Pipa com Crianças: 8 Passeios Para Aproveitar Bastante

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Apesar de toda agitação, Pipa tem uma aparência de vilarejo de pescadores tranquila, perfeita para relaxar. Por isso, ela é uma opção para quem quer fazer uma viagem em família mais tranquila. Mas se você vai viajar para Pipa com crianças é importante tomar alguns cuidados, pois nem todas as praias e passeios são apropriadas para os pequenos.

Anúncios

Então, o que fazer em Pipa com crianças? Quais as melhores praias para levar os pequenos? Confira as respostas no artigo a seguir!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Visita à São Miguel do Gostoso
  • Várias praias maravilhosas para relaxar e curtir
  • Surk, Windsurf, Kitesurf e passeio de Buggy para quem procura atrações únicas
Ver Passeio →
Parrachos de Maracajaú
  • Considerado como o "Caribe brasileiro", por sua beleza
  • Pratique mergulho e diversos outros esportes aquáticos
Ver Passeio →
Praia de Pipa
  • Suas incríveis praias fazem de Pipa um dos principais pontos turísticos do Brasil
  • Sinta-se em um estúdio cinematográfico ao visitar o centro de Pipa
Ver Passeio →
Passeio de Buggy em Genipabu
  • Dirija seu buggy pelas principais dunas de Natal
  • Encontra no passeio águas quentes, lagoas tranquilas de água doce e brias suaves
Ver Passeio →
City Tour por Natal
  • Ideal para quem deseja conhecer a cidade com mais calma
  • O City Tour busca, e lhe leva de volta, até sua hospedagem
Ver Passeio →
Passeio à Barra do Cunhaú
  • Praias, piscinas naturais e passeios de barcos para quem ama ficar na água
  • Para quem gosta de esportes radicais, Windsurf e Kitesurf são as opções certas
Ver Passeio →



O que fazer em Pipa com crianças?

Pipa é um bairro da cidade de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, localizado a 100 quilômetros do aeroporto de Natal.

Atualmente, ele é um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Afinal de contas, a região abriga praias paradisíacas e muito bem preservadas, além de ótimos hotéis, bares e restaurantes.

Porém, nem todas as trações de Pipa podem ser adequadas para quem viaja com crianças.

Veja a seguir algumas sugestões de passeios para fazer em Pipa com crianças.

1. Praia da Pipa, Tibau do Sul

Falésias de Pipa
Fonte: LILOCA DE OLIVEIRA (Flickr)

A Praia de Pipa é uma das principais da cidade. Geralmente ela é bem cheia de turistas, mas tem uma boa infraestrutura para passar o dia com as crianças.

O mar na Praia de Pipa é limpo e tranquilo. Quando a maré está baixa se formam algumas piscinas naturais, onde é possível ver alguns peixes coloridos. Além disso, a região possui tartarugas marinhas e golfinhos.

As crianças (e os adultos) adoram!

Um passeio muito legal para fazer com as crianças maiores de seis anos na Praia de Pipa é andar de buggy.

Além das dunas, o roteiro inclui lagoas, rios, falésias e outras praias da região, como a Praia das Minas, a Barra do Cunhaú, Sibaúma e a Praia do Sagi, na Baía Formosa.

Apesar da Praia de Pipa ser ótima para levar as crianças, é importante lembrar que a região é cercada por falésias. Como elas sofrem um processo natural de erosão, sempre evite ficar embaixo delas, pois o risco de desabamento é grande.

Outro ponto importante é que Pipa é uma região com muitos morros. Por isso, a maioria das praias só tem acesso por meio de escadas ou ladeiras.

Assim, dependendo do tamanho da criança, o trajeto pode ser cansativo. Para que todos consigam aproveitar bem o dia, o melhor é não ficar indo e voltando da praia.

2. Parque AcquaPipa

Parque AcquaPipa
Fonte: Parque AcquaPipa (TripAdvisor)

O parque aquático AquaPipa fica dentro do resort que leva o mesmo nome. Mas para acessá-lo não é necessário estar hospedado no hotel, basta comprar o ingresso para o parque.

Ao todo, o parque aquático tem 700 metros quadrados e uma infraestrutura de lazer incrível.

Para as crianças há piscinas, tobogãs, playground com barco viking, pula pula, slackline, ping pong e mesas de sinuca. Além disso, há um espaço dedicado aos bebês, mini campo de futebol e outras áreas de lazer.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup natal
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – NATAL/RN:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

O melhor é que o AquaPipa também possui ótimas opções de entretenimento para os adultos, como piscinas, jacuzzis, bar e restaurante.

O parque fica a apenas 50 metros do mar da Praia de Cacimbinhas. Então, você ainda pode sair do parque aquático para tomar banho no mar. É diversão garantida para toda a família!

Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h30 às 18h.

Endereço: Avenida Antonio Florencio, 1339 – Praia da Cacimbinha.

3. Santuário Ecológico de Pipa, Rio Grande do Norte

Santuário Ecológico de Pipa
Fonte: Luiz Álvaro Toledo Barros (Flickr)

Outro lugar legal de ir em Pipa com crianças é o Santuário Ecológico de Pipa. Localizado à beira-mar, em uma área de preservação ambiental, o parque tem 16 trilhas autoguiadas com diferentes graus de dificuldade.

Para aproveitar o passeio com segurança com as crianças, o melhor é escolher uma trilha mais tranquila, como a Trilha Aventura, feita especialmente para crianças, ou a Árvore de Peroba, que contorna os penhascos da Praia do Madeiro.

Dependendo da idade das crianças e do seu nível de condicionamento físico é possível fazer trilhas mais difíceis, com paisagens lindas.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h. As trilhas abrem apenas das 8h às 16h.

Endereço: Estrada para Tibau do Sul, s/n – Pipa.

4. Baía dos Golfinhos

Baía dos Golfinhos
Fonte: Haraldo Albergaria (Flickr)

A Baía dos Golfinhos, como é conhecida popularmente a Praia do Curral, também é um ótimo lugar para levar as crianças durante a viagem em Pipa.

Ela fica bem próxima à Praia do Centro e pode ser acessada a pé, quando a maré está baixa, ou de lancha, quando a maré está alta.

Como o próprio nome sugere, a baía tem um grande número de golfinhos. Geralmente, eles aparecem próximo à praia logo cedo, antes das 10 da manhã.

Apesar de serem animais selvagens, os golfinhos da região estão acostumados com pessoas. Então, você e as crianças podem nadar perto deles, sem problemas.

A melhor forma de ver os golfinhos de parto na Praia do Curral é com passeio de barco. Mas se vocês chegarem cedo, é possível vê-los fazendo suas acrobacias enquanto caminha pela areia.

Para completar a experiência dos pequenos, a Baía dos Golfinhos tem o mar bastante calmo e cristalino; ótimos para as crianças brincarem.

O único cuidado que você deve ter é com a maré, pois quando ela sobe só é possível sair de lá de barco. Então, fique de olho na tábua de marés na hora de programar o passeio!

5. Lagoa de Guaraíras

Lagoa de Guaraíras
Fonte: silene andrade (Flickr)

Outro lugar com águas tranquilas para visitar em Pipa com crianças é a Lagoa de Guaraíras.

Ao todo, a lagoa tem 8 quilômetros de navegáveis e mais 2 quilômetros de largura. Ela é cercada por trechos de Mata Atlântica, manguezais e falésias.

Entretanto, a grande atração da Lagoa de Guaraíras é o pôr do sol.

Por isso, lá tem vários locais para admirar esses espetáculos da natureza. Inclusive, quase todos os passeios de buggy terminam na região — é um clássico.

Como as águas da lagoa são tranquilas, as crianças podem brincar à vontade. Além disso, por causa da vegetação nativa, a região também tem uma vida marinha bastante rica. Lá você pode ver desde mariscos até golfinhos.

Por fim, na Lagoa dos Guaraíras também há diversas opções de passeios e esportes aquáticos, como passeio de caiaque, de lancha e banana boat.

Só fique atento a idade mínima para realizar esses passeios, que geralmente é de 7 anos.

6. Dunas de Cacimbinhas

Praia das Cacimbinhas
Fonte: guilherme_1194 (Flickr)

Apesar de ser uma das praias mais bonitas de Pipa, a Praia de Cacimbinhas ainda é uma das menos visitadas. Mas lá fica um verdadeiro parque de diversão para as crianças, as Dunas de Cacimbinhas.

Lá vocês poderão descer as dunas de esquibunda e standboard, ou andar a cavalo. De qualquer forma, a diversão é garantida.

O topo das Dunas de Cacimbinhas também é um ótimo lugar para observar a cidade de Tibau de Sul e tirar muitas fotos.

Entretanto, dependendo do tamanho da criança, o melhor é focar apenas nos passeios nas dunas. A Praia das Cacimbinhas tem o mar mais agitado e fundo.

Por isso, na região há muitas pessoas praticando esportes aquáticos, como surf, tornando o banho um pouco perigoso para os pequenos.

Além disso, a praia tem pouca infraestrutura, o que pode ser ruim para quem está viajando com crianças pequenas.

7. Praia do Madeiro

melhores praias de natal - praia do madeiro
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Por outro lado, a Praia do Madeiro tem águas calmas, mornas e uma ótima infraestrutura para passar o dia com as crianças. Na verdade, ela é considerada uma das melhores praias de Pipa.

Assim como acontece na Baía dos Golfinhos, na Praia do Madeiro também é possível avistar golfinhos fazendo suas acrobacias tanto em passeios de barco como durante a caminhada pela areia.

Por ser um local tranquilo, porém com boas opções de restaurantes e quiosques, é normal ver muitas famílias e jovens passeando pela praia.

Entretanto, idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou famílias com crianças de colo podem ter dificuldade em chegar até a praia, pois é necessário descer (e depois subir) uma escada bem extensa.

Mesmo assim, vale a pena fazer uma visita à Praia do Madeiro se as suas condições permitirem.

8. Praia do Amor

melhores praias de natal - praia do amor
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Sem dúvida, a Praia do Amor é uma das mais democráticas de Pipa. Apesar de ser mais rústica, ela ainda possui uma boa variedade de barracas e quiosques com cadeiras e guarda sol.

No geral, o mar da Praia do Amor é agitado e atrai muitos surfistas.

Mas se a sua intenção é deixar as crianças brincando tranquilamente, o lado direito da orla é o lugar ideal. Lá se forma uma grande piscina natural quando a maré está baixa, um verdadeiro paraíso para os pequenos.

Além disso, a faixa de areia da Praia do Amor é larga, com bastante espaço para as crianças correrem, fazerem castelos de areia e jogar bola, por exemplo.

De fato, Pipa é um destino incrível para todas as idades.

Lá você encontra praias com mar calmo e piscinas naturais, parques aquáticos e dunas — tudo para tornar sua viagem em família ainda mais divertida.

Gostou das nossas dicas do que fazer em Pipa com crianças? Então, conheça também as melhores pousadas e hotéis da região.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Pipa