Carregando...

Passeios Gratuitos em Porto Seguro: 9 Coisas para Curtir de Graça

Que tal conhecer os melhores passeios gratuitos em Porto Seguro? Hoje, você vai saber como desfrutar do que há de melhor em Porto Seguro sem gastar absolutamente nada.

Anúncios

Porto Seguro vem se tornando um dos municípios mais influentes da história do turismo brasileiro. O município fica localizado na região sul do litoral baiano, também conhecida como Costa do Descobrimento.

Anúncios

Essa pequena zona turística vem chamando bastante atenção ultimamente, ou seja, com Porto Seguro a situação não seria diferente.

Centenas de turistas visitam, anualmente, suas belas praias e centros históricos. Em 2021, aliás, foi um dos destinos mais procurados no Brasil.

Devido à grande variedade de coisas a se fazer no local, é muito comum encontrar alternativas bem interessantes de passeios gratuitos. Sabendo disso, então, vamos conhecer os 9 melhores passeios gratuitos em Porto Seguro.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Os 9 melhores passeios gratuitos em Porto Seguro

Existe um ditado cômico, entretanto desesperador, que diz assim: “O desconto é maior se for de graça”. O ditado perspicaz até que cai como uma luva devido ao progressivo aumento do preço das coisas.

Tendo em mente os gastos feitos já com a viagem, muitos acabam se desesperando ao encontrarem valores altos cobrados em diversos passeios no local.

Se esse é o seu caso, então venha descobrir como aproveitar bons passeios em Porto Seguro gastando praticamente… nada.

1. Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Lázaro Roberto de Menezes (Flickr)

Não há forma melhor de se começar essa lista do que falar de um dos locais mais importantes da história brasileira, o Centro Histórico de Porto Seguro.

A Cidade Histórica, também conhecida como Cidade Alta, possui um grande acervo de construções que nos remetem ao tempo do colonialismo português.

Assim, Igrejas que datam da época do descobrimento com obras de arte sacras de tempos remotos e um museu recheado de documentos e objetos de valor inestimável, são apenas alguns dos atrativos do local.

Além das construções que permanecem de pé até os dias atuais, a cidade também conta com a presença de um dos objetos mais importantes do nosso país, o Marco do Descobrimento.

Ademais, o monólito artificial de pedra foi o primeiro objeto trazido pelos portugueses.

O entalhe do escudo de Portugal no bloco de pedra dá início a colônia portuguesa de Terra dos Brasilis. Portanto, apesar de não se saber ao certo quando o monumento foi instalado, o Marco do Descobrimento se tornou nossa “certidão de nascimento”.

2. Praia de Taperapuan, um dos melhores passeios gratuitos em Porto Seguro

Praia de Taperapuã
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Quem não gosta de curtir uma boa praia durante as férias, não é mesmo? Por isso, não poderíamos deixar de citar aqui na nossa lista a Praia de Taperapuan, uma das praias mais animadas de Porto Seguro.

A praia conta com uma ótima infraestrutura, possuindo um número bem extenso de barraquinhas e quiosques espalhados por toda a sua extensão. Além de restaurantes e hotéis, que destacam ainda mais sua boa localização.

Seu mar de água cristalina e areias brancas dão um visual “à la Caribe” à Praia de Taperapuan, tornando-a uma das praias mais belas de todo o município de Porto Seguro.

Vale destacar, igualmente, a presença dos dois complexos de lazer mais badalados da região, o Toa Toa e o Axé Moi, que foi o principal propagador do Axé Music pelo mundo.

3. Rua do Mucugê

Rua Mucugê
Fonte: mospital (Flickr)

Carinhosamente conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”, a Rua do Mucugê certamente se destaca pelo amplo comércio e pelo clima acolhedor.

Localizada no distrito de Arraial d’Ajuda, a Rua do Mucugê impressiona pelo grande número de estabelecimentos no local. Por exemplo, você pode encontrar sorveterias, restaurantes, bares, shoppings e lanchonetes estrategicamente espalhados ao longo da rua.

Assim, o local funciona como um ponto de encontro perfeito, podendo desfrutar da companhia dos amigos ou, simplesmente apreciar a ótima gastronomia oferecida pelos restaurantes do local.

4. Passarela do Descobrimento

Passarela do Descobrimento
Fonte: Porto Seguro (Flickr)

Observar as pequenas construções coloridas na Passarela do Descobrimento é um dos passatempos mais relaxantes que você pode fazer em Porto Seguro.

Curtir uma caminhada na avenida pode ser uma das atividades mais prazerosas que você fará durante sua visita.

A bela vista para o cais de Porto Seguro também vale muito a pena ser contemplada. As pequenas embarcações que levam ou chegam com mercadorias ou passageiros ajudam a dar um charme ao mar de Porto Seguro.

Substituindo a tranquilidade de um dia ensolarado pela agitação noturna, a Passarela do Álcool (seu outro nome), ganha uma nova aura, mais animada e mais interessante.

Com o avançar da noite, é possível ver uma nova iluminação que toma conta do lugar, dando-lhe um visual fantástico.

Novas barraquinhas também surgem ao longo do trajeto, cada uma oferecendo drinks e petiscos característicos da região.

As músicas animadas dão um ar ainda mais festivo ao aglomerado de pessoas que vêm chegando aos montes para curtir suas noites.

5. Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Considerado como um dos pontos turísticos mais visitados de Porto Seguro, sem dúvida, o Quadrado de Trancoso surpreende pelo mix de sensações oferecidas.

Redescoberto na década de 1970 pelos hippies que exploravam a região, o Quadrado rapidamente viria a se tornar um dos destinos mais buscados pelos turistas, nacionais e internacionais.

Suas construções de cores diversas dão um charme ao Quadrado, que se mantém bem tranquilo e um tanto monótono durante o dia.

Com atividades ao ar livre como jogos de futebol, vôlei ou mesmo corridas ao entorno da quadra, o Quadrado vive sua fase mais tranquila. Entretanto, é durante a noite que o Quadrado mostra sua face mais festeira.

Assim, com a transformação das casinhas em restaurantes e botecos, o Quadrado de Trancoso rapidamente se torna um local badalado, iluminado pela aura âmbar da nova iluminação do local.

O som das conversas e risadas é contagiante, fazendo assim com que você se perca a uma infinidade de alternativas a se experimentar no local.

6. Farol de Porto Seguro

Farol de Porto Seguro
Fonte: jaque zattera (Flickr)

Devido à sua alta estrutura, o Farol de Porto Seguro possui uma das vistas mais belas de todo o município baiano.

O farol foi inaugurado em 10 de julho de 1907, com a presença do coronel intendente José Ribeiro Coelho, o representante do governo federal Heráclito Graça Aranha e o engenheiro Alfredo Setúbal.

Entretanto, toda a estrutura original do farol foi substituída em 1980, onde uma estrutura mais resistente foi levantada no local do velho farol construído em ferro.

Hoje, é possível ter um belo panorama do mar e de algumas praias de Porto Seguro através do mirante presente no farol.

7. Igreja de São João Batista

Conhecida também como “Igreja do Quadrado”, a Igreja de São João Batista conta com uma bagagem histórica tão interessante quanto sua construção em si.

Construída pelos padres jesuítas entre os séculos XVII e XVIII, a igreja certamente desempenhou um papel fundamental na história do nosso país, servindo de palco para a catequização dos índios que ali viviam.

Com o passar dos anos, o Quadrado foi abandonado à própria história, sendo redescoberto na década de 1970, quando os hippies chegaram ao local.

Durante a década seguinte, a igreja passou por algumas reformas, mas sem fugir da estrutura original, formada por óleo de baleia, areia e água.

Hoje, a igreja realiza um enorme número de casamentos de jovens visitantes que desejam imortalizar sua união na aconchegante igrejinha do Quadrado.

Por fim, além de todo esse clima apaixonante, a igreja também conta com um mirante com vista direta para a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, principais praias de Trancoso.

8. Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

Construída no ano de 1549, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda é uma das mais belas e antigas construções de Porto Seguro.

Localizada na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, a igreja ganhou seu nome em homenagem à estátua de Nossa Senhora d’Ajuda, que chegou ao local junto à estátua de São Tomé de Souza.

A igreja recebe a visita de milhares de turistas interessados na arquitetura e objetos abrigados em sua construção.

Além da bela arquitetura do local, também é possível ter um vislumbre do belo belverde que fica atrás da construção.

9. Igreja Nossa Senhora da Misericórdia

Igreja da Misericórdia
Fonte: Joca0162 (Flickr)

Erguida em 1526, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia é considerada a igreja mais antiga do Brasil. Sem dúvida, fecha com chave de ouro nossa seleção de passeios gratuitos em Porto Seguro.

Localizada na Cidade Histórica de Porto Seguro, a igreja conta com uma grande exposição de arte sacra. Esculturas, quadros e monumentos enchem o interior da igreja de muita história e cultura.

Apesar do grande número de objetos em seu interior, um dos mais importantes é a estátua de Nosso Senhor dos Passos.

A estátua contém olhos de vidro, dentes de madeira e gotas de sangue reproduzidas com rubi. Além disso, ela foi produzida no ano de 1585 e é de valor inestimável.

Além de toda a beleza presente em seu interior, sua arquitetura barroca ainda chama bastante atenção, fazendo com que turistas e nativos sempre se encantam. Por fim, apesar das obras feitas no local, nada foi alterado de sua estrutura original.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e confira mais conteúdo relacionado aqui no Viagem Club.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro