Planetário de Buenos Aires vale a pena? Tudo o que você precisa saber!

O Planetário Galileo Galilei está localizado no bairro mais famoso de Buenos Aires: o Palermo. Fica na interseção entre Av. General Sarmiento e Belisário Roldán, dentro do Parque Três de Febrero.

A Arquitetura é imponente em um prédio de 5 andares, que se assemelha ao planeta Saturno. Está dividido em um museu, uma sala de projeção, além de uma coleção incrível de meteoritos que foram encontrados no norte da Argentina.

O compromisso do Planetário é realizar a atividade de divulgação científica para todos os públicos. Há atividades para crianças a partir de 3 anos e são as que mais se encantam com a realidade projetada da tecnologia.

Vamos conferir no review se o planetário Galileo Galilei vale a pena.

Localização

🚗Onde Fica

O Planetário Galileo Galilei fica na Av. Sarmiento s/n, C1425 CABA.

📍 Lugares Próximos

  • Jardim Japonês (750 m)
  • Bosque de Palermo (1,1 km)
  • El Rosedal (1,5 km)
  • Jardim Botânico (1,9 km)

Posts Relacionados

Patrimônio Histórico e Cultural

O planetário é o principal centro de divulgação astronômica da cidade e os aparelhos tecnológicos auxiliam a realizar experiência única descobrindo o universo.

Ele possui uma sala de projeção semi-esférica com 360 poltronas reclináveis e uma cúpula de 20 metros de diâmetro, onde são reproduzidas cerca de 9 mil estrelas, satélites, e planetas.

Isto tudo é possível devido a um equipamento que tem 6 projetores (sky-scan) com uma resolução de 8k, o que significa uma imagem com 38 milhões de pixels. Traduzindo: é qualidade de imagem para levar mais veracidade a projeção. Parece mesmo que estamos no espaço.

Não é só de projeção que vive o Planetário. Há várias atrações que irão te encantar a tal ponto de incluí-lo no seu passeio. Outro ponto: ele fica em Palermo; perto de diversas atrações turísticas. Mesmo se a sua programação estiver apertada, dá para conhecê-lo.

Mais um motivo para conhecer o Planetário. Em 2017, ele comemorou seu 50.º aniversário. Em celebração, todo o espaço foi restaurado e declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade.

Se a visita de manhã é cheia de atrações, é a noite que o prédio fica mais bonito e iluminado.

A partir do Parque (que fica em frente) é possível ver 50 metros de tela LED translúcidas e um sistema de gestão (real time) para que o Planetário se ilumine de forma coordenada com outros seis pontos-chave de Buenos Aires: o Obelisco, o Monumento dos Espanhóis, a Pirâmide de Mayo, a Ponte da Mulher, a Floralis Genérica e a Torre Monumental.

Quais são as atrações do Planetário?

Vou elencar algumas para ter ideia de que atrações não faltam; principalmente para as crianças. Há atrações que nem distinguem idade; todos gostam.

  1. Atividades de Projeções: as mais procuradas. É pago. Média de $200.
  2. Praça Astronômica: fica do lado de fora do prédio. É possível ver meteoritos verdadeiros encontrados no norte Argentino;  obras como o relógio do sol e o sistema planetário Copérnico. Gratuito.
  3. Telescópios: todo sábado e domingo, a partir das 20h, é possível utilizá-los para conhecer o universo. A atividade é gratuita e por ordem de chegada. Geralmente, as filas são longas.
  4. Encontro com a ciência: a instituição tem como responsabilidade social levar ao público a astronomia de forma prática e didática. Para isso, há no cronograma encontros com o especialistas que são autoridades no assunto. O evento ocorre na Sala de Espetáculo – Domo Planetário. Gratuito.
  5. Cursos: além dos encontros, são oferecidos cursos gratuitos que não requerem conhecimento prévio do participante. A partir de 15 anos já pode se inscrever.

As atividades mais procuradas!

Atualmente, das atrações disponíveis, são as projeções e o museu que fazem o maior sucesso.

Projeções

O planetário possui 3 espetáculos: De la tierra al universo; Cuentos para dormir; En movimiento.

En Movimiento

O objetivo da projeção é mostrar a realidade. Nada está parado. Tudo e todos estamos em constante movimento. Vivemos em um planeta que possui sua rotação ao redor do sol e nunca para. O universo está em constante movimento em uma perfeita coreografia.

Horário: sábados, domingos e feriados: 16h30 e 18h30.
Valor: $200

Cuentos para no dormir

Se estiver com crianças (indicado para maiores de 3 anos), este é, sem dúvidas, o que irá mais encantá-las. No Planetário não vale dormir! Com a projeção, elas descobrirão planetas, nebulosas, milhões de estrelas e constelações.

Horário: sábados, domingos e feriados: 15h30 e 17h30.
Valor: $200

De la tierra al universo

O Planetário convida a todos a viajar no tempo e espaço descobrindo o universo que a ciência tem revelado desde as antigas experiências intelectuais até o dia de hoje. Quem deseja compreender o Universo, o passeio é bem esclarecedor.

Horário: terça a sexta – 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados: 13h30, 14h30 e 19h30.
Valor: $200

Museu

Por $100 você terá acesso ao Museu do Planetário. Um lugar tecnológico onde poderá experimentar, vivenciar, surpreender e conhecer sobre o universo.

O anfitrião será o Galibot – o robô mais simpático da Argentina. Poderá interagir enquanto ele te conta detalhes sobre o planetário, as atividades e dados astronômicos curiosos.

Poderá viajar a bordo de uma nave espacial e vivenciar a experiência do big bang. Desde a origem do universo até a formação e evolução da terra.

Pela Odisea Especial também é possível brincar com a realidade virtual, que te propõe uma missão a Marte. É uma aventura multissensorial e em primeira pessoa.

O museu também possui a Galeria Astronômica, que te dá acesso a outros jogos de realidade aumentada.

É diversão e conhecimento garantidos.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em [current_date format=”j \\d\\e F \\d\\e Y”].

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Planetário Galileo Galilei é Bom? Veja os prós e contras!

Buenos Aires é uma cidade cosmopolita, moderna e vibrante. Encontrar bons passeios é fácil. O difícil é encaixá-los na sua agenda.

Confira uma relação de prós e contras, para identificar se o Planetário de Buenos Aires vale a pena para você e sua família.

Pontos Positivos

  1. A experiência é única. Parece mesmo que está no espaço.
  2. É um passeio encantador e super didático.
  3. As crianças amam a experiência.
  4. Tem apresentações que são gratuitas; mas as pagas custam em média $200 (R$ 16,00).
  5. É Patrimônio Histórico e Cultural da Argentina;
  6. Próximo a atrações turísticas. Dá para se programar e conhecer mais de um lugar no mesmo dia.

Pontos Negativos

  1. Se você não gosta de astronomia ou desvendar o universo; não será o passeio mais adequado.
  2. Caso esteja em uma viagem romântica ou curtindo a lua de mel, pode ser que não faça tanto sentido. É mais diversão do que contemplação.

planetário de buenos aires vale a pena

Planetário de Buenos Aires Vale a Pena mesmo?

O Planetário foi inaugurado em 1966 e desde então cumpre a missão de levar ciência de uma forma didática e descontraída.

Não é em todos os lugares que vemos uma instituição dedicada a este tema. Os aparelhos são de qualidade e contam com geração de ponta. O preço é acessível; mesmo que conhecimento seja valioso. Tem a opção dos passeios gratuitos, como o telescópio.

O prédio fica em Palermo. Será fácil encaixar outros passeios (a Civitatis tem um tour pelo bairro que é bem avaliado e gratuito). Portanto, não vejo motivos para não ir visitá-lo. Junto ao Teatro Colón, ele é um dos mais procurados pelos turistas.

Vai de você e do que procura na cidade. Se escolher por ele, irá voltar outras vezes porque o  conhecimento fica tão palpável e fácil de se compreender, além de ser muito divertido.

Resumidamente, posso concluir que o planetário de Buenos Aires vale a pena demais! 🙂

[faq]