Praia do Parracho

Praia do Parracho, Arraial d’Ajuda: Vale a Pena Ir? Como Aproveitar?

Você conhece ou está pensando em conhecer a Praia do Parracho, em Arraial d’Ajuda? Pois esse é o nosso assunto de hoje!

Porto Seguro (BA) é um daqueles destinos que dificilmente se erra na hora de escolher um para curtir uns dias de folga – e aí tanto faz se você busca descanso ou curtição, porque a região é pródiga em oferecer os dois.

O grande “problema” aí é que há tantas opções de praias com vocações diferentes que fica até meio difícil escolher em qual apostar, não é mesmo?

Pois, para ajudá-lo, hoje vamos apresentar a Praia do Parracho, Arraial da D’Ajuda.

Esta é uma das praias mais badaladas da região, e olha que o que não falta no entorno de Porto Seguro são áreas do tipo.

Mas a Praia do Parracho tem algumas características especiais, principalmente em épocas mais específicas do ano.

Como mostraremos ao longo deste artigo, o lugar tem um Réveillon considerado icônico. Trata-se de um festival que se arrasta por pelo menos três dias, que reúne DJs consagrados do Brasil e do exterior.

Quando ao Carnaval, você sabe que na Bahia ele dispensa apresentações. Mas a gente precisa falar daquele na Praia do Parracho, que também é muito badalado.

E de cara você deve estar se perguntando: por quê, afinal, essas festas na Praia do Parracho seriam tão distintas das demais que se encontra em Arraial D’Ajuda e arredores?

A resposta está em duas das barracas da praia, que vale muito a pena conhecer.

Neste artigo, vamos apresentar as características da raia do Parracho e dar dicas de como aproveitá-la ao máximo.

Fique até o fim, pois você irá gostar!

Localização

Onde fica?

A Praia do Parracho fica ao sul do centro de Arraial d’Ajuda. Ela faz divisa com a Praia do Mucugê e com a Praia da Pitinga.

Lugares próximos

Praia do Parracho: um paraíso que oferece sossego, esportes e muita curtição

Praia do Parracho
Fonte: Felipe Dorneles (Flickr)

Num primeiro momento, o título pode parecer até daqueles anúncios de esponja de aço que tem mil e uma utilidades, não é mesmo?

Bom, mas a verdade é que a Praia do Parracho é, de fato, bastante versátil.

Destino certeiro da galera mais jovem que está atrás de festas e gente bonita, o Parracho também não decepciona quem vai com a família e quer algo mais tranquilo.

Faça um teste: vá até o Google e procure por uma avaliação do local. Vai ser difícil você encontrar (muita) gente dizendo que não vale a pena.

Esta praia da Bahia é conhecida principalmente por uma barraca charmosa, o Uiki Parracho.

Ela se assemelha a diversas outras de Porto Seguro pelo fato de ser um centro de entretenimento completo à beira-mar, mas vai um pouco além disso.

A culinária é levada muito a sério e faz do Uiki uma verdadeira vila rústica e gastronômica.

Bom, mas a partir de agora vamos dar detalhes da Praia do Parracho e dicas de como aproveitá-la da melhor forma possível.

1. Parada obrigatória: o Uiki Parracho

Uiki Parracho
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

O Uiki Parracho é a mais charmosa barraca da região, e uma das mais badaladas de Porto Seguro. Ele tem como grande diferencial o fato de ser uma verdadeira vila gastronômica e de diversão à beira-mar.

A barraca conta com uma variedade incrível de atrações. Você pode ir com quantas pessoas quiser, que certamente todas elas irão encontrar algo que irá agradar ao paladar.

Isso porque o Uiki Parracho possui restaurantes, beach bar, bistrô, sushi bar, pizzaria e hamburgueria. Ou seja, tem para todos os paladares – e você pode ser bastante exigente quanto a eles.

A curtição acontece por lá a todo momento, mas é no período da noite que a casa é especialmente badalada.

Em termos de estilo, o Uiki é conhecido pelas festas com música eletrônica. Por lá, os DJs fazem apresentações todos os dias, e frequentemente há eventos especiais.

O mais famoso deles acontece nos últimos dias do ano, o Sundance Festival, que a gente vai abordar com mais calma logo adiante.

O Uiki Parracho também é destino de muitos eventos corporativos e festas de casamento, uma fez que permite aliar a descontração das praias de Porto Seguro com uma boa dose de charme.

Além disso, por lá você consegue fazer a locação de equipamento para praticar esportes nas águas dessa praia encantadora – e há opções de modalidades tanto para a maré alta quanto para a maré baixa.

Então, já sabe: se for à Praia do Parracho, não deixe de visitar o Uiki.

2. Curtir o cenário aproveitando ao máximo a Cabana Grande

Cabana Grande
Fonte: Inalva S (Flickr)

Outra barraca muito conhecida da Praia do Parracho é a Cabana Grande. A proposta dela, contudo, é um pouco diferente do Uiki.

Com uma estética mais rústica, a Cabana Grande oferece espreguiçadeiras, sofás e mesas, tudo de madeira.

Durante o dia, oferece pratos elogiados por todo mundo, sobretudo peixes – há quem diga que não se pode deixar de comer o robalo.

Faça uma pausa agora e visualize uma imagem mental: você esticado numa espreguiçadeira, olhando para o mar de águas calmas, o céu azul, coqueiros ao fundo… E tudo isso enquanto bebe um drink gelado ou degusta um quitute gostoso.

Parece imperdível? Pois isso é possível ao se visitar o local.

À noite, por sua vez, o sossego desse cenário dá lugar a muita festa. Isso porque a Cabana Grande vira mais um daqueles endereços de festas e bares de Porto Seguro que vale a pena aproveitar.

3. Sentir um pouco de adrenalina e o vento na cara praticando esportes náuticos

Arraial D’Ajuda é um ótimo lugar para a prática de esportes na água, e a Praia do Parracho é especialmente convidativa para isso.

Isso porque você consegue fazer a locação de equipamentos para curtir o mar de uma maneira mais radical nas diferentes barracas espalhadas por lá.

Entre as modalidades que vão te exigir um pouco mais de adrenalina estão o windsurf e o kitesurf.

Que tal aproveitar os ventos para fazer manobras e se sentir literalmente voando?

Agora, se você é do tipo que curte praticar algum esporte no mar, mas de modo mais tranquilo, a Praia do Parracho também oferece estrutura para isso.

Está a fim de apenas contemplar o mar e a beleza do lugar? Então alugue um caiaque ou uma prancha e relaxe praticando remo ou stand-up paddle.

4. Mostrar toda a sua habilidade com a bola jogando futevôlei e beach soccer

Brasileiro sabe tudo quando o assunto é bola no pé, e a praia tem como grande vantagem o fato de estar aberta a pessoas de todas as idades para brincarem com a redonda sem medo de ser feliz.

Dito isso, quem não curte muito os esportes do mar pode praticar algum na areia da Praia do Parracho.

Afinal, em Arraial D’Ajuda o que não falta é parceria para jogar futevôlei ou beach soccer.

Ao longo da praia há diversos pontos para a prática de esportes na areia. As quadras são de livre acesso  – basta você chegar e jogar.

O futevôlei, por exemplo, é um esporte bastante difundido por lá. E se quiser algo ainda menos competitivo, que tal jogar altinha em qualquer ponto da orla?

Por fim, mais do que gastar umas calorias e se divertir com os amigos, os esportes de areia na Praia do Parracho têm um atrativo extra: o ambiente e a paisagem.

Afinal, apenas os privilegiados conseguem bater uma bolinha tendo o paraíso como campo de jogo, não é mesmo?

5. Olhar para o céu flutuando pelas piscinas naturais

A Praia do Parracho fica ao lado da Praia do Mucugê. E, por lá, maré baixa é sinônimo de piscina natural.

Isso se torna uma atração à parte, principalmente se você estiver viajando com a família e tiver crianças pequenas.

As piscinas naturais do Mucugê ficam entre os recifes e a faixa da areia. Quando a maré está baixa, isso oferece água cristalina, calma e quentinha.

Com sorte, você irá se refrescar em meio a peixinhos. E, mesmo sem ela, sempre terá ao alcance a beleza da flora local.

Nem só as crianças, contudo, irão se divertir por lá. Se você tiver um colchão inflável – é possível que consiga alugar em alguma das barracas -, dá para deitar sobre a água e ficar flutuando com a maior tranquilidade do mundo.

Que tal olhar para o céu deitado, com óculos de sol, protetor solar e flutuando sem nada para incomodar?

Ah, e é claro que as águas calmas também são perfeitas para um mergulho e para a prática do stand-up paddle. Se você nunca subiu numa prancha, está aí um ótimo lugar para começar.

6. Festas: se puder, não perca as de réveillon e carnaval

Praia do Parracho
Fonte: ADRIANA SA (Flickr)

As festas de Porto Seguro estão entre os principais motivos que levam os jovens a escolher esse destino na Bahia.

E talvez seja um pouco de exagero querer dar dicas de quais são as melhores. Mas destas a gente precisa falar.

A Praia do Parracho, Arraial D’Ajuda, organiza uma das festas de réveillon mais famosas do nordeste.

Conhecido como Sundance Festival, a festa acontece no Uiki Parracho.

As comemorações são embaladas por diversos DJs do Brasil e do exterior, e não acontecem apenas na virada do ano – o calendário pode variar, mas é feito em pelo menos três dias, em geral a partir de 29 de dezembro.

Durante o Sundance Festival, tendas são montadas na areia e há reforço na oferta de serviços. Tudo para deixar os shows com a estrutura que a chegada de ainda mais visitantes exige.

O Sundance é embalado por muita música, e o nome ‘festival’ que o antecede faz justiça ao que é de fato essa grande festa.

Basta uma pesquisa rápida para ver fotos das edições anteriores e perceber que é o tipo de evento que não dá para deixar e fora.

Em fevereiro, o carnaval também é destaque.

Se as festas da folia de momo na orla de Porto Seguro e Arraial D’Ajuda são por si só desejadas, o carnaval da Praia do Parracho é consagrado, em especial para quem gosta de variação no tipo de música

As barracas, especialmente a do Uiki Parracho, lotam para que os visitantes – agora transformados em foliões – acompanhem as diferentes opções de shows e façam a festa do jeito que se merece.

As atrações, claro, seguem ao mesmo tempo a tradição da Bahia e do Uiki Parracho, o que inclui opções com DJs consagrados do mundo todo.

7. Aproveitar as variedades da feirinha Arraial Gastrô no início do ano

Caso esteja em Porto Seguro em janeiro, um lugar que você não pode deixar de ir é à feirinha Arraial Gastrô, que também acontece na Praia do Parracho.

A ideia não é ser uma feira como tantas outras que se encontra nos arredores.

A Arraial Gastrô reúne o que há de melhor na culinária baiana. As opções vão de quitutes dos mais simples até pratos preparados por chefs renomados.

E se você é dos raros tipos que não é simplesmente fisgado pela boca, além da gastronomia, a feirinha Arraial Gastrô ainda oferece outras atrações.

Entre elas, claro, estão atrações musicais, apresentações e uma feira de arte e de moda. Se você estiver de viagem em família, os pequenos também são contemplados nessa feirinha com um espaço kids.

Quais são os prós e contras da Praia do Parracho, em Arraial D’Ajuda?

Praia do Parracho
Fonte: alvaro ricardino (Flickr)

Como você pôde ver, a Praia do Parracho é um daqueles cantinhos em Arraial D’Ajuda em que opções de diversão não faltam.

Há atividades para diferentes perfis, do mergulho numa piscina natural às manobras do windsurf, do sossego numa espreguiçadeira ao agito das festas.

A seguir, vamos resumir os principais destaques dessa praia de Arraial D’Ajuda.

Pontos positivos

  1. Ótimas festas. Claro que é quase uma redundância falar sobre isso quando falamos de Bahia e, em especial, de Porto Seguro. Mas a Praia do Parracho tem seu agito de maneira mais peculiar. Muito em função do Uiki Parracho, a música eletrônica é bastante difundida por lá. Assim, quem curte o estilo vai se amarrar;
  2. Tanto a barraca Uiki quanto a Cabana Grande oferecem pratos maravilhosos. Na Praia do Parracho você irá encontrar desde pratos típicos, sobretudo à base de peixe, até outros tipos de culinária. Da comida japonesa ao hambúrguer, difícil vai ser não encontrar algo delicioso para comer;
  3. O Parracho fica coladinho à Praia do Mucugê, uma das que oferecem os maiores agitos de Arraial D’Ajuda. Mas a localização é ótima também por outros motivos. Para os banhistas, a localização facilita muito na hora de tomar um banho nas piscinas naturais que se formam quando a maré baixa;
  4. A praia em si é muito bonita, como todas que pertencem a Arraial;
  5. Trata-se de um ótimo ponto para um passeio de caiaque ou de stand-up paddle;
  6. O local é perfeito para esportes na areia;
  7. A Praia do Parracho permite que você programe seu dia da maneira que achar melhor. Você pode, por exemplo, escolher a paz e a tranquilidade quando o sol estiver iluminando a praia, e o agito depois do pôr do sol.

Pontos negativos

  1. A Praia do Parracho é bastante procurada. Diferentemente de outros destinos com características parecidas – como, por exemplo, o Morro de São Paulo, mais isolado -, o fato de ser de fácil acesso acaba levando muita gente para lá. E isso se reflete por tudo, da ocupação da praia aos preços.

Vale a pena ir à Praia do Parracho, em Arraial D’Ajuda?

Praia do Parracho
Fonte: ADRIANA SA (Flickr)

Em nossa avaliação, esse é um daqueles destinos que vale (muito) a pena você ir sob duas condições.

Uma delas é se você busca versatilidade. A praia em si é muito bonita, e a estrutura oferecida é ótima. Por lá você encontrará um pouco de tudo, de opções esportivas a festas, de descanso a agitação.

Além disso, a Praia do Parracho se adapta a diferentes perfis de visitantes. O local é hospitaleiro para grupos de amigos, para casais e para famílias. Em suma, ela agrada a todos.

O outro ponto a se considerar diz respeito aos custos. Não é uma praia exatamente barata, e ela acaba valendo a pena se você de fato quiser explorar seus diferentes atrativos. Nesse caso, o custo-benefício se torna evidente.

Por outro lado, se você é do tipo que tem um perfil mais bem definido, talvez ela não seja a melhor das escolhas.

Por exemplo, se você está atrás de uma praia cuja principal atração são as festas, há outras opções igualmente badaladas nos próprios arredores.

Se quiser apenas aproveitar piscinas naturais, mergulhar ou navegar com paz e sossego, da mesma forma. Assim, talvez compense procurar por outras praias no nordeste brasileiro.

Aqui no Viagem Club, temos diversos artigos destacando os principais destinos turísticos dessa parte do país.

Você poderá ver dicas sobre Porto Seguro, Salvador, Morro de São Paulo, Natal, Fernando de Noronha e muitos outros.

Navegue um pouco mais que a gente quer ajudar você a definir suas próximas férias.

E se a decisão for mesmo pela Praia do Parracho, tomara que as dicas que a gente deu neste artigo ajude a tornar sua estada por lá em momentos inesquecíveis!