Carregando...

Porto Seguro em Dezembro: 4 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Sem dúvida, Porto Seguro é um dos destinos mais procurados em dezembro. Afinal de contas, o litoral baiano é conhecido por ter as melhores praias e festas de Réveillon do Brasil. Por isso, é de se esperar que a cidade de Porto Seguro em dezembro fique bastante movimentada.

Anúncios

Vai viajar para Porto Seguro no final do ano? Então, confira a seguir as melhores atrações de dezembro!

Anúncios



Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Como aproveitar Porto Seguro em dezembro da melhor maneira possível?

O clima de Porto Seguro em dezembro é quente e úmido, com temperaturas variando entre 23°C e 28°C. Mas, como venta bastante, o clima fica agradável.

Além disso, apesar da probabilidade de chuva ser moderada durante o mês de dezembro (precipitação média de 123 mm), as pancadas são passageiras. Por isso, mesmo que você pegue chuva, dificilmente ela atrapalhará seu passeio.

Em contrapartida, dezembro é um dos meses de maior movimento turístico em Porto Seguro, principalmente na virada do ano. Então, as praias próximas ao centro ficam bastante movimentadas.

Mesmo assim, se você estiver disposto a ir mais longe, é possível encontrar lugares mais tranquilos e isolados. Confira a seguir!

1. Réveillon em Porto Seguro

Reveillon em Porto Seguro
Fonte: César Menotti & Fabiano (Flickr)

Sem dúvida, uma das maiores atrações de Porto Seguro em dezembro são as festas de Réveillon.

A festa pública, organizada pela prefeitura, acontece na Passarela do Descobrimento (Passarela do Álcool) nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. O evento da virada conta com show pirotécnico de cerca de 10 minutos e show de música.

Durante o feriado de ano novo os shows continuam em um trio elétrico que sai da Praça do Relógio e vai até a Travessa Augusto Borges.

Todo o trajeto do trio elétrico possui telões de led. Então, independente de onde estiver, você pode acompanhar de perto os detalhes da festa.

Além da festa de réveillon pública, em Porto Seguro há ótimas festas particulares nas praias e complexos de lazer. Conheça algumas delas:

  • Réveillon Sundance: acontece no Uiki Beach Club, localizado na Praia do Parracho, Arraial d’Ajuda. Além dos shows, a festa conta com bares, restaurantes, piscina, áreas de esporte, chuveiro, lounges e espaço comum;
  • Réveillon Axé Moi: é uma das festas mais procuradas de Porto Seguro. O complexo de lazer Axé Moi fica na Praia de Taperapuan e oferece uma festa de três noites repleta de apresentações de bandas e artistas famosos de sertanejo, axé ou outros estilos famosos no momento;
  • Sunflora Pré-Réveillon: é realizado no dia 29 de dezembro na Praia dos Nativos, em Trancoso. Nesse evento você pode começar a comemorar a chegada do ano mais cedo com um dos melhores shows de DJs da região.

2. Fazenda Mãe Tereza

Fazenda Mãe Tereza
Fonte: Bahia Turismo (Flickr)

Se você quer fugir um pouco da agitação das praias de Porto Seguro em dezembro, uma boa opção é fazer uma visita à Fazenda Mãe Tereza.

Esse parque ecológico fica na cidade de Santa Cruz Cabrália, a 11 km de distância de Porto Seguro. Atualmente, a Fazenda Mãe Tereza ocupa uma área preservada de 27 mil km² de manguezal e Mata Atlântica.

Além de observar a natureza, no parque ecológico Fazenda Mãe Tereza você pode realizar diversas atividades radicais e de ecoturismo, como descer de toboágua, andar de caiaque, passar de trem e de cavalo, praticar pesca artesanal, tomar um banho de lama e fazer trilhas em meio a mata nativa.

Outro atrativo da Fazenda Mãe Tereza é a Parrilha, um delicioso churrasco uruguaio preparado em uma churrasqueira especial, onde as carnes são defumadas e assadas lentamente.

Além disso, o almoço conta com vários pratos baianos. Você não vai se arrepender de visitar o parque ecológico!

3. Santo André

Vila de Santo André
Fonte: Diego Teschi (Flickr)

A vila de Santo André fica em Santa Cruz Cabrália, a 26 km de Porto Seguro.

Com apenas 800 habitantes e 13 km de praias desertas, esse é o destino perfeito para quem quer fugir da agitação das praias do sul da Bahia, mas não abre mão de um banho de mar.

Por ser de difícil acesso, Santo André possui praias muito bem preservadas, com mangues e Mata Atlântica emoldurando a orla, areia fofinha e muita vida marinha.

Por isso, as principais atrações do vilarejo são a pesca oceânica e o mergulho em alto mar.

Embora tenha paisagens paradisíacas, vale a pena lembrar que as praias de Santo André não possuem uma boa estrutura.

No geral, você vai encontrar apenas alguns quiosques e barracas de moradores da região. Mas o fato das praias serem simples e pouco frequentadas é o que torna a região tão especial.

Contudo, até mesmo o vilarejo de Santo André pode ficar cheio nos últimos dias do ano, pois lá acontece a Festa de Ano Novo da Vila.

O evento acontece nos dias 29 de dezembro a 2 de janeiro no Beach Club da Vila.

Ao todo são quatro festas: três que duram das 15h às 23h, e a principal que começa às 22h e só termina ao amanhecer.

4. Caraíva

o que fazer em Caraíva
Fonte: RuiBritto (Flickr)

Outro destino para quem quer relaxar em Porto Seguro em dezembro é o distrito de Caraíva. Ele é ainda menor e mais rústico do que Santo André, com apenas 700 habitantes, ruas de terra e sem veículos motorizados.

Para você ter uma ideia, não é possível chegar lá de carro, apenas de barco.

Apesar de ser um pouco longe do centro de Porto Seguro, Caraíva tem as praias mais bonitas da cidade. Por exemplo, se a sua intenção é descansar, você pode visitar a Praia do Satu e a Praia do Camarão.

Além do mar tranquilo e com piscinas naturais, lá você encontra algumas lagoas para banho.

Por outro lado, se quiser ir a uma praia um pouco mais movimentada, uma boa opção pode ser a Praia de Caraíva, que possui um barzinho bem frequentado.

Nos últimos dias do ano, Caraíva também fica mais movimentada por causa do Awê Réveillon. O evento acontece na noite da virada no bar Coco Brasil, em frente ao mar.

Ou seja, em Porto Seguro em dezembro, mesmo os lugares mais desertos e tranquilos ficam movimentados nos últimos dias do ano.

Quer receber as melhores dicas de viagem e turismo? Então, continue acompanhando o Viagem Club.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro