Praia de Maracaípe: Vale a Pena? Quais são os Prós e Contras?

A Praia de Maracaípe faz parte da rota turística em Porto de Galinhas, em Ipojuca, Pernambuco, e também oferece atrativos chamativos para o público.

É um espaço mais calmo e menos movimentado, sendo um refúgio natural para quem quer fugir um pouco da praia da Vila, que é mais cheia.

Dentre os seus principais atrativos, conta com o Pontal, onde está a Foz do Rio Maracaípe. Por lá, além da água calma e do contato diferente com o mar aberto, os turistas conseguem também observar de perto a natureza.

Esse é o caso da observação dos cavalos-marinhos, que é um dos passeios mais chamativos que a praia oferece.

Localização

🚗 Onde fica?

A Praia de Maracaípe fica localizada no município de Ipojuca, a 3 km de Porto de Galinhas, e a 55 km de Recife, capital de Pernambuco.

📍 Lugares Próximos

O que fazer na Praia de Maracaípe (Porto de Galinhas)

Maracaípe é uma das praias que formam o reduto de Porto de Galinhas, sendo ambas pertencentes ao município de Ipojuca – Pernambuco.

O Porto é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil e que cada vez mais chama a atenção dos turistas.

Assim, acaba levando as pessoas também para o restante da orla, como é o caso de Maracaípe, que fica a poucos minutos de distância.

As duas opções, porém, não carregam muitas similaridades, já que a praia da Vila do Porto é bastante estruturada e urbanizada, por assim dizer, enquanto Maracaípe manteve-se com um refúgio natural.

Trata-se de uma alternativa e tanto para aproveitar ao máximo a natureza e a orla pernambucana, que conta com piscinas naturais, muito sol e atrativos.

Observação dos cavalos-marinhos

Nunca viu um cavalo-marinho de perto? Uma das grandes atrações da Praia de Maracaípe é a observação desses animais.

Da praia, os visitantes conseguem seguir até a Foz do Rio Maracaípe, onde é possível observar os animais de perto.

E o melhor de tudo é que o próprio passeio é magnífico, já que todo o percurso acontece de jangada.

Uma dica interessante é deixar para fazer essa visita ao final do dia, após ter curtido bastante o tempo na praia. Assim, dá para aproveitar também um belíssimo fim de tarde que o ambiente oferece.

Como a distância para a vila do Porto das Galinhas é bem curta, cerca de 3 km, o retorno para as hospedagens é simples.

Além do pôr do sol, os guias turísticos, que são os responsáveis por levarem os turistas até a Foz, mostram também detalhes dos mangues e dos caranguejos que vivem por lá.

E, como mencionado, trata-se de um contato realmente bem de perto com a natureza, com uma experiência única.

Em relação aos cavalos-marinhos, por exemplo, os guias mergulham na água, quando chegam na Foz, para capturar um exemplar.

Depois, eles o colocam em um recipiente (transparente) com água, para que ele continue em segurança. E os visitantes conseguem ver bem de perto os animaizinhos, sem causar nenhum dano a eles.

Posteriormente, os guias o devolvem para a água, para que ele complete seu ciclo de vida naturalmente.

É realmente impossível visitar esse paraíso que é Maracaípe e não realizar esse passeio. Por isso, vale a pena se programar e deixar um tempinho marcado na agenda para curtir a aventura.

Coqueiral de Maracaípe

Assim como a observação dos cavalos-marinhos, a Praia de Maracaípe também conta com o diferencial ambiental.

De uma forma geral, é um local bem mais preservado, com a presença menor de grandes construções nos arredores.

E dentre os principais atrativos dessa área está justamente o coqueiral de Maracaípe, com uma enorme quantidade de pés de coco à beira-mar.

Esse ambiente torna a paisagem da praia uma das mais belas da região de Porto das Galinhas, em Ipojuca.

Trata-se de um espaço perfeito para fazer uma caminhada e tirar fotos deslumbrantes. Por lá, o passeio de buggy se torna ainda mais envolvente, aproveitando a sobra das palmeiras para se refrescar do sol.

Prática de esportes radicais

A praia de Maracaípe conta com diferenciais importantes em relação às demais praias do litoral pernambucano.

Nesse caso, trata-se justamente de sua capacidade de oferecer as condições perfeitas para praticar esportes radicais.

Não à toa, ela é conhecida como a “praia dos surfistas”, e faz parte inclusive do Circuito Brasileiro de Surf.

Por lá, as ondas conseguem atingir alturas mais significativas em algumas áreas, apresentando também ventos mais fortes.

Isso não significa, porém, que seja uma área inviável para aproveitar de outras formas, muito pelo contrário.

Alguns pontos são mais calmos e permitem um acesso seguro ao mar, sem ser preciso se preocupar com nada.

E o melhor de tudo é que devido à fama de ser uma área mais voltada para os surfistas, possui uma movimentação muito menor.

Assim, se torna um ponto perfeito para fugir da concorrência pelos espaços da Praia da Vila do Porto de Galinhas na alta temporada.

Como a distância entre as duas praias é bem pouca, vale a pena seguir até Maracaípe e aproveitar os atrativos que a região tem a oferecer.

Passeio de buggy

Para complementar a aventura, outra alternativa bastante atrativa para quem viaja para essa área são os passeios de buggy.

E a praia de Maracaípe tem um papel fundamental dentro dessa rota, já que o ponto de partida é justamente no seu pontal.

Ao todo, a parte litorânea de Porto das Galinhas possui cerca de 18 km de comprimento, e os visitantes percorrem toda essa área no veículo.

O ponto final é o pontal de Muro Alto, outra praia também bastante famosa da região.

Durante a alta temporada, essa é uma atração perfeita, já que irá contar com o clima ideal para sair ao ar livre. O vento, o sol aberto e o tempo firme são a junção perfeita para passear nas areias desse litoral pernambucano.

Um dos pontos mais positivos ainda é que enquanto se percorre o trajeto, dá para conferir todas as praias existentes na área, como a Praia do Cupe.

Pontal de Maracaípe

Como mencionado, embora tenha a fama de ser uma área com ondas mais fortes (o que realmente é verdade), essa não é a única característica da praia.

Afinal, ela possui áreas distintas, que oferecem características diferentes em sua orla.

Para quem busca calmaria, por exemplo, consegue encontrar o lugar perfeito no Pontal do Maracaípe, que é uma das áreas mais calmas desse litoral.

No pontal é justamente onde está a Foz do Rio Maracaípe, onde ele deságua no mar e cria uma área com águas rasas.

Trata-se de um atrativo perfeito para quem viaja com crianças, sendo também o mesmo local onde acontece a observação dos cavalos-marinhos.

Além do passeio de jangada, também dá para ir a pé até o lugar, curtindo mais profundamente a natureza.

Como os carros não chegam até a parte final do destino, isso torna o pontal menos movimentado e tranquilo. Por isso, vale a pena o esforço da caminhada para curtir a beleza escondida, principalmente no pôr do sol.

Curtir os passeios durante o dia

Um ponto importante a se reiterar é que os atrativos noturnos de Maracaípe são bastante reduzidos. Fora isso, a infraestrutura não é das mais adaptadas para que os turistas passem a noite por lá.

No local, também há uma pequena vila, com algumas hospedagens simples, mas são superadas pelas alternativas presentes em Porto de Galinhas.

Assim, a dica de ouro é simplesmente aproveitar Maracaípe durante o dia, mas se organizar para voltar no fim da tarde.

Com isso, dá para aproveitar o melhor que a praia, o pontal e o mar têm a oferecer, mas sem sentir tanta falta de uma infraestrutura mais adequada.

Desde que devidamente organizado, nada impede de passar a noite também pelas redondezas, basta estar disposto a entender as limitações que o local oferece.

Curtir apenas as atrações diárias é uma forma interessante de maximizar o passeio e a estadia de quem conhece esse pedaço de Pernambuco.

Afinal, a grande maioria dos atrativos e do que fazer em Maracaípe não está acessível à noite.

Prós e contras da Praia de Maracaípe

Quem já teve a oportunidade de conhecer Porto de Galinhas sabe que não faltam boas opções de praias na região.

Por isso, é importante conhecer melhor quais são as vantagens e desvantagens que Maracaípe oferece em comparação às demais.

Pontos positivos

Uma das questões fundamentais a se considerar são os pontos positivos que Maracaípe oferece. E não são poucos. Vejamos melhor cada um deles:

Pouca movimentação

Uma das características que Maracaípe oferece é exatamente a sua pouca movimentação em relação a outras praias desse litoral.

Considerando a grande concorrência que Porto de Galinhas oferece ao decorrer nos melhores períodos do ano, esse é um ponto realmente a se destacar.

Quem decide optar por seguir até essa praia consegue aproveitar os atrativos e a calmaria que ela tem a oferecer, e sem tantas pessoas ao redor. É um refúgio de beleza pouco explorada e que entrega muito mais do que se imagina.

O passeio no coqueiral, por exemplo, é uma dica que não pode ficar de fora das atrações de quem conhece a região.

Variação de destinos

A Praia de Maracaípe conta também com o diferencial de oferecer opções diferentes de atrações.

É um local que possui condições perfeitas para surfar, com ondas mais fortes. Ao mesmo tempo, porém, conta com o pontal, que é o extremo oposto, e possui águas rasas e calmas.

Tanto os esportistas quanto as famílias com crianças pequenas conseguem aproveitar o lugar ao máximo.

Pouca distância para Porto de Galinhas

Como mencionado, toda a orla do distrito possui cerca de 18 km de extensão, e tem a própria vila do Porto como ponto principal. É nessa área onde a maioria dos turistas fica hospedada e descansa durante a noite.

E Maracaípe conta com a vantagem de estar a apenas 3 km de distância, o que facilita o bate volta entre as duas praias.

Dá para aproveitar bastante o pôr do sol no pontal e depois retornar a vila em segurança.

Pontos negativos

Já em relação aos contras que a praia oferece, eles estão ligados realmente à própria infraestrutura precária do local.

Pouca estrutura

Diferentemente da própria praia da Vila, Maracaípe não possui uma estrutura adequada para atender os visitantes em todas as suas necessidades.

Trata-se, portanto, de uma opção mais conservada e natural, que paga como preço a falta de recursos urbanísticos necessários.

Por lá, há apenas alguns pontos como o restaurante Estrela do Mar, Bar do Marcão e o João Restaurante.

Não há resorts como na Praia do Cupe ou hotéis maiores como em Porto de Galinhas, mas apenas alguns locais simples para dormir na pequena vila de pescadores que vivem no lugar.

Essa questão acaba fazendo com que os turistas busquem as outras praias da redondeza, que não são poucas.

De todo modo, é importante levar em consideração que a visita a Maracaípe deve considerar essa característica.

Por isso, vale a pena se organizar melhor para o passeio, para não que não aconteça nenhum imprevisto.

Vale a pena conhecer essa praia?

O fato da Praia de Maracaípe possuir uma estrutura precária não reduz as suas qualidades, e a deixam mais adequada a um público que curte mais essa calmaria.

Considerando a movimentação alta da região, é interessante pensar nesse tipo de refúgio, sendo um lugar paradisíaco.

A proximidade com a Vila é uma das questões principais, já que minimiza os efeitos negativos da infraestrutura precária.

Afinal, não se trata de um destino isolado, mas sim a poucos minutos de distância, facilitando o deslocamento e retorno.

Assim, levando em consideração todas essas particularidades, vale muito a pena conhecer Maracaípe, nem que seja para um bate volta.

Um passeio mais básico, ao menos para apreciar o coqueiral, leva pouquíssimo tempo, oferecendo um custo benefício bastante agradável.

E então, gostou de saber mais sobre essa praia? Deixe um comentário abaixo ou então envie um e-mail para nós e conte tudo sobre a viagem.

Ajude a espalhar essas dicas valiosas compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais.

Até a próxima!