O que levar para Campos do Jordão? Veja como fazer sua mala

Saber o que levar para Campos do Jordão pode fazer toda a diferença para a sua viagem. Por isso, separamos as principais peças que não podem faltar na sua mala.

O município é um dos principais pontos turísticos de São Paulo e oferece temperaturas bem amenas, mas isso não significa que você deva resumir suas roupas e utensílios apenas a isso.

Afinal, Campos do Jordão também conta com climas bem agradáveis que combinam muito com peças mais leves e frescas.

Mas, para entender o que se deve levar, primeiro devemos saber como funcionam as estações em Campos do Jordão. Continue nessa página e saiba tudo!

O que levar para Campos do Jordão (SP) em cada estação do ano?

Atenção, turistas! É hora de descobrir o que levar para Campos do Jordão. Preparados?

Inverno em Campos do Jordão: dicas sobre o que levar no frio de 0°

Casaco
Fonte: pink_apple (Flickr)

Com a chegada do inverno em Campos do Jordão, o clima de temperatura amena começa a se intensificar no município, chegando a marcar temperaturas negativas ao anoitecer.

Por isso, é imprescindível que você aposte em peças de frio mais robustas, como casacos mais grossos, gorros, luvas e até mesmo botas, para o caso de uma caminhada nas montanhas.

A estação também marca a chegada da alta temporada na região, por isso, aposte em um look mais ousado com combinações variadas de acessórios, com cachecóis, pashiminas, luvas e gorros.

Primavera: aposte em peças mais leves durante a primavera em Campos do Jordão

Guarda-chuvas
Fonte: Marina Polak (Flickr)

Com a chegada da primavera, os termômetros marcam temperaturas mais balanceadas. Assim, enquanto o sol permanece forte durante o dia, o entardecer compensa com temperaturas mais amenas.

Mas, fique atento às chuvas que podem surgir durante a noite.

O ideal nessa ocasião é apostar em uma roupa mais leve e fresca, como camisetas, shorts e bermudas. Leve também calçados mais leves como um tênis casual, ideal para boas caminhadas durante o dia.

No entanto, sempre procure ficar acompanhado de roupas de frio com malhas mais finas, para o caso de precisar usá-las durante o entardecer, tendo em vista que o frio poderá estar presente nesse período.

Já para a noite, aposte em casacos um pouco mais grossos. Isto porque, apesar de não ser tão frio quanto no inverno, o período contará com temperaturas bem mais baixas.

E não se esqueça de levar um guarda-chuvas em sua mochila.

Verão: o sol intenso favorece roupas mais frescas

Sandalias
Fonte: Zul (Flickr)

Com a forte presença do sol do verão, procure abusar de roupas mais frescas como regatas e blusas mais soltas, aliadas a bermudas e shorts igualmente soltos.

As mulheres também podem apostar em vestidos e sandálias se estiverem visitando Campos do Jordão durante a estação mais quente do ano.

Aposte também no uso de óculos escuros e bonés para criar algumas combinações mais despojadas, já que o clima lhe permitirá o uso dessas peças.

A chuva também marca presença na estação. Não esqueça o guarda-chuvas.

Outono: a volta das baixas temperaturas requer peças mais robustas

Durante o dia, o sol marca forte presença, mas diferente das estações de climas mais elevados, os ventos de outono que anunciam a chegada do inverno são mais recorrentes durante todo o dia.

Devido a esses fatores, o ideal é apostar em peças mais equilibradas, como camisetas de manga curta e bermudas de tecidos mais grossos, como o jeans, por exemplo.

As mulheres também podem apostar em jardineiras com uma camiseta de manga curta. O visual combinará muito bem com o clima, proporcionando conforto e estilo.

Mas, apesar da possibilidade de apostar no equilíbrio durante a parte do dia, é no anoitecer que as coisas mudam de figura e a sensação térmica volta a cair.

Com ventos mais intensos e a ausência do sol, o clima mais frio volta a imperar na região, forçando os visitantes a voltarem a substituir as camisetas por malhas mais grossas, bem como chinelos e sandálias por botas mais consistentes.

Posts Relacionados

O jeito correto de arrumar as malas sem focar em excessos

Arrumando as malas
Fonte: Claus Isenberg (Flickr)

Apesar de parecer uma infinidade de coisas a se levar, na verdade, escolher as peças para sua estadia em Campos do Jordão é uma tarefa bastante simples.

Nós utilizamos um sistema de arrumação para uma viagem de 5 a 10 dias. Mas, se você pretende ficar por mais ou menos tempo, basta adaptar a lista para as suas necessidades.

Então, vamos lá?

Itens obrigatórios

  • Casacos –  Item imprescindível para quem deseja visitar a região da Serra da Mantiqueira. Aposte em modelos mais leves, como o cardigan, que oferece conforto e estilo. Também vale levar modelos mais robustos como uma jaqueta Puffer que lhe garantirá um bom aquecimento;
  • Moletom – Peças de moletom são peças-coringa para quem precisa de roupas estilosas e que garantem um bom aquecimento. Procure levar tanto calças, quanto blusas (o ideal é pelo menos 2 peças de cada);
  • Gorros – O gorro é uma peça muito bem-vinda aqui, pois as baixas temperaturas podem ser bastante incômodas dependendo do período em que você fará sua viagem. Aposte em toucas maiores, pois proporcionarão mais aquecimento;
  • Cachecóis, pashminas, luvas e meias – As peças garantem mais conforto e estilo aos usuários, dando a possibilidade para criação de looks diversos, o que é uma excelente pedida para quem vai visitar o local. Já as meias e luvas são fundamentais;
  • Conjunto térmico – Possuir calças e camisas térmicas pode proporcionar um bom aquecimento sem perder o conforto, já que peças “segunda pele” estão ganhando cada vez mais notoriedade;
  • Camisas e camisetas – Para dias com temperaturas mais elevadas, apostar em camisetas e regatas pode ser uma excelente pedida, principalmente para aqueles que pretendem rodar cada canto de Campos do Jordão;
  • Shorts e bermudas – Ainda na vibe dos dias mais quentes, bermudas e shorts garantirão mais frescor e mobilidade para caminhadas longas. Invista em tecidos mais leves como o algodão, bem como tecidos mais rígidos como o jeans e a sarja;
  • Tênis e botas – Você se verá com eles em diversos momentos de sua viagem, portanto, invista em conforto.

Itens opcionais

  • Binóculos – A região oferece um visual incrível de sua natureza. Por isso, o objeto pode ser uma excelente pedida para aqueles que curtem bastante observar os pássaros voando livremente pelo imenso céu azul;
  • Óculos escuros – Os óculos escuros são ideais para os dias ensolarados, já que eles ajudam e muito a compor um bom look despojado;
  • Bonés e chapéus – Enquanto os gorros são uma peça fundamental para curtir as temperaturas mais amenas, os chapéus e bonés podem ajudar a contornar as altas temperaturas em seus passeios.

Compras na Suíça brasileira

Suiça Brasileira
Fonte: Deni Williams (Flickr)

O método correto de se organizar a sua mala consiste em deixar uma área livre para as compras.

Afinal, o destino oferece diversas lojas de presentes e roupas bem interessantes para os amantes de souvenirs de viagem.

Lá, você encontrará diversas lembranças que serão simplesmente irresistíveis, fazendo com que você corra sérios riscos de comprar compulsivamente tudo o que você encontrar pelo caminho.

Portanto, ao arrumar sua mala, não se esqueça disso!

Considerações finais

Antes de simplesmente colocar tudo o que listamos acima dentro da sua mala, procure ficar atento a alguns pontos cruciais. Por exemplo, o período de sua viagem e a temperatura esperada.

Procure observar a temperatura do seu destino com, pelo menos, 3 dias de antecedência, para você ter uma noção mais estruturada do que levar e do que retirar de sua bagagem antes de ir à Campos do Jordão.

Com os itens certos, tenho certeza que a cidade e suas particularidades lhe darão as melhores boas-vindas possível. Então, basta prestar bastante atenção aos pontos aqui citados.

Boa viagem!