Cachoeira Serra Azul

Quando Ir a Nobres? Qual a Melhor Época Para Viajar? Descubra

Quer descobrir quando ir a Nobres e qual a melhor época para curtir as atrações?

O artigo de hoje vai explicar tudinho, por isso, continue com a gente!

Nobres é uma pequena cidade localizada no Mato Grosso, que tem se destacado cada vez mais no cenário de turismo do Brasil.

Principalmente para aqueles que amam a prática do ecoturismo, Nobres/MT e Bom Jardim possuem uma infinidade de atrações para agradar em qualquer época do ano, como o Duto do Quebó ou a Chapada dos Guimarães.

Aliás, muitas outras cidades do Mato Grosso também vêm se especializando nesse tipo de turismo.

Por isso, prepare suas malas e venha descobrir quando ir a Nobres, além de tudo o que de melhor esse destino reserva a todos os seus visitantes.

Nobres/MT e Vila de Bom Jardim durante o inverno

O verão e o inverno são duas estações muito bem definidas em Nobres, no Mato Grosso. Devido a isso, costumam estar entre as estações mais procuradas pelos turistas.

Sendo assim, nada como falarmos um pouco sobre as peculiaridades de cada uma dessas estações, a começar pelo inverno.

Maio

O mês de maio é uma das épocas mais tranquilas para se visitar Nobres/MT, pois é baixa temporada e fica um pouco mais fácil o acesso aos principais destaques turísticos do município.

Aquário Encantado

Aquário Encantado
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

Esse aqui costuma ser um dos atrativos mais concorridos de Nobres/MT.

Por esse motivo, se estiver visitando Nobres na baixa temporada, esse é o lugar certo para se visitar, pois o visitante evita a maior concorrência pelo atrativo e ainda pode conseguir preços melhores para a atração, restaurantes e hotéis.

O local possui um aquário natural com águas límpidas e coloração azul. São aproximadamente 6 metros de profundidade com águas extremamente transparentes, devido sobretudo à alta concentração de calcário existente no solo.

Junho

Para te explicar melhor quando ir a Nobres, saiba que o mês de junho, apesar de ser período de inverno, é seco e bastante quente em Nobres/MT e Bom Jardim.

Por isso, passeios que envolvam atividades aquáticas são boas opções para os visitantes que escolhem essa época do ano para conhecer a cidade e aproveitar seus atrativos.

Flutuação no Rio Salobra

Rio Salobra
Fonte: Fabiano Arndt (Flickr)

Se você quer ter a chance de fazer um mergulho junto aos cardumes de peixes, ao mesmo tempo em que contempla a vida subaquática, a flutuação no Rio Salobra é boa opção.

Aliás, a flutuação nesse rio acontece em um local bem próximo do Aquário Encantado e, por isso, você pode até mesmo aproveitar e curtir as duas atrações no mesmo dia.

Julho

Durante as férias de julho é alta temporada em Nobres/MT, e os preços também costumam estar acima do normal. Em compensação, por ser uma época de poucas chuvas, o mês oferece a oportunidade de conhecer os passeios de flutuação.

Reino Encantado

Reino Encantado
Fonte: ChapadaPantanaltur (Flickr)

O passeio conhecido por Reino Encantado dura por volta de 2 horas, que inclui a flutuação na nascente do Rio Salobra (diferentemente do passeio no Aquário) e a observação de animais selvagens.

Portanto, ao optar por esse passeio de trilha durante o inverno, saiba que as águas dos rios em Nobres estarão extremamente limpas e transparentes devido a pouca quantidade de chuvas durante o período.

E, para completar, o visitante ainda pode observar uma grande variedade de espécies de animais, como cotias, pacas, macacos e tamanduás.

Agosto

O mês de agosto é o período subsequente ao auge da alta temporada, durante as férias. É uma boa opção para quem quer fugir da concorrência das principais atrações durante os meses de junho e julho, por exemplo.

Por ainda estar em período de poucas chuvas, visitar rios e lagoas é uma boa alternativa.

Lagoa das Araras

Lagoa das Araras
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

A Lagoa das Araras possui algumas características semelhantes ao pântano, como a predominância de vegetação de buritis. Devido a esse fato, dezenas de espécies de araras encontram nesse lugar uma ambientação bastante propícia para fazer ninhos e procriação.

A ausência de chuvas durante agosto acaba se tornando bastante benéfica para o visitante que viaja a Nobres/MT e deseja se encantar tanto com a lagoa em si, como com as araras que habitam o local.

Nobres/MT e Bom Jardim durante o verão

O verão possui características opostas ao inverno em Nobres/MT, como chances maiores de ocorrer chuvas.

Mas para quem pensa que visitar esse maravilhoso município durante esse período não compensa, saiba que existem algumas atrações que valem a pena ser conhecidas, mesmo nesse período.

Novembro

O período que antecede um dos meses mais concorridos para visitar a cidade que abriga o Duto do Quebó é ideal para quem quer fugir de maiores agitações no fim do ano. O mês de novembro possui um clima mais ameno e propício para aproveitar boas atrações.

Balneário Estivado

Balneário Estivado
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

Uma boa dica para quem pretende conhecer a região durante o verão é ir ao Balneário Estivado. O local possui um rio bastante raso e de águas bem cristalinas.

Além de poder nadar com os peixes, no Balneário Estivado também é possível avistar macacos pregos e diversos outros animais que ficam mais à vontade para dar as caras durante o período do verão.

Dezembro

Dezembro é um mês que coincide com a alta temporada, devido às férias e festas de final de ano.

Apesar de as atrações serem mais concorridas, vale a pena conferir a região da qual faz parte Bom Jardim durante esse período e conferir algumas atrações imperdíveis, como a Cachoeira Serra Azul.

Cachoeira Serra Azul

Cachoeira Serra Azul
Fonte: regiov (Flickr)

A Cachoeira Serra Azul está localizada próxima à região de Bom Jardim, Nobres. O atrativo faz parte do Parque Sesc Serra Azul, conhecido por ser um parque ambiental em início de implementação.

Como dezembro – e o período de verão no geral – é bastante propício para receber chuva, a Cachoeira Serra Azul se destaca por apresentar durante essa época uma maior vazão de suas águas.

Nobres/Bom Jardim: vale a pena viajar entre Janeiro e Fevereiro?

Os dois primeiros meses do ano são aqueles que costumam ter os mais altos índices de chuva, em Nobres. Janeiro, por exemplo, bate recordes de queda d’água, em comparação aos outros meses.

Conhecido também por ser a época de cheias, é nesse período que os rios e cachoeiras estão mais inundados.

Se por um lado esse tipo de beleza natural fica mais atraente de se ver, devido ao maior volume de água, por outro lado deve-se considerar os riscos de diversas atrações serem canceladas devido às chuvas.

Sendo assim, nossa dica é que, se estiver pensando em visitar Nobres durante os meses de verão (janeiro e fevereiro), faça sempre uma consulta prévia com sua agência de turismo para verificar a disponibilidade dos passeios acontecerem.

A temperatura em Nobres reflete o clima do Mato Grosso

Se você ainda está com dúvida sobre quando ir a Nobres, talvez conhecer melhor a temperatura do município durante o ano pode ajudar você a se decidir.

O clima que mais predomina em Nobres é o Tropical, e as temperaturas costumam ser elevadas durante todo o ano. Aliás, esse tipo de clima costuma ser encontrado também em diversas outras cidades localizadas no Mato Grosso. Ou seja, em Nobres, é muito difícil a temperatura ficar abaixo dos 24 graus.

Ainda assim, algumas diferenças de temperatura ainda podem ser observadas durante o ano. Por exemplo, durante o período mais quente, entre agosto e setembro, pode-se chegar a 34 graus em Nobres.

E durante a estação mais fresca, compreendida entre maio e julho, a temperatura fica abaixo dos 31 graus, podendo atingir a mínima de 18 graus durante a noite.

Portanto, essa é mais uma questão para se ficar de olho no momento de decidir quando ir a Nobres.

Afinal, qual é a melhor época para ir a Nobres?

Para te ajudar a decidir melhor quando ir a Nobres, ou mesmo aproveitar para conhecer Bom Jardim, que fica bem próximo, vamos te mostrar as principais diferenças em relação aos períodos mais secos e chuvosos do município.

Desse modo, a região na qual Nobres e Bom Jardim estão localizados possui as estações muito bem definidas.

O verão, por exemplo, é bastante chuvoso, principalmente entre os meses de novembro a março.

Por outro lado, o período de inverno, entre os meses de abril a outubro, costuma ser bastante seco.

Portanto, levando em consideração que Nobres é um destino ideal para o ecoturismo, os períodos mais chuvosos devem ser evitados para quem procura por esse tipo de passeio, pois nessas épocas alguns dos passeios podem ser cancelados ou pode haver o comprometimento da transparência das águas.

Porém, o destino pode ser visitado em qualquer época ou estação do ano, pois os períodos chuvosos também reservam boas surpresas.

Acontece que, durante esses períodos, as cachoeiras têm mais vazão de suas águas, a vegetação está mais verde e as chances de observar os animais silvestres são maiores.

Portanto, cabe a você avaliar suas prioridades de passeios e quais as atrações que gostaria de ver, para conseguir decidir, de acordo com seu perfil, a melhor época para ir a Nobres.

Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!