Carregando...

Pontos Turísticos de Porto Seguro: As 21 Opções mais Incríveis da Região

Está pensando em tirar uns dias de folga da correria do dia a dia, mas não consegue se decidir? Vem com a gente que vamos te ajudar. Quer saber mais sobre os principais pontos turísticos de Porto Seguro? 

Anúncios

Mas, por que Porto Seguro?

Anúncios

Que tal um lugar onde você pode curtir em qualquer época do ano? 

Assim, os pontos turísticos de Porto Seguro são procurados pelos turistas pois, além das praias deslumbrantes, ainda contam com atrações para o resto do ano.

Bom, já sabemos que Porto Seguro possui diversos pontos turísticos mas, provavelmente, você terá um tempo limitado para conseguir visitar todos eles.

Porém, não se preocupe, com o planejamento adequado ainda dá para curtir muitas das maravilhas que Porto Seguro oferece.

Para que você consiga aproveitar ao máximo o passeio, é importante que faça um roteiro com os pontos turísticos de Porto Seguro que mais deseja curtir. 

Então, passe para as hospedagens, para não perder muito tempo dentro de um carro, afinal, o objetivo é relaxar, certo?

Pensando nisso, vamos indicar alguns lugares para você aproveitar o sol da Bahia e suas paisagens paradisíacas, mas também te daremos dicas de roteiros para o caso de o tempo não corresponder às suas expectativas, assim você terá um plano B. 

Não deixe de verificar as condições do tempo, viu? É sempre bom ter uma carta na manga e não ficar contando com a sorte.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Passeio em família por Porto Seguro/Bahia

Quando o assunto é um passeio em família, é comum que a gente aproveite o período de férias da criançada.

Dessa forma, o mês de julho em Porto Seguro pode ser considerado como sendo de baixa temporada pelo clima nessa época do ano.

Mas, isso não quer dizer que vocês não podem curtir o passeio, muito pelo contrário, já que a temperatura nessa época fica em torno de 25 ºC.

Pensando nisso, separamos alguns passeios para que os pais visitem os pontos turísticos sem atrapalhar a diversão da garotada.

1. Praia de Curuípe

Praia do Curuípe
Crédito: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

A Praia de Curuípe é uma das melhores para ir com crianças por contar com um mar quase sem ondas e com diversos encantos naturais, além de ficar perto do aeroporto de Porto Seguro.

Além do mar tranquilo, a praia é cercada por recifes e conta com uma das mais completas barracas de praia de Porto Seguro, o restaurante Manito Praia.

Em Curuípe, você encontra o melhor hotel quatro estrelas do município baiano, o Quinta do Sol Hotel, com vista para o mar.

2. Praia do Mutá

Praia do Mutá
Crédito: YaaYoo Marketing Digital (Flickr)

Com águas mornas e cristalinas, a Praia do Mutá é perfeita para levar a família se vocês estão fugindo da agitação, mas ainda não dispensam curtir um bar aconchegante depois de um passeio pela pequena enseada que, na maré baixa, vira uma piscina natural.

Portanto, é ótimo atrativo também para os pequenos.

3. Praia de Coroa Vermelha

Praia Coroa Vermelha
Crédito: Praia Coroa Vermelha (Flickr)

Por ser uma praia calma e com barracas com excelente atendimento, a Praia de Coroa Vermelha é perfeita para quem quer curtir Porto Seguro e não abre mão da segurança e diversão para seus filhos.

Bastante frequentada por famílias, a praia conta com boias e coletes salva-vidas, além de uma programação de conteúdo diversificado para o público infantil.

O tempo não colaborou… E agora, o que fazer com os pequenos? Não se preocupe!

Sugerimos o hotel Quinta do Sol Lite Praia Hotel que, além de ser de frente para o mar deslumbrante de Porto Seguro, conta com área de lazer para crianças.

4. Praia de Taperapuã

Praia de Taperapuã
Crédito: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Uma praia com aquele pôr do sol inesquecível, mar azul cristalino, areia clarinha e coqueiros por toda orla. Um cartão postal por si só.

Aqui você terá toda infraestrutura para passar um dia perfeito, com muitas opções em restaurantes, bares e onde até mesmo os ambulantes estão bem distribuídos, organizados e equipados para o visitante obter a melhor curtição. 

Logo próximo à praia haverá supermercados, farmácias e tudo o que seria necessário numa zona urbana. Há também uma estrutura organizada para a prática de esportes no local.

Sem falar nos complexos de lazer como Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares.

De fato, estes locais estruturados promovem seus próprios eventos, ofertas e atendimento dentro da praia.

5. Tôa Tôa

Praia de Toa Toa
Crédito: Jmal (Flickr)

Localizada na praia de Taperapuã, esta mega barraca é parte de um complexo de lazer ali criado para promover uma festança na beira do mar, sendo o destino de quase todas as pessoas que vêm a Porto Seguro à procura de um clima de folia.

Aqui você vai encontrar muita comida de primeira, música ao vivo, estrutura de grande evento, gente com toda energia e uma praia no melhor estilo das belas praias nordestinas. 

Os dançarinos profissionais no palco mostram os melhores ritmos da região, e eventualmente, outros artistas brasileiros em festivais especiais.

E no cardápio, à disposição, os melhores sabores! 

Nas terças, rola uma festa onde os participantes que ingressarem colocam um abadá temático. E claro, o réveillon de Tôa Tôa é famosíssimo!

O local fica bem próximo à praia do Curuípe, outra maravilha onde se situam os melhores locais para se hospedar da rede hoteleira da região.

Não esqueça de fazer aquele passeio de banana boat na larga costa dessa imensa praia.

O melhor dos pontos turísticos de Porto Seguro

Se você procura por belezas naturais, passeios e diversão, você encontrou o cenário perfeito no incrível estado da Bahia.

Que Porto Seguro tem praias estonteantes e maravilhosas não se pode negar, mas a cidade conta ainda com passeios históricos e barracas animadas. 

A cidade, definitivamente, não abre brecha para o tédio. Vem conferir!

6. Costa do Descobrimento 

Costa do Descobrimento
Crédito: Elton Moreira (Flickr)

A chamada Costa do Descobrimento recebeu esse nome, pois foi a primeira a receber os portugueses, em 1500, com suas caravelas e grandes navios. 

Além da riqueza histórica e cultural, a Costa encanta pela diversidade impressionante de paisagens com praias ideais para praticar esportes náuticos, pois nos presenteia com rios de água linda e tranquila, manguezais, restingas e áreas de mata atlântica.

7. Praia de Taípe

Praia de Taípe
Crédito: Nailton Barbosa (Flickr)

A praia mais preservada de Arraial d’Ajuda, Taípe é um pedacinho do paraíso que conta com trechos intocados de mata nativa.

Sua maior peculiaridade está na parte central, onde se revela a famosa “Lagoa Azul”.

8. Lagoa Azul

Praia da Lagoa Azul
Crédito: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Para quem ama caminhadas a Praia da Lagoa Azul, tem uma larga faixa de areia clara e um mar de águas azuis cristalinas com uma enorme falésia limitando à praia e com coqueiros emoldurando a orla.

Para chegar lá você só leva 20 minutos, saindo de Taípe, para percorrer os 6 km do centro da vila de Arraial.

É ideal para fazer uma caminhada tranquila e ainda curtir um visual de tirar o fôlego.

9. Centro histórico

Centro Histórico de Porto Seguro
Crédito: Ana Paula Hirama (Flickr)

Conhecer o centro histórico de Porto Seguro é parada obrigatória para quem adora fazer uma viagem ao passado de encher os olhos e a imaginação.

Historicamente, Porto Seguro é o local onde Pedro Álvares Cabral avistou nosso país pela primeira vez. O que eles fizeram logo em seguida? Vamos logo saber.

O centro histórico da cidade, também chamado Cidade Alta, é uma das atrações principais da cidade, pois possui uma grande riqueza cultural com seus monumentos históricos e imóveis da época colonial, tornando esse um lugar tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Se quiser conhecer mais sobre a cidade e história de Porto Seguro, vale a pena visitar a cidade localizada no alto de um monte e ter um vislumbre de como eram as moradias antigas na época dos colonizadores. 

Durante o passeio, você vai encontrar coisas incríveis como o Museu do Descobrimento Marco do Descobrimento, que conta um pouco da cultura indígena.

O Farol de Porto Seguro garante uma vista belíssima da cidade moderna e do mar.

10. Praia do Mucugê

Praia de Mucugê
Crédito: Julye Marley (Flickr)

A mais acessível praia de Porto Seguro, sem dúvida, é a praia do Mucugê.

De fato, a praia é famosa por ser uma das joias da Costa Descobrimento e, como as demais praias de Porto Seguro, tem como marca registrada a paisagem bem conservada e atmosfera tranquila.

Por falar em paisagem bem conservada, vale destacar que a praia do Mucugê é emoldurada por árvores da Mata Atlântica. 

E se você gosta de aventura, não deixe de conferir os esportes de vela, aproveitando que os ventos são bem fortes.

Você ainda pode curtir um Kitesurf e Windsurfe, que fazem muito sucesso entre os turistas aventureiros. 

Aproveitando que estamos falando da praia do Mucugê, não podemos deixar de mencionar a famosa rua de mesmo nome, a Rua Mucugê.

Famosa em todo Brasil por ser considerada a mais charmosa e contar com atração completa, pode-se usufruir de diversas opções de restaurantes, sorveterias – uma ótima pedida de sobremesa para refrescar o calor da Bahia –  e bares. 

11. Reserva Pataxó da Jaqueira

Reserva da Jaqueira
Crédito: Paola Carmello (Flickr)

Quando o assunto é preservação, não tem como não falar da Reserva Indígena da Jaqueira (veja mais), fica há 12 quilômetros do centro da cidade e preserva a história e os costumes dos índios Pataxó.

Além de prestigiar um pouco da vida de uma comunidade indígena, que por si só já é uma experiência única e incrível, o felizardo que fizer esse passeio caminha por uma trilha de 1,5 km dentro da reserva.

Ali, tem a oportunidade de observar espécies raras de árvores nativas, como o pau-Brasil, além de se maravilhar com animais ameaçados de extinção e até mesmo conhecer algumas das armadilhas usadas pelos índios para a captura de pequenos animais. 

É um passeio espetacular, não é mesmo?

12. Parque Marinho de Recife de Fora

Parque Marinho de Recife de Fora
Crédito: Marcio Bianchi (Flickr)

Que tal mergulhar em Porto Seguro? Localizada a menos de uma hora da embarcação de Porto Seguro, Recife de Fora é ideal para quem gosta de piscinas naturais, que podem ser conhecidas em época de maré baixa.

Sendo uma reserva com espécies de coral do Brasil e uma infinidade de peixes, ouriços e arraias, o parque é o terceiro maior centro de biodiversidade e vida marinha do Brasil.

Aproveite o passeio nas águas cristalinas para fazer um mergulho e apreciar toda essa beleza bem de pertinho.

Lembrando que o trajeto é feito de barco, então, se você costuma não se sentir bem com o agito do mar, evite ingerir uma grande quantidade de alimentos e tenha um remedinho para lidar com o enjoo sempre a mão. 

13. Trancoso

Trancoso
Crédito: Tabajara (Flickr)

Para conhecer a tranquilidade e as praias de Trancoso, você pode escolher entre o acesso feito de balsa ou por terra. 

Quando estiver pela região de Trancoso, aproveite para conhecer o Quadrado de Trancoso, lugar ideal para passar a tarde passeando e depois curtir uma cervejinha na companhia dos amigos.

Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar de beleza e acolhimento, uma das experiências mais relatadas pelas redes sociais.

14. Passeio pela Praia do Espelho

Praia do Espelho
Crédito: Nailton Barbosa (Flickr)

A Praia do Espelho faz parte do Distrito de Trancoso, que é parte de Porto Seguro.

Como o próprio nome já diz, dependendo das condições climáticas, na Praia do Espelho, o mar pode ficar parecido com a superfície de um espelho, refletindo tudo ao redor

Caminhar pela beira do mar observando as incríveis falésias do local é um espetáculo para ficar na memória. Apenas tome cuidado caso vá inventar de dar uma subidinha para fotografar.

A praia tem uma boa estrutura, com diferentes restaurantes, bares e até pousadas. Um desses lugares que a partir de uma visitinha você acaba ficando mais um dia é a Praia dos Nativos, que conheceremos a seguir.

15. Praia dos Nativos

Praia dos Nativos
Crédito: Hayner Nascimento (Flickr)

Esta famosa praia do distrito de Trancoso vale a pena visitar, sendo um local mais deserto, a quinze minutos de caminhada.

É um lugar muito bonito, onde os pequenos recifes de corais aparecem na maré baixa e propiciam banhos quentes.

Apesar de não ser uma praia tão defronte à cidade, toda a estrutura necessária estará lá: barracas, restaurantes e a curtição sem fim de Porto Seguro. 

Coqueiros por todos os lados e pequenos riachos tornam tudo aconchegante e bonito.

16. Arraial d’Ajuda

Arraial D'Ajuda
Crédito: Daniel Silva (Flickr)

Além de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda é um lugar encantador que vale a pena conhecer pegando a balsa que atravessa o Rio Bunharém, sendo o trajeto bem rapidinho.

Vale a pena aproveitar para conhecer o Eco Parque, um parque aquático que fica em Arraial d’Ajuda. O parque conta com diversas atrações para o público adulto e infantil, sem faltar a exuberante natureza.

É um bom passeio para aqueles que querem se divertir com um pouco de emoção ou para passar um dia diferente.

Além de restaurantes, barracas de comidas e espreguiçadeiras, o lugar também conta com toboáguas, rio lento e piscina com ondas, ideal para passar o dia todo sem dar chance para o tédio.

17. Santa Cruz Cabrália

Santa Cruz de Cabrália
Crédito: Nailton Barbosa (Flickr)

Ao lado da cidade de Prado e Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália disputa o título de ser a primeira localidade avistada pelos portugueses. Mas o que importa para nosso roteiro de viagem é o que podemos avistar hoje. Vamos lá?

O município, localizado a 23 quilômetros da capital, possui uma lista de belas praias, das quais vale citar: praia de Coroa Vermelha, praia de Santo André, praia do Guaiú, praia de Arakakaí, e praia das Tartarugas.

Além disso, é aqui que fica a famosa praia de Mutuá. 

Outro ponto turístico interessante de visitar é o centro histórico e a aldeia Pataxó que, assim como a Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, conserva a tradição e o povo indígena.

Vida noturna de Porto Seguro

Depois desse tour pelas praias de Porto Seguro que estão dentre as mais belas do país, confira alguns dos principais passeios para curtir e conhecer a vida noturna em Porto Seguro, uma das mais badaladas da Bahia.

É possível que você acabe “virando” a noite em alguma folia!

18. Passarela do Descobrimento (Passarela do Álcool)

Passarela do Descobrimento
Crédito: Porto Seguro (Flickr)

A Passarela do Descobrimento, mais conhecida como Passarela do Álcool, é o lugar ideal para passeios noturnos pois oferece opções de restaurantes dos mais simples, com comidas típicas, aos mais sofisticados, com pratos internacionais.

Além da parte culinária, outros atrativos da passarela são as lojinhas com artesanato local, as barraquinhas que oferecem os mais variados drinks e música ao vivo. Você vai amar!

19. Arraial d’Ajuda – Morocha Club

Morocha Club
Crédito: Olho D Vidro (Flickr)

Olha ela aí de novo. Sim, Arraial d’Ajuda também pode ser apreciada durante a noite. Essa é uma dica de passeio para o mês de julho em Porto Seguro. 

O Morocha Club é a casa noturna mais famosa de Arraial d’Ajuda e está entre as melhores baladas de Porto Seguro. Ela fica localizada no final da rua do Mucugê.

20. O Beco da Lua

O Beco da Lua
Crédito: Idelson Mafra (Flickr)

Localizada em Caraíva, O Beco da Lua é outro lugar interessante para se visitar à noite em Caraíva. Além de ser um ambiente bastante animado, que atrai visitantes de todos os lugares, ainda possui muitas opções de comida, bebida e música ao vivo. 

As noites em Caraíva são muito divertidas e com grande astral, com atrações musicais diferenciadas, assim, dependendo do seu gosto e dos dias, pode variar.

De qualquer jeito, ir apostando no “fator surpresa” dificilmente trará decepção. 

A tradição famosa no local fica por conta do bom forró pé de serra para os casais dançarem coladinhos a noite toda. Para quem “manja”, é um prato cheio, e para quem quer tentar, “se joga” que certamente vai ter muita gente a fim de ensinar a você os passos dessa dança para lá de sensual.

21. Beco das Cores

Beco das Cores
Crédito: Prefeitura do Salvador (Flickr)

Quando estiver fazendo suas caminhadas pela rua do Mucugê, na praia do Mucugê, procure a placa que anuncia a entrada do Beco das Cores e descubra mais uma atração de Porto Seguro de alto nível.

A rua do Mucugê concentra os lugares mais vibrantes da noite em Porto Seguro. O Beco das Cores é uma graciosa viela com bares modernos para curtir uma deliciosa música ao vivo, além dos restaurantes e da cachaçaria artesanal.

Um lugar mais do que completo para nunca esquecer

Com tanta coisa boa para curtir e com um roteiro tão amplo, com os principais pontos turísticos de Porto Seguro já na cabeça, é possível que você arrume alguma dificuldade para escolher por onde começar. Mas não se assuste! Deixe fluir.

Pense que todas as praias são belas e recheadas de gente procurando a mesma alegria que você. Faça cada dia ser especial e agradeça onde estiver.

Nunca se sabe se poderemos retornar a algum lugar assim. 

Caso tenha tempo e esteja com uma condução ágil, vale a pena conhecer pelo menos um pouquinho de cada um dos municípios vizinhos da capital.

Porém, se estiver dependente de transporte público ou com o tempo contado, procure dar uma concentrada nos rolês.

Mas não tenha medo de conhecer pessoas e seguir as dicas do povo da região! Quem realmente sabe dos segredinhos de cada cidade é quem vive nela.

Logo abaixo vão algumas perguntas e respostas para frisar as questões comumente feitas pelos turistas a respeito dos principais pontos turísticos de Porto Seguro.

Façam boa viagem e se cuidem!

Vale a pena conhecer o Memorial do Descobrimento. 

Qual o lugar mais bonito de Porto Seguro?

Se você procura o lugar mais bonito de Porto Seguro, seu destino é Trancoso.

Além da diversidade de praias, desde as mais agitadas até as mais paradisíacas, o distrito é considerado um dos lugares mais bonitos de Porto Seguro e conta com hospedagens para todos os gostos e bolsos, de resorts luxuosos a pousadas mais modestas e aconchegantes. Você vai amar!

O que não deixar de fazer em Porto Seguro?

Porto Seguro possui opções infinitas de belezas naturais e diversão, mas se você está se perguntando o que não deixar de fazer, a resposta é a Passarela do Álcool.

Além de ser o ponto mais popular da cidade à noite, a passarela é cheia de casinhas coloridas, barracas vendendo bebidas, artesanato e souvenires, você encontra a melhor culinária típica baiana ou, se preferir, várias delícias à base de frutos do mar.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro