Praia do Satu, em Caraíva: Vale a Pena Visitar? 7 Melhores Dicas

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

A Praia do Satu é considerada como um verdadeiro santuário particular. Mas será que enfrentar seu acesso complicado vale mesmo a pena? Isso é o que descobriremos agora.

Anúncios

A praia fica localizada em Porto Seguro, um pequeno município situado na região sul da Bahia, na famosa Costa do Descobrimento. Porém, ninguém sabia sobre sua localização e existência até pouco tempo atrás.

Descoberta recentemente, a Praia do Satu impressiona por apresentar uma vegetação que mescla árvores de mata atlântica e coqueirais ainda virgens, ou seja, sem qualquer interferência do homem.

A praia em si parece ter saído de uma produção de Hollywood, ou mesmo sido deslocada do Caribe até o litoral sul da Bahia.

Mas esse espaço paradisíaco ainda causa muita comoção aos turistas que observam suas belas paisagens.

Mas o que a Praia do Satu reserva aos seus visitantes? E, principalmente, como podemos aproveitar cada centímetro dessa obra da natureza?

Localização

Onde fica?

A praia fica localizada próxima à rodovia BA-283, que liga a Praia do Espelho à Praia de Caraíva.

Para chegar à praia existem 2 maneiras distintas.

A primeira é através da Estrada de Trancoso; já a segunda é através do Rio Caraíva, onde é necessário fazer a travessia de canoa.

Locais próximos

  • Praia de Caraíva (4 km);
  • Praia do Espelho (6,5 km);
  • Maré Café Caraíva (3 km).

7 dicas do que fazer na Praia do Satu

Apesar do longo trajeto, a Praia do Satu lhe dará as boas-vindas presenteando-o com o seu belíssimo panorama.

A praia parece ter sido esculpida manualmente e de forma sistemática, suprindo cada necessidade que o visitante tenha durante sua visita ao local.

Sendo assim, vamos descobrir os melhores pontos de toda a Praia do Satu.

Conheça as lagoas da Praia do Satu

Lagoa do Satu
Fonte: Paula Lima (Flickr)

Além do belo mar de águas cristalinas, a Praia do Satu conta com a presença de três lagoas, sendo uma delas de água doce.

A Lagoa do Satu é a primeira das três lagoas da praia.

A água doce da lagoa é derivada de um rio local, que deu aos visitantes da Praia do Satu uma ótima alternativa para retirarem todo o sal de seus corpos após um banho de mar, ou mesmo por conta da exposição à maresia.

Devido à comodidade, muitos acabam não conhecendo as demais lagoas, já que a segunda, apesar de maior, é mais distante e, por isso, menos visitada.

Contudo, é na terceira e última lagoa que a beleza realmente impera. A Lagoa do Mucaba é rodeada pelos belos coqueiros da região, que a fazem parecer um verdadeiro oásis particular.

Aprecie suas belas piscinas naturais

Praia do Satu
Fonte: Caroline Pedreira (Flickr)

As marés da Praia do Satu sofrem alterações constantes, e podem ser bastante intensas quando em períodos de maré alta, reduzindo drasticamente a orla da praia.

Por isso indicamos que a trilha para chegar à praia seja feita em períodos de maré baixa.

Porém, o período de baixa das marés também possibilita a visualização das belíssimas piscinas naturais, que atingem o ápice de sua beleza durante os picos de maré baixa.

A vista das piscinas naturais e suas águas cristalinas são um dos pontos altos do passeio.

Uma barragem de corais também pode ser vista em seu interior, tornando a experiência ainda mais bela.

Satu Beach Club

 

Ideal para quem busca passar um dia bastante tranquilo e confortável na Praia do Satu, o Satu Beach Club é um dos espaços mais aconchegantes do local.

O local conta com um cardápio bem amplo, contendo petiscos deliciosos e drinks diversos. Como não poderia faltar, o local também conta com músicas ao vivo.

Durante os dias ensolarados, o estabelecimento disponibiliza “sofás” nas areias macias da Praia do Satu para seus clientes.

Mas, fique atento, pois o local cobra taxa de entrada e consumação mínima.

Faça uma limpeza de pele na Praia do Satu

Um dos grandes benefícios de se visitar a Praia do Satu é ter a oportunidade de fazer uma boa limpeza de pele com argila branca, da cabeça aos pés.

A argila está presente nas majestosas falésias do local.

Em alguns pontos a argila é pastosa devido à umidade. Porém, em outros pontos a argila pode não estar com a mesma textura, ficando apenas o pó.

Sendo assim, basta pegar um pouco nas mãos e misturar com as águas doces das lagoas presentes na praia.

Quando digo que a limpeza de pele pode ser feita por todo o corpo é literalmente por TODO o corpo, já que Satu é adepta às práticas de nudismo.

Faça uma boa caminhada pelas areias de Satu

Praia do Satu
Fonte: Caroline Pedreira (Flickr)

Fazer uma caminhada pela orla da Praia de Satu pode ser uma das experiências mais gratificantes de todo o passeio.

Apreciar o belo panorama composto pelo azul cristalino de suas águas, as areias brancas, as matas verdejantes e suas falésias lhe renderá momentos inesquecíveis no local, além de muita paz interior.

Vale lembrar que a caminhada é fundamental para chegar à praia, já que o restante do percurso, ao saltar da canoa que partiu do Rio Caraíva, deve ser realizado a pé na orla à beira-mar.

Sendo assim, reserve pelo menos dois bons chinelos, pois a caminhada será constante, porém prazerosa.

Aproveite para fazer uma boquinha no Mangaba Satu

Apesar de não possuir uma infraestrutura tão boa quanto outras praias de Porto Seguro, a Praia do Satu ainda conta com poucos, porém bons restaurantes. Um desses restaurantes é o Mangaba Satu.

O ambiente aconchegante, a comida de qualidade e a boa relação custo-benefício se encarregam de atrair os visitantes que decidem apreciar seus momentos de paz e tranquilidade na Praia do Satu.

Durante a noite, é possível desfrutar de um momento romântico com seu parceiro, ou sua parceira. Toda a área externa é encoberta pela luz âmbar das velas presentes nas mesas.

É ou não é uma experiência e tanto?

Aproveite a biodiversidade vegetal da Praia do Satu

O que faz da Praia do Satu um verdadeiro sucesso entre os visitantes é o seu panorama. A região é um quadro pintado pelas mãos da mãe natureza, emoldurado pelas falésias e as matas.

Pare para pensar. A ausência das duchas, muito comuns em praias de grande porte, se justifica pela presença da Lagoa do Satu e suas águas doces.

Ademais, os guarda-sóis foram substituídos por grandes árvores e coqueirais, que criam uma área sombreada natural.

A região não só é encantadora, como também garante o real conforto de seus visitantes, suprindo necessidades básicas, mas que fazem toda a diferença no quesito conforto.

E é claro que toda essa beleza também resulta em fotos espetaculares. Ou seja, uma excelente maneira de atualizar as suas redes sociais em grande estilo.

Quais as vantagens e desvantagens de se visitar a Praia do Satu?

Praia do Satu
Fonte: Michael Strugale (Flickr)

O paraíso natural da Praia de Satu vem ganhando cada vez mais a atenção dos turistas que buscam por momentos de completo sossego.

Sua localização afastada dos grandes centros e isolada de toda a agitação reforçam a ideia de retiro, fazendo com que os visitantes se sintam inteiramente em paz.

Porém, os momentos que antecedem essa paz de espírito podem os mais estressantes de sua viagem.

A dificuldade e a distância tornam o trajeto até a Praia do Satu uma verdadeira provação, exigindo esforço e dedicação dos visitantes.

Se não bastasse o deslocamento de Caraíva para a praia, há também o deslocamento do Aeroporto de Porto Seguro (que é o mais próximo) à Caraíva.

Ou seja, estamos falando de uma viagem de cerca de 3 horas.

Bom, sabemos que a energia surreal da praia facilmente compensa todo o estresse da longa viagem. Porém, existe outra questão importante a ser levantada.

Apesar do cenário caribenho ser um deleite para os olhos, a falta de estrutura e a ausência de barracas, quiosques e banheiros podem acabar prejudicando seu passeio a longo prazo.

É justamente por conta desses pontos específicos que muitas pessoas acabam torcendo o nariz na hora de visitarem a praia.

As marés da Praia de Satu também podem agregar muito à sua experiência, quando baixas, mas quando altas podem arruinar seu passeio.

Por isso, é extremamente importante observar diariamente as tábuas das marés.

Afinal, vale a pena visitar a Praia do Satu?

Praia do Satu
Fonte: Cleidson Santos (Flickr)

Apesar dos poucos, mas intensos problemas, a Praia do Satu é, sim, digna de sua visita.

Sentir a brisa marítima em seu rosto enquanto observa o belo panorama da praia é uma sensação única que todos devem experimentar.

Mesmo o longo trajeto também pode ser visto por uma perspectiva mais otimista, pois se é uma longa caminhada que devemos fazer, então que seja com essa bela vista à beira-mar.

Percorrer os 2,5 quilômetros da praia pode parecer bastante cansativo, mas suas areias fofas em áreas sombreadas pelas árvores e coqueiros o ajudarão a repor as energias.

Claro que há também as deliciosas lagoas espalhadas por sua extensão que o ajudarão com o calor.

E se apenas as lagoas não forem o suficiente, você terá toda a imensidão do mar para ajudá-lo a tirar todas as impurezas do seu corpo.

Sendo assim, podemos comparar a Praia do Satu a um santuário natural, fechado para o mundo e toda a agitação que ele contém.

Não deixe de conhecer a Praia do Satu, bem como outros lugares do Brasil e do mundo, e aproveitar todos os seus encantos.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Caraíva