Praia do Mucugê, em Arraial d’Ajuda: Como Curtir o Local?

Existe um local que você não pode deixar de conhecer em Arraial d’Ajuda: praia do Mucugê.

Arraial d’Ajuda é um vilarejo na região de Porto Seguro, no Estado da Bahia, região nordeste do Brasil.

Por sua vez, Mucugê é a praia central da região. Além disso, também é considerada um dos pontos turísticos mais bonitos e acessíveis da região de Porto Seguro (Bahia).

No artigo de hoje, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse local em Arraial d’Ajuda. Praia é sempre bom, então, vamos nessa!

Localização

Onde fica?

A praia do Mucugê fica em Arraial d’Ajuda, bem no centro da vila (ou vilarejo) de Arraial d’ Ajuda.

Uma boa referência de endereço é a R. Bento Alexandrino de Moraes, na altura do CEP 45816-000.

Lugares próximos

  • Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda;
  • Praias próximas: Praia dos Pescadores, Praia de Araçaípe, Praia da Pitinga, Praia do Parracho, Praia do Apaga Fogo (onde fica o Arraial d’Ajuda Eco Parque), Praia do Taípe.

Posts Relacionados

O que esperar da Praia do Mucugê?

Praia Mucugê
Fonte: Kime Aftari (Flickr)

Se você pretende ir até à praia do Mucugê, muito provavelmente irá passar pela rua do Mucugê – que é uma das ruas mais charmosas e famosas do estado da Bahia, da região nordeste do Brasil, e até mesmo do país. Inclusive, você encontra menção a isto em placas da rua.

Se você vem de outra região do Brasil ou até mesmo não mora no Nordeste, ao chegar ali você vai ver uma paisagem (tanto natural/geográfica da praia, quanto de arquitetura da cidade) totalmente diferente daquilo que provavelmente você está acostumado.

É quase como outro mundo.

Na praia, você irá conhecer a população local do Arraial d’Ajuda/Porto Seguro, além dos visitantes, viajantes e turistas de outros locais.

Os moradores da região são geralmente pessoas simpáticas, acessíveis e calorosas. Aliás, isso é algo bastante típico e comum do Estado da Bahia e também de outros Estados da região Nordeste do Brasil.

O que você irá encontrar na cidade e arredores é um cenário típico de cidade do interior do Brasil/sertão nordestino de antigamente, tendo ruas bem estreitas e de paralelepípedo, calçadas bastante estreitas e casas com arquitetura bem rústica, simples e antiga.

A praia do Mucugê recebe uma quantidade bastante grande de turistas e viajantes (visitantes) durante a época de alta temporada.

Portanto, caso goste de uma praia mais calma, você poderia considerar ir durante a época do inverno, na metade do ano.

No verão e na alta temporada, a praia do Mucugê é ideal para você que prefere uma praia mais cheia e agitada ao invés de uma praia mais deserta e calma.

Entrando na água do mar: piscinas naturais esperam por você

Chegando na praia do Mucugê e indo tomar um banho de mar, você encontrar ali um mar com água bastante clara (cristalina e transparente) e morna.

Ou seja, é excelente para quem gosta de tomar um bom banho de mar para se refrescar do forte calor e sol típico dos Estados da região Nordeste do Brasil, como é o caso da Bahia.

Aliás, no litoral do Estado tende a ser mais quente ainda devido à baixa altitude em relação ao mar/oceano.

O mar é bem calmo e forma grandes piscinas naturais durante a maré baixa. A areia da praia tem uma cor bastante branca.

No caso das piscinas naturais, é uma alternativa segura inclusive para você levar crianças.

Isto porque, como a água é baixa e não há ondas, torna-se uma opção mais segura de banho.

Para evitar acidentes como afogamentos, certamente é a melhor opção.

Clima tropical e belezas incomparáveis

Na praia do Mucugê, por ficar no litoral da Bahia, você irá encontrar um clima do tipo tropical, com características bem específicas e marcantes.

Você terá a experiência de visitar uma região com clima de calor bastante elevado, temperaturas muito altas ao longo de todo o ano – no inverno é menos calor, mas dá pouca diferença – chuvas em estações do ano bem definidas e um cenário/paisagem natural paradisíaco, extremamente bonito.

A característica geográfica e natural da região onde está a praia do Mucugê chega a ser um pouco parecida com algumas partes do Caribe, como praias da República Dominicana e Bahamas e demais países da América Central.

Você vai ter uma boa experiência na praia do Mucugê caso goste de uma praia bastante frequentada e com beleza natural (geográfica) exuberante.

Isto, é claro, além de calor torrencial.

Assim, a praia é uma boa alternativa para quem gosta de entrar na água do mar justamente para se refrescar.

Como apontamos anteriormente, no inverno você vai encontrar menor número de visitantes e turistas vindos de outras cidades, maior quantidade de chuvas e o mar em maré alta.

Mas, ainda assim, não esfria tanto, ou seja, ainda é uma temperatura bem agradável para você caminhar na areia da praia e até mesmo entrar no mar.

Outro ponto a destacar é que, mesmo no inverno, a chuva não é tanta a ponto de atrapalhar a sua viagem/passeio.

Chegando na praia

Praia do Mucugê
Fonte: Eder Silva (Flickr)

Você pode escolher alugar uma casa de temporada, mas, se preferir, você também consegue encontrar diversos hotéis e pousadas inclusive bem próximos ou na própria rua do Mucugê, que fica a 800 metros de distância da praia do Mucugê.

A chegada à praia pode não ser tão bonita assim.

Por quê?

Por conta do grande conglomerado de lojinhas, vendedores ambulantes e restaurantes um tanto quanto amontoados. Sim, eles geram certa impressão de desorganização.

Contudo, quando você chega à praia, a paisagem se transforma completamente.

Você se depara com uma paisagem natural extremamente bonita e exuberante, formada pela areia bem clara e água do mar cristalina. O céu azul bem ensolarado completa o cenário.

É justamente este o maior atrativo de você vir visitar a região: a beleza natural da praia.

Andando pela praia

Assim que você chega na areia da praia já com a intenção de tirar algumas fotos e pisar os pés na água para verificar a temperatura do mar, você pode acabar de imediato sendo abordado por vendedores das barracas do local.

Naturalmente, eles querem trazer você à mesa do estabelecimento deles e vender produtos, geralmente bebidas ou refeições.

Algumas pessoas podem, num primeiro momento, preferir evitar algum vendedor que eventualmente seja um pouco insistente. Afinal, tudo o que elas querem é andar um pouco pela areia e entrar no mar antes.

Dá para você fazer isto simplesmente evitando contato visual ou até mesmo explicando a algum eventual vendedor que antes você vai dar uma volta na praia.

Entretanto, na maioria das vezes, geralmente é bastante cômodo e conveniente você contar com os serviços oferecidos pelas barracas que ficam ao longo da extensão da faixa de areia da praia.

As barracas oferecem comodidade e praticidade

Praia do Mucugê
Fonte: CatEmery (Flickr)

Se você escolher ficar em uma das barracas da praia, dá para ter a conveniência e segurança de deixar guardados os seus pertences pessoais e poder ir tomar um banho (ducha) de água doce depois de sair do mar.

Você poderá encontrar, nas barracas da praia do Mucugê, opções de alimentação típicas da culinária tradicional nordestina.

Por exemplo: milho cozido, ostras, camarão, castanhas, sorvete, água de coco e muito mais.

Então, considere ficar em uma barraca da praia. Afinal, é uma forma de você tornar sua viagem um pouco mais conveniente e confortável.

Mas, se você quiser e preferir, pode também perfeitamente levar de casa a comida e demais pertences pessoais. No entanto, neste caso, você não poderá se alojar nas estruturas das barracas da beira da praia.

É uma opção mais econômica que você pode e deve considerar caso vá ficar vários dias, em grupo, e hospedado em casa, hotel ou pousada que fiquem bem próximos à praia, podendo ser até na própria rua do Mucugê.

Afinal, vale a pena conhecer a praia do Mucugê (Arraial d’Ajuda)?

Praia do Mucugê
Fonte: Elisa Alencar de Menezes (Flickr)

O nordeste do Brasil é um dos principais pontos turísticos do Brasil, atraindo visitantes nacionais e internacionais com frequência.

Quem vem para o nordeste, seja para praticar esportes náuticos, para curtir as atrações, para usar a balsa, para relaxar ou simplesmente descansar com suas famílias à beira mar, não esquece. Simples assim. E não é diferente com Arraial d’Ajuda.

Um dos maiores atrativos desta região é justamente a natureza com praia de grande beleza.

Além disso, também precisamos destacar o clima ensolarado e quente na maioria do ano, as praias com água cristalina, a gastronomia marcante e o povo/cultura local bastante acolhedores.

Vale a pena conhecer a praia do Mucugê! É um excelente destino turístico de férias, um lugar cuja estrutura não deixa a desejar.

Gostou das nossas dicas? Então, acesse o Viagem Club e planeje sua próxima aventura!