Onde Ficar em Arraial d’Ajuda: Conheça os 20 Melhores Locais

Escolher onde ficar em Arraial d’Ajuda é fundamental para garantir as melhores acomodações possíveis em sua viagem de férias.

Felizmente, as acomodações disponíveis vão desde a pousadas mais baratas até resorts completos, passando por uma ampla oferta das chamadas “casas de temporada”.

Um dos principais destaques, no entanto, é a gama de pousadas charmosas que, no entanto, operam com diárias relativamente baixas, ou seja, apresentando uma excelente relação custo benefício para os turistas.

De fato, a concorrência na baixa temporada estimula o aparecimento de pechinchas, inclusive, nas luxuosas pousadas à beira mar.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda? Quais os melhores locais?

A decisão mais importante, ao escolher um local para ficar em Arraial d’Ajuda consiste em selecionar uma praia ou o centro da cidade.

Desde um ponto de vista logístico, encontrar hospedagem na região central é mais indicado, pois, durante o dia, há muitos meios de transporte baratos para as praias.

Em termos práticos, quanto mais perto você estiver da célebre Rua do Mucugê, tanto maior será a sua exposição aos barulhos provenientes das festas noturnas.

Todavia, caso deseje experimentar um passeio 100% praiano, indicamos escolher uma pousada na praia.

Seja como for (na praia ou no centro histórico) a maioria dos locais inclui, em suas diárias, cafés da tarde com biscoitos e bolos.

Casas de temporada, por sua vez, estão situadas, majoritariamente, a poucas quadras das praias e piscinas naturais do local.

Confira nosso guia prático, em seguida, sobre onde ficar e se hospedar em Arraial d’Ajuda!

1. Paraíso do Morro, primeira opção de onde ficar em Arraial d’Ajuda

Paraíso do Morro
Fonte: Karina oliveira (Flickr)

O Paraíso do Morro se notabilizou após ter servido de cenário para as gravações da nova “Paraíso Tropical”, em 2019. Sua localização é a mesma do Hotel Maitei, entretanto, as diárias são bem mais baratas.

Contudo, depois da realização de grandes reformas anunciadas pela sua administração, os preços e as categorias das acomodações poderão ser alterados.

Desse modo, o Paraíso do Morro disponibiliza suítes de luxo, a cento e cinquenta metros da tranquila Praia do Mucugê, com bastante conforto e conveniência.

Os hóspedes do Paraíso do Morro usufruem de um buffet variado nos cafés da manhã, assim como um saboroso menu especialmente elaborado para os turistas, com petiscos e drinks.

Todos esses elementos contribuem para experimentar momentos inesquecíveis no local.

2. Hotel Mar Paraíso

Hotel Mar Paraíso
Fonte: Guto Moreira (Flickr)

Com localização privilegiada para os visitantes que desejam aproveitar o “fervo do Mucugê” e botar os pés na areia, o Hotel Mar Paraíso pode ser descrito como um condomínio formado por apartamentos do tipo “time sharing”, funcionando, também, como hotel.

Ou seja, na prática, os apartamentos são dotados de mesas de refeições e cozinhas completas.

O ambiente é similar ao dos resorts, com muita agitação em torno das piscinas.

Então, como o Hotel Mar Paraíso é ladeado pela Mata Atlântica e as paradisíacas praias do litoral sul do estado da Bahia, ele se destaca, em Arraial d’Ajuda pelo conforto e excelência da gastronomia e da culinária mais requintada de toda a região.

Em suma, o Mar Paraíso representa a articulação ideal entre conforto e lazer em meio à natureza.

3. Pousada Rigatoni

Pousada Rigatoni
Fonte: Régio Vasquez (Flickr)

Na Pousada Rigatoni as acomodações se assemelham a pequenos bangalôs avulsos e espalhados pelo jardim. Este, por sua vez, é um sobrado que conta com apartamentos entre a praia e a piscina.

O visual clean é predominante na decoração, sendo interrompido por alguns detalhes coloridos (como mantas, almofadas e pinturas na parede).

A estrutura para a praia permanece aberta ao público, com restaurante especializado na gastronomia italiana e um excelente bar.

O nome completo do estabelecimento (“Beach Club Pousada Rigatoni”) refere-se ao fato de ter sido projetada para disponibilizar aos seus hóspedes experiências inesquecíveis e momentos de privacidade e de prazer.

O ambiente, sofisticado e rústico, está cercada pela exuberante natureza da região.

Dessa forma, a Pousada Rigatoni oferece, no restaurante localizado à beira-mar, a possibilidade de saborear tanto os pratos característicos da região quanto admirar todo o esplendor natural.

Para que tudo seja ainda mais cômodo, a pousada dispõe de um amplo estacionamento.

4. Coqueiros

Pousada Coqueiros
Fonte: Marianita R. (Flickr)

A Pousada Coqueiros fica no centrinho, entretanto, fora da agitação rotineira da célebre Rua do Mucugê.

Bem mantida e confortável, as diárias não são caras. Por outro lado, há uma boa piscina e algumas vagas para o estacionamento são privativas.

Dada essas qualidades, o estabelecimento é um dos preferidos dos turistas de Arraial d’Ajuda.

O funcionamento do restaurante é exclusivamente noturno, apresentando uma versão reduzida do cardápio do Mulato’s.

Em meio à ampla vegetação encontram-se vinte e oito apartamentos – todos equipados com varandas individuais, redes, cofre, telefone, frigobar, TV e ar condicionado.

O espaço Zen promove uma sensação de bem-estar e conforto, mediante aulas de yoga, massagens e banhos de ofurô.

Além disso, há sala de jogos (com sinuca e tênis de mesa) e academia para os visitantes mais ativos. Quem reside nas cidades vizinhas e apreciam viajar de automóvel, o estacionamento privado é uma ótima alternativa.

Sem dúvidas, outra boa opção de onde ficar em Arraial d’Ajuda.

5. Hotel Maitei

Hotel Maitei
Fonte: Hotel Maitei (Flickr)

O Hotel Maitei fica em um trecho calmo na Rua do Mucugê, localizando-se entre a descida da praia e a área do footing, com uma vista linda para as praias do Araçaípe e dos Pescadores, tendo se consolidado como um dos mais sofisticados de Arraial d’Ajuda.

Afinal, o Hotel Maitei conta com apartamentos superconfortáveis, um design fino e despojado, além de 2 piscinas (1 no terraço) que remetem os turistas a Búzios.

Esse pequeno refúgio é uma propriedade particular de apenas dezessete apartamentos.

Nele, você é estimulado a se aventurar pelas sensações únicas no sul do estado da Bahia. Vale destacar que a palavra “Maitei” significa, em tradução livre, “saudações” na língua tupi.

É, precisamente, desse modo que os colaboradores saúdam os hóspedes e a biodiversidade na qual se inserem.

Simplicidade, produtores orgânicos, comunidades locais, cenários naturais incríveis, aromas, sons, sabores e texturas são alguns dos elementos articulados para apresentar, aos turistas, as melhores vivências esportivas, gastronômicas e culturais.

6. Baixu Village, ótima opção ao pesquisar onde ficar em Arraial d’Ajuda

Baixu Village
Fonte: TripAdvisor (TripAdvisor)

Além das suítes convencionais, o Baixu Village oferece apartamentos de um ou dois quartos com cozinha completa (utensílios inclusos).

O estabelecimento fica na própria Rua do Mucugê e, embora esteja fora do agito, está bem próximo à descida da praia. A maioria das unidades e a piscina contam com uma vista irresistível para o mar.

Ou sejam a apenas cento e cinquenta metros distantes da Praia Mucugê, você encontrará 2 piscinas ao ar livre (que ficam abertas todos os meses do ano) e uma vista fantástica para o mar.

Nesse sentido, os visitantes podem usufruir do interessante bar do local.

Ainda mais importante: todos os quartos contam com ar condicionado e TV, bem como Wi Fi gratuito (cobrindo toda a propriedade) e recepção que funciona 24 horas.

Outro ponto interessante: o aluguel de automóveis e bicicletas.

Assim, os turistas podem se deslocar à vontade em direção, por exemplo ao Arraial d’Ajuda Eco Parque (500 metros de distância) ou à Praia do Pitinga (2,3 km de distância).

7. Sítio São Francisco Pousada

Sítio São Francisco
Fonte: Teea’s (Flickr)

O Sítio São Francisco Pousada fica na beira da praia de Araçaípe, dispondo de chalés caprichosamente decorados (o que inclui lindas fotografias, bons quadros e pisos de mosaico), além de uma piscina estilosa no gramado.

Os turistas podem pegar praia diretamente na pousada ou, se preferirem, frequentar os bares situados nas praias vizinhas, como Sting ou Coqueirão.

Debruçados em uma floresta tropical, são apenas seis apartamentos e suítes que conformam esse verdadeiro refúgio de tranquilidade.

O Sítio São Francisco Pousada atende a todas as necessidades dos hóspedes, se destacando como um local refinado e especial.

A proposta do estabelecimento está fundamentada nos conceitos de hotelaria artesanal, isto é, personalizada, com espaços para relaxar, sonhar e, com toda a certeza, sentir vontade de voltar.

Toda a decoração do Sítio São Francisco Pousada é composta por obras dos maiores artistas plásticos de todos os cantos do mundo, combinando o melhor atendimento, o estilo minimalista, o conforto, a elegância e o design.

8. Legian Villa

Legian Villa
Fonte: Eduardo Marcelo G (TripAdvisor)

A apenas 3 quadras da praia, a Legian Villa é mais estilosa do que todas as outras pousadas à beira-mar no Araçaípe.

Bangalôs inspirados na cultura balinesa decoram o local, guardando quartos aconchegantes e com predominância de madeira.

No Legian Villa, há extrema sofisticação nos ambientes sociais. A piscina tem um formato que combina uma área mais ampla com uma raia, permitindo brincar ou nadar a sério.

Você pode encontrar essas acomodações na chamada “Estrada da Balsa” – um bairro tranquilo circundado pela exuberante natureza da região, abrigando, em toda a sua extensão, diversas praias semidesertas de clima ameno e águas claras.

Conforme mencionado, a arquitetura, a decoração, os bangalôs e as suítes apresentam toques de Bali, propiciando aos visitantes uma experiência sofisticada e acolhedora, permitindo-lhes vivenciar experiências incríveis de lazer e de descanso.

9. Villa 2 Santos

Villa 2 Santos
Fonte: Max (Flickr)

Encoberta por um condomínio fechado no centrinho de Arraial d’Ajuda, a Villa 2 Santos consiste em uma pousada pequena que foi inaugurada por dois empresários: um francês e um inglês, ambos com experiência em grandes hotéis (atuaram no famoso estabelecimento parisiense “Hôtel Costes” e no “Le Lido”).

Após duas décadas de experiência em restaurantes e hotéis de Paris e Londres, Stephane e Dann decidiram unir suas habilidades e paixões para inaugurar, em 2011, a Villa 2 Santos, inaugurando uma íntima casa de hóspedes na pequenina vila baiana de Arraial d’Ajuda.

A Villa 2 Santos conta com apenas um chalé e quatro apartamentos ao redor de uma charmosa piscina.

O destaque vai para o divino café da manhã, que é servido em etapas.

Todos os quartos da Villa 2 Santos possuem terraços privados, minibar, cofre, Wi Fi, Apple TV e televisores.

No interior da casa existem muitos sofás para ler os incontáveis livros, relaxar ou assistir TV. É possível, até mesmo, sentar-se ao piano para entreter os seus familiares e/ou amigos.

10. Casarão Alto Mucugê

Casarão Alto Mucugê
Fonte: Casarão Alto Mucugê (TripAdvisor)

Nas proximidades da Pousada Beijo do Vento, o Casarão Alto Mucugê demonstra um alto padrão, digno das melhores revistas de decoração: bangalôs decorados com bom gosto, piscina elegante, apartamentos estilosos e um amplo gramado.

Por isso (e por muito mais), destacamos o local como uma boa opção de onde ficar em Arraial d’Ajuda.

O Casarão Alto Mucugê foi edificado há mais de 40 anos, a partir de materiais de demolição.

Durante anos, foi a maior residência em Arraial d’Ajuda, servindo como local de descanso e de lazer de uma conceituada família local que, até hoje, é a proprietária do lugar.

Há mais de 20 anos, o Casarão Alto Mucugê foi transformado em pousada e hotel, acumulando muitos elogios e ótimas referências, graças aos excelentes níveis de atendimento e tratamento dispensados aos seus hóspedes.

Como fica a cerca de 5 minutos do centrinho de Arraial d’Ajuda, você poderá encontrar o Casarão Alto Mucugê facilmente, no topo das belas falésias que desenham e moldam a linda Praia do Mucugê, proporcionando aos turistas muita segurança, privacidade, conforto e uma vista panorâmica deslumbrante para o mar.

11. Manacá Pousada Parque

Manacá Pousada
Fonte: antoniopso (Flickr)

A Manacá Pousada Parque (um pouco mais distante do centro de Arraial d’Ajuda) é uma instituição cujo fundador (já falecido) atuou na charmosa urbanização da localidade, como uma espécie de antídoto ao fenômeno de massificação ocorrido em Porto Seguro.

A piscina com borda infinita (e vista direta do rio Buranhém), o jardim bem cuidado, a praia inesquecível do Araçaípe, bem como os quartos aconchegantes, compensam a caminhada (que leva cerca de dez minutos) até que os turistas cheguem na Rua do Mucugê.

Ademais, além do conforto dos quartos, a Manacá Pousada Parque disponibiliza redes, internet sem fio (ou Wi Fi) e varandas privadas no local.

Cada quarto possui, frigobar, TV a cabo, travesseiros de plumas e camas box spring.

Os hóspedes podem solicitar bebidas e lances diretamente no bar que atende a piscina do Manacá Pousada Parque ou, caso prefiram, fazer as suas refeições no ótimo restaurante do estabelecimento.

12. Erva Doce

Pousada Erva Doce
Fonte: Pousada Erva Doce (TripAdvisor)

A Pousada Erva Doce é um verdadeiro símbolo de Arraial d’Ajuda.

Os proprietários resolveram, há alguns anos, converter o espaço entre a pousada e a rua em uma praça de restaurantes.

Entretanto, ao entrar pela porta, os turistas realizam uma “viagem” de vinte anos no tempo, uma vez que a Pousada Erva Doce conserva os estilos originais de Trancoso e de Arraial d’Ajuda.

Isto é, a Pousada Erva Doce distribui os seus chalés ao redor da piscina, permitindo que os hóspedes usufruam da riqueza de sua vegetação e de suas árvores frondosas.

Vale lembrar que o estabelecimento está no centro do footing para a Rua do Mucugê.

Ao partir da Pousada Erva Doce, você pode seguir a pé em direção às suas praias preferidas ou passear pelos melhores restaurantes, cafés, lojas e bares durante as movimentadas noites de Arraial d’Ajuda.

13. Cheiro Verde

Pousada Cheiro Verde
Fonte: Pousada Cheiro Verde (TripAdvisor)

A Pousada Cheiro Verde é uma das mais tradicionais de Arraial d’Ajuda.

Entretanto, ela não entrega a sua idade: uma grande reforma, iniciada há alguns anos, conferiu ao estabelecimento o padrão de hotel, mas, não fez com que o local perdesse o astral convidativo de uma pousada.

Há, na Pousada Cheiro Verde, uma piscina ladeada por vegetação bem cuidada nos fundos. Ademais, você encontrará um ambiente acolhedor e repleto de áreas verdades.

Existem vinte e quatro apartamentos bastante amplos e aconchegantes, cercados por jardins que contam com diversas espécies de vegetações nativas da Mata Atlântica.

Na Pousada Cheiro Verde, os hóspedes saboreiam um café da manhã delicioso, servido em um salão confortável e amplo, em frente à piscina.

14. Água de Coco

Pousada Água de Coco
Fonte: Pousada Água de Coco (TripAdvisor)

A Pousada Água de Coco foi aberta em 2016, sendo um dos estabelecimentos mais novos do centrinho de Arraial d’Ajuda. Há móveis de design junto ao bar, gazebos na piscina e quartos branquinhos.

A maior parte dos ambientes é decoradoa com quadros inspirados na cultura zen budista. Existe, ainda um espaço para meditação e yoga.

Além disso, no café da manhã, os hóspedes encontram alimentos orgânicos e uma ótima oferta para indivíduos com intolerância à lactose ou ao glúten.

Para melhorar, os visitantes ficarão instalados a meras duas quadras da Rua do Mucugê.

A Pousada Água de Coco dispõe de Wi Fi gratuito, jardim, bar e piscina estruturada ao ar livre, há cerca de 2 km do Arraial d’Ajuda Eco Resort e 3 km da Praia do Taípe.

15. Beijo do Vento

Pousada Beijo do Vento
Fonte: Roberto Rodrigues Machado (Flickr)

Localizada no alto das falésias sobre a bela Praia do Mucugê, a Pousada Beijo do Vento é capaz de sintetizar as melhores qualidades de Arraial d’Ajuda, ou seja, charme imbatível e uma ótima relação entre custo e benefício.

Os apartamentos com jacuzzi no terraço são altamente recomendáveis para casais em lua de mel. A necessidade de subir uma ladeira na volta dos passeios à praia ou às baladas noturnas é o único inconveniente.

Nos sites especializados a Beijo do Vento exibe as notas de avaliação mais altas. O ambiente conservado, bem decorado, limpo e tranquilo, por si só, justifica essa preferência.

Como se não bastasse, a Pousada Beijo do Vento, a vista do mar pode ser apreciada de todas as perspectivas na propriedade.

Com efeito, o anoitecer e a alvorada também são belos acontecimentos e, nas noites com lua cheia, o espetáculo é indescritível.

16. Mar Aberto

Pousada Mar Aberto
Fonte: Draburgos (TripAdvisor)

Os turistas que procuram economizar em suas viagens, não necessitam de quartos muito espaçosos, mas, ainda assim, desejam uma ótima localização de hospedagem, encontram, na Pousada Mar Aberto a opção ideal.

Aliás, o layout da Pousada Mar Aberto é típico das pequenas hospedarias da década de 1990, com pequeninos quartos enfileirados junto aos fundos da sede.

Dessa maneira, cada quarto tem a sua própria rede na varanda, bem em frente ao jardim.

A Pousada Mar Aberto está situada em um dos melhores pontos na Rua do Mucugê, isto é, suficientemente distante do barulho e a apenas 2 passos do começo da descida à praia.

Uma piscina foi recentemente adicionada ao estabelecimento.

17. Hotel Pousada Pitinga

Hotel Pousada Pitinga
Fonte: Hotel Pousada Pitinga (TripAdvisor)

O Hotel Pousada Pitinga é um clássico, sendo o primeiro de alto padrão em Arraial d’Ajuda e fundador, ao lado de outros empreendimentos, da associação denominada “Roteiros de Charme”.

Os bangalôs do Hotel Pousada Pitinga tinham, inicialmente, o mesmo formato dos chalés encontrados nas montanhas suíças, contudo, foram redesenhados para adquirirem varandas com vistas para o mar e belos jardins com plantas exóticas e coqueiros.

A piscina, que é redonda, fica em um deck elevado. Existem 3 locais para o banho de sol: no deck recuado, no deck frontal e na areia.

Além disso, o restaurante do Hotel Pousada Pitinga, chamado Cauim, serve almoços e jantares, dispondo de uma varanda que se debruça sobre a praia.

18. Arraial d’Ajuda Eco Resort

Arraial D'Ajuda Eco Resort
Fonte: cibelerangel (TripAdvisor)

O Arraial d’Ajuda Eco Resort, na Praia do Apaga Fogo, é um local para quem não aprecia os resorts convencionais.

Ou seja, dito de outra forma, as pessoas que gostam desse tipo de atração encontrarão todos os elementos comuns, como quadra de tênis, spa, parquinho, kid’s club, equipe de recreação, piscinas grandes, meia pensão etc.

Entretanto, os turistas que não apreciam resorts podem se sentir à vontade, uma vez que, no Arraial d’Ajuda Eco Resort, é necessário caminhar pouco entre a praia, a piscina e o apartamento.

As acomodações das categorias “vista mar” e “superior” têm uma decoração típica das pousadas mais charmosas, no entanto, as versões “vista rio” e “standard” são bem mais comuns.

19. Pousada Privillage

Pousada Privillage
Fonte: Kat Kim (TripAdvisor)

Localizada em um terreno amplo que, inclusive, chega ao outro lado da pequena estrada, a Pousada Privillage possui apartamentos aconchegantes e distribuídos ao longo de jardins com densa vegetação.

O deck, na piscina, confere acesso à praia, sendo dotado de uma área sombreada pelas copas de amendoeiras.

Além disso, o restaurante da Pousada Privillage serve almoços e jantares, de modo que é amplamente elogiado pelos visitantes.

A Pousada Privillage fica, portanto, em um ponto bastante sossegado, na Praia do Parracho, em uma distância de apenas 3 minutos em relação à Praia da Pitinga.

Os arrecifes de coral protegem a região.

20. Hotel Kûara

Hotel Kûara
Fonte: Hotel Kûara (TripAdvisor)

Finalizando nossa lista que procura ajudar você a decidir onde ficar em Arraial d’Ajuda, temos o Hotel Kûara.

O Hotel Kûara é, provavelmente, o mais novo de Arraial d’Ajuda. Com efeito, ele foi construído em uma área na qual funcionava o antigo estabelecimento Mucugê Village.

Dentre o que existia anteriormente, tudo o que restou foi o pequeno rio Charmoso, que segue cortando o terreno.

A região foi intensivamente ocupada, mas com sensatez.

Tanto que os blocos de apartamentos estão localizados nos fundos da propriedade, em 2 níveis distintos, a fim de proporcionar vista para o mar a partir de todas as unidades.

Gostou desse artigo sobre onde ficar em Arraial d’Ajuda? Então, não perca as últimas novidades acerca dos melhores destinos para viajar e aproveitar as suas férias!