Pontos Turísticos de Morro de São Paulo: conheça os 14 principais

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Você quer conhecer quais são os principais pontos turísticos de Morro de São Paulo? Então, acaba de chegar à melhor página da internet!

Anúncios

Morro de São Paulo é um daqueles lugares que encantam a todos que entram em contato.

Situado na Costa do Dendê, o morro pertence à Ilha de Tinharé, localizada no município de Cairu. Trata-se de um destino que abriga incontáveis belezas naturais envoltas pela cultura e história.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os melhores pontos turísticos do Morro de São Paulo.

Trouxemos algumas dicas e curiosidades bastante interessantes sobre cada um deles, para você poder aproveitá-los da melhor forma possível. E então, vamos lá?




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Primeira Praia
  • Famosa por ser a "praia dos surfistas", e também pelos esportes radicais
  • Local mais próximo ao centro, perto dos barzinhos e restaurantes
Ver Passeio →
Segunda Praia
  • Águas mais calmas e banhos em piscinas naturais
  • Grande quantidade de bares, restaurantes e pratos variados
Ver Passeio →
Terceira Praia
  • Permite o passeio de caiaque pelas ilhas da região
  • É a maior dentre as praias do Morro de São Paulo
Ver Passeio →
Quarta Praia
  • Água calma, com lindas piscinas naturais
  • Maior faixa de área entre todas as praias do Morro de Sâo Paulo
Ver Passeio →
Quinta Praia
  • Também conhecida como "Praia do Encanto", devido a sua grande beleza
  • Integra uma área da Mata Atlântica com proteção ambiental
Ver Passeio →
Mergulho em Morro de São Paulo
  • Águas cristalinas super receptivas ao mergulho
  • É possível encontrar diversas empresas especializadas em práticas de mergulho
Ver Passeio →



Os principais pontos turísticos de Morro de São Paulo

As principais praias de Morro de São Paulo

Primeira Praia
Fonte: …your local connection (Flickr)

O morro conta com um número bem grande de praias espalhadas pela região, entretanto, são as praias enumeradas que mais chamam a atenção para o local.

A Primeira Praia, por exemplo, é o primeiro ponto turístico a dar as boas-vindas ao visitante e é ideal para práticas de mergulho, além de ser o ponto final da tirolesa feita no Farol do Morro de São Paulo.

Além da Primeira, a região ainda conta com mais quatro praias principais, sendo elas a Segunda Praia (veja aqui), Terceira Praia (veja aqui), Quarta Praia (veja aqui) e Quinta Praia (veja aqui), também conhecida como Praia do Encanto.

Cada praia conta com suas próprias particularidades, como a tranquilidade, a distância da vila e, é claro, o visual de cada uma delas.

Qual será a melhor praia de Morro de São Paulo? Vamos conhecer algumas delas em seguida.

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa
Fonte: …your local connection (Flickr)

Considerada como uma das melhores praias do Morro de São Paulo, a Praia da Gamboa é um verdadeiro pedaço do paraíso.

Além disso, a praia conta com uma ótima infraestrutura, apresentando diversos restaurantes e barracas para os turistas que lá ficarem.

O trajeto para a Praia da Gamboa pode ser feito por uma caminhada, com cerca de 40 minutos de duração, ou por uma relaxante viagem de barco feita durante a maré baixa.

Contudo, uma dica bastante interessante é utilizar os barcos para voltar, aproveitando o trajeto de ida para fazer uma boa caminhada.

O Farol do Morro de São Paulo

Farol de Morro de São Paulo
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

Considerado como um dos maiores faróis da América-Latina, o Farol do Morro de São Paulo é um dos maiores atrativos de toda a região.

O ano de 1848 marca o início de sua construção, enquanto o ano de 1855 marca o término. Foi nesse ano, inclusive, que consagrou-se o farol como um dos mais modernos do litoral brasileiro.

A trilha que leva ao farol é bem tranquila de se fazer. Seu tempo médio é de apenas 10 minutos.

Chegando ao topo, o visitante ainda tem a oportunidade de descer seus 300 metros de altura pela tirolesa presente no topo do elevado, levando-o direto para a Primeira Praia.

Igreja Nossa Senhora da Luz

Igreja de Nossa Senhora da Luz
Fonte: Riotur.Rio (Flickr)

A Igreja Nossa Senhora da Luz passou por diversas reformulações em sua estrutura, desde o projeto original localizado ao lado do farol, até sua atual localização no centro da vila do Morro de São Paulo.

A igreja de estilo barroco, cujo nome é homenagem à santa padroeira local, escreveu parte de sua história com riquezas incontáveis e muito ouro.

Ou seja, ouro e riquezas que foram saqueados outrora graças aos piratas e corsários que investiram contra essas terras em épocas remotas.

Hoje, a igreja é patrimônio histórico e cultural. Contudo, cupins seguem destruindo seu interior de madeira neoclássica barroco. Isso traz, infelizmente, desgastes ao local.

Praia da Cueira

Praia da Cueira
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Com ótima infraestrutura e ondas incríveis, a Praia da Cueira é uma das mais incríveis de Morro de São Paulo.

A praia fica localizada na Ilha de Boipeba, ilha bem próxima ao Morro de São Paulo e possui um dos passeios mais legais de se fazer.

O visual da praia é encantadora, com águas de um azul-esverdeado cristalino, rodeada de coqueiros de diversos tamanhos, além de suas areias brancas que dão ainda mais cor ao local.

Há, também, um vendedor de lagostas muito famoso na praia. Ele comercializa seus produtos à beira-mar.

Ao chegar em Morro de São Paulo, portanto, considere visitar esse local.

As ruínas da Fortaleza de Tapirandú

Fortaleza de Tapirandu
Fonte: mospital (Flickr)

A Fortaleza do Morro de São Paulo é uma das construções mais incríveis, não só do Morro de São Paulo, mas de todo o Brasil.

Sua construção tem início no ano de 1630, visando a proteção da Baía de Todos os Santos, que recebia inúmeras investidas, sendo bombardeada inúmeras vezes com balas de canhão, tendo boa parte de sua estrutura comprometida por conta das batalhas.

Hoje, os turistas podem visitar suas ruínas. Sem dúvida, elas entregam conteúdos riquíssimos em cultura e história para os que se interessam.

Contudo, o local também recebe o encontro tanto de moradores quanto dos visitantes que se reúnem para ver o belíssimo pôr-do-sol na região.

A Fonte Grande

Fonte Grande
Fonte: Gabriel Elias Mococa Corrê de Oliveira (Flickr)

Primor da tecnologia do Brasil colonial, a Grande Fonte, ou Fonte do Imperador, como também é conhecida, é um dos mais belos cartões-postais do Morro de São Paulo.

A fonte composta por três bicas era uma das maiores criações realizadas em solo nacional, isso porque a fonte gerava o maior abastecimento de água potável, tanto para o vilarejo, quanto para o presídio localizado nos arredores do Forte do Morro.

Em 1859, o imperador dom Pedro II fez uma pequena visita à fábrica têxtil presente no Morro de São Paulo, posteriormente, o imperador acabou banhando-se, ao lado da Marquesa de Santos, na fonte de três bicas.

Destacando posteriormente sua importância para a região.

Praia do Forte

Praia do Forte
Fonte: Marina Munne (Flickr)

A Praia do Forte, ou Praia do Mirante, como também é conhecida, é uma das praias mais tranquilas de Morro de São Paulo.

Devido a sua distância e seu trajeto mais complicado, a praia acaba não recebendo tantos turistas, tornando-a bastante vazia.

Você também pode perceber sua tranquilidade nas águas mansas e, principalmente, nas marés baixas.

Ademais, é nesse momento que você também pode visualizar um pouco mais da vida marinha que ali habita.

Sua beleza, assim como as demais praias citadas, é um deleite para os olhos, causando o maravilhamento de quem observa com afinco essa obra magnífica da natureza.

Apreciar o pôr-do-sol na Toca do Morcego

Toca do Morcego
Fonte: Toca do Morcego (TripAdvisor)

Contando com uma infraestrutura impecável, a Toca do Morcego oferece o melhor espaço de todo o Morro de São Paulo para admirar o pôr-do-sol da região.

O local oferece esteiras e almofadas, além de um cardápio recheado de bebidas e petiscos para os clientes.

Com foco no conforto, torna-se uma tarefa extremamente árdua em se encontrar um local que melhor ofereça a experiência de se contemplar a despedida do sol para saudar a noite que se avizinha.

Casarão do Morro de São Paulo

Considerado um dos cartões postais mais belos do distrito, o Casarão do Morro de São Paulo é uma das construções mais remotas da região.

O Casarão, como ficou conhecido popularmente, foi a primeira obra de grande porte construída na ilha.

Levantada em 1608 pela família Saraiva, mesma família responsável pela construção da Igreja Nossa Senhora da Luz, a construção remete ao período da colonização portuguesa.

A casa foi construída como um depósito de farinha, sendo construída uma escola em uma das salas alguns anos depois.

Passando por diversos donos ao longo dos anos, o Casarão passou por diversas reformas, mas nunca desrespeitando a estrutura do local, mantendo-o sempre o mesmo.

Praça Aureliano Lima

Praça Aureliano Lima
Fonte: Fabricio Marvel (Flickr)

Considerado como um dos pontos mais importantes do Morro de São Paulo, a Praça Aureliano Lima abriga a principal área comercial de todo o distrito.

Situado no centro da região, a praça abriga diversas barracas de artesanatos durante a noite, além de ser um centro comercial bastante aquecido, com diversos restaurantes, bares e pousadas.

Ademais, os bares do local oferecem uma grande variedade de sucos e bebidas refrescantes, ideais para os dias de muito calor da região.

Ilha de Boipeba

Ilha de Boipeba
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

A Ilha de Boipeba é um dos passeios mais divertidos para se fazer em Morro de São Paulo.

O trajeto é feito por um veículo off-road, levando o visitante para uma verdadeira aventura por entre as vegetações das matas que compõem a trilha que leva até a Fazenda Pontal, local que é feita a travessia para a Ilha de Boipeba.

Chegando lá, o visitante visualiza o panorama incrível da ilha, que conta com praias belíssimas e, sem dúvida, de grande tranquilidade.

Uma das praias que você poderá encontrar é a Praia da Cueira. Ela fica não muito longe da Vila de Velha Boipeba.

Por outro lado, um pouco mais afastadas, temos a Praia Ponta dos Castelhanos e a Praia Cova da Onça.

Praia de Garapuá

Praia de Garapuá
Fonte: Ian Duffield (Flickr)

Ideal para aqueles que buscam por adrenalina, o passeio de quadriciclo ao redor da Praia de Garapuá é um dos mais emocionantes para se fazer em Morro de São Paulo.

Situada próxima à Praia do Encanto, ou Quinta Praia, a Praia de Garapuá possui um formato de ferradura, contendo dois manguezais em suas duas extremidades.

A areia branca, o mar cristalino e as matas que rondam a praia são desbravadas através dos passeios de quadriciclo que o visitante pode fazer, obedecendo algumas normas de segurança importantes e tendo noções mínimas de pilotagem para dirigir o veículo e se aventurar pelo local paradisíaco.

Diferente da Terceira Praia, a Praia de Garapuá é livre de pedras e barreiras de corais, tornando-se própria para banhos, já que suas marés baixas também colaboram para isso, além de suas piscinas naturais, é claro.

Teatro do Morro de São Paulo

Conhecido por ser um dos melhores pontos turísticos para se visitar durante a noite no morro, o Teatro do Morro de São Paulo oferece uma grande variedade de eventos e festividades locais.

Assim, finaliza nossa lista de pontos turísticos de Morro de São Paulo com chave de ouro.

Localizada em um dos bairros mais movimentados do Morro de São Paulo, o teatro hoje é uma discoteca e balada noturna, que garante o total divertimento dos visitantes que decidem curtir uma noite mais agitada.

O local funciona todas as quartas-feiras, abrindo às 00:00.

Por fim, a boate conta com diversos shows ao vivo, além de uma playlist de música eletrônica tocada pelo DJ a noite toda.

Considerações finais

O Morro de São Paulo é um lugar de infinitas belezas naturais e culturais.

Afinal, sua aura histórica e o balanço das ondas de suas praias compõem um panorama incrível para essa pequena região da Ilha de Tinharé.

Com pontos turísticos ideais para pessoas de gostos distintos, fica difícil imaginar um lugar mais democrático e belo que o morro.

E se você quiser conhecer um pouco mais a fundo sobre o este ou outros lugares incríveis situados na Costa do Dendê, não deixe de acompanhar outros artigos aqui no Viagem Club.

Afinal de contas, há destinos incríveis espalhados pelo Brasil, esperando sua visita.

Até a próxima!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Morro de São Paulo