Pico do Imbiri, em Campos do Jordão: Vale a Pena Conhecer?

Sem dúvidas, o Pico do Imbiri é um dos locais mais belos para se conhecer em Campos do Jordão/SP.

Rodeado de matas verdejantes e belas vistas, o ponto turístico é extremamente aclamado pelos residentes. Além disso, é um dos pontos obrigatórios para aqueles que decidem visitar a região da Serra da Mantiqueira.

Mas será que o Pico do Imbiri realmente merece toda essa atenção? Ou, então, será que sua trilha de difícil acesso pode ser ignorada para outros passeios mais interessantes?

Bom, isso você saberá logo em seguida.

Localização

Onde fica?

O Pico do Imbiri é um mirante localizado a mais de 1.800 metros de altitude, em Campos do Jordão. Ele proporciona uma excelente vista da Serra da Mantiqueira.

Lugares próximos

  • Parque Capivari;
  • Cachoeira Veu de Noiva;
  • Palácio Boa Vista;
  • Gruta dos Crioulos.

Posts Relacionados

Como chegar? Fica bem pertinho da Vila Capivari

Situado na estrada da campista, o Pico do Imbiri fica localizado a cerca de 6 km da Vila Capivari, o principal centro urbano da região, também sendo um dos pontos turísticos mais buscados pelos turistas que decidem conhecer Campos do Jordão.

Para chegar ao pico você deverá seguir pela Av. Dr. Januário Miraglia. Logo após, você passará pelo supermercado Roma, passando também pelo estádio municipal e pela Fábrica de Chocolates Araucária.

Ainda seguindo o  trajeto, você passará por uma ponte, chegando assim à Estrada da Campista.

História do Pico do Imbiri

Pico do Imbiri
Fonte: jonas miguel (Flickr)

Apesar de parecer um nome bastante comum, o Pico do Imbiri recebe esse nome graças a uma planta homônima pertencente a países como China, Himalaia e Madagascar, trazida ao Brasil ainda na época da colonização.

A planta foi de suma importância para a região, já que Campos do Jordão era uma cidade sanitária há algumas épocas passadas, procurada por pessoas que buscavam tratamento para problemas respiratórios e doenças pulmonares.

Contendo propriedades específicas para o tratamento, a Imbiri se tornou uma das principais ervas medicinais da cidade, tornando-se um verdadeiro sucesso entre os médicos da época.

Difícil acesso ao pico

Apesar de compensar muito quando já lá em cima, a trilha de acesso não é uma tarefa nada simples.

O início do percurso é bastante tranquilo devido às estradas asfaltadas, mas as coisas começam a mudar de figura quando deixamos o asfalto de lado e o barro toma conta.

É ideal que todo o trajeto seja feito por um carro 4×4, mas isso não é uma regra absoluta. Isto porque o trajeto também pode ser feito de moto, quadriciclo, bicicleta e a cavalo.

Há quem também faça o percurso de subida a pé. Mas, apesar de gratificante por conta da experiência, você pode ficar sem ar em algumas partes do trajeto.

Vista privilegiada de 360 graus sob o Pico do Imbiri

Pico do Imbiri
Fonte: Luciano Correa (Flickr)

Com impressionantes 1,8 mil metros de altitude acima do nível do mar, o Pico do Imbiri conta com uma das vistas mais lindas de todo o município.

Seu alcance é surpreendente e divide a atenção dos turistas.

Por um lado, tem a região da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Por outro, o Sul de Minas Gerais, onde você pode observar as montanhas com bastante nitidez.

Como se esses pontos não fossem o suficiente, o Pico do Imbiri também conta com uma vista para lá de especial da Pedra do Baú, outro ponto turístico bastante requisitado.

Um ponto que chamou bastante atenção e causou certa revolta dos visitantes do pico foi a falta de zelo. Isto tanto por parte da Prefeitura devido à manutenção precária do lugar, quanto por parte dos próprios visitantes, que acabam comprometendo a estrutura do mirante local.

Trilhas e mais trilhas

Focado na prática do ecoturismo local, o Pico do Imbiri conta com a presença de algumas trilhas que ajudam a intensificar a experiência dos visitantes com a natureza local, o que torna as caminhadas ainda mais agradáveis.

As trilhas também contam com diversos bancos ao longo de sua extensão. Afinal de contas, não foi uma tarefa muito tranquila ter que enfrentar a dificuldade do trajeto até seu topo.

Afinal, vale a pena visitar o Pico do Imbiri?

Pico do Imbiri
Fonte: Suellen Caroline (Flickr)

Por se tratar de um passeio completamente gratuito, o passeio público se torna um grande atrativo local.

Cercado de uma natureza verdejante exuberante e montanhas que parecem ter sido desenhadas a mão, o Pico do Imbiri é um grande candidato a um dos melhores pontos turísticos de Campos do Jordão.

Assim, se torna digno de receber inúmeras visitas dos turistas e residentes.

Mesmo não possuindo um acesso atrativo, fica fácil identificar que o local conta com inúmeros pontos positivos que encobrem completamente o único ponto negativo do local.

Mas algo para o qual você deve se atentar é quanto à preservação do lugar, levando em consideração os estados deploráveis de manutenção do mirante e das placas de sinalização.