Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Planetário de Buenos Aires Vale a Pena? Prós & Contras em 2024
planetário de buenos aires vale a pena

Planetário de Buenos Aires vale a pena? Tudo o que você precisa saber sobre o passeio em Buenos Aires!

Não precisa mais ter medo de criar um roteiro em desacordo com as suas expectativas, pois hoje vamos ajudá-lo a descobrir se o planetário de Buenos Aires vale a pena.

O Planetario Galileo Galilei está localizado no bairro mais famoso de Buenos Aires: o Palermo. Fica na interseção entre Av. General Sarmiento e Belisário Roldán, dentro do Parque Três de Febrero.

A Arquitetura é imponente em um prédio de 5 andares, que se assemelha ao planeta Saturno. Está dividido em um museu, uma sala de projeção, além de uma coleção incrível de meteoritos que foram encontrados no norte da Argentina.

O compromisso do planetário é realizar a atividade de divulgação científica para todos os públicos. Há atividades para crianças a partir de 3 anos e são as que mais se encantam com a realidade projetada da tecnologia.

Vamos conferir no review se o planetário Galileo Galilei vale a pena.

Localização

🚗Onde Fica

O Planetário Galileo Galilei fica na Av. Sarmiento s/n, C1425 CABA.

📍 Lugares Próximos

  • Jardim Japonês (750 m)
  • Bosque de Palermo (1,1 km)
  • El Rosedal (1,5 km)
  • Jardim Botânico (1,9 km)

Patrimônio Histórico e Cultural

O planetário é o principal centro de divulgação astronômica da cidade e os aparelhos tecnológicos auxiliam a realizar experiência única descobrindo o universo.

Ele possui uma sala de projeção semi-esférica com 360 poltronas reclináveis e uma cúpula de 20 metros de diâmetro, onde são reproduzidas cerca de 9 mil estrelas, satélites e planetas.

Isto tudo é possível devido a um equipamento que tem 6 projetores (sky-scan) com uma resolução de 8k, o que significa uma imagem com 38 milhões de pixels.

Traduzindo: é qualidade de imagem para levar mais veracidade à projeção. Parece mesmo que estamos no espaço.

Mas não é só de projeção que vive o planetário. Há várias atrações que irão te encantar a tal ponto de querer mesmo incluí-lo no seu passeio.

Outro ponto positivo: ele fica em Palermo, perto de diversas atrações turísticas. Mesmo se a sua programação estiver apertada, dá para conhecê-lo.

Temos mais um motivo para conhecer o planetário: em 2017, ele comemorou seu 50.º aniversário. Em celebração, todo o espaço foi restaurado e declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade.

Se a visita de manhã é cheia de atrações, é durante a noite que o prédio fica mais bonito e iluminado.

A partir do Parque (que fica em frente) é possível ver 50 metros de tela LED translúcidas e um sistema de gestão (real time) para que o planetário se ilumine de forma coordenada com outros seis pontos-chave de Buenos Aires: o Obelisco, o Monumento dos Espanhóis, a Pirâmide de Mayo, a Ponte da Mulher, a Floralis Genérica e a Torre Monumental.

Quais são as atrações do Planetário?

Vou elencar algumas para você ter ideia de que atrações não faltam, principalmente para as crianças. Há atrações que nem distinguem idade, afinal, todos gostam.

Acompanhe:

  1. Atividades de projeções: as mais procuradas. É pago. Média de $200.
  2. Praça astronômica: fica do lado de fora do prédio. É possível ver meteoritos verdadeiros encontrados no norte Argentino, obras como o relógio do sol e o sistema planetário Copérnico. Gratuito.
  3. Telescópios: todo sábado e domingo, a partir das 20h, é possível utilizá-los para conhecer o universo. A atividade é gratuita e por ordem de chegada. Geralmente, as filas são longas.
  4. Encontro com a ciência: a instituição tem como responsabilidade social levar ao público a astronomia de forma prática e didática. Para isso, há no cronograma encontros com os especialistas que são autoridades no assunto. O evento ocorre na Sala de Espetáculo – Domo Planetário. Gratuito.
  5. Cursos: além dos encontros, são oferecidos cursos gratuitos que não requerem conhecimento prévio do participante. A partir de 15 anos já é possível se inscrever.

Conheça as atividades mais procuradas

Atualmente, das atrações disponíveis, são as projeções e o museu que fazem o maior sucesso.

Projeções

O planetário possui 3 espetáculos:

  • En movimiento;
  • Cuentos para no dormir;
  • De la tierra al universo.

Que tal conhecê-los mais detalhadamente?

En movimiento

O objetivo da projeção é mostrar a realidade. Nada está parado. Tudo e todos estamos em constante movimento.

Vivemos em um planeta que possui sua rotação ao redor do sol e nunca para. O universo está em constante movimento, em uma perfeita coreografia, e isso é mostrado magistralmente nesse espetáculo.

  • Horário: sábados, domingos e feriados: 16h30 e 18h30.
    Valor: $200.

Cuentos para no dormir

Se estiver com crianças (indicado para maiores de 3 anos), este é, sem dúvidas, o que irá mais encantá-las. No planetário, não vale dormir!

Com a projeção, elas descobrirão planetas, nebulosas, milhões de estrelas e constelações. Super interessante para todas as idades.

  • Horário: sábados, domingos e feriados: 15h30 e 17h30.
    Valor: $200.

De la tierra al universo

O planetário convida a todos a viajarem no tempo e espaço descobrindo o universo que a ciência tem revelado desde as antigas experiências intelectuais até o dia de hoje.

Para quem deseja compreender o Universo, o espetáculo é bem esclarecedor.

  • Horário: terça a sexta – 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados: 13h30, 14h30 e 19h30.
    Valor: $200.

Museu

Por $100 você terá acesso ao Museu do Planetário. Trata-se de um lugar tecnológico onde você poderá experimentar, vivenciar, surpreender e conhecer mais sobre o Universo.

O anfitrião será o Galibot, o robô mais simpático da Argentina. Poderá interagir enquanto ele te conta detalhes sobre o planetário, as atividades e dados astronômicos curiosos.

Ademais, você poderá viajar a bordo de uma nave espacial e vivenciar a experiência do big bang. Desde a origem do universo até a formação e evolução da Terra, tudo encanta a cada segundo.

Pela Odisea Especial também é possível brincar com a realidade virtual, que propõe uma missão a Marte. É uma aventura multissensorial e em primeira pessoa.

O museu também possui a Galeria Astronômica, que dá acesso a outros jogos de realidade aumentada.

É diversão e conhecimento garantidos. Você não vai querer perder, não é mesmo?

O Planetário Galileo Galilei é Bom? Veja os prós e contras!

Buenos Aires é uma cidade cosmopolita, moderna e vibrante. Encontrar bons passeios é fácil. O difícil é encaixá-los na sua agenda.

Confira uma relação de prós e contras que vai ajudá-lo a identificar se o Planetário de Buenos Aires vale a pena para você e sua família.

Pontos Positivos

  1. A experiência é única. Parece mesmo que se está no espaço.
  2. É um passeio encantador e super didático.
  3. As crianças amam a experiência.
  4. Tem apresentações que são gratuitas, mas as pagas custam em média $200 (R$ 16,00). Ainda assim, não é um valor tão alto e dá para encaixar no orçamento.
  5. É Patrimônio Histórico e Cultural da Argentina.
  6. Fica próximo a outras atrações turísticas, como os Bosques de Palermo (Parque 3 de Febrero). Dá para se programar e conhecer mais de um lugar no mesmo dia.
  7. Fica no bairro Palermo, ou seja, você pode aproveitar o dia para conhecer outras atrações tanto na região do Palermo Soho quanto em Palermo Hollywood.

Pontos Negativos

  1. Se você não gosta de astronomia ou desvendar o Universo, não será o passeio mais adequado.
  2. Caso esteja em uma viagem romântica ou curtindo a lua de mel, pode ser que não faça tanto sentido. É mais diversão do que contemplação.

planetário de buenos aires vale a pena

Afinal, o Planetário de Buenos Aires Vale a Pena Mesmo?

O Planetário foi inaugurado em 1966 e desde então cumpre a missão de levar ciência de uma forma didática e descontraída às pessoas.

Não é em todos os lugares que vemos uma instituição dedicada a este tema. Os aparelhos são de qualidade e contam com geração de ponta. O preço é acessível, mesmo que conhecimento seja valioso. Tem a opção dos passeios gratuitos, como o telescópio.

O prédio fica em Palermo. Será fácil encaixar outros passeios (a Civitatis tem um tour pelo bairro que é bem avaliado e gratuito). Portanto, não vejo motivos para não ir visitá-lo. Junto ao Teatro Colón, ele é um dos pontos mais procurados pelos turistas.

Enfim, se o planetário de Buenos Aires vale a pena mesmo, cabe a você decidir, com base no que procura na cidade e no que gosta.

E então, gostou dessas dicas? Deixe seus comentários ou envie um e-mail contando sua opinião.

Boa viagem!

Perguntas e Respostas

Quais hotéis ficam perto deo Planetário?

Algumas opções são: Awwa Suites e Spar (1,2 km),u00a0 Casasur Bellini Hotel (1,6 km), Dazzler by Wyndham (1,8 km) e Vain Boutique Hotel (2,1 km).u00a0

Qual é o horário de funcionamento de Planetário Galileo Galilei?

O horário de funcionamento de segunda a sexta é das 9h30 às 17h. Sábado e domingo o horário é das 12h30 às 19h30.

Preciso reservar a visita ao Planetário Galileo Galilei com antecedência?

Não precisa reservar. O interessante é comprar seus ingressos antecipados, pois os espetáculos se esgotam rapidamente.

Qual é a melhor maneira de conhecer Planetário de Buenos Aires?

O Planetário fica no Bairro do Palermo. É fácil chegar de ônibus, metrô e Uber. Está a 8 km da região central de Buenos Aires.

Quais restaurantes ficam perto do Planetário Galileo Galilei?

Os mais próximos, são: Restaurante Jardim Japonês (1 km), Domanti Restaurante e Bar (1,2 km), Museo Evita Restaurante (1,6 km) e Dashi (2,5 km).u00a0