Parque Amantikir Vale a Pena? Tudo o que Você Precisa Saber

Você quer saber se o Parque Amantikir vale a pena? Pois saiba que quem visitou garante que é muito mais encantador que os parques nos Estados Unidos e Europa.

O Amantikir, cujo nome é de origem indígena, teve seu parque criado em 2007 e hoje conta com mais de 700 espécies de plantas dispostas em jardins temáticos, que ocupam uma área de 60 mil m².

Além dos jardins em estilos variados, como jardim japonês e inglês, o Parque Amantikir tem dois labirintos que são seus principais pontos turísticos.

Quer conhecer um dos melhores passeios da cidade de Campos do Jordão/SP?

Então vem com a gente nessa viagem e saiba tudo sobre o Parque Amantikir!

Localização

🚗 Onde fica

O Parque Amantikir fica na rua Simplício Ribeiro de Toledo Neto, Nº 2200, Bairro Gavião Gonzaga, Campos do Jordão.

📍Lugares próximos

  • Pesqueiro Truta Azul (200 m);
  • Parque da Cerveja Campos do Jordão (400 m);
  • Fazendinha Toriba (900 m);
  • Baden Baden Tour (4,4 km);
  • Vila Capivari (8,1 km).

Posts Relacionados

O que você precisa saber sobre o Parque Amantikir, em Campos do Jordão?

Parque Amantikar
Fonte: Amantikar (TripAdvisor)

Amantikir significa “Serra que chora” e é um lugar extremamente exuberante e encantador, principalmente no outono e primavera: as folhas cobrem os gramados e os jardins florescem, respectivamente.

Mas, em qualquer época do ano, é possível conferir as cores e estilos da cultura e tradição de cada país impregnado nesses jardins.

Ao todo, são 28 jardins, além de outras atrações divididas em sete setores diferentes em uma área de 60.000m².

Além disso, mais de 700 espécies de plantas ajudam a ornamentar a paisagem e deslumbrar a todos com uma arte da jardinagem que se assemelha aos países europeus e dos Estados Unidos.

Inclusive, foi criado pelo paisagista Walter Vasconcellos com o intuito de trazer os parques europeus para dentro de São Paulo.

O resultado foi um espetáculo de flores coloridas, trazendo beleza natural à região e encantando os visitantes de todas as idades.

A história por trás de Amantikir, na região serrana da Mantiqueira

Por trás de todo nome indígena tem uma história linda – e às vezes triste – para contar. É o caso do Parque Amantikir, cuja lenda explica, de forma poética, o pôr do sol e as miríades de estrelas.

Então, segundo a lenda, uma princesa do Povo Tupi se apaixonou pelo Sol, que até então não queria saber da bela mulher. Porém, a moça tanto fez, que o astro-rei também se apaixonou por ela.

Com isso, o Sol não tinha mais motivos para se pôr, apenas queria brilhar e iluminar sua princesa. Não havia mais noite, nem sonhos. Com ciúmes, a Lua levou o caso para Tupã e pediu que o Sol nunca mais visse a mulher.

Mas o que a Lua não contava é que sua atitude faria todos sofrerem. Isso porque, diante de algo impossível, Tupã não viu alternativa melhor que prender a moça dentro da maior montanha que ele mesmo construiu.

O resultado foi um Sol querendo se afogar no mar, enquanto sangrava poentes de dor; a Lua, sofrendo pelo amado, chorava muitas estrelas; e a princesa, sem ver o Sol, chorou rios de lágrimas, que se transformaram em Rio Passa-Quatro, Rio Capivari, Rio Verde e Rio Quilombo.

Com o tempo, sobrou apenas a montanha e os rios que dela escorrem, por isso, o local ficou conhecido como a “Serra que chora”, significado do nome Amantikir.

A propósito, as montanhas da Serra da Mantiqueira se dividem entre 75% de Minas Gerais, 20% de São Paulo e 5% do Rio de Janeiro. É fascinante o cenário montanhoso!

Atrações de Campos do Jordão Amantikir: dicas sobre o que visitar no Parque

Parque Amantikar
Fonte: Amantikar (TripAdvisor)

Ao escolher o Parque Amantikir como um dos seus roteiros de viagem na cidade de Campos do Jordão, saiba que o lugar é perfeito para quem ama jardinagem, meio natural e paisagismo.

Por isso, se você não curte essa vibe, é melhor escolher outras atrações, mas já adiantamos que vale a pena conhecer o Parque Amantikir, uma vez que a atração é uma das melhores opções sobre o que fazer em Campos do Jordão, de acordo com o TripAdvisor.

Como já adiantamos, o Parque Amantikir possui 28 jardins e outros sete setores, cada um representado por uma cor diferente.

A dica é iniciar o passeio pela área vermelha, isto é, no sentido anti-horário.

Você pode fazer a visita guiada, o que depende de agendamento e demanda do dia, ou encarar os lugares por conta própria.

Conheça algumas atrações do Parque!

Setor Vermelho

O setor vermelho comporta três belíssimos jardins e um mirante, com vista para o Vale do Lageado.

Os visitantes podem admirar as suculentas e cactos do Jardim Árido e os pinheiros imponentes que se mantêm firmes no Jardim das Coníferas.

Para finalizar a primeira parte do Parque Amantikir, vale muito a pena conferir o Jardim de Raízes, um espaço dedicado aos tocos de árvores mortas, por onde cresce uma linda vegetação.

Setor Amarelo

O setor Amarelo, nada mais é do que um espaço chamado de flowers steps. As flores ficam dispostas em contenções de madeira que imitam degraus de escada. É um encanto contemplar cada uma delas.

Setor Verde

Finalmente chegamos ao setor verde, com o jardim inglês e os famosos labirintos e Amantikir.

O labirinto clássico tem inspiração nos jardins dos castelos europeus e sua área mede 450 m², com paredes de 2,2 m de altura! O desafio é descobrir em quanto tempo você consegue sair do labirinto. Vale disputar com seus amigos essa brincadeira.

Já o labirinto de grama tem todo o clima esotérico, influenciando os turistas a meditar.

O espaço todo inspirado na cultura céltica do Reino Unido, é mais contemplativa do que um desafio, como o labirinto clássico. Se você gosta de um clima de meditação, não deixe de visitar o labirinto de grama.

Setor Laranja

Um lugar fantástico para tirar boas fotos é no setor Laranja. Lá, as pontes sobre o lago e a estrutura de madeira de uma delas entregam todo o charme do Parque Amantikir.

Há também uma estufa com lindas flores coloridas, um tapete verde e um bosque outonal para completar seu passeio.

Setor Azul

Quando você chegar ao setor Azul, se prepare para tirar muitas fotos. Aqui, você vai encontrar os jardins francês, austríaco e alemão e se deslumbrar com as paisagens.

No entanto, a dica de quando ir a Campos do Jordão é visitar o Parque Amantikir durante a primavera ou verão.

Dessa forma, você consegue ter uma vista panorâmica do parque pelo jardim alemão. Do contrário, é bem provável que uma neblina atrapalhe seus planos.

O local também é exemplo de sustentabilidade: o sistema de drenagem de um espelho d’água é feito com garrafas pet. Maravilhoso, não?

Setor Lilás

Quem for viajar a dois, pode ser uma atração à parte conhecer o setor Lilás. Ele comporta um jardim romântico ao estilo dos jardins europeus do século XVIII.

É muito encantador e vale a visita, com certeza!

Além disso, o shade garden (Jardim de Sombra) é outro jardim, mas com plantas que ficam ao abrigo da luz. Não deixe de visitar!

Setor Cinza

Quem é apaixonado pela cultura japonesa e chinesa, vai encontrar no setor Cinza dois jardins incríveis que realçam a cultura desses países.

O Jardim Japonês tem arbustos podados e um portal de entrada vermelho, conhecido como Tori; e o Jardim Chinês, com seu Dragão da China e a Porta da Lua, que é símbolo da Antiga China.

Por último, a Trilha das Bromélias mostra as plantas adaptativas nativas da América Tropical.

A Casa da Árvore

Nem toda criança teve a chance de brincar em uma casa da árvore, mas quem disse que você não pode despertar a criança que existe em você, hein?

O início do parque de Campos do Jordão, Amantikir ainda reserva uma surpresa: você se depara com uma casa completa, feita de madeira, em cima de uma árvore e com uma escadaria que dá acesso aos cômodos.

Claro que essa atração depende de uma fila, porque ainda que a casa tenha dois andares, sala de estar, cozinha e dormitórios, o espaço não comportaria tanta gente.

Alguns prós e contras do Parque Amantikir

Parque Amantikar
Fonte: claudioslaib (TripAdvisor)

Como em qualquer viagem, tudo que é muito bom, tem sempre um lado negativo. Será que o Parque Amantikir em Campos do Jordão é a exceção?

Isso vai depender do seu ponto de vista, pois vamos listar os prós e contras nesse passeio ao Parque de Campos do Jordão:

Pontos positivos

  1. Você vai contemplar jardins floridos que exalam aroma e cultura de vários países do mundo;
  2. É uma atividade ao ar livre, perfeito para descansar, respirar fundo, brincar com crianças e passar uma tarde ao redor das flores;
  3. Ideal para estudantes de paisagismo ou botânica, amantes da natureza e pessoas que buscam o desenvolvimento humano em meio às belezas naturais;
  4. Apoia a sustentabilidade e convida as pessoas a respeitar o meio ambiente com alguns cuidados, por exemplo, não usar perfumes que possam atrair insetos;
  5. Você pode tirar fotos em todos os jardins do Parque Amantikir;
  6. Pode levar seu pet, desde que não o deixe solto e seja de sua responsabilidade recolher os seus dejetos (proibido descartar na lixeira do parque);
  7. Tem vários serviços disponibilizados durante a visitação, como sanitários, acesso para cadeira de rodas, restaurantes, bares, lanchonete e café;
  8. Estacionamento para vans, ônibus, carros e táxis;
  9. O parque fica aberto durante o ano inteiro;
  10. É possível fazer ensaio fotográfico, desde que previamente agendado.

Pontos negativos

  1. Vale mais a pena para quem é apaixonado por paisagismo e natureza. Se você é adepto à badalação da cidade, esqueça o Parque Amantikir;
  2. Por mais tentador que seja, você não deve cheirar as flores vistosas, sob o risco de um inseto (que teve a mesma ideia) penetrar em suas narinas;
  3. O tempo de visitação é das 9h às 16h. Por isso, evite chegar no período da tarde, pois, geralmente, os turistas levam 2 horas em média para percorrer todo o parque.

Afinal, o Parque Amantikir vale a pena?

Parque Amantikar
Fonte: Regina (TripAdvisor)

Para quem ama a natureza e tudo o que ela pode oferecer, sim, vale muito a pena o passeio pelo Parque Amantikir. Além disso, há eventos culturais e aulas de artes plásticas no local, em algumas épocas do ano.

É um excelente lugar para ter o que fazer em Campos do Jordão/SP e entender a importância de manter o cuidado com o meio ambiente para ganhar, como recompensa, esse cenário magistral.

E, se você já conhecia o Horto Florestal, vai gostar também de Amantikir, porque ambas impactam com todo o seu belo conteúdo.

Portanto, se você quiser conferir de perto se vale ou não a pena o Parque Amantikir, não deixe de anotar nossas dicas e tudo o que você pretende fazer em Campos do Jordão.

Perguntas frequentes

Quanto tempo ficar no Amantikir?

O tempo de permanência no Amantikir é livre, sendo que o local fica aberto de 9h às 16h. Para conhecer todo o parque, em média, o visitante precisa de 2 horas.

Quanto custa visitar o Amantikir?

O ingresso inteiro custa R$60, a meia-entrada sai a R$30 e os jordanenses pagam R$20. Já as crianças de até 5 anos, os idosos acima de 80 e deficientes ganham entrada de cortesia limitada a duas pessoas da mesma família.

O que quer dizer Amantikir?

Amantikir significa u201cSerra que chorau201d, segundo a lenda indígena, e se popularizou sob o nome de Mantiqueira.