Passeio de Balão em Campos do Jordão Vale a Pena? Saiba Tudo Aqui

O passeio de balão em Campos do Jordão coloca os turistas em contato direto com uma atividade milenar, originariamente utilizada, na China, para emitir sinais com propósitos militares.

Os irmãos Jacques Étienne e Joseph Ralf Montgolfier descobriram, ao observar uma fogueira, que o seu fumo poderia insuflar bastante um determinado saco de seda.

Assim, no ano de 1783, elaboraram o primeiro balão movido a ar quente, na cidade francesa de Ardeche, realizando um voo sem tripulantes que durou cerca de dez minutos.

Agora que apresentamos alguns fatos curiosos, separamos, em seguida, as principais informações acerca do inesquecível passeio de balão em Campos do Jordão. Boa leitura!

Localização

Onde fica?

A cidade de Campos do Jordão está localizada no estado de São Paulo, na região interiorana da Serra da Mantiqueira.

Além disso, ela integra a chamada “Região Metropolitana do Litoral Norte e Vale do Paraíba”, fazendo parte de uma das sub-regiões de Taubaté.

Lugares próximos

  • São Bento do Sapucaí;
  • Santo Antônio do Pinhal;
  • Pindamonhangaba;
  • Guaratinguetá;
  • Wenceslau Braz (no estado de Minas Gerais);
  • Piranguçu (também no estado de Minas Gerais).

Posts Relacionados

Dê uma chance ao lazer

Passeio de Balão
Fonte: marcelomearim (Flickr)

As belezas existentes na Serra da Mantiqueira podem ser contempladas por você entre os meses de abril e outubro mediante o voo livre em balão.

Essa é uma experiência completa que tem início ainda em terra.

Em meio às atividades de preparação do balão, os passageiros são convidados a adentrarem o “envelope”, isto é, o invólucro que será inflado por ar quente, quando este ainda se encontra deitado no terreno, a fim de receberem instruções.

Se desejarem, podem tirar fotos em seu interior colorido.

Depois de preencher o espaço com ar quente, os visitantes podem entrar diretamente no cesto, partindo para uma maravilhosa aventura e atingindo mais de dois mil e quinhentos metros de altitude.

O balão (com cerca de quarenta metros de altura) se desloca e, ato contínuo, uma equipe de resgate e apoio 4×4 utiliza o monitoramento visual e o GPS para acompanhar a posição exata do voo.

Dessa forma, ela sempre está próxima aos locais de pouso no término de cada percurso.

O cenário que se desnuda é formado pelo deslumbrante visual da natureza na Serra da Mantiqueira, tais como o da Mata Atlântica, do Pico do Itapeva, do Pico do Diamante e da Pedra do Baú. Tudo isso pode ser admirado ao sabor dos ventos – que indicarão o momento e o local ideal para que o piloto efetue, em segurança, o pouso.

Ao chegar em terra, os turistas são recebidos com um brinde acolhedor de Champanhe, uma tradição francesa destinada a agradecer pela hospitalidade demonstrada pelos proprietários das terras nas quais os ventos destinaram o pouso da aventura.

Sendo assim, por ser uma das mais concorridas atrações do Parque Tarundu, o mais indicado é realizar a sua reserva com o máximo de antecedência possível.

Modalidades

Os passeios de balão em Campos do Jordão podem ser realizados partindo do Parque Tarundu, contando com 2 modalidades distintas: o voo cativo (o balão permanece suspenso a sessenta metros durante cinco minutos) e voo livre (os turistas sobrevoam a paisagem da Serra da Mantiqueira durante 1 hora).

Na modalidade de voo livre, o balão pode atingir oitocentos metros de altura.

No Parque Tarundu, há outras atividades além do passeio de balão que valem a pena, sobretudo, para quem viaja acompanhado de crianças. Dito de outra forma, se você tem filha ou filho, o local não pode faltar em sua lista.

O espaço disponibiliza mais de trinta atrações de lazer, sendo a grande maioria delas ao ar livre, permitindo um contato direto com a natureza – ideal para passar seu dia em família.

Além disso, pessoas de todas as idades podem participar.

Voo cativo

Conforme mencionamos, o balão, no voo cativo, fica preso em longas cordas, decolando e pousando no mesmo local.

Certamente, essa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam sentir toda a emoção do voo em balão impulsionado por ar quente.

Voo livre

O voo livre, por sua vez, é recomendável aos turistas que almejam sentir o máximo possível de adrenalina.

Vale destacar, mais uma vez, que, apesar de decolarem do Parque Tarundu, os voos pousam em locais definidos pelas correntes de ar.

Os passeios de voo livre acontecem 2 vezes por dia, tanto ao entardecer quanto ao amanhecer.

A duração é de aproximadamente uma hora. Nos primeiros cinquenta minutos, os ventos levam o balão, mostrando todo o esplendor natural da região incrustada na Serra da Mantiqueira.

O visual a oitocentos metros do solo é simplesmente imperdível!

Nos outros dez minutos, o piloto se ocupa com o chamado “plano de pouso”. Desse modo, durante todo o trajeto, você poderá ficar tranquilo, à medida que uma equipe profissional, em terra, seguirá o balão.

Assim, os funcionários do Parque Tarundu utilizam um veículo com tração nas quatro rodas e se aprontam para celebrar o sucesso do passeio de balão com o brinde tradicional.

Além de ter uma visão em 360º de toda a Serra da Mantiqueira, você avistará, ainda, o Pico do Itapeva, o Pico do Diamante e a Pedra do Baú, sem mencionar a possibilidade de contemplar, do alto, a cidade de Campos do Jordão.

Quais são os prós e contras do passeio de balão em Campos do Jordão?

Passeio de Balão
Fonte: Dany Valente (Flickr)

A aventura propiciada pelo voo de balão em Campos do Jordão é, de fato, incrível. Certamente, não faltam bons motivos para ter essa experiência.

Entretanto, elencamos a seguir os prós e os contras desse passeio. Confira:

Prós

  • Você terá uma história única para contar. Afinal de contas, nem todos já sobrevoaram rios, cidades e outras paisagens. Ou seja, uma aventura diferente representa uma história especial para relatar aos seus amigos e familiares;
  • Tirar fotos impressionantes. As paisagens que você pode avistar do alto geram imagens maravilhosas;
  • Experimentar uma sensação inigualável de liberdade ao deslizar, ao sabor dos ventos, pelo ar.

Contras

  • Os preços não são muito acessíveis;
  • As reservas devem ser feitas com antecedência e você necessitará planejar a utilização de vestimentas confortáveis, com tênis e agasalhos;
  • Observar estritamente as rígidas normas de segurança dos voos.

Afinal, o passeio de balão em Campos do Jordão vale a pena?

Passeio de Balão
Fonte: Ana Paula Hirama (Flickr)

Esse passeio vale muito a pena! A experiência é indescritível.

Além disso, a possibilidade de participar de todos os momentos, desde a preparação do balão, passando pelo recebimento das instruções dos melhores pilotos brasileiros de balonismo, até o voo em si, ocasionam uma sensação fantástica.

Veja, aqui, muitos outros conteúdos que certamente tornarão sua viagem a Campos do Jordão ainda melhor!

Perguntas frequentes

Qual o valor para andar de balão em Campos do Jordão?

O valor do voo é de R$ 6 mil. Entretanto, como a capacidade de transporte é de 1 a 8 pessoas, o preço pode ser dividido entre os turistas que agendarem o voo de modo antecipado.