Praia de Araçaípe, em Arraial d’Ajuda: vale a pena? O que fazer?

Localizada a 3 km do centro de Arraial d’Ajuda, no litoral baiano, a Praia de Araçaípe é um desses lugares incríveis para passar as férias de verão.

Muito frequentada pelos moradores do local, a Praia de Araçaípe atrai olhares para as suas águas esverdeadas e tranquilas, graças à presença dos recifes de corais, protetores da praia.

Os praticantes de mergulho com snorkel podem curtir a formação de piscinas naturais no mar devido à maré baixa, mas o local também é bastante disputado por outros aventureiros, que praticam kitesurf e windsurf, por exemplo.

Então, se você planeja passar o verão em uma das praias da Bahia, experimente conhecer Araçaípe em Arraial d’Ajuda e tudo o que você pode fazer por lá.

Localização

🚗 Onde fica?

A Praia de Araçaípe fica na Estrada da Balsa, a 3km ao norte de Arraial d’Ajuda, município de Porto Seguro, no litoral da Bahia.

📍Lugares próximos

  • Praia do Apaga-Fogo (650 m);
  • Ilha dos Aquários (750 m / com balsa);
  • Praia dos Pescadores (3,8 km).

Posts Relacionados

O que fazer na Praia de Araçaípe Arraial d’Ajuda: dicas para aproveitar a praia

Praia de Araçaípe
Fonte: Priscila Cruz (Flickr)

A Praia de Araçaípe fica entre a Praia do Apaga-Fogo e a Praia dos Pescadores, e é um dos pontos de encontro para quem busca sossego.

Durante a maré baixa, os turistas e moradores locais podem apreciar a formação de piscinas naturais (característica da região), o que deixa o visual ainda mais encantador.

Por isso, é uma das melhores praias para quem curte esportes, como frescobol, windsurf, mergulho com snorkel, kitesurf, barco à vela, entre outros.

Mas, é claro que mesmo com os aventureiros por perto, a Praia de Araçaípe é ótima para quem deseja descansar e admirar a vista tranquila, graças ao recife de corais.

Por lá, há também outras praias, como a Praia do Parracho e a Praia do Mucugê (no centro de Porto Seguro), um pouco mais distantes, mas para quem pensa em fazer um roteiro de 3 dias ou mais, pode ser interessante.

Além de atividades esportivas, há também lugares próximos para saborear o melhor do cardápio nordestino. Veja mais sobre o que fazer em Araçaípe (Arraial d’Ajuda)!

Admirar as piscinas naturais na Praia de Araçaípe/BA

Arraial d’Ajuda é um lugar paradisíaco dentro da Bahia, repleto de praias lindíssimas e com recifes que barram as ondas para proteger a praia.

Quando isso acontece, muitas conchas surgem nas areias da Praia de Araçaípe e o mar se transforma numa incrível piscina natural, perfeita para banhos e prática de esportes aquáticos.

Além disso, os visitantes podem admirar a vida marinha, que fica muito mais visível durante a maré baixa. É um espetáculo de cena que pede muitas fotos!

Praticar esportes na região de Porto Seguro

Praia de Araçaípe
Fonte: Karib Ribeiro (Flickr)

Como mencionado, a formação de piscina natural na Praia de Araçaípe é perfeita para banhos e para os esportistas de plantão.

Assim, algumas atividades mais comuns por lá são:

  • Windsurf – A junção de surf + vela deu origem ao esporte que ajuda a tonificar os músculos e a melhorar a coordenação motora. A prática acontece, geralmente, entre março a novembro;
  • Kitesurf – Outro esporte que conta com a infraestrutura da Praia de Araçaípe é o Kitesurf. No local, há professores e vários equipamentos para alugar;
  • Caiaque – Próxima ao Sting Praia Bar, os amantes do caiaque têm segurança para a prática dessa atividade, que garante uma excelente vista da cidade. Além disso, a presença de tartarugas na piscina natural completa o passeio.

Comer nos melhores restaurantes e barracas na Praia de Araçaípe/BA

A Praia de Araçaípe também reserva bons lugares para comer, seja em restaurantes, quiosques ou barracas à beira-mar.

Alguns ficam mais próximos de Araçaípe, outros um pouco mais distantes, mas todos eles oferecem boa infraestrutura, como o Stella Del Mare e o Corujão Lounge Bar, que inclusive tem música ao vivo.

Prós e contras da Praia de Araçaípe Arraial d’Ajuda

Praia de Araçaípe
Fonte: clau19712002 (Flickr)

A praia de Araçaípe, bem como as outras praias da região, são perfeitas para quem ama passar as férias no litoral.

Praticantes de esportes e admiradores da vida subaquática também podem gostar bastante desse pedacinho de paraíso em Porto Seguro.

O ponto negativo, no entanto, fica por conta dos restaurantes em Arraial d’Ajuda, que podem sair mais caros.

Por isso, recomendamos as barracas e quiosques para saborear o melhor da comida baiana.

Então, vale a pena conhecer a Praia de Araçaípe/BA?

Praia de Araçaípe
Fonte: Alexandre Almeida (Flickr)

Se você gostou de descobrir o que fazer na Praia de Araçaípe, vale muito a pena fazer essa viagem, sim!

A região repleta de praias e águas límpidas é um convite para conferir de perto seus recifes de corais, tirar fotos e praticar esportes.

Aguarde a maré baixar para ver o surgimento de conchas e a formação das piscinas naturais no mar. Prestigie o Arraial d’Ajuda e a Praia de Araçaípe o quanto antes!

Está pensando em montar seu próximo roteiro de viagem? Então, vem com Viagem Club e descubra mais lugares incríveis!