Praia da Pitinga

Praia da Pitinga, em Arraial d’Ajuda: Veja Como Curtir o Local

Uma das várias praias de Arraial d’Ajuda, a Praia da Pitinga atrai turistas de diversos lugares com sua água cristalina, piscinas naturais, recifes e falésias.

É considerada um dos melhores lugares para visitação em Porto Seguro e também uma das mais bonitas do litoral baiano.

Além da beleza natural, o local conta com estrutura de barracas, estacionamento e diferentes formas de acesso.

Com tantas opções de praias na região, veja dicas de como aproveitar a Praia da Pitinga e suas atrações ao máximo!

Localização

Onde fica?

A Praia da Pitinga fica no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro (BA), a cerca de um km do centro.

Lugares próximos

Como chegar na Praia da Pitinga?

Praia da Pitinga
Fonte: Carlos Reis (Flickr)

A praia possui diferentes pontos de acesso.

A partir de Porto Seguro é possível pegar a balsa, que liga Porto e Arraial d’Ajuda, além de mostrar o lindo cenário que atravessa o rio Buranhém, ótimo para fazer fotos.

No local da balsa, você encontra vans que fazem o trajeto até as praias pela estrada de pitinga ou até o centro da vila, onde se encontram mais opções de vans e ônibus.

A partir de Trancoso (BA), também é possível fazer a viagem de ônibus.

Os visitantes podem seguir a pé pela praia do Parracho e Mucugê até a praia de Pitinga, Arraial d’Ajuda, fazendo uma caminhada que leva cerca de 20 a 30 minutos.

E se você estiver de carro, o lugar conta com estacionamento, mas vale a pena levar em consideração o preço e a estrada que é de terra.

O que fazer na Praia de Pitinga? Veja os melhores atrativos da praia de Porto Seguro

Praia da Pitinga
Fonte: Max (Flickr)

A praia é considerada uma das mais belas da região, com água cristalina e azul, areia bem fofa e espaço para caminhada na orla.

Na maré baixa, se formam piscinas naturais ideais para banho, onde você pode observar os peixes e recifes de corais.

No início da praia da Pitinga, estão as barracas e pousadas que oferecem estrutura para se acomodar no lugar, além de comidas e bebidas para os visitantes, que se concentram por lá.

Entre essas, algumas se destacam pela qualidade excepcional. São elas:

  • Barraca do Faria;
  • Barraca do Rodinha;
  • Maré;
  • Barraca Flor de Sal.

Se você desejar aproveitar a paisagem com mais tranquilidade, faça uma caminhada em direção a praia do Mucugê ou para a parte de falésias, onde se encontra o Rio Pitinga de água doce, com a água salgada do mar.

Para as pessoas que curtem aventuras, uma visita à parte superior das falésias é perfeita para apreciar as paisagens no mirante ou até mesmo voar de parapente.

As falésias possuem faixas de cores diferentes que, junto à vegetação, criam um efeito sem igual.

É impossível não se apaixonar!

Saiba mais, em seguida, sobre o que fazer na Praia de Pitinga para curtir com a família.

Relaxar nas piscinas naturais da Praia de Pitinga

Durante a maré alta fica impossível perceber as belezas que chamam a atenção da Praia de Pitinga. Por isso, vale mais a pena chegar à praia na maré baixa, pois é nesse período que se formam as famosas piscinas naturais.

Entre os recifes e a areia fofa da praia, lá estão as piscinas propícias para banho.

Inclusive, se você não sabe o que fazer em Porto Seguro com crianças, preste atenção nessas dicas: a água do mar nessa hora é bem tranquila para a criançada brincar e quentinha para relaxar. Combinação perfeita!

Admirar os recifes de corais também na maré baixa

Uma característica única do Nordeste brasileiro é o recife de corais, encontrado apenas em áreas de preservação ambiental.

Além de tornar a paisagem ainda mais bela, os recifes também protegem a praia das ondas do mar, sendo a Praia de Pitinga uma das contempladas quando a maré fica baixa.

Mas é preciso ter atenção ao caminhar nessa área, para que as águas vivas e espinhos do mar não se tornem suas companheiras de viagem: elas podem te machucar.

Contemplar as falésias, que só o litoral tem

Uma das coisas que os turistas adoram fazer quando viajam para o litoral baiano é visitar as famosas falésias avermelhadas.

Característica do litoral do Brasil, as falésias são formações rochosas provocadas por processos erosivos naturais, por conta de oscilações do nível do mar e condições climáticas.

Esse efeito garantiu uma beleza única que, em contraste com as águas da Praia de Pitinga, transforma o cenário em um paraíso.

Você pode, ainda, contemplar a vista de cima, subindo no alto da falésia e encontrar a praia do Rio da Barra, por exemplo, sem precisar caminhar pela areia.

Fazer caminhadas

Caminhar é bom, faz bem para a saúde e ainda tem a recompensa de conhecer lugares maravilhosos.

Além da caminhada sobre uma falésia, você também pode caminhar pelas areias até as proximidades de Pitinga.

Para não ter problemas com areia fofa ou seres marítimos, como água viva, lembre-se de andar por ali apenas quando a maré estiver baixa.

Assim, você aproveita as piscinas, contempla a natureza e alcança as vizinhas da Praia da Pitinga.

Praticar esportes na Praia de Pitinga

O passeio de parapente não é o único atrativo esportivo da região de Arraial d Ajuda. O local aguarda aventureiros que queiram aproveitar os ventos que sopram por lá para curtir outros esportes, como:

  • Andar de caiaque;
  • Stand-Up;
  • Kitesurf.

Você pode ter aulas de surf e garantir altas ondas enquanto estiver a passeio.

Sobre a atração aérea em Pitinga, o lado bom de passear de parapente é justamente poder observar as ondas do mar, o reflexo do sol nas águas, as falésias e outras belezas sob outro ponto de vista.

Visitar outras praias a partir de Pitinga

Lembra que eu comentei ali em cima que você pode fazer caminhadas? Pois bem, a Praia da Pitinga é próxima de outras praias, como a Praia do Mucugê, Taípe, Parracho e também da Lagoa Azul.

A vantagem é que você pode aproveitar as ofertas de barracas, lanchonetes e lojas de bebidas em cada ponto que visitar. Em Parracho, por exemplo, há um beach lounge, além de centro de esportes aquáticos e palco de shows.

Na praia do Taípe, pertinho da Praia da Pitinga, também há falésias incríveis e imperdíveis. Contudo, recomendamos essa faixa do litoral mais para quem gosta de um clima bucólico e praia deserta, já que é menos visitada.

Pode ser uma boa opção para quem não quer saber de agito, mas ama um contato com a natureza.

E, já que você resolveu caminhar, a partir da praia do Mucugê, é possível se deparar com a entrada do Arraial Eco Parque.

O parque possui diversas atrações para toda a família, como toboáguas, rio com correnteza e piscina infantil com brinquedos.

Não dá para perder!

Prós e contras da Praia de Pitinga

Praia da Pitinga
Fonte: Gimena (Flickr)

Nada é perfeito nem mesmo a Praia de Pitinga, por isso, selecionamos os pontos positivos e negativos da viagem para você saber se vale a pena o passeio. Confira abaixo!

Pontos positivos de Pitinga

  • É uma das praias mais bonitas de Arraial;
  • Perfeita para belas fotos do mar e das falésias;
  • Dá para conhecer outras praias a partir de Pitinga;
  • Barracas com boa comida;
  • Boas avaliações;
  • Indicada para banho de mar, inclusive para crianças.

Pontos negativos de Pitinga

  • As comidas da barraca podem ter preços elevados;
  • Os preços para pegar balsa ou estacionar o carro também podem ser salgados.

Como reparamos, os problemas da Praia de Pitinga têm muito mais a ver com preços do que com os passeios. Em contrapartida, as pessoas têm a chance de conhecer outros locais saindo de Pitinga.

Basta uma caminhada de alguns minutos para chegar em um deles, ou pegar um carro do Centro ou partir do Caminho da Balsa.

Os valores variam, mas pelo menos, você conhece outras paisagens, barracas e pessoas em Arraial.

Vale a pena visitar a Praia da Pitinga?

Praia da Pitinga
Fonte: alvaro ricardino (Flickr)

Pitinga é, como pudemos conferir, uma das praias mais bonitas para curtir o sol, o mar e tudo o que o lugar paradisíaco pode proporcionar.

A avaliação de quem viaja para essa praia é uma das melhores e, acredito que com essas dicas, fica claro que vale muito a pena conhecer a Praia de Pitinga, sim.

Aproveite para saborear o cardápio baiano nas barracas, fazer caminhadas e tirar muitas fotos.

Mas, lembre-se de preparar o bolso tanto para a balsa quanto para alguma barraca cobrar mais caro.

E então, você curtiu a nossa avaliação da Praia da Pitinga? Agora é só conferir outros lugares incríveis para montar o seu roteiro, no Viagem Club!