ver Local→

O Que Fazer em Ushuaia?

Ushuaia também é caracterizada pela beleza de seus passeios. Rodeada por montanhas majestosas, lagos que se assemelham a espelhos e campos verdejantes, é difícil não se emocionar com a incrível beleza natural que ronda o lugar.

Curtir a natureza do local também é ideal para quem deseja conhecer, um pouco mais a fundo, a grande variedade de espécies de animais que vivem no local. Lobos-marinhos, pinguins e diversas outras espécies surgem aos montes para saudarem os visitantes da pequena cidadezinha.

Outro ponto que também chama bastante atenção em Ushuaia é sua alta gastronomia. Os pratos servidos nos diversos restaurantes e estabelecimentos da cidade são um verdadeiro tesouro argentino.

Tenho certeza que você ficou super empolgado com essas informações incríveis sobre a cidade. Sendo assim, prepare-se para conhecer nossas dicas de ouro sobre o que fazer em Ushuaia.

1. Navegação no Canal de Beagle

Canal de Beagle
Canal de Beagle

Considerado um dos passeios mais importantes de Ushuaia, a navegação pelo canal Beagle é uma experiência única na vida de qualquer visitante da região.

O nome do canal é uma singela homenagem ao navio HMS Beagle, que tinha como membro da tripulação, ninguém mais, ninguém menos do que o próprio Charles Darwin.

No ano de 1832, o biólogo britânico realizou uma de suas viagens à América do Sul a bordo do navio, enquanto realizava a pesquisa de sua vida para que, futuramente, seu livro “A Origem das Espécies” pudesse, finalmente, ver a luz do dia.

Passada a interessante curiosidade histórica, o canal também abriga uma beleza singular, fazendo com que o passeio de catamarã valha ainda mais a pena. Durante a navegação, é possível avistar o Farol Les Eclaireurs, ou como é popularmente conhecido, o “Farol do Fim do Mundo”.

Além do farol, também é possível visitar algumas ilhas incríveis, como a Isla de los Lobos (Ilha dos Lobos) e a Isla de los Pájaros (Ilha dos Pássaros). Nessa segunda, em específico, é possível conhecer o Cormorão Real, uma ave bastante parecida com os pinguins.

Além das belíssimas aves desengonçadas vistas no local, os turistas também podem observar diversos leões marinhos, presentes na ilha dos Lobos.

2. Presídio de Ushuaia

Presidio de Ushuaia
Presidio de Ushuaia

O Presídio de Ushuaia é o destino perfeito para quem adora história. O prédio, que hoje funciona como um Museu Marítimo, teve um papel determinante na fundação de Ushuaia.

O presídio de segurança máxima foi inaugurado em 1902, tendo sido construído pelos próprios presos do local. Porém, é preciso lembrar que os presos não ergueram o prédio do zero, pois existia ali uma estrutura que serviu de base para o desenvolvimento do prédio.

Como dito mais acima, o local foi fundamental para o desenvolvimento da civilização do local que, na época, contava com apenas 40 casas. Com o passar dos anos, a colônia penal foi sendo moldada e refeita, servindo de base para a cidade que hoje conhecemos como Ushuaia.

O presídio foi fechado no ano de 1947 e hoje conta com o Museu Marítimo e Presídio do Fim do Mundo. Portanto, se você gosta de história, não deixe de conhecer as antigas instalações do presídio e todos os itens históricos preservados. Temos certeza de que você não irá se arrepender.

3. Glaciar Martial

Glaciar Martial
Glaciar Martial

É uma das montanhas mais populares da Argentina, que oferece uma linda vista da cidade e do Canal de Beagle, além de oferecer bastante neve nos meses de inverno, para poder se divertir com a família.

A Glaciar Martial encontra-se a 1050 metros acima do mar e para chegar até ela é preciso ir de teleférico, pago a parte, ou fazendo trekking, que é uma caminhada por uma trilha específica.

Torça para que o dia esteja aberto, pois o visual é realmente incrível lá de cima, ou seja, vale muito a pena visita.

4. Lagoa Esmeralda

Lagoa Esmeralda
Lagoa Esmeralda

Comumente reconhecida por seu tom esverdeado e nitidez profunda, tal qual uma “esmeralda”, a Laguna Esmeralda é um dos pontos turísticos mais belos de toda Ushuaia.

Sua coloração esverdeada está fortemente ligada aos minérios presentes em suas águas. A limpidez da mesma torna sua beleza ainda mais estonteante, fazendo valer a pena cada segundo no local.

Abastecida pelo Glaciar Ojo del Albino, que se situa no topo das montanhas do vale, a lagoa conta com um grande número de atividades que podem ser realizadas pelos turistas.

Uma das principais é a canoagem, que inclusive pode ser utilizada para chegar ao local.

Trilhas e mais trilhas também se fazem presentes na Laguna Esmeralda. Cada uma das trilhas é mais interessante que a outra, elevando ainda mais a beleza do local.

Portanto, se você deseja curtir um pouco mais a belíssima natureza de Ushuaia, não deixe de visitar a Laguna Esmeralda.

5. Glaciar Vinciguerra

Glaciar Vinciguerra
Glaciar Vinciguerra

Outro passeio que é indispensável em Ushuaia, e um dos favoritos dos brasileiros amantes de trekking.

Embora seja um dos passeios mais bonitos, com vista exuberante da natureza, das montanhas, da fauna, bosques e cavernas de gelo, o Glaciar Vinciguerra é indicado para quem realmente gosta de caminhar.

Ao todo, são 7 horas de caminhada, algumas vezes, sobre a neve e com o frio característico de Ushuaia.

Quem faz este passeio relata que nem nota as horas passando, já que são muitos atrativos, diversas paradas para fotos e pontos de descanso.

Se você é uma pessoa mais ativa, pode ter certeza de adicionar esse passeio no roteiro do que fazer em Ushuaia.

6. Plaza Malvinas

Plaza Malvinas
Plaza Malvinas

A Plaza Malvinas é a praça mais famosa da cidade, onde é fácil encontrar moradores locais tomando mate, fazendo caminhada e brincando com os filhos.

A praça é importante não só por ser um dos pontos turísticos, mas também porque ela presta homenagem aos milhares de argentinos mortos na famosa Guerra das Malvinas.

A praça é um ótimo local para tirar fotos, já que conta com um visual deslumbrante das montanhas nevadas.

7. Cerro Castor

Cerro Castor
Cerro Castor

Se você gosta de esquiar ou quer ter a experiência pela primeira vez, Cerro Castor é o local mais indicado. Afinal de contas, trata-se de uma das maiores estações de esqui de toda a região.

Localizada ao extremo sul da América do Sul, o destino é extremamente aclamado pelos brasileiros em Ushuaia. A prática do esporte de inverno é um grande chamativo do local, que fica a apenas 26 km do centro de Ushuaia.

A cada nova temporada, um número maior de turistas decide visitar Cerro Castor, a fim de vivenciar essa experiência tão incrível. As pistas são extensas, indicadas para esquiadores amadores e também para os mais experientes.

E se você nunca esquiou mas, ainda assim, quer aproveitar o local, não se preocupe. Além de todo o equipamento, Cerro Castor também oferece aulas básicas para os esquiadores de primeira viagem.

Apesar de ser um passeio inesquecível, é prudente sempre acompanhar os valores, que tendem a ficar mais caros na alta temporada (junho/julho).

8. Cabo San Pablo

Cabo San Pablo
Cabo San Pablo

O Cabo de San Pablo colabora bastante com o clima que o nome Terra do Fim do Mundo gera no imaginário dos visitantes.

É um local que precisa de pelo menos duas horas de caminhada para ser visitado, e lembra muito uma cidade fantasma.

À primeira vista, você pode ver o misterioso Desdémona, uma embarcação que está encalhada na praia há mais de 40 anos.

Além disso, uma vista linda da praia, o farol do Cabo e muitos vilarejos interessantes no caminho.

É um passeio muito procurado, indispensável nos roteiros e apreciado por quem gosta de história.

9. Playa Larga

Sabe aqueles belos quadros que você aprecia, com pinturas do mar, montanhas com neve no topo e florestas com árvores incríveis?

Esse é o visual que você vai encontrar na Playa Larga, uma praia sensacional, com um visual incrível e um belo mirante.

O local de beleza inspiradora é um dos pontos turísticos mais frequentados pelos turistas da região. Contudo, para visitar o local, é necessário se atentar a apenas um detalhe.

Como bem sabemos, é impossível recomendarmos banhos durante sua visita à praia. O motivo de não considerarmos seu mar “próprio” para banho vai muito além da condição de suas águas – que, por sinal, são perfeitas.

O frio intenso e a constante formação de camadas de gelo sobre a água fazem com que seu banho seja um tanto quanto prejudicial à sua saúde.

E, apesar de parecer óbvio a um primeiro momento, alertamos a respeito do banho, principalmente para aquelas pessoas que possuem o desejo de pular em águas congelantes.

Porém, sabemos o quanto isso é difícil de acontecer. Afinal de contas, o intenso frio do local lhe inibirá de toda essa coragem.

Portanto, se você é um desses entusiastas que desejam testar os limites do próprio corpo, esteja avisado.

10. Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo foi construído com o propósito de ser uma linha de carga para suprir a prisão de Ushuaia, com madeira e pedras.

Depois do fechamento da prisão, o trem foi desativado e, 43 anos depois, a linha férrea foi transformada em um excelente ponto turístico da cidade.

Através do passeio, é possível conhecer um pouco mais da cidade e do incrível visual das lagoas, da montanha e dos bosques.

Se você viajar para Ushuaia no inverno, o visual é estonteante, com grossas camadas de neve de ambos os lados da rodovia.

É mais um passeio imperdível, especialmente se estiver viajando com a família.

11. Parque Nacional Tierra del Fuego

Conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego será um dos momentos mais marcantes de toda a sua vida. No local, é possível admirar um encontro singular entre vales, lagos e bosques verdejantes.

O parque é considerado o mais austral do mundo, ou seja, situado no extremo sul do globo terrestre. A vista de tirar o fôlego é um dos pontos mais altos da sua visita ao parque.

Durante o passeio, também é possível aprender um pouco mais sobre a fauna e a flora presentes no local, o que é incrível.

Entre uma parada e outra, também é possível conhecer diversas curiosidades interessantes a respeito do local e seus arredores. Portanto, como dito anteriormente, é uma experiência e tanto.

12. El Calafate

Localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Ushuaia, a pequena cidade arborizada de El Calafate é uma das cidades mais charmosas da região da Patagônia argentina.

Enquadrada por uma moldura congelante e belas árvores, Calafate se destaca por oferecer um panorama de encher os olhos. A encantadora cidadezinha no Fim do Mundo, certamente, será responsável por lhe fazer suspirar de empolgação, diversas vezes.

Uma das coisas que você deve fazer durante sua visita à cidade é conhecer o Parque Nacional de los Glaciares, um dos pontos turísticos mais belos e influentes da região.

O parque é a casa de um dos glaciares mais famosos do mundo, o glaciar Perito Moreno.

Uma curiosidade interessante a respeito do glaciar é que, à medida que diversos glaciares do mundo estão diminuindo, em decorrência do aquecimento global, o Perito Moreno aumenta de tamanho.

Esse fator reverso acaba atraindo um grande número de turistas, que ficam cada vez mais instigados com essa característica.

Porém, se você ama atividades mais tranquilas, como apreciar o clima ameno para fazer um piquenique, ou fazer uma boa e relaxante caminhada, certamente você precisa conhecer o lago Roca.

O lago é um dos principais pontos turísticos de Calafate para quem quer curtir a energia mais “zen” da cidade, e se essa é a sua necessidade, não hesite em conhecê-lo.

13. Ilha Martillo

Sem dúvidas, um dos pontos mais altos da visita à Ushuaia é conhecer a Ilha Martillo, ou, como é comumente conhecida, a Pinguinera.

A Isla Martillo conta com visitantes para lá de fofos e que dão uma nova vida à ilha localizada no canal Beagle, os pinguins.

As aves mais desengonçadas do mundo costumam migrar da Antártica para a isla Martillo durante o período mais quente da região, basicamente entre outubro e meados de abril.

Entre as diversas espécies que passeiam desengonçadamente pelo local estão o Pinguim Rei e os Pinguins de Magalhães.

A ilha é uma das principais atrações de quem deseja visitar Ushuaia e, principalmente, por quem ama curtir as navegações do canal Beagle.

Portanto, aproveite essa experiência única para tirar uma foto incrível ao lado desses bichinhos tão incríveis.

14. Passeio de 4×4

As incríveis elevações da região montanhosa de Ushuaia são extremamente convidativas para realizar um passeio de 4×4.

A expedição Off Road no local oferece uma das experiências mais radicais que você terá durante sua estadia na cidade.

Passando por locais estratégicos, o trajeto leva em torno de 5 horas para ser concluído e passa por boa parte da Cordilheira dos Andes, melhorando ainda mais o que já era incrível.

Durante o percurso, também é possível visitar o local onde foi filmado o filme “O Regresso”, responsável por conceder o primeiro Oscar ao ator Leonardo DiCaprio.

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que não vivem sem uma boa dose de adrenalina pulsando pelas suas veias, talvez seja uma excelente ideia realizar um passeio de 4×4 por Ushuaia.

15. Kaiak Sunset

Imagine o quão incrível seria contemplar a bela natureza de Ushuaia em um único passeio relaxante.

Se você amou a simples tarefa de “imaginar” um passeio do tipo, ficará muito feliz em saber que, sim, é possível viver essa experiência com o passeio Kaiak Sunset.

Curtir um delicioso pôr do sol no Lago Escondido é uma experiência simplesmente esplêndida. O lago de água cristalina é cercado por belas e imponentes árvores, que emergem de um solo verdejante para lá de encantador.

Com tanta beleza, é difícil conter a emoção, principalmente se você for acompanhado daquela pessoa especial.

Sendo assim, não é difícil entender o quão incrível é curtir uma tarde relaxante a bordo de um caiaque em Ushuaia, não é verdade?

16. Estância Rolito

Depois de conhecer um pouco mais a fundo sobre a interessantíssima história da fundação de Ushuaia, onde o presídio local teve um papel importantíssimo em sua civilização, chegou a hora de conhecer um dos pontos turísticos que mais nos atualizam sobre o desenvolvimento rural da cidade: a Estância Rolito.

Diferente de outros grandes pontos do turismo rural espalhados pelo mundo, a Estância Rolito se distancia ao proporcionar uma visitação mais amistosa e menos mecânica.

Ao deixar de lado a parte comercial da visita, é possível criar uma forte conexão com o local, que possui raízes bastante tradicionais que podem ser vistas nos mais singelos gestos.

A fazenda de criação de ovelhas é sem dúvidas um dos pontos altos do local.

Lá, é possível conhecer um pouco da história da família que rege o lugar, passado de geração para geração.

Realizar uma visitação ao local e caminhar por seu solo verdejante lhe renderá momentos bastante agradáveis e, exatamente por isso, a estância Rolito não poderia estar de fora da nossa lista.

Outros Passeios em Ushuaia que São Imperdíveis

Consulte as condições para os passeios de helicóptero em Ushuaia, passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

Outra oportunidade de conhecer a cidade de pertinho é nos passeios de trenó de neve, muito requisitados durante o inverno.

Fique de olho também em todas as opções de trekking pelos diversos bosques e através das montanhas geladas de Ushuaia.

Por último, mas não menos importante, a gastronomia de Ushuaia conta com o sabor inconfundível das parrillas argentinas, mas também muitos pratos com influências chilenas e mediterrâneas. Não deixe de incluir em seu roteiro!

Perguntas e Respostas

Quais são as atrações gratuitas em Ushuaia?

As principais atrações que dá pra curtir de graça em Ushuaia são a Laguna Esmeralda, Glacier Martial, Glaciar Vinciguerra, Plaza Malvinas, Cabo San Pablo, Playa Larga e Laguna Turquesa.

O que fazer no Outono?

As principais atrações de outono em Ushuaia são os passeios de Off Road 4x4, Trekking em Laguna Esmeralda e Glaciar Martial, Canal Beagle, Parque Nacional Tierra Del Fuego e Trekkinh Glaciar Vinciguerra.

Quais são os meses que tem neve em Ushuaia?

A neve costuma chegar em Ushuaia entre junho e setembro, meses do inverno na Argentina. Nevascas também são frequentes.

Não é comum ter neve em outros meses e estações, mas pode acontecer.

Quantos dias devo ficar para aproveitar ao máximo?

O ideal é ficar de 3 a 7 dias em Ushuaia, para conseguir aproveitar todas as atrações, os passeios e compras.