Praia da Lagoa Azul, em Arraial d’Ajuda: Vale a Pena? O que Fazer?

A Praia da Lagoa Azul compreende um pequeno trecho entre Pitinga e Taípe. Ela fica a cerca de seis quilômetros do cento de Arraial d’Ajuda (BA).

Para chegar ao local, é necessário caminhar vinte cinco minutos (saindo de Pitinga) ou vinte minutos (partindo de Taípe).

O nome da Praia da Lagoa Azul – um dos pontos turísticos de Arraial – se deve à antiga lagoa bem no centro de sua praia. Infelizmente, essa atração natural não existe mais.

Contudo, durante os períodos de chuva, forma-se o poço de uma lama com grandes quantidades de silicato de alumínio e uma argila com propriedades terapêuticas.

Essas características atraem os turistas que buscam melhorar a saúde da pele. As crianças, por sua vez, apreciam visitar a localidade por pura diversão.

Ademais, a Praia Lagoa Azul apresenta uma faixa de areia bem ampla e clara, ideal para as caminhadas e fotos de tirar o fôlego.

Fizemos uma avaliação da região. Se a sua próxima parada é a Praia Lagoa Azul, mergulhe fundo em nosso conteúdo para descobrir tudo sobre o local que atrai pessoas do país todo.

O que fazer na Praia da Lagoa Azul?

Inicialmente, é preciso destacar que o mar, neste ponto, conta com águas de uma tonalidade belíssima e cristalina – altamente convidativo para banhos refrescantes em um cenário paradisíaco.

Há uma grande falésia que limita a Praia Lagoa Azul com a mata adjacente, tendo coqueiros de grande porte emoldurando toda a orla.

Dentre as principais atrações do local e de seus arredores, destacamos:

Barraca de Pitinga

A Barraca de Pitinga é um restaurante típico de Arraial, possuindo excelente localização, ótimo atendimento e pratos da gastronomia brasileira – incluindo saborosos preparos à base de frutos do mar.

O estabelecimento é altamente recomendável para quem deseja passar dias agradáveis na praia, usufruindo de uma praia linda com uma estrutura incrível para atender todas as necessidades dos turistas.

Barraca do Faria

Em uma excelente localização – nas proximidades da Praia Lagoa Azul – a movimentada Barraca do Faria atua há mais de duas décadas, oferecendo excelente atendimento a cada um de seus clientes.

A responsável pela cozinha (bem como proprietária do estabelecimento) faz questão de, pessoalmente, ir a todas as mesas para saudar e conhecer o seu público.

Além disso, não poderíamos deixar de mencionar o saboroso peixe vermelho que, além de ser assado diretamente na brasa, acompanha purê de batatas.

A Barraca do Faria oferece petiscos deliciosos e, para facilitar a vida dos clientes, aceita todos os cartões e, evidentemente, pagamento em dinheiro.

O estabelecimento oferece, ainda, estacionamento livre em suas proximidades.

Maré Beach Bar

Na condição de pioneiro, o Maré Beach Bar possui o mérito de ter sido o primeiro estabelecimento comercial desse tipo em toda a Costa do Descobrimento.

Essa condecoração foi oficializada pelo governo estadual, por meio da Bahiatursa.

Além desse reconhecimento, o Maré Beach Bar ostenta, ainda, o aval do “Bureau Veritas de Certificação” (BVQI), do Sebrae e o selo Prata da Bahia – Qualitur.

Essa distinção de qualidade posiciona o estabelecimento entre os melhores restaurantes e bares do Brasil.

Como se não bastasse, o Maré Beach Bar tem, ainda, muita história: são quase três décadas na Praia da Pitinga, bem perto da Praia Lagoa Azul.

Depois de uma reforma geral em suas instalações, o local oferece espaços mais exclusivos para os seus clientes.

Dito de outra forma, além do restaurante e do bar, ao visitar o Maré Beach Bar você terá, à disposição, um Guest House, incluindo acomodações luxuosas a preços acessíveis.

O Maré Beach Bar prima pela gastronomia contemporânea, articulando os sabores e as cores dos frutos do mar às carnes, elevando, de modo geral, o nível culinário de toda a região.

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê está situada bem no centro em Arraial d’Ajuda – distrito de Porto Seguro.

A rusticidade e a simplicidade dos seus recantos levam os visitantes a um universo de charme e sofisticação dentro da Bahia.

Não por acaso, ela é amplamente reconhecida como a “mais charmosa” rua do Brasil.

A culinária, sem dúvida, é um dos pontos fortes da Rua do Mucugê, com diversos restaurantes das mais distintas especialidades, inúmeras lojas, bares temáticos, apresentações musicais, entre outros.

Pousadas simples, aconchegantes e dotadas de um ar despretensioso (embora apresentem excelentes opções de conforto) podem ser encontradas na Rua do Mucugê.

A rua disponibiliza, também, os mais variados serviços de conveniência, tais como caixas eletrônicos, casas de câmbio, locadoras de veículos, agências de turismo, farmácias, dentre outros.

De fato, a célebre Rua do Mucugê pode ser descrita como um mix de sofisticação e charme, preservando a simplicidade característica da antiga vila dos pescadores de Arraial.

A maioria dos bares apresenta, à noite, shows musicais ao vivo, regados a chopes e, obviamente, os mais saborosos petiscos.

Uma vez que as luzes noturnas são capazes de deixar a Rua do Mucugê amais confortável, é indicado dar uma volta por Arraial d’Ajuda e visitar o Centro Histórico antes de se sentar para usufruir os cardápios locais.

Os seus passeios podem ser acompanhados por gelatos artesanais comercializados pela Fior di Latte.

O agito noturno espalha-se pelos ambientes, entretanto, ganha nova vida junto ao Beco das Cores – altamente recomendável para quem gosta de pocket shows.

Se você preferir as experiências gastronômicas, a Rua do Mucugê é o local certo.

Por exemplo, no Restaurante Manguti, encontrará refeições caseiras e com acompanhamentos, como os filés servidos com molhos variados, nhoques ou carne de panela.

Beco das Cores

O Beco das Cores fica, praticamente, no meio da Rua do Mucugê.

O espaço abrigava, antigamente, uma pousada, sendo a primeira galeria de Arraial.

Com um ambiente charmoso e democrático, sua programação musical constante e diversas opções de restaurantes e bares encantam os visitantes. Estes, por sua vez, o consideram um dos locais mais animados do distrito.

Praça Erva Doce

A Praça Erva Doce, localizada em frente ao popular Beco das Cores, consiste em um ambiente muito agradável.

Dessa forma, é uma programação divertida escolher um dos excelentes restaurantes e bares para ouvir música de boa qualidade (ao vivo) e contemplar a movimentada Rua do Mucugê.

Praça Caminho do Mar

A Praça Caminho do Mar, sem dúvida, é mais uma ótima alternativa para aproveitar as noites em Arraial.

Ao entrar no local, observe tudo calmamente. Há inúmeras lojas, várias opções gastronômicas, bem como música ao vivo sendo constantemente executada no palco.

Não perca a oportunidade de visitar, também, o belo Mercado das Artes.

Lá, você encontrará uma feira de artesanato, bem como caixas eletrônicos que funcionam 25 horas.

Ademais, diante do palco há uma fonte que assegura um toque estiloso à Praça Caminho do Mar.

Praia da Pitinga

Bastante procurada pelos visitantes, essa praia certamente encanta a todos os turistas por fatores como a ótima estrutura das barracas, a facilidade do acesso (fica ao lado da Praia da Lagoa Azul) e as suas belezas naturais.

Aliás, essa praia é considerada, pela maioria dos frequentadores, como a melhor de Arraial.

Se você partir diretamente do Mucugê, bastará fazer uma tranquila caminhada por cerca de dois quilômetros (ou algo entre 20 e 30 minutos a pé).

É possível ir à Praia da Lagoa Azul e voltar para a Praia da Pitinga no fim do dia, entretanto, o trajeto se torna muito escuro com o cair da noite.

As águas chegam, com o mar agitado, aos muros de contenção de condomínios e hospedagens.

Desse modo, é consideravelmente arriscado se molhar ao realizar a passagem.

Em períodos de maré baixa, por outro lado, o trajeto se torna mais aberto, com a formação de diversas piscinas naturais – indicadas para banhos tranquilos nas suas águas quentes, com a vantagem adicional de contemplar pequenos peixes.

Nessas situações, valerá a pena levar a máscara de mergulho e um snorkel. Você poderá, com os recifes de corais à mostra, caminhar bem para o interior das piscinas naturais, tendo as águas na altura dos joelhos.

Ademais, você poderá realizar esse passeio por conta própria se estiver partindo de Porto Seguro.

Assim, após atravessar, na balsa, o rio de água doce, você deve escolher uma entre muitas vans que realizam o percurso entre as praias e a cidade, selecionando o seu destino.

Gostou desse conteúdo? Então, leia mais dicas de viagem no Viagem Club e até a próxima!