Porto de Galinhas em Agosto: 5 Atrações Para Aproveitar

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Porto de Galinhas em agosto pode ser uma ótima opção para quem quer viajar pelo nordeste.

Anúncios

Essa praia, que fica a menos de 100 km de Recife, é conhecida pelo mar calmo e pela belezas naturais. De quebra, permite passeios inesquecíveis pela região, seja de buggy ou de jangada.

Assim como outros destinos do nordeste, Porto de Galinhas em agosto se torna uma bela escolha porque ainda está fora do período de alta temporada – e já no final da estação das chuvas.

Sim, é provável que você encare alguns dias de mau tempo, mas é justamente por isso que nós, do Viagem Club, selecionamos cinco atrações para você aproveitar, independentemente de qualquer coisa. Bora conhecer?

Como aproveitar Porto de Galinhas em agosto?

Não há muito mistério. Porto de Galinhas em agosto tem praticamente as mesmas atrações das outras épocas do ano, talvez com um pouco a mais de chuva.

O clima é agradável, e o acesso às belezas naturais é o mesmo.

Há, porém, uma boa vantagem: por estar fora da alta temporada e num período de transição do clima chuvoso para o seco, há menos público. E isso significa ainda mais tranquilidade.

Mas o principal diferencial para o mês são as comemorações na região. Há festas para santos, para o folclore e também para se deliciar com o berbigão, um molusco muito conhecido na região.

1. Ir até o Pontal do Maracaípe

O Pontal do Maracaípe fica a poucos minutos da praia principal de Porto de Galinhas. Seu acesso é exclusivamente a pé – ou num passeio de buggy. Ela conta com pouca infraestrutura, mas é ótima para passar horas de descanso.

Além disso, é de lá que saem os passeios de jangada para quem quer apreciar os cavalos-marinhos e o visual do manguezal.

O passeio custa a partir de R$ 30, e se você estiver em Porto de Galinhas em agosto, quando a presença de turistas é menor, o tour se torna ainda mais interessante.

2. Visitar a praia de Muro Alto

Se você for a Porto de Galinhas em agosto, uma escapada até a praia de Muro Alto será, com certeza, uma ótima opção de passeio.

Isso porque ela fica a cerca de oito quilômetros do centrinho e tem boa estrutura, o que costuma ser convidativo para quem viaja em família.

A praia de Muro Alto é conhecida pelas ótimas barracas de praia. As melhores contam com ducha, estacionamento e banheiros bem cuidados.

Além disso, por lá você poderá alugar equipamentos para mergulho, seja de cilindro ou snorkel, pranchas para stand-up paddle e caiaques.

Quanto às crianças, elas certamente vão se divertir e se refrescar nas águas rasas das piscinas naturais.

3. Curtir a praia principal

A praia principal de Porto de Galinhas, também chamada de Praia da Vila, é de longe a mais concorrida pelos turistas.

Mas, se você estiver em Porto de Galinhas em agosto, é provável que consiga curtir a areia fofa e o mar calmo sem muita concorrência. Afinal, o período ainda é considerado baixa temporada.

Apesar disso, se puder escolher os dias, a gente sugere curtir a Praia da Vila durante a semana – e não aos sábados e domingos.

E o motivo é bastante: mesmo que você esteja em Porto de Galinhas em agosto, não se esqueça que a temperatura é agradável, o que faz com que muita gente da capital, Recife, se desloque até lá aos finais de semana para curtir o mar.

4. Surfar em Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho já foi uma das cidades mais badaladas de Pernambuco. Ela fica no meio do caminho entre Recife e Porto de Galinhas – o que significa que muito provavelmente você irá passar por lá.

O lugar é repleto de praias bonitas, e também costuma receber campeonatos de surfe devido às ótimas ondas.

Portanto, se você estiver em Porto de Galinhas em agosto e curtir o esporte no mar, não deixe de passar pelo menos um dia por lá.

A dica é ir à praia de Itapuama, a que oferece as melhores ondas.

Mas, mesmo se você não for adepto do surfe, o passeio também vale muito a pena.

Afinal, além de contar com belas praias, Cabo de Santo Agostinho possui diversos mirantes, que permitem vistas incríveis da região.

É lá também que fica a Igreja de Nazaré, fundada ainda no século 16, e as ruínas do Convento das Carmelitas, construído no século 18.

5. Participar das festas locais

Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, e a região possui diversas opções de festas locais em agosto.

Na sede do município, por exemplo, o mês marca a Festa de Santa Clara, com programação religiosa, mas também com apresentações para o público em geral. Os shows variam a cada ano, mas não é incomum contar com bandas de renome nacional.

Perto dali, em Sarrambi, acontece a Festa do Berdigão, um molusco bastante comum na região.

No evento é possível comer pratos deliciosos feitos com esse fruto do mar e outros peixes. Além disso, também conta com apresentações musicais.

E há ainda o Dia do Folclore. As tradições locais são muito valorizadas nessa região, por isso a comemoração é feita pelos diversos pontos de Ipojuca. Assim, se você estiver em Porto de Galinhas em agosto, programação especial é o que não irá faltar.

O clima em Porto de Galinhas em agosto é bom?

Porto de Galinhas em agosto é um mês interessante para se visitar. Ainda que não estejamos na estação seca, no oitavo mês do ano a média de chuvas cai drasticamente, principalmente se comparada a junho.

Quanto a isso, o volume de chuvas é imprevisível. É possível que você pegue uma semana inteira de tempo seco – por isso é bom visitar os sites especializados em clima para ter uma melhor previsão – ou então vários dias de chuva.

O que é incomum é chover ao longo de todo o dia, por isso Porto de Galinhas em agosto é uma boa época para se pagar menos e dar praia.

Quanto à temperatura, essa região costuma ter médias parecidas ao longo de todo o ano! As máximas chegam em média a 27 °C em Porto de Galinhas em agosto.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto de Galinhas