Carregando...

Praia do Cruzeiro em Porto Seguro: Vale a Pena? Como Curtir?

Vai viajar para a Praia do Cruzeiro em Porto Seguro e quer saber como curtir o local? Então, você está no site certo!

Anúncios

Se você está planejando uma viagem a Porto Seguro, provavelmente está procurando os nomes das melhores atrações da região para preparar o melhor roteiro possível para a sua viagem e, inevitavelmente, a Praia do Cruzeiro apareceu em seus resultados de busca.

Anúncios

A Praia do Cruzeiro, como muitos outros espaços paradisíacos baianos, fica na região de Porto, mas em uma cidade vizinha: Santa Cruz Cabrália.

É nessa praia que deságua o Rio Buranhém, que nasce em Minas Gerais.

Talvez você não saiba, mas esse pequeno município do Sul da Bahia disputa com Porto Seguro o posto de local de chegada dos portugueses no Brasil!

Por lá, além de adquirir muito conhecimento histórico, você também terá a oportunidade de visitar praias belíssimas e semi-desertas que ficam fora dos destinos mais badalados, como a própria Porto, Trancoso e Arraial D’Ajuda.

Confira abaixo se vale a pena ir à Praia do Cruzeiro em sua viagem ao Sul da Bahia!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Localização

Onde fica?

Avenida Beira Mar, 91, Santa Cruz Cabrália.

Lugares Próximos

  • Passarela do Descobrimento (17 km);
  • Centro de Porto (17 km);
  • Praia da Coroa Vermelha (950 m);
  • Praia de Santo André (17 km);
  • E a Praia Guaiú (26 km).

A estrutura da Praia do Cruzeiro, em Porto Seguro: resenha do local

Praia do Cruzeiro
Fonte: Ione B (TripAdvisor)

Em linhas gerais, o local é uma excelente opção para quem está viajando com crianças e está em busca de uma praia de águas tranquilas.

Trata-se de um ambiente bom para nado e mergulho, com águas mornas, cristalinas e pouco lotadas.

Para muitos turistas, não é interessante visitar praias extremamente badaladas porque, em determinadas épocas do ano, elas ficam lotadas demais para serem bem aproveitadas.

Por exemplo, visitando o Sul da Bahia no final do ano, provavelmente você vai encontrar muitas pessoas nas praias de Arraial e Trancoso.

Nesse ponto, para quem está procurando um lugar gostoso e tranquilo para tomar um bom banho de mar, essas praias podem não representar um destino ideal.

Assim sendo, é interessante se deslocar pela região de Porto para um destino menos conhecido e que estará fora do radar da grande maioria dos turistas.

Como indicamos acima, você chega no local vindo de Porto muito rapidamente. A distância de 17 quilômetros é irrisória e pode ser feita em apenas meia hora se você percorrer o trajeto de carro.

Saindo de Arraial D’Ajuda, você chega à praia em 1 hora, percorrendo cerca de 25 quilômetros.

Por outro lado, saindo de Trancoso, também na região, você demorará mais tempo, já que a distância entre os dois locais é de aproximadamente 90 quilômetros.

Ideal para quem busca calmaria

O importante aqui é decidir se a tranquilidade de uma vista linda e um mar cristalino e calmo são atraentes o suficiente para o deslocamento valer a pena.

Falando na tranquilidade do local, pode ser interessante para você saber se há mais que areia e água para aproveitar indo para esse lugar.

Se você está à procura de destinos agitados, com oferta ampla de restaurantes à beira-mar, esportes radicais e ondas boas para o surf, talvez o destino não seja o ideal – proposta que enfatizamos mais adiante.

O motivo que faz o lugar ser atraente para quem busca calmaria é o mesmo que pode fazer muitos visitantes fugirem dele.

As águas são tranquilas e formam várias piscinas naturais rasas. Na areia, poucos ambulantes circulam oferecendo bebidas e petiscos, mas alguns deles se fazem presentes.

Ademais, no que diz respeito a atrações, o lugar fica próximo a uma área de preservação indígena e, por essa razão, há muitas barraquinhas expondo e vendendo artesanatos produzidos pelos locais.

Visitar o local, portanto, é uma oportunidade interessante de conhecer uma cultura diferente da sua e também do que se entende por cultura baiana.

Por fim, vale destacar que a visita também proporciona excelentes passeios de barco não só por esta quanto por outras praias da região igualmente bonitas e preservadas.

Quais são os prós e contras do local?

Prós da Praia do Cruzeiro

Comecemos com as vantagens de conhecê-lo.

Em primeiro lugar, é necessário pesar o fato de que o local é bom para banho, com águas calmas.

Para quem quer nadar no mar sem muito agito, perigo e ainda está acompanhado de crianças, essa é uma opção ideal.

Em segundo lugar, há que se lembrar que esta praia é belíssima.

Por ficar em uma cidade não tão conhecida pelos turistas, o fluxo de pessoas é menor e garante uma preservação do ambiente.

Por exemplo, a areia e a água são muito mais limpas que nas outras praias do Sul da Bahia. Onde há menos gente, há menos sujeira.

A proximidade a Porto e outros destinos mais conhecidos também é um ponto positivo, já que você pode se deslocar de carro com facilidade e conhecer muito mais locais que fazem o sul do estado baiano ser tão especial em termos de praia.

Por fim, vale destacar o fácil acesso a vários dos pontos turísticos mais marcantes para a história do Brasil, já que Santa Cruz Cabrália é tão importante quanto Porto em termos de descoberta do país.

Contras da Praia do Cruzeiro

Comentando agora os contras de fazer uma visita à praia, temos alguns pontos a destacar.

Uma vez que o local fica em uma cidade que não é tão conhecida e há menos pessoas circulando por lá, a oferta de estrutura para o turista fica muito mais escassa.

Por estrutura, nos referimos a uma rede hoteleira variada, com hospedagens variadas para os diferentes bolsos de cada turista.

Você provavelmente terá que se hospedar em Porto Seguro e viajar para Santa Cruz Cabrália para passar o dia na praia.

Essa questão de escassez também se aplica à oferta de restaurantes, lojas, mercados e transporte público.

É muito mais fácil se deslocar pelo local de carro e de barco, principalmente quando você está hospedado em outra cidade.

Destacamos ainda que a calmaria da praia é um estímulo principalmente para os banhistas, mas não tanto para os viajantes interessados em esportes aquáticos radicais.

Logo, conhecer a praia pode ser uma frustração para quem está na Bahia para se aventurar.

Vale a pena visitar a Praia do Cruzeiro (Porto Seguro)?

Praia do cruzeiro
Fonte: Aline Kazanovski (TripAdvisor)

O lugar é, sem dúvidas, uma das praias mais bonitas do Brasil.

Ela satisfaz as expectativas que os turistas têm a respeito do que encontrarão no litoral sul baiano e compartilha muitas características com as praias mais agitadas e procuradas da região.

Estamos falando das águas cristalinas, calmas e perfeitas para um bom banho de mar.

Porém, essa é uma praia que conta com atrativos que podem cativar alguns turistas e espantar outros.

São eles a quase ausência de vendedores ambulantes, o silêncio, a preservação da natureza e o ar de “praia deserta”, sem festas e badalos.

Se você viaja com crianças e quer experimentar a graça de um dia tranquilo, sem muito barulho, no qual seus filhos brincam em piscinas naturais enquanto você relaxa despreocupadamente, essa é uma opção muito adequada.

Por outro lado, se você está em uma viagem com amigos e quer praticar esportes radicais e curtir festas à beira-mar, talvez esse não seja o destino mais adequado e você pode se frustrar.

O segredo para decidir se uma praia deve entrar ou não no seu roteiro de viagem é entender quais são os seus objetivos e as experiências que deseja ter.

Para conteúdos sobre viagem e sobre a elaboração de roteiros coerentes com suas expectativas, continue acompanhando o blog do Viagem Club.

Caso queira ler mais sobre a região da Praia do Cruzeiro em Porto Seguro e sobre o litoral nordestino, confira os outros artigos que publicamos!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro