Carregando...

Praia de Itapuã, em Salvador: Como Curtir o Lugar?

Imortalizada pela canção de Toquinho, com letra de Vinícius de Moraes, a Praia de Itapuã é uma das mais conhecidas do Brasil.

Anúncios

Seu panorama paradisíaco e clima super tranquilo, destacados na música, certamente inspiram uma grande quantidade de turistas ao redor do mundo.

Anúncios

Localizada em Salvador/BA, a Praia de “Pedra Redonda”, como é traduzida da língua Tupi para o português, é uma das muitas praias banhadas pelo oceano atlântico.

Ou seja, a praia é situada em mar aberto.

Os belos e altíssimos coqueiros dão um ar ainda mais paradisíaco à praia, que é uma das favoritas dos moradores de Salvador.

E você? Sempre teve vontade de conhecer esse local mágico?

Então venha conosco nessa viagem incrível por uma das praias mais famosas do país e descubra como aproveitar o local em grande estilo.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Como chegar à Praia de Itapuã?

Praia de Itapuã
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Sem dúvida, há diversas maneiras de se chegar à praia mais amada do Brasil.

Além disso, tendo em vista que Salvador é um dos municípios mais procurados pelos turistas, situado em 3º lugar no ranking nacional, o número de visitações ultrapassa 4 milhões, durante o ano.

Sabendo que esse número bem expressivo comporta visitantes de todos os cantos do mundo, nada mais justo do que começarmos pelo trajeto feito pelo Aeroporto.

Aeroporto Internacional de Salvador

Localizado próximo ao bairro de Itapuã, o Aeroporto Internacional de Salvador é ideal para quem deseja partir diretamente para o local.

Devido à grande popularidade do local, Itapuã conta com uma quantidade enorme de pousadas e hotéis de luxo por todo o bairro.

Assim, devido a isso, muitos turistas decidem partir direto do aeroporto internacional. A distância entre o aeroporto e Itapuã é de pouco mais de 11 Km, portanto, trata-se de um destino próximo.

O trajeto pode ser feito de carro ou ônibus pela Avenida São Cristóvão. Em alguns metros, a Av. Dorival Caymmi  anunciará a chegada à Itapuã.

Além disso, vale lembrar que, devido à proximidade do bairro, o trajeto também pode ser feito de carro de aplicativo ou táxi, anulando a chance de pagar um valor muito alto.

“Passar uma tarde em Itapuã”: o que fazer na praia mais poética da Bahia?

Belos coqueiros, areias tão fofas e brancas quanto as nuvens do céu e um mar azul cristalino.

Contemplando a beleza estonteante da Praia de Itapuã fica fácil entender o surgimento da inspiração de tantos poetas espalhados pelo Brasil.

Além do panorama de tirar o fôlego, a praia também conta com vários destinos interessantes ao seu redor. Com tanto a se fazer e conhecer, é um tanto complicado saber por onde começar, mas não se preocupe.

Separamos aqui algumas dicas fundamentais para se fazer durante sua visita à Praia de Itapuã.

Tome um relaxante banho de sol na Praia de Itapuã

Praia de Itapuã
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Apesar do grande número de locais a se conhecer e coisas a se fazer, não se esqueça de que a praia, acima de tudo, é um local para recarregar as baterias.

Portanto, comece com um relaxante banho de sol na Praia de Itapuã e seu mar de ondas médias.

Apreciar um momento relaxante ao sol que arde em Itapuã pode lhe render um dos momentos mais relaxantes do seu passeio.

Contemplar a beleza da praia deitado sob suas areias é incrível, mas procure fazer isso pela manhã, afinal, o sol é realmente ardente em Itapuã.

Em alguns pontos estratégicos, há pedras que ajudam a formar incríveis piscinas naturais.

Simplesmente, um espetáculo que rende belíssimos momentos e, claro, lindas fotos.

Farol de Itapuã

Farol de Itapuã
Fonte: Luiz Antonio Dourado Gonçalves (Flickr)

O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de todo o município de Salvador.

Inaugurado em 7 de setembro de 1873, o farol surgiu com o objetivo de solucionar um dos problemas mais graves presentes na costa da Bahia, a iluminação precária.

Em março de 1873, um paquete francês, com destino à Bordeaux, encalhou na encosta de Salvador.

O problema ocorrido ao paquete foi um dos muitos que ocorreram no local e inspiraram a criação de um farol, cerca de 2 anos antes.

O perigo era iminente em toda a costa brasileira. A falta de iluminação causava um número bem grande de acidentes de embarcações diversas.

O caso era tão importante que, em 1868, o engenheiro cearense Zózimo Braulio publicou seu livro, Pharoes: Estudos sobre a iluminação da costa do Brasil, em Londres.

Ainda de pé nos dias de hoje, a construção recebe a visita de diversos turistas ao longo do ano.

Contudo, para visitá-lo é necessário contribuir com uma quantia cobrada pelo local.

Praça Vinícius de Moraes

Não há local tão emblemático em Itapuã quanto a Praça Vinícius de Moraes. Afinal, a praça homenageia o poeta que imortalizou o município com a letra da música “Tarde em Itapuã”, cantada por Toquinho.

A praça foi inaugurada em 19 de outubro de 2003, data em que o poeta completaria 90 anos se estivesse vivo.

O local conta com uma estátua em tamanho real de Vinícius de Moraes, que é acompanhada por uma cadeira vazia, convidando os turistas a tirarem uma foto com a estátua.

Ao lado do monumento também se encontram dez colunas que contam com algumas de suas melhores obras, entalhadas na estrutura.

Além disso, o local também conta com a casa construída para o poeta, durante seus anos morando em Itapuã ao lado de sua esposa, a atriz baiana Gessy Gesse.

A moradia hoje é um hotel que recebe boa parte dos turistas que decidem se hospedar em Itapuã. Apesar das diversas obras, a estrutura original da construção foi respeitada.

Sereia de Itapuã

Construída pelo artista plástico baiano, Mário Cravo Jr, a estátua Sereia de Itapuã representa a deusa das águas, Iemanjá.

A estátua foi construída na entrada de Itapuã. Portanto, é impossível não vê-la ao chegar no bairro.

Inaugurada no ano de 1959, a estátua, de cerca de um metro e meio, homenageia também os pescadores da região.

Produzida em ferro batido e assentado em granito, a estátua Sereia de Itapuã é um dos monumentos mais famosos do local.

Praia de Jaguaribe

Servindo como uma ótima dica para os surfistas de plantão, a Praia do Jaguaribe conta com ondas incríveis e são ideais para a prática de Surfe.

A praia fica a poucos quilômetros da Praia de Itapuã e pode ser visitada a pé. A praia conta com faixas largas de areia branca, ideais para caminhadas relaxantes ou para um banho de sol tranquilo.

Apesar da beleza encontrada no local, é preciso ficar atento à intensidade do mar.

Suas águas agitadas e grandes ondas tendem a causar um grande número de acidentes ao longo do ano.

Por isso, procure não se arriscar nas águas da Praia do Jaguaribe, principalmente se você não tiver tanta intimidade com as águas do mar.

Lagoa do Abaeté

Rodeada de lendas e mistérios assombrosos, a Lagoa do Abaeté é um dos locais mais instigantes e interessantes de Itapuã.

A lagoa fica situada na área da proteção ambiental Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté.

Ademais, suas águas doces derivam de nascentes presentes nas dunas do local, e não das chuvas, como era comum de se acreditar antigamente.

Além da origem da água doce presente no local, haviam outros grandes mistérios que circundavam o local, sendo alguns deles um tanto quanto macabros.

O horror característico do local acabou influenciando na escolha de seu nome. Abaeté, na língua Tupi, significa “horror” ou “terror”.

Assim, o local era frequentado por algumas lavadeiras da região, as mesmas alegavam ouvir sons de tambores e verem agitações nas águas sem qualquer motivo aparente.

O pavor do local era tanto que, mesmo os turistas que vinham de pontos distantes, não se atreviam a adentrar as águas negras do local. Aliás, o horror do local foi imortalizado por um cântico de Dorival Caymmi:

“De manhã cedo / Se uma lavadeira vai lavar roupa no Abaeté / Vai-se benzendo pois dizem que ouve / Ouve a zoada do batucajé (dança profana ao som dos tambores)”.

Se você tiver uma dose extra de coragem, não deixe de visitar o local.

Praia do Forte

Praia do Forte
Fonte: Marina Munne (Flickr)

Apesar de sua distância considerável, a Praia do Forte é super digna de receber a sua visita, principalmente por conta de sua infraestrutura.

Mas, um ponto negativo: apesar da Praia de Itapuã ser bastante visitada e amada pelos turistas, é inegável que a infraestrutura do local poderia ser melhor, garantindo uma melhor comodidade aos visitantes.

Ou seja, é fato que as praias da orla de Salvador acabam não recebendo a atenção que elas merecem.

Entretanto, a Praia do Forte conta com diversas barracas, quiosques e estruturas de luxo, muito capazes de acomodar seus visitantes.

Restaurantes e bares também rodeiam toda a extensão da praia.

Vale a pena visitar a Praia de Itapuã?

Praia de Itapuã
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Salvador conta com um número incrível de praias, mas é difícil encontrar alguma que se compare à Praia de Itapuã.

A água azul do mar, a faixa de areia branca e os imensos coqueiros do local só potencializam o que há de melhor na região. Assim, apesar da estrutura mais simples, é impossível não recomendar um passeio na praia.

E, afinal, como diz Toquinho:

“É bom

Passar uma tarde em Itapuã

Ao sol que arde em Itapuã

Ouvindo o mar de Itapuã

Falar de amor em Itapuã”.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador