Pontos Turísticos de Trancoso: 15 Principais Lugares para Conhecer

Com praias paradisíacas, falésias coloridas e uma vegetação incrivelmente vívida, Trancoso vem ganhando cada vez mais a atenção dos viajantes. Se, assim como eles, você deseja conhecer esse pequeno pedaço da Bahia, não deixe de conferir agora os principais pontos turísticos de Trancoso.

Situado na região sul do estado da Bahia, o pequeno distrito de Trancoso está localizado na Costa do Descobrimento. Trata-se de uma zona turística que agrupa um número considerável de municípios e distritos.

Trancoso é uma região bastante democrática. Assim, recebe bem as pessoas que desejam desfrutar de sua paisagem belíssima para curtir férias tranquilas em família.

Igualmente, também atende bem o público que quem curtir um período mais festivo, buscando a animação local.

De qualquer forma, Trancoso consegue acomodar muito bem todos os seus visitantes, proporcionando uma experiência única a todos que ali se acomodam.

Pontos turísticos de Trancoso: os principais locais para conhecer

As praias de Trancoso

O litoral da Costa do Descobrimento tem belíssimas praias e com Trancoso não é diferente.

As praias de areias brancas e fofas, em contraste com a tonalidade cristalina do azul de seus mares, ajudam a dar um ar extremamente cativante ao ambiente.

Contudo, cada uma delas conta com suas próprias particularidades, o que as deixam ainda mais interessantes.

Entre as principais praias de Trancoso, estão:

Praia do Espelho

Começando por uma das praias mais belas de todo o distrito de Trancoso, a Praia do Espelho poderia facilmente ser confundida com uma praia caribenha devido ao seu visual simplesmente esplêndido.

A praia conta com cores vibrantes que criam um contraste único, se vangloriando do verde intenso de suas matas robustas, com palmeiras que surgem imponentes da vegetação local, além de contar com grandes falésias e seus muitos tons terrosos.

A praia em si é belíssima, principalmente quando sua maré está mais baixa.

Nesse momento, é possível ver uma barreira de corais e algumas pequenas penínsulas de areia. Além disso, a maré baixa também deixa incontáveis piscinas naturais que podem ser desfrutadas pelos turistas.

Praia dos Coqueiros

Considerada uma das grandes praias de Trancoso, a Praia dos Coqueiros garante ao visitante não só um panorama estonteante do local, mas uma grande infraestrutura para ainda mais conforto.

Por isso, é mais um dos pontos turísticos de Trancoso que você não pode deixar de conhecer.

Seu visual é belíssimo, contando com águas cristalinas, areias brancas e bem fofinhas e coqueiros dos mais diversos tamanhos e de colorações vibrantes.

Ademais, a praia é ideal para todos os tipos de pessoas, sendo um ótimo lugar para se curtir com a família, para curtir um momento romântico em casal ou mesmo para quem procura algo mais animado.

A praia conta com um número bem grande de barracas, quiosques e restaurantes, além de oferecer redes Wi-Fi em alguns pontos, cadeiras almofadadas para maior conforto e banheiros com chuveiros elétricos.

Praia do Rio da Barra

Ao contrário da Praia dos Coqueiros, a Praia do Rio da Barra é extremamente tranquila, ficando praticamente isolada da agitação de Trancoso.

Localizada entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe, em Arraial d’Ajuda, a Praia do Rio da Barra conta com um dos panoramas mais belos de todo o distrito de Trancoso.

Com falésias imponentes de tons avermelhados e beges, areias claras e um belíssimo mar de águas cristalinas, é fácil encantar qualquer pessoa que tenha a oportunidade de vê-la com os próprios olhos, aproveitando sua doce tranquilidade com um verdadeiro paraíso particular.

Devido ao seu afastamento, a praia conta com pouquíssima infraestrutura.

Isso valoriza mais a experiência de solitude do visitante, ou traz ainda mais espaço e liberdade para as famílias que ali queiram aproveitar seu momento de descanso e lazer.

A praia também conta com a presença da foz do Rio da Barra, além de diversas formações de piscinas naturais quando sua maré está baixa.

Praia dos Nativos

Considerada a praia mais popular de Trancoso, a Praia dos Nativos é o destino certo para aqueles que buscam agitação em um ambiente paradisíaco. Assim, não poderia deixar de ser mencionada nessa lista de pontos turísticos de Trancoso.

Unindo o popular com o sofisticado, a praia oferece uma enorme gama de barracas para agradar a todos os turistas e residentes.

Quiosques e barracas mais simples dividem espaço com pousadas extravagantes e espaços dedicados para festas e eventos maiores.

A praia oferece uma experiência para lá de satisfatória para aqueles que apreciam uma boa refeição à beira-mar devido à alta gastronomia presente nos restaurantes e barracas ao redor da praia.

Trata-se de um espaço gastronômico de altíssima qualidade.

Um chamativo bastante interessante da Praia dos Nativos é o encontro do rio com o mar, consolidando-se como uma desembocadura, criando diversas piscinas naturais de água doce.

Praia de Itapororoca

Ideal para toda a família, a Praia de Itapororoca é uma das mais tranquilas de Trancoso e não oferece qualquer tipo de preocupação aos pais com suas crianças.

Cercada por diversas construções luxuosas, a praia oferece um certo desafio aos turistas, mostrando que a chegada ao local torna-se ainda mais satisfatória.

A praia conta com faixas de areia brancas e um mar extremamente calmo, deixando as ondas de lado e apostando em uma calmaria tranquilizante.

Toda a tranquilidade oferecida pelo local cobra seu preço ao contar com uma infraestrutura quase nula.

Diz-se quase nula, pois a praia conta com um grande número de hotéis e pousadas que possuem excelentes restaurantes, mas é de se esperar que o valor sobe consideravelmente.

Praia do Rio Verde

Vizinha direta da Praia dos Coqueiros, uma das praias mais agitadas de Trancoso, a Praia do Rio Verde se difere por apresentar uma atmosfera mais tranquila.

Ou seja, é uma excelente pedida para aqueles que buscam por um lugar de paz e sossego.

Localizada a cerca de 2 quilômetros do Quadrado de Trancoso, a Praia do Rio Verde é de muito fácil acesso.

Assim, ela pode ser visitada de carro, quadriciclo, moto táxi ou mesmo a pé. Não é necessário um deslocamento absurdo para se achar paz e tranquilidade.

A praia é agraciada pelo belo panorama composto pelo mar cristalino e de ondas bem tranquilas, areias brancas e coqueiros que ajudam a dar um ar ainda mais belo ao local.

Também é possível ver diversas piscinas naturais quando a maré está baixa.

Um lado bastante positivo da Praia do Rio Verde é a presença de diversos restaurantes e pousadas para os visitantes que desejarem desfrutar da beleza local por mais tempo.

Praia de Itaquena

Não seria mentira dizer que a Praia de Itaquena é um verdadeiro “paraíso perdido” presente no litoral sul da Bahia.

A praia faz parte de uma reserva natural, por isso, seu acesso é extremamente complicado, podendo ser feito de quadriciclo ou a pé.

Entretanto, se a segunda opção for a sua escolha, tenha em mente que você precisará percorrer uma distância de 10 km, iniciando sua caminhada na Praia dos Coqueiros.

A praia é a queridinha dos surfistas por contar com ondas mais fortes e radicais. Além disso, é também a queridinha dos aventureiros.

Por quê? Porque proporciona diversas trilhas em suas faixas de areia.

Por falar em areia, a praia, assim como as demais, conta com uma areia bem clarinha e fofa, um mar bastante agitado que fornece diversas piscinas naturais, contando com a presença de barreiras de corais que podem ser observadas quando sua maré está baixa.

Entretanto, é sua vegetação que mais chama a atenção, pois por se tratar de uma reserva ambiental, a mata do local possui pouca interferência humana em sua aparência, preservando seu design natural.

Sendo assim, a Praia de Itaquena é para os amantes de bons desafios que desejam se surpreender positivamente no final.

Quadrado de Trancoso, um dos mais incríveis pontos turísticos de Trancoso

Rodeado por uma aura histórica simplesmente fantástica, o Quadrado de Trancoso é um dos pontos turísticos mais belos e interessantes de se visitar em Trancoso. Ou seja, é indispensável para qualquer turista.

A área limitada rodeada por belas casinhas coloridas é o marco de todo o distrito de Porto Seguro, atraindo uma legião de turistas ao local para apreciar o pequeno vilarejo de clima interiorano.

Além das casinhas coloridas, ergue-se imponente no Quadrado a Igreja São João Batista, também conhecida como a Igrejinha do Quadrado.

Lá, fica o mirante de vista para a Praia dos Nativos e dos Coqueiros, além da vista do Rio Trancoso, que divide as duas praias.

Durante o período matutino, o clima mais tranquilo e familiar toma conta do vilarejo, com crianças jogando futebol no campo improvisado com a pequena igreja de fundo, com a maioria das casinhas mantendo suas portas fechadas.

Mas é ao anoitecer que as coisas mudam radicalmente na pequena região, dando uma nova vida ao Quadrado.

As casinhas, que antes se escondiam enquanto o sol se fazia presente, agora se transformam em bares, restaurantes e lojinhas de artesanatos.

Tudo isso colorido pela nova iluminação que se faz presente no período noturno.

O Quadrado de Trancoso abriga muitas faces curiosas, abraçando o tranquilo som da natureza durante o dia, enquanto libera toda a sua energia com as músicas, conversas e boas risadas durante a noite.

Igreja São João Batista

Principal alvo daqueles que buscam um local memorável para o casamento dos sonhos, a Igreja São João Batista é uma das construções mais belas e antigas de Trancoso.

Construída, como de costume, de costas para o mar, a fim de proteger os fiéis e os itens que ali haviam do poder corrosivo da maresia, a igreja foi levantada em 1656.

Em sua construção, utilizaram óleo de baleia, areia e águas de uma cachoeira próxima.

A igreja abriga um mirante com uma belíssima vista para duas das praias mais visitadas de Trancoso. Estamos falando da Praia dos Nativos e da Praia dos Coqueiros.

Além da vista, a Igreja do Quadrado atrai diversos casais apaixonados que decidem se unir em sagrado matrimônio no local.

Lá, eles realizam belas cerimônias e tornam esse momento tão lindo ainda mais mágico.

Visitar o Teatro L’Occitane

Um dos mais belos monumentos erguidos e um dos maiores pontos turísticos de Trancoso não teve a assinatura da grande mãe natureza, como é na grande maioria das vezes, mas sim pelas mãos do luxemburguês François Valentiny, responsável pela criação do Teatro L’Occitane.

O teatro conta com um design bastante cativante e garante uma experiência única ao visitante, reconhecido internacionalmente como um marco no ramo da arquitetura mundial.

O teatro é palco de diversos eventos, shows e até ensaios fotográficos. Com uma infraestrutura contemporânea, o local abriga 300 pessoas, dividindo-se em uma área externa e uma área coberta.

Sua presença em meio às falésias e matas de Trancoso dá um ar ainda mais fantasioso ao lugar.

Aliando uma das mais belas construções feitas no Brasil, pelas mãos de um ser humano, à belíssima criação realizada pela natureza, o resultado só poderia ser maravilhoso.

Aproveitar o Café de La Musique durante a alta temporada

Para aqueles turistas que adoram um ambiente bastante descontraído e agitado, o Café de La Musique garante uma experiência para lá de animada.

Palco de inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais, o ambiente festivo localizado nas proximidades do Quadrado de Trancoso oferece aos turistas e nativos da região uma noite recheada de muita música eletrônica e badalação.

Apesar de contar com uma ótima infraestrutura e unir um ambiente mais praieiro com a batida mais urbana, o Café de La Musique só funciona no período de alta temporada ou em feriados prolongados.

Mas, se esse for o seu caso, não deixe de visitar a casa de show mais bombástica de Trancoso.

Curtir uma noite animada no O Centro Music Bar

Considerado um dos melhores pontos para se curtir durante a noite em Trancoso, O Centro Music Bar garante momentos bem animados, acompanhados de boa música e drinks incríveis oferecidos pela casa.

O bar é bastante eclético, trabalhando com diversos estilos e apresentando uma grande variedade musical, agradando praticamente a todos que param ali, em um dos pontos turísticos de Trancoso mais bacanas.

Porém, é na música eletrônica que o bar se sobressai, contando com diversos DJ’s locais, além de algumas participações especiais de DJ’s de outros estados.

O bar conta com uma boa infraestrutura, garantindo o conforto e a segurança dos visitantes, enquanto proporciona momentos inesquecíveis aos mesmos.

Conhecer a cultura dos Pataxós na Aldeia Imbiriba

A cultura indígena é bastante presente em Trancoso. Afinal, Trancoso foi palco da catequização dos indígenas locais por parte dos Jesuítas que acabavam de chegar de Portugal.

Por isso, nada melhor do que se aprofundar com a cultura oferecida na Aldeia Imbiriba.

Localizada em Itaporanga, a Aldeia Imbiriba conta com um grande número de artesanatos produzidos pelos membros da tribo dos Pataxós.

Os turistas são levados até as suas ocas, também chamadas de kijemes, onde são apresentados aos diversos trabalhos produzidos pelos índios.

É comum termos uma imagem estereotipada dos povos indígenas em nossas mentes, com homens e mulheres com vestimentas e adereços que simbolizam sua cultura.

Entretanto, os índios cada vez mais se adéquam aos novos costumes adotados pela sociedade ao longo dos anos. Isso ocorre principalmente para garantirem seu espaço econômico no mundo moderno.

Diversas crianças na aldeia utilizam seus cocares e colares tribais. Isto, claro, além de tangas e pinturas. Esses adornos nada mais são do que uma ferramenta para atrair os turistas.

Apesar de parecer uma desconstrução, na verdade se trata da adaptabilidade dos povos em manterem vivas as suas culturas e raízes, a fim de que elas perpetuem através das eras.

Terravista Golf Course

O relevo e a vegetação de Trancoso dão vida a um dos locais mais exclusivos de todo o Brasil, o Terravista Golf Course.

Localizado no alto das majestosas falésias de tons terrosos e com o mar como panorama principal, o campo de golfe se torna um dos atrativos mais belos do distrito de Porto Seguro.

Além disso, é um dos mais belos de todo o país, como dito anteriormente.

No campo, o jogador pode agendar aulas com professores especializados, alugar equipamentos e aproveitar um jogo bastante tranquilo.

Tudo isso ouvindo o som das ondas do mar que batem de encontro às encostas rochosas e o som do canto dos pássaros.

Apesar de possuir um preço um tanto salgado, o Terravista Golf Course é um dos pontos mais incríveis de Trancoso. Certamente, vale a pena visitar.

Club Med, um dos pontos turísticos de Trancoso

Apesar de não tratarmos especificamente de hospedagens neste artigo, o Club Med é um dos resorts mais incríveis de Trancoso.

Construído no alto de uma encosta de frente para o mar, o edifício internacional está localizado no complexo de Terravista.

Trata-se de uma das regiões mais luxuosas de todo o distrito baiano. Por isso, espere valores bem agressivos e pouco convidativos.

O resort contém diversas casas de luxo e, é claro, o mais famoso campo de golfe da região, o Terravista Golf Course.

Como dito anteriormente, apesar de ser uma estadia, o local vale muito a pena ser visitado. Entretanto, se você se assustar com os valores exorbitantes, é melhor caprichar nas economias para a sua viagem.

Posts Relacionados

A bagagem histórica e cultural de Trancoso

As belas praias e o ambiente paradisíaco que pode ser comparado com as incríveis paisagens caribenhas combinam com a grandiosidade histórico-cultural do distrito de Trancoso.

Servindo de palco para o início do que viria a ser a colonização dos povos indígenas pelas mãos dos portugueses vindos da Europa, Trancoso abriga toda uma aura mística que envolve as construções e costumes dos nativos que ali habitam.

O local passa uma sensação atemporal, quase permitindo ao visitante sentir a catequização dos índios pelos Jesuítas na Igreja São João Batista, percorrendo através do tempo até a redescoberta do Quadrado, antes ocultado da história, para além do tempo, pelos hippies na década de 1970.

O legado histórico ainda ecoa através das construções, repercutindo nos costumes e novos hábitos, principalmente os adotados pelos indígenas.

Eles, apesar de manterem viva sua cultura, adquiriram novos hábitos aliados a costumes tradicionais para manter não só suas raízes, mas adquirir certa relevância no mundo moderno. A ideia é evoluir em conjunto.

Visitar Trancoso vai muito além dos pontos físicos encontrados na região.

Visitar Trancoso, mais do que qualquer outra coisa, significa sentir a história e a cultura de um local inesquecível.

Pontos turísticos além de Trancoso

Mesmo contando com pontos turísticos incríveis, Trancoso pode servir de ponte para outros distritos no município de Porto Seguro, como Arraial d’Ajuda e Caraíva.

Arraial d’Ajuda é simplesmente perfeito para aqueles que desejam curtir uma “extensão” da animação proporcionada por Trancoso, principalmente durante a noite.

O distrito vizinho é bastante badalado e conta com praias e vegetação igualmente maravilhosas, mostrando que os distritos conseguem compartilhar boa parte de suas qualidades.

Por outro lado, Caraíva é a pedida perfeita para aqueles que buscam por mais sossego e tranquilidade, fugindo para os seus pequenos vilarejos praieiros, tornando-se um verdadeiro refúgio da agitação e movimentação dos distritos vizinhos.

As praias como os principais pontos turísticos de Trancoso

É provável que você esteja se perguntando o porquê de citarmos um número bem extenso de praias do local.

Acontece que, por se tratar de uma região litorânea com o ecoturismo como principal base econômica, a região aposta firmemente nos belos cenários paradisíacos que ali existem.

A natureza local é extremamente rica em beleza e detalhes. Afinal, Trancoso parece ter sido esculpido a mão, recebendo um cuidado grandioso em sua formação, com cores que conseguem contrastar perfeitamente umas com as outras.

Entretanto, esse é apenas um dos pontos mais importantes.

Sabemos que o divertido distrito da Costa do Descobrimento guarda muitas outras surpresas e atividades por toda a sua extensão.

Os pontos turísticos variam de acordo com as temporadas

Um dos pontos mais importantes para quem pretende visitar Trancoso pela primeira vez é entender que alguns locais funcionam apenas em períodos de alta temporada.

O caso do Café de La Musique, citado anteriormente, é um exemplo bastante prático de um dos pontos turísticos mais divertidos da região que só funcionam em um período específico.

Entretanto, é comum outros locais, ou mesmo festividades, acontecerem em momentos particulares ao longo do ano.

Por isso, procure prestar bastante atenção no calendário da região antes de fazer a sua viagem.

Considerações finais

Trancoso e toda a região sul do litoral da Bahia vêm ganhando cada vez mais força no cenário pós-pandêmico, mostrando que o distrito é, de fato, um dos mais queridos entre os brasileiros.

Uma curiosidade bastante interessante a respeito desse fato foi o crescimento exponencial de viajantes que tomaram Trancoso como o ponto turístico mais requisitado no período de pandemia do novo coronavírus, tido como um refúgio afastado de toda essa loucura viral que assolou o mundo nos últimos 2 anos.

Mas não podemos culpá-los, afinal, Trancoso conta com uma infinidade de coisas a se fazer e lugares a se visitar.

Seus principais pontos turísticos, as praias, dizem muito a respeito da tranquilidade do local. Afinal, ela anda em perfeita harmonia com o estado mais agitado adotado pelo distrito com o avançar do dia.

Trilhas belíssimas e tranquilas caminham em perfeita harmonia e sincronia com os bares de músicas vibrantes, petiscos deliciosos e drinks exóticos. Há também uma infinidade de trabalhos de artesanatos de moradores locais, além dos artesanatos indígenas.

E se você quer conhecer um pouco mais sobre Trancoso ou sobre outros lugares incríveis presentes no nosso imenso Brasil, não deixe de acompanhar outros artigos do Viagem Club.

Até a próxima!