Praia de Taperapuã, Porto Seguro: curta esse paraíso!

Porto Seguro é um dos destinos mais visitados do nordeste brasileiro. As praias maravilhosas e as incontáveis festas rendem momentos e fotos para levar para a vida toda. Mas tem um ponto dessa cidade que fará sua viagem se tornar ainda mais inesquecível: a Praia de Taperapuã – ou Praia de Taperapuan, como alguns também se referem.

Anúncios

Localizada ao norte,  Taperapuã é conhecida no país todo pelas enormes barracas – centros de lazer que oferecem comida, apresentações, shows de axé e muita animação. 

Anúncios

A praia em si também é para lá de convidativa: ela reúne um mar de águas tranquilas, uma areia fofa e dias de sol constante. Assim, o local é capaz de agradar a todo mundo.

No texto de hoje, vamos apresentar um pouco mais sobre esse verdadeiro paraíso. Na cidade em que, há cinco séculos, desembarcaram os primeiros portugueses, a dica agora é: vá sem medo de ser feliz. Porque alegria é o que não irá faltar!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Clima e melhor época do ano

A temperatura em Taperapuan, Porto Seguro, varia pouco durante o ano, mas vale a pena ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, entre junho e setembro, chove menos. Novembro, por sua vez, costuma ser o mês mais chuvoso

A alta temporada, em especial no período de carnaval, tem os preços mais caros.

O que fazer na Praia de Taperapuã: as melhores dicas para sua viagem

Agora que você já sabe qual a melhor época do ano para ir à Praia de Taperapuã, vamos dar dicas do que fazer por lá. 

Se a cidade é uma ótima opção pelas praias, pelas festas e pela importância histórica, a Praia de Taperapuã tem como diferencial o fato de oferecer diversão para todo mundo. Confira nossas dicas e, ao final, deixe também as suas na caixa de comentários.

1. Aproveitar o clima à beira-mar nas megabarracas Tôa Tôa, Barramares e Axé Moi

Uma característica marcante de Porto Seguro são os complexos de lazer, que todo mundo chama de megabarracas. E dentre todas as dicas que podemos dar aqui, a mais certeira é esta: não deixe de visitá-las.

De fato, as barracas oferecem música, dança, muitas opções de comida e bebida. E atendem a todos os públicos: você pode ir com a família, com amigos, atrás de comodidade ou de curtição.

Assim, na praia de Taperapuan e em suas redondezas, há diversos desses complexos de lazer, e a seguir vamos destacar três dos mais conhecidos. 

Tôa Tôa

Tôa Tôa
Crédito: Gladstone (Flickr)

Esta é uma das preferidas dos moradores e dos turistas, porque tem entre seus diferenciais a localização.

Instalada na Avenida Beira-Mar, ela fica em região de fácil acesso ao centro e a outras praias.

Por estar na praia de Taperapuan, o Tôa Tôa também permite que você desfrute a viagem tomando sol diante de um mar azul e sobre areias brancas, envolta por coqueiros que formam um lindo paredão verde.

Mas, como dissemos, o lugar é um famoso complexo de lazer. E, como tal, tem muito mais a oferecer do que apenas boa estrutura para passar um dia agradável.

Há opção dos mais variados pratos típicos do nordeste, cujo sabor irá agradar aos paladares de todas as idades.

Enquanto você almoça, dançarinos sobem ao palco para ensinar os passos dos hits do momento. E você já sabe: se tem um lugar capaz de oferecer novos hits, em especial no período que antecede ao carnaval, são as praias de Porto Seguro.

O acesso ao Tôa Tôa é feito mediante o pagamento de um ingresso – em 2021, o acesso custava R$ 60. O consumo lá dentro é pago, mas os preços são considerados bons para um destino turístico.

Ah, e se a ideia é passar o fim de ano em Porto Seguro, vale a pena se informar sobre as festas de réveillon dessa barraca. Costuma ser das mais concorridas.

Barramares

Barramares
Crédito: MTur Destinos (Flickr)

Ao norte da praia de Taperapuã fica outra das barracas famosas, o Barramares. É uma das últimas da praia. 

Se você for lá, vai se espantar com a estrutura. Considerada uma das maiores barracas do Brasil, o Barramares é, no fundo, um grande parque. Pontes de madeira que levam de um lado a outro, diversos bares e restaurantes oferecendo o melhor da culinária local, tudo isso diante de um mar de águas tranquilas.

No verão, essa é uma das barracas mais concorridas. Além do agito e da curtição próprias do lugar, trata-se de uma boa opção para jogar conversa fora com os amigos, sentado em uma das inúmeras mesas espalhadas. Ou você irá recusar uma casquinha de siri ou um camarão crocante ao lado de uma cervejinha?

Ah! Apesar de mais distante, há ônibus que levam os visitantes para lá gratuitamente.

Devido à pandemia, o funcionamento do Barramares foi alterado. Portanto, vale aqui a dica que já demos em outros textos: entre em contato uns dias antes e informe-se sobre a programação. 

Axé Moi

Axé Moi
Crédito: nlimonge (Flickr)

Deixamos por último um dos que são os primeiros.

O Complexo de Lazer Axé Moi tem, talvez, a maior estrutura de praia do Brasil. Seja em busca de descanso, seja em busca de agitação, essa megabarraca oferece aos visitantes tudo o que eles esperam de Porto Seguro.

Além do acesso à bela praia de Taperapuã e tudo o que ela oportuniza, o Axé Moi é conhecido pela curtição. Animadores, dançarinos e DJs não deixam ninguém parado todos os dias. 

À noite, o Axé Moi oferece festas temáticas para embalar os diferentes gostos. Mas é na alta temporada que o lugar vira um dos destinos mais desejados de Porto Seguro, devido à grande quantidade de shows de bandas e artistas que fazem sucesso nacional.

2. Curtir shows à noite ou participar de um luau

Luau na praia
Crédito: Paulo Rebelo (Flickr)

Porto Seguro é um destino muito procurado para turismo não só por ser um paraíso com muito sol, mar azul e areia clara, mas também por respirar festa. Elas acontecem todos os dias nas barracas, e em especial à noite. 

Na alta temporada, as apresentações de artistas que fazem sucesso em todo o país embalam pessoas de todas as idades.

Mas, para além dos shows, os luaus são uma verdadeira tradição na praia de Taperapuã.

Eles acontecem todas as semanas, sempre nas mesmas noites. Às segundas-feiras, por exemplo, o luau é no Axé Moi. Nas noites de terça, seu destino tem de ser o Tôa Tôa. Às quarta, por sua vez, o luau com casamento cigano é no Barramares – esse é considerado o mais tradicional de todos.

Portanto, das muitas dicas que podemos dar sobre o que fazer na praia de Taperapuã, uma experiência que merece ser pensada com carinho é esta: não deixe de ir aos luaus!

3. Fazer um passeio de caiaque ou banana boat

Banana Boat
Crédito: Василий Пупкин (Flickr)

A badalada praia de Taperapuan, em Porto Seguro, também oferece programas mais tranquilos, mas isso está longe de significar que sejam monótonos.

Uma das diversões preferidas dos turistas durante o dia é fazer um passeio animado a bordo de um banana boat.

Você já deve ter visto um, mesmo que pela TV, mas se não conhece, vamos explicar: trata-se de é um barco inflável que corre sobre as águas com a ajuda de um reboque – em geral de um barco a motor, mas alguns modelos são puxados por jet-ski.

Em geral, modelos acomodam de três a dez pessoas, o que garante que se tenha diversão entre amigos. Ah, e o nome do barco, claro, tem tudo a ver com o formato: os mais clássicos têm justamente a forma da fruta.

Na praia de Taperapuã, um passeio de banana gira em torno de 15 reais e dura 10 minutos.

Se quiser aproveitar o mar tranquilo para fazer um passeio mais calmo, outra opção é alugar um caiaque e aproveitar para contemplar a vista da região pela ótica de quem está no mar. Não parece ótimo?

4. Praticar esportes na praia, como futebol de areia ou vôlei de praia

Futebol de Areia
Crédito: Johann Almeida (Flickr)

Agito, música e shows de axé nos quiosques são marcas registradas de Porto Seguro, mas nem só de curtição vive esse paraíso do nosso litoral. A praia de Taperapuã também é sinônimo de esportes, para adultos e crianças.

Jogar aquele futebolzinho na praia ou uma partida de vôlei está entre os programinhas mais tranquilos e saudáveis a se fazer em Porto Seguro. Mas uma viagem dessas merece ser aproveitada ao máximo, não é mesmo? 

Por mais que você pense que os esportes possam ficar para outro dia ou lugar, imagine as fotos que não renderiam uma partida sob a sombra de coqueiros, ou com aquele mar azul ao fundo…  

5. Conhecer o centro histórico e os pontos turísticos de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Crédito: Ana Paula Hirama (Flickr)

Uma coisa é certa: por mais que você viaje em busca de praias ou agitação, não dá para ir a Porto Seguro-BA e não visitar o seu centrinho histórico.

Porto Seguro foi simplesmente a primeira cidade a ser fundada no país. Isso aconteceu em 1535 e por isso há inúmeras construções que remetem ao período colonial.

O centro de Porto Seguro hoje se resume a uma pequena vila com 48 casas, que fica no ponto mais alto da cidade. Apesar de os séculos terem levado muito das construções, as que sobraram trazem um ar bucólico. Sem contar que a vista lá de cima é fenomenal.

Além das moradias, o lugar conta com duas igrejas, um museu, o farol de Porto Seguro e as ruínas da antiga escola dos seminaristas. Sem contar, é claro, com o Marco do Descobrimento, um dos pontos turísticos mais visitados e que simboliza o início da história do Brasil. Ponto perfeito para uma foto, não é mesmo?

Onde ficar na praia de Taperapuan: hotéis e pousadas

Hotel Praia Taperapuã
Crédito: Marco Feijo (Flickr)

A rede hoteleira e de pousadas é farta em Porto Seguro, capaz de atrair pessoas com diferentes bolsos e exigências. A seguir, sugerimos quatro opções de hospedagem com perfis distintos

Devido à pandemia, contudo, vale a pena entrar em contato atrás de informações porque algumas comodidades, como piscina, podem estar restritas.

Hotel Monte Pascoal

Com ótima localização, esse hotel é perfeito para quem quer aproveitar ao máximo tudo o que oferece a Praia de Taperapuã. Ele fica na Avenida Beira-Mar, próximo a algumas das principais barracas. 

Bares, supermercados e comércio ficam próximos. O hotel oferece café da manhã incluso na hospedagem (clique para conhecer). 

Guest House Paraiso Pataxos

Dispondo de churrasqueira, jardim e lounge de uso comum, a Guest House Paraiso Pataxos está localizada próximo a algumas das principais megabarracas. Conta com jardim e piscina. O café da manhã é servido todos os dias (clique para conhecer).

Flat Mar 

Acomodação ideal para quem vai em família ou grupo de amigos, o Flat Mar não é exatamente um hotel, tampouco uma pousada – mas reúne as vantagens dos dois, oferecendo um ambiente acolhedor. 

Os flats têm dois quartos e são equipados com fogão. Isso, somado com a boa localização, permite uma economia considerável nos gastos de sua viagem. 

Village Jacira

O hotel oferece acesso à Praia de Taperapuan e algumas comodidades, como estacionamento gratuito e serviço de aluguel de carros. Conta com wi-fi gratuito, cofre privado e banheira. Algumas unidades ainda têm pátio.

Vale a pena conhecer: Praia do Espelho (aqui) e Praia de Coroa Vermelha (aqui).

Perguntas e Respostas

Como é a praia de Taperapuã em Porto Seguro?

O litoral de Porto Seguro tem algumas características semelhantes ao de outras praias famosas de cidades próximas.

Na praia de Taperapuã, os visitantes encontrarão fileiras de coqueiros que,u00a0 com a brisa do mar calmo e azul, amenizam o sol forte da região. A areia branca é ideal para as crianças. Porto Seguro é conhecida por suas festas, mas a Praia de Taperapuã mostra que também pode ser um ótimo lugar para se aproveitar em família.

O que conhecer em Taperapuã?

Além da praia maravilhosa, com mar de águas calmas e estrutura capaz de satisfazer a toda família, a praia de Taperapuã Porto Seguro oferece o que tem de melhor em diversão.

Por isso, a dica é: não deixe de ir aos centros de lazer, também chamados barracas e quiosques. Afinal, música, agito e muita diversão devem fazer parte do seu roteiro.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro