Primeira Praia, no Morro de São Paulo: Vale a Pena? Como Curtir?

O Morro de São Paulo é composto por seis praias, que são em sua maioria conhecidas pela localização: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e assim por diante.

O Morro de São Paulo é um dos destinos turísticos mais interessantes da Bahia. Assim, ele fica localizado na Ilha de Tinharé, na região conhecida como Costa do Dendê, a 64 quilômetros da capital, Salvador.

Quem busca o Morro de São Paulo certamente está atrás de praias bonitas, com pôr do sol incrível, preços não tão elevados e menos badalação em relação a outros destinos do litoral do nordeste.

Neste artigo vamos falar da Primeira Praia. Apesar de não ser a mais procurada delas, a “primeira praia de morro”, como muitos a chamam, costuma ser a porta de entrada para quem vai à região.

Isso acontece porque a Primeira Praia é a mais próxima da Praça Aureliano de O. Lima, ponto de referência do Morro de São Paulo e considerado o centro da região.

Neste artigo, vamos apresentar esta parte do Morro de São Paulo e dar dicas do que fazer para curtir ao máximo este ponto tão bonito da Bahia. Preparado? Então, vamos lá!

Localização

Onde fica?

A Primeira Praia é a porta de entrada do Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé.

Lugares próximos

  • Centrinho (300 metros);
  • Segunda Praia (315 metros);
  • Município de Valença (45 minutos de barco).

Posts Relacionados

Primeira Praia, a “praia dos surfistas”, dos esportes radicais e da proximidade

Primeira Praia
Fonte: Desconto ao cubo (Flickr)

A Primeira Praia é a mais curta entre todas as que formam o Morro de São Paulo.

Ela tem apenas 315 metros de extensão e fica ao final da Rua da Prainha, a 300 metros do centrinho.

Se considerarmos a faixa de areia, ela não tem todos os atrativos das demais praias do Morro de São Paulo.

Entretanto, a Primeira Praia também tem seus encantos. Um deles é a vista maravilhosa que proporciona. Outro é algo que irá agradar aos surfistas: boas ondas.

O mar do local é o mais agitado e que proporciona as maiores ondas entre todas as praias que compõem a região. Por isso mesmo, os amantes do surf sempre estão por lá. Eles dividem a água com moradores da região, que também frequentam muito esse ponto do morro.

Além disso, como dissemos, o local fica próximo ao centrinho, onde se encontram diversos bares e restaurantes.

A Primeira Praia também é a região onde foram construídas as primeiras casas de veraneio. Muitas delas hoje viraram pousadas, são alugadas para temporadas ou mesmo se transformaram em comércio.

Quais são os prós e contras da Primeira Praia?

Primeira Praia
Fonte: Margareta Berg (Flickr)

Além do lugar preferido dos praticantes de surf, o primeiro ponto do Morro de São Paulo também oferece outros atrativos para além do banho de sol na faixa de areia – que, aliás, conta com quiosques a beira-mar que vendem deliciosos petiscos, muitos deles típicos da Bahia.

Lá é possível praticar kitesurf  e esqui aquático, andar de banana boat e fazer mergulho com cilindros.

Além disso, o local também é a linha de chegada da descida de tirolesa – são 70 metros de altura e 350 de extensão!

Há diversas opções de local para alugar os equipamentos para os esportes no mar, sendo que em alguns casos dá para fazer a reserva de forma antecipada. Certifique-se apenas de procurar por algum lugar credenciado.

Outro dos atrativos desse canto do Morro de São Paulo é que ele oferece uma das melhores vistas da região. Você pode observá-la a partir do mirante.

É lá também que fica o Farol, uma construção histórica e sempre procurada pelas pessoas para fazer aquela foto de recordação.

Essa praia de morro também fica próxima do comércio, restaurantes e posto de saúde.

Ao mesmo tempo que isso facilita o deslocamento, pode-se dizer que esse é um aspecto menos interessante dessa parte do nosso destino turístico.

Afinal, a região acaba sendo bastante movimentada e pode ser que atrapalhe o seu ideal de paraíso.

Afinal, vale a pena ficar na Primeira Praia de Morro de São Paulo?

Primeira Praia
Fonte: …your local connection (Flickr)

Sim, vale a pena ficar nesse ponto do Morro de São Paulo porque os prós são muito maiores que os contras.

Primeiro que, muito provavelmente, você ficará hospedado por esta região. Ela conta com hotéis, pousadas e casas de veraneio para locação.

E como você provavelmente fará quase tudo a pé, estar a poucas centenas de metros do centro, onde ficam as lojas, os bares e as lanchonetes é um benefício que devemos considerar.

A faixa de areia não é a preferida dos turistas, mas também como tudo na praia de Morro tem seus encantos, você com certeza irá saber aproveitar.

No mais, se não curtir basta pegar a canga e caminhar alguns minutos até a Segunda Praia, que você está convidado a conferir em nosso outro artigo.

Que tal conhecer mais sobre o Morro de São Paulo e a Bahia? Continue navegando conosco no viagemclub.com.br e descubra!